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Combustíveis podem subir 10% em Portugal! Saiba a razão

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Zé Fonseca A. says:

    Boa, ver se é desta que o trânsito diminui

  2. Bruh says:

    esses chupistas com papás ricos não percebem a diferença entre subsídio para os combustíveis fósseis e subsídio para a pobreza.

  3. Tug@Tek says:

    Á quem queira ver o copo meio cheio ou meio vazio.
    Estes Iluminados vêm dizer que os Portugueses estão a ser apoiados nos combustíveis.
    Eu enquanto Português, acho que estou a ser roubado nos combustíveis.
    E pf. não venham os dos VE já fazer campanha. Lembrem-se que com o aumentam os combustíveis aumenta tudo, por arrasto.

    • Zé Fonseca A. says:

      Se calhar pagas impostos altos, mas aquele não é um imposto, é um subsídio que nem devia existir.
      São coisas diferentes, como tens uma visão redutora que só olha para a carteira e para os €s não consegues distinguir a diferença

      • Tug@Tek says:

        Subsídio para compensar um imposto. Na prática, a eliminação desse “subsidio” não é um aumento de imposto?

      • jotabê says:

        Pois, mas chamam subsidio a uma redução de Imposto, o que me parece desadequado…
        subsídio
        ( sub·sí·di·o )
        nome masculino
        1. Quantia com que o Estado ou outra corporação concorre para obras de interesse público. = SUBVENÇÃO
        2. Quantia atribuída por uma entidade para um fim específico (ex.: subsídio de desemprego; subsídio de férias). = SUBVENÇÃO
        3. Aquilo que concorre para um fim determinado. = CONTRIBUTO
        4. Auxílio; socorro; benefício.
        “subsídio”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2025, https://dicionario.priberam.org/subs%C3%ADdio.

  4. Max says:

    Bem, então o que possível saber:
    – A carta da UE é de junho. Nela, a UE critica Portugal por ainda não ter apresentado um cronograma para por fim ao que chama “subsídios fiscais aos combustíveis fosseis”. No caso de Portugal, parece ser o fim dos “descontos no ISP”, que vêm desde 2022.
    – Sabe-se que grande parte (ou todos) os países europeus têm o que a UE chama “subsídios aos combustíveis”. A UE queria que 43% terminasse ate 2025, 9% entre 2006 e 2030 e quase metade não tem data marcada.
    – Como não é possível liminar os tais “subsídios aos combustíveis” de uma vez, os vários países, tal como anunciou o governo português, estão em negociações com a UE.
    Por isso, um grande aumento, acabando de uma vez com os tais descontos no ISP, é fantasioso.

    • Manuel da Rocha says:

      Depende… o governo aceitou acabar, com eles, até 2026. Foi o acordado, em Novembro, de 2024.
      Só que, aproveitando estar em eleições, o governo chutou para 2060 a 2120 (está na carta, enviada por Luís Montenegro), essa alteração e com o limite, do petróleo estar em 27 euros, por barril.
      Daí a carta… que o governo não queria, que fosse pública, porque está em campanha eleitoral para as 3 eleições, de 2026.
      Sim, o governo vai-se demitir, em Março, porque já vai estar com 5,5% de deficit e vai precisar subir, o IVA, para 25%, assim como remover 90% do que está, com IVA reduzido e intermédio, ao mesmo tempo que acaba com o isento. Graças a isso, pode reduzir, o IRC, para 10%, removendo tributações autónomas e aumentar, em 90000 milhões, os benefícios fiscais, de médio prazo. E o povo vai apoiar… como você. Quando virem, o IRS disparar 70%, é que se queixam.

  5. Yamahia says:

    É sempre o mesmo: invoca-se um ente abstrato, como a União Europeia, para justificar aquilo que já se decidiu fazer. Depois, aplica-se a medida alegando que foi contra vontade própria, quando na realidade é apenas uma forma de desculpar novos aumentos em Portugal, passando para Bruxelas o papel de mau da fita.

  6. JL says:

    Desconto ou subsídio ?

  7. Ricardo A. says:

    A mesma Comissão Europeia que ameaçou Portugal por ter uma dupla tributação (IVA+ISP) sobre os combustíveis?

    • Manuel da Rocha says:

      FALSO!!! FAKENEWS!!!
      A UE ameaçou Portugal é por causa do IA (imposto automóvel) ser contabilizado, antes da aplicação do IVA, o que dá imposto sobre imposto.
      ISP é o imposto sobre os combustíveis. INFORME-SE e/ou não seja mentiroso!

      • Ricardo A. says:

        Por acaso não são fakenews. Mas nem me vou dar ao trabalho de o contextualizar, tendo em conta que você partiu logo para o insulto. Vou dar-lhe um desconto porque já se identificou.

        • Contador says:

          Pronto, então ele acusou-te de mentiras. E tud dizes que não tens tempo ou não te vais dar ao trabalho. És político, certo? É que esse discurso desoneste é típico dessa gente.

          Portanto fica comprovado que o que tu escreveste é MENTIRA. Ricardo A, o mentiroso.

          • Ricardo A. says:

            1º Não andamos juntos na escola. Não comemos na mesma mesa.
            2º O “Manuel” não quer saber de troca de argumentos. Quer confronto. Tal como o Sr. “Contador.
            3º Não sou político. Mas o “Manuel” deve ter uma cegueira por certa ala.
            4º Basta perder um pouco de tempo para encontrar informação fidedigna sobre vários alertas da CE a Portugal por causa de dupla tributação. Mas como não vos interessa sequer as notícias daqui, querem é um chat para disparatar contra tudo e todos. Assunto encerrado.

      • AL says:

        Há aqui incongruência por parte da CE. Pronuncia-se contra a dupla tributação do automóvel mas cala-se no caso dos combustíveis… Porquê?

  8. nuno a says:

    imposto é imposto não há desconto nehum isto nao é o pingo doce se 60% do custo sao taxas reduzam as taxas e deixem de utilizar a palavra desconto

  9. Pedro Pinto says:

    É fácil resolver.

    Deixam de dar “desconto” e baixam o imposto.

    Nota: Desconto em impostos não é desconto, é IMPOSTOS.

  10. Pedro Pinto says:

    É facil resolver.

    Deixam de fazer desconto no ISP, e baixam o valor do imposto.

    Desconto em impostos não existe, já que para todos os efeitos é imposto.

  11. Pedro Pinto says:

    Fácil resolver.

    Deixam de fazer “desconto” e baixam o valor do imposto.

    Descontos em impostos não existem, chama-se IMPOSTOS.

  12. Eduardo says:

    Ou seja, 1.90€ por litro para gasolina. Agora imaginem quando o Brent chegar “um dia” a $80…

    • Jakim says:

      Claro que compreendo, tem que colar com a narrativa oficial que o elétrico é que é bom e compensa. Se não vai a bem, vai a mal. Aí não podes? Podes, podes…estudasses.

      • JL says:

        O que o eléctrico tem a ver com este assunto ? então em 2008, 2012 também foi por isso ?

        • Mário says:

          E você ainda diz que não querem impingir elétricos…. Colocar um produto em desvantagem significativa para levar o consumidor a comprar outro… É nice.

          • JL says:

            E não querem, você tem algum? Então não tem razão para dizer que querem impingir.

            Os que estão em desvantagem são os evs, são mais caros e ainda existem poucos modelos acessíveis.

  13. Danyyel says:

    As prioridades desta Europa…

  14. Yerii says:

    Bruxelas quer lá saber de Portugal, o governo quer é aumentar os impostos, e como é um sector regulado, quero ver como se vai justificar a diferença entre o preço na bomba e o preço da matéria prima.

    • Zé Fonseca A. says:

      bruxelas quer igualdade entre todos os estados membros..
      e não, não estamos a falar de igualdades salariais nem nada que se pareça.. e não, não faz sentido falar-se disso, nem nenhum país devia ter salário mínimo instituído, ou se tivesse devia ser por distrito e não o absurdo de salário mínimo nacional

    • Max says:

      Bruxelas quer “a transição” – quanto mais altos forem os impostos sobre os combustíveis (e os preços dos combustíveis), mais rápida “a transição”. Têm dado todos os subsídios e mais alguns aos elétrico (BEV) mas a quota de mercado das vendas de novos automóveis teima em continuar entre os 15% e os 16%. Assim, não se atinge as metas fixadas para “a transição”.

      • Zé Fonseca A. says:

        Transição é uma utopia, nunca vai acontecer

      • JL says:

        Não existem subsídios nos EV, existem sim incentivos, subsídio é isto que se dava nos combustíveis.

        • Mário says:

          Se fosse bom não precisava de incentivos ou subsidios… Engraçado quando é a esquerda chamam-lhe subsidios, os liberais chamam-lhe incentivos…
          Existem subsidios sim, porque os veiculos eletricos são passivos de imposto ISV e IUC, simplesmente não o estão a aplicar, logo são subsidiados.

          • JL says:

            Se os combustíveis fossem bons não precisam de subsídios, nem incentivos, o facto do gasóleo ser mais barato que a gasolina é também um incentivo.

            Porque não se enquadram no imposto em si.

          • jotabê says:

            a ver se percebo um BEV não é um veiculo (porque não enquadra no ISV) e não circula (porque não se enquadra no IUC).
            seguindo a mesma lógia da palavra “subsidio” aplicada a uma redução do imposto,os BEV são subsidiados em 100% em cada um destes impostos.

          • JL says:

            O isv é imposto sobre veículos, e eles estão englobados sim, a diferença é que o cálculo de imposto dá menos de 10 euros e como sabe, impostos deste tipo quando o cálculo dá menos de 10 euros, não paga. Pode consultar por exemplo a tabela de IUC, eles estão lá.

  15. Guh says:

    Lá se vão os lucros excessivos da Galp à conta da descida dos impostos…

  16. outro_chegano says:

    o governo, para cumprir com esta imposição dos tecnocratas alojados em bruxelas, deveria baixar os outros impostos sobre os combustíveis num valor equivalente … além de ter dado a minha opinião, agora fico à espera dos comentários vindos dos fundamentalistas dos v.e. 😉

  17. Mário says:

    Metam o ISP a uma carga justa e sem dupla tributação e o problema resolve-se.
    Mas não há interesse.

    • JL says:

      Se metessem o ISP numa carga justa, o preço era muito superior, já que tinham de aumentar o ISP do gasóleo.

      • Mário says:

        E colocavam um ISPE – Imposto sobre produtos Eletricos.
        E já agora explique como é que um resíduo custa mais a produzir que a gasolina.
        A gasolina requer mais processos de conversão e tratamento para atingir as especificações modernas (índice de octanas, aditivos ambientais).

        O gasóleo exige também hidrotratamento intenso para reduzir o teor de enxofre (Euro 5/6), mas do ponto de vista energético, não é necessariamente mais caro de produzir que a gasolina.

        • JL says:

          Mas esse já existe, é o IEP e olhe, também leva IVA, e você também o paga, ou será que como usa gerador não o paga ?

          Que interessa se requer mais processos, o gasóleo é mais caro de produzir e ponto, portanto é o gasóleo que requer mais processos.

          Que interessa o conteúdo energético ? Não o vendem ao litro ? Ou é ao kWh ?

  18. Manel says:

    Baixem o ISP e já agora acabem com a dupla tributação.

  19. Gringo Bandido says:

    Aproveitem para fazerem dieta nos governos de direita! não há dinheiro para mais!

  20. Manuel says:

    A UE e as suas manias de ditadorzinhos…

  21. Manuel da Rocha says:

    O governo já tinha definido 2026, como o ano em que iria “corrigir” essa situação. Foi eleito, novamente, não voltou a abordar, o tema. Esta carta é um proforma, para perguntar se o vão incluir, no orçamento.
    O governo já tinha previsto subir 1930 milhões, na receita do ISP, em 2026. Não explicou de onde. Mesmo assim, acabando com a redução, para o mesmo consumo, daria 3780 milhões, o governo só irá incluir metade, no orçamento. Provavelmente, vamos ter novidades, já depois das eleições, porque 99%, do orçamento, apresentado, será falso, para dar votos. Dia 13, de Outubro, 2000% do que foi apresentado, já estará alterado. Aumentos de 26%, na pensões, de 50%, nos salários, reduções de 99%, nos impostos, afinal foram erros de dados e lá se foram.

  22. Anung says:

    Descontos num imposto?

    É a mesma coisa que um ladrão roubar 20 euros e depois dar 5 euros á vitima!

  23. AL says:

    Vais à bomba e pagas o preço de custo + margem da gasolineira + ISP… sobre isto aplicas o IVA… Estranho, o ISP paga IVA.
    Vais ao stand comprar o teu carrito e vês
    preço base=€15000
    ISV=€300
    somam-se acrescenta-se o IVA :S.
    Olha, olha… Lá está ele outra vez, o imposto a pagar imposto (iva no isv)…
    Já agora, que tanto se fala em taxas de carbono, cada português devia ir fazer o teste WLTP para ver quanto emite de co2, por respirar, transpirar e gasear.

    Viva a taxação criativa.

    Fonte:https://dinheirovivo.dn.pt/6456901937/tributacao-automovel-gera-ate-18-da-receita-fiscal

  24. Mike Yeadon says:

    Tenham calma. Os impostos sobre os combustíveis é o que nos permite ter boas estradas, sem buracos, sem parecerem mantas de retalhos, com as bermas limpas sem gravilha e sem o mato começar a ganhar terreno ao alcatrão. Não?
    Dá aí uma mini.

  25. Silvas says:

    Poderiam compensar criando um imposto especial sobre veículos eléctricos.

  26. PorcoDoPunjab says:

    Quanto mais caro os combustíveis mais trânsito há.
    Este país é único…

    • Max says:

      Explica lá de onde é que tiraste o “mais caro”, estás a comparar com que datas? É que dependendo da data de referência, tanto podes dizer que está mais caro como que está mais bato.

      • PorcoDoPunjab says:

        Max, é indiferente.
        Esteja ao preço que estiver, o trânsito está sempre em máximos.
        Aliás, é cada vez mais intenso.
        Pelo menos pelas zonas onde ando é isso que vejo.

  27. PJA says:

    Há pessoas que continuam com a lenga-lenga habitual redução de um imposto não é um subsídio. Os únicos veículos que recebem subsídios são os veículos elétricos, 4000 € este ano.

    • Max says:

      – Os 4.000 € é o subsídio direto, dar dinheiro para comprar. Quem compra um elétrico vai pagar menos do que quem comprar um com um com motor de combustão
      – Isenção de ISV, de IUC e da Contribuição/Compensação do Serviço Rodoviário (que custa a quem tem carro a combustão cerca de 10 cêntimos por litro, para a Infraestruras de Portugal) também é subsídio, indireto. Quem compra e circula com um elétrico vai pagar menos do que quem tiver um com motor de combustão.
      É exatamente o mesmo num caso e no outro – subsídios aos elétricos.

      • JL says:

        Essa contribuição já não existe desde 2022.

        • Max says:

          Tanto existe que em 2024 a Infraestruturas de Portugal recebeu 691 milhões de euros da CSR, pagos pelos consumidores de combustíveis rodoviários. Mudou apenas de nome, a 01/01/2023, de Contribuição do Serviço Rodoviário para Consignação do Serviço Rodoviário e foi totalmente integrada no ISP (Portaria 312-F/2022, de 30 de dezembro). Na fatura não se alterou nada, por litro de combustível – na gasolina paga-se 8,7 cêntimos e no gasóleo 11,1 cêntimos de CSR para a Infraestruturas de Portugal.
          Se quisessem deixar de subsidiar os elétricos era fácil – na fatura da eletricidade do carregamento dos elétricos incluir o equivalente do valor da CSR por kWh.

          • JL says:

            O que a infraestruturas de Portugal tem a ver com veículos ? Nesse caso beneficiou todas as tecnologias, até porque os a combustão gastam mais electricidade para fazer o mesmo.

            Não inclui essa mas inclui outros impostos, como o especial de consumo.

          • Max says:

            O que a Infraestruturas de Portugal tem a ver com veículos? Não sei quando é que acaba a tua ignorância e começa a tua vontade de embirrar e enganar.
            A Infraestruturas de Portugal absorveu, há anos, a Estradas de Portugal e tem que fazer a reparação e conservação dessas estradas – para as quais os carros a combustível pagaram 691 milhões de euros de CSR, mas os elétricos também usam mas não pagam. É incluir o equivalente da CSR dos combustíveis também na fatura de carregamento da eletricidade dos elétricos, que andam à mama.

          • Max says:

            E qual é o outro “imposto especial de consumo” que pagam os elétricos”?
            Só há três:
            a) O imposto sobre o álcool, as bebidas alcoólicas e as bebidas adicionadas de açúcar ou outros edulcorantes (IABA);
            b) O imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP);
            c) O imposto sobre o tabaco (IT).
            Ou andas com álcool a mais ou tabaco a menos na mistura 🙂

          • JL says:

            Então mas o dinheiro que foi pago pelos impostos de todos não foi o mesmo ?

            E não têm um equivalente ? imposto especial de consumo ?

            Curioso porque a fatura de um carregamento publico até tem mais taxas e impostos que o combustivel, chega a ser de 70%, só o resto é o custo da energia.

            Qual ? o da energia, não tem isso na fatura ?

          • Max says:

            Não o dinheiro não foi o mesmo, uns pagaram mais impostos que outros. Não pagaste ISV, IUC e CSR (para a Infraestruturas de Portugal).

          • JL says:

            Paguei outros impostos, como sabe que impostos paguei ?

            Agora também quer avaliar os impostos que cada um paga ?

          • jotabê says:

            @JL falar em 70% de taxas, para comparar com combustiveis fosseis é ser desonesto, essas taxas são discriminadas para incluir o custo de operação, o que não acontece com as “bombas de gasolina”.

          • JL says:

            Acontece e até são menos, de 47 a a 56%.

          • jotabê says:

            mostra-me uma factura de combustuveis fosseis onde está descriminado o custo de operação, se incluires o custo de operação (margem+despesas) deve chegar aos 80% de taxas…

          • Mário says:

            E as empresas trabalham de borla não é jotabe

          • jotabê says:

            @Mário, nada disso, se abrires, por exemplo, a aplicação “miio”, vais perceber quais os 70% de taxas que o @JL refere, e nessas taxas tens descriminado o custo de operação, é claro que os custos de operação tb existem nas “bombas de gasolina”, mas esses não aparecem na factura.
            Por isso é que o @JL está a ser desonesto, dá a entender que os VEs pagam um valor mais alto em taxas quando “abastecem” comparativamente com ICEs.

          • jotabê says:

            *fatura

          • JL says:

            Custos de operação não são taxas nem impostos.

            Aqui tem.

            https://www.ense-epe.pt/decomposicao-de-preco/

            Não estou a ser desonesto, porque na fatura da miio aparecem todos os custos e taxas.

          • jotabê says:

            já demonstraste a desonestidade em relação à taxas dos combustiveis fosseis, não são de 47% a 56%, no link que enviaste o preço da gasolina inclui 67% de impostos/taxas.
            agora mostra lá as taxas de 70% no “abastecimento” de VEs

          • jotabê says:

            a desonestidade continua…
            refutas os teus próprios argumentos, primeiro envias provas deste ano (mês de setembro) com 67% carga fiscal na gasolina, logo a seguir refutas os teus argumentos com opiniões emitidas há mais de 1 ano… mas o meu comentário inicial é só sobre a desonestidade de dar a entender que a carga fiscal nos “abasteimentos” de VE é superior à dos ICE.

          • JL says:

            Não refutei o meu argumento, simplesmente este artigo refere um valor mais baixo que aquele que tinha consultado antes.

            Eu disse que os carregamentos públicos chegam a ter mais carga fiscal e taxas que os combustíveis, aliás, até consumida em casa isso acontece.

          • jotabê says:

            mostra lá que estás a ser honesto neste tema e apresenta uma fatura de “abastecimento” de VE onde pagas 70% de taxas.
            apresentas um “artigo” de opinião a contradizer numeros oficiais, a tua honestidade chega ao ponto de desacreditar numeros oficiais em favor de uma opinião.

          • JL says:

            Não tenho nenhuma para mostrar, apenas os dados que apresentei,até existe um artigo do polígrafo que não desmente, apenas fiz que está descontextualizado.

          • jotabê says:

            portanto, na tua opinião, (sem dados, é só uma opinião desonesta) pagas mais taxas para “abastecer” VE até dizes que pode ir até aos 70% (dás um nmero “por cima”), depois tentas convencer que os ICE até podem pagar menos e apresentas numeros “por baixo”.
            Sim, vir para aqui com estas “postas de pescada” é ser desonesto.

          • Yamahia says:

            O @JL está taralhouco. Já confunde custos de infraestrutura com taxas. looolooolool

      • AL says:

        Fundo Ambiental, publicado no dia 25 de março de 2025.

        “1.4 — Tipologia 1 — Veículos ligeiros de passageiros (categoria M1):
        1.4.1 — O incentivo pela introdução no consumo de veículos ligeiros de passageiros de emissões
        nulas é traduzido na forma de atribuição de um incentivo no valor de 4 000 (euro) (quatro mil euros)
        para pessoas singulares, e é devido pela introdução no consumo de um veículo 100 % elétrico novo e
        pelo abate de uma viatura a combustíveis fósseis com mais de 10 anos;”

        Fonte:https://www.fundoambiental.pt/ficheiros/2025/aviso-veiculos-emissoes-nulas-passageiros-2025-pdf.aspx

    • JL says:

      Nesse caso não sabe o que é um subsídio e muito menos um incentivo, e até acabou por trocar um pelo outro.

      • Max says:

        Subsídio, incentivo, benefício, apoio – são apenas nomes diferentes para a mesma coisa:
        – se for um valor a receber, como o subsídio à aquisição – os que elétricos recebem e os ICE não
        – se for uma valor a pagar, de impostos – os que têm ICE pagam, os que têm elétricos não.
        Para o Estado ter despesa a pagar aos elétricos ou não ter receita dos elétricos (ISV, IUC e Contribuição/Consignação do Serviço Rodoviário) tem exatamente o mesmo efeito. Para os proprietários dos elétricos também – são subsidiados de várias formas.

        • JL says:

          São, são apenas nomes diferentes para coisas diferentes, tal como ele quase completou em baixo.

          Os eléctricos não têm impostos ? essa é boa.

          Não, são incentivos, pelo menos é isso que o governos chamam, mas deve querer ser mais papista que o papa.

          • Max says:

            Por acaso queres comparar com o ISP, de 48,13 cêntimos por litro na gasolina e 33,721 cêntimos por litro no gasóleo, mais IVA?
            Os elétricos, como tenho repetido, livram-se de pagar, injustificadamente, o valor do ISP para a Infraestruturas de Portugal, a Compensação do Serviço Rodoviário (CSR) que nos combustíveis é 8,7 cêntimos por litro na gasolina e 11,1 cêntimos no gasóleo.

          • JL says:

            Já pode comprar só o gasóleo com a gasolina.

            Livram se de pagar como ? Se carregar na rua tem se pagar, não tem outra opção.

            Se fosse injusto a UE alertava para isso, como sabe.

            Essa compensação já não existe desde 2022.

          • Max says:

            Só mudou o nome de Contribuição para Compensação. Como o queres é engara outros
            Portaria 312-F/2022, de 30 de dezembro:
            “na sequência das alterações aprovadas ao Código dos Impostos Especiais de Consumo, o montante da contribuição do serviço rodoviário é integrado nas taxas unitárias do ISP, num quadro de neutralidade (ou seja, o montante que era cobrado a título de contribuição de serviço rodoviário passa a ser cobrado a título de consignação do ISP, sem que daí decorra aumento da tributação aplicável).”

          • Max says:

            A UE é o padrinho e a madrinha dos elétricos:
            – Zero impostos para os elétricos – ia lá agora querer a CSR (Consignação do Serviço Rodoviário, para a Infraestuturas de Portugal) sobre os elétricos, equivalente ao que pagam os combustíveis
            – Aumento dos impostos sobre os combustíveis para acelerar a “transição”.
            Como agora pretende com o fim do congelamento dos aumentos da taxa de carbono que já vem de 2022 (e que já teve dois descongelamentos em 2024). O governo já disse que ia continuar a aumentar a taxa de carbono – mas espero que diminua a taxa de ISP para compensar. Isso é possível porque os impostos sobre os combustíveis são bem mais baixos em Espanha do que em Portugal.

          • JL says:

            Não mudou de nome, porque o outro já existia, apenas foi extinto.

            Não leu esta parte ?

            “sem que daí decorra aumento da tributação aplicável).”

            Tal como foi dos a combustão e híbridos, nunca vi ninguém a reclamar nessa altura.

            Não é zero impostos, têm vários impostos.

            Ao que parece houve foi um aliviar dos impostos que nada tem a ver com a transição.

            O aumento da taxa de carbono já era esperada, tal como acontece há anos.

            Ah portanto aumenta um e diminui o outro, depois diz que só existe ajudas para uns, estranho.

            Claro que são mais baixos em Espanha e a causa já se sabe há décadas, nada de novo.

          • Max says:

            Como se costuma dizer, quem se mete com crianças acorda mijado.
            Relatório e contas da IP de 2023:
            “O financiamento da Rede Viária Nacional é feito para além das taxas de portagem (…) pela Consignação do Serviço Rodoviário criada pela Lei 24-E/2022, de 30 de dezembro, que extingue simultaneamente a anterior Contribuição do Serviço Rodoviário.
            A CSR constitui a contrapartida paga pelos utilizadores pelo uso da rede rodoviária (…) A CSR registou o montante de 641,7 milhões de euros, menos 2,3% que em 2022”.
            Os mamões dos elétricos não pagam — deve ser por não usarem a rede rodoviária.

          • JL says:

            Então afinal sempre confirma que foi extinta.

            Afinal pagam, está aí que é paga também pelas portagens, os ve não pagam portagens ? Já viu as mentiras que você arranja ?

          • Max says:

            A CSR apenas mudou de nome – foi, na mesma altura, extinta a que se chamava “Contribuição” e criada a “Consignação” paga pelos mesmos, pelo mesmo valor, para a Infraestuturas de Portugal.
            Os mamões dos elétricos também têm descontos, de 25%, nas portagens. É subsídios por todo lado, à custa dos que pagam impostos sobre os combustíveis – e o valor das portagens por inteiro.

          • JL says:

            Acho que você não lê aqui que deixa aqui, não disse que foi extinta e que o outro imposto não foi aumentado ?

            Não existe nenhum desconto de 25% para eléctricos, apesar de terem falado nisso, nunca apareceu.

          • Max says:

            De facto o desconto de 25% nas portagens foi anunciado ms não foi implementado, não está em vigor em 2025. Diz-se que por questões de identificadores.
            O desconto que existe nas portagens é para os elétricos ou híbridos da Classe 2 inscritos na Via Verde para pagar a tarifa especial da Classe 1.

          • JL says:

            Então mas não foi implementado e existe ? como é que faz isso ?

            Nem mesmo esse existe, eu tenho via ver e não tenho nenhum desconto.

      • Mário says:

        você fica ofendido, porque anda á caça deles.
        Subsídio

        Normalmente é um apoio financeiro direto dado pelo Estado ou outra entidade.

        Incentivo

        É um mecanismo de estímulo (financeiro ou não) para promover determinado comportamento, investimento ou atividade.

        Na prática são iguais. Mas só falta você dizer que o dinheiro não vem do Estado ou dos impostos.

        • JL says:

          Não fico ofendido.

          É isso e muito mais.

          Vê como afinal já sabe pelo menos o que é um incentivo.

          Na prática não são iguais, ao comprar o carro só benefício uma vez, já nos combustíveis são todas as vezes que for abastecer.

          O estado somos todos nós, todos pagam impostos.

          • Mário says:

            Sim, mas enquanto se eu comprar um carro elétrico, deixo logo 20 000€ a mais na compra, no combustível, quando acabar a vida útil do carro, não gastei 20 000€

          • JL says:

            Então mas primeiro diz que estão em vantagem e têm incentivos e agora já diz que tem de pagar mais ? Você decida se.

            Se paga 20 mil a mais é porque quer, há veículos mais baratos.

            Mas a vida útil do carro a combustão é menor, é nesse que tem se contar com nova compra.

          • Mário says:

            Eu pedi-lhe um elétrico por 5000€ você não respondeu. preferiu desconversar.
            Então tive que ir para um carro equivalente ao meu atual. o meu custou 25 000€ a diesel, o equivalente eletrico custa mais 20 000€

          • JL says:

            Não é você que diz que eles desvalorizaram? Então devia ter a lata de procurar um e colocar aqui.

            Não entendi, não pode dar mais de 5000 euros por um eléctrico, e depois já pode dar 25000 por um a combustão? Que sentido isto faz ? Está a pensar gastar os 20000 euros gasóleo no gerador ?

  28. Elia says:

    O governo andou a dar borlas aos ricos agora a classe média que pague, e em breve serão os elétricos a ver os impostos a subir.

  29. Quem pode, pode says:

    Querem receita? acabem com as regalias dos elétricos que só porque poluem menos na utilização são muito mesnos reciclaveis no fim de vida. Só elétricos não são a galinha dos ovos de ouro do futuro, as tecnologias podem viver juntas, agora sou a favor de todos pagarmos igual. Até porque nem todos podem carregar em casa e ter de carregar em postos externos e viver condicionado por querer fazer uma viagem de um momento para o outro e dizer: não carreguei o carro, lol.
    quem pode pagar mais de 50000€ por um elétrico, pode pagar portagem e estacionamentos. Por um velhinho 1.2 a gasolina pago 150€ de IUC e mal uso autoestradas. Sempre quero ver no próximo dia 12 quem vai de clássico para as escolas onde estão as mesas de voto, ou quantos elétricos estão a ocupar o estacionamento. quando chegar a 2035 já estarei a 10 anos da reforma e nessa altura o carro que tenho será o mesmo. Evolução será a fabricação de andarilhos elétricos, pelo demográfico os fabricantes de automóveis vão vender carros a quem? não será aos consumidores finais, visto que estes aparelhos só “combinam” com incentivos para empresas. Até os canais de análise “review” automóvel em portugal concordam que estes carros são apenas para alguns.

    Deixo a resalva que talvez quem vem para cá morar de outros países tem mais poder de comprar que os nativos, visto os ubsidios serem uma bela fonte de rendimento a quem quer vir para um paraíso para quem entra e um inferno para que viu a primeira vez a luz do dia em território nacional. Andamos a descontar para eles e para os que tem vales milionário e motorista privado ao serviço do estado.

    Vou votar porque não quero que o presente se prolongue para o futuro

    • JL says:

      Onde dizem que são menos recicláveis ?

      Se podem viver juntas porque veio buscar esse tema para aqui ?

      E preciso de um eléctrico por 50 mil porquê? Nesse caso considere um a combustão por valor pouco abaixo, já que a diferença não é muito.

      Mas os eléctricos pagam portagem de igual modo, e estacionamento só em algumas cidades não pagam tanto.

      Se mal usa as estradas porque o tem ? Isso é um custo desnecessário.

      Então mas quando você se reformar não existe mais ninguém que fique cá ?

      Há países que já não têm incentivos e as vendas continuam a aumentar.

      Então mostre lá eles a dizer que são só para alguns. Que eu saiba os diesel e gasolina também são só para alguns, aliás, neste momento os diesel até são para bem menos que eléctricos.

      Se o presente se prolongar pelo futuro,testamos muito bem, nunca vivemos tao bem como agora, e se daqui a 10 anos está na reforma, sabe muito bem disso.

  30. Quem pode, pode says:

    à primeira pergunta:
    Quanto tempo leva para uma bateria se deteriorar dependendo do seu tipo?

    As baterias são frequentemente referidas como o produto mais perigoso da civilização. Independentemente do tipo, são prejudiciais ao meio ambiente devido à sua estrutura complexa e ao conteúdo de diversos produtos químicos. Qual é o tempo de decomposição dos componentes individuais da bateria? Estima-se que o invólucro metálico e outros componentes metálicos se decompõem após 100 anos, enquanto as substâncias químicas se decompõem após centenas de milhares de anos ou mesmo nunca. Portanto, são a causa da poluição permanente do solo e da água.

    Se podem viver juntas porque veio buscar esse tema para aqui ?
    porque há liberdade de expressão e é importante fazer enquadramento com as fontes fósseis e as não fosseís

    E preciso de um eléctrico por 50 mil porquê? Nesse caso considere um a combustão por valor pouco abaixo, já que a diferença não é muito.

    Por um velhinho 1.2 a gasolina pago 150€ de IUC e mal uso autoestradas.
    quando chegar a 2035 já estarei a 10 anos da reforma e nessa altura o carro que tenho será o mesmo.

    Então mas quando você se reformar não existe mais ninguém que fique cá ?

    visto os ubsidios serem uma bela fonte de rendimento a quem quer vir para um paraíso para quem entra e um inferno para que viu a primeira vez a luz do dia em território nacional. Andamos a descontar para eles e para os que tem vales milionário e motorista privado ao serviço do estado.

    Então mostre lá eles a dizer que são só para alguns.
    https://www.youtube.com/watch?v=gQTPEooyllI&t=154s

    Se o presente se prolongar pelo futuro,testamos muito bem, nunca vivemos tao bem como agora, e se daqui a 10 anos está na reforma, sabe muito bem disso.
    https://www.pordata.pt/pt/estatisticas/contas-publicas/receitas-e-despesas/despesas-publicas-por-funcao-em-do-pib

    Em 27 estar em 21º estamos bem com escândalos politicos a torto e a direito.

    EStá visto, bati na opinião de um socialista

    • JL says:

      Quanto tempo ? O que o tempo tem a ver com o assunto ?

      Os motores a combustão também é por tempo ?

      São referidas por quem ? São tipo os óleos lubrificantes ? Filtros, entre muitos outros resíduos ?

      Mas precisa de decompor para quê? Podem e são reciclados.

      Mas o que as não fósseis têm a ver com o assunto ?

      Toda a vida uns descontaram para outros, e vai continuar.

      A sério que foi buscar um vídeo do YouTube desse senhor ? Que vive frustrado porque uma marca chinesa lhe tirou a concessão de carros no Brasil ?

      Quer dizer que estamos muito bem, não quero é imaginar se tivéssemos fora da UE e com o crescimento que estávamos nos anos 60, 70 e 80.

      Não, errou, não sou socialista.

  31. Joõa says:

    É pura estupidez culpar os veículos a combustão (narrativa oficial)… em vez do combustível.
    Se é o petróleo Natural… podem ter veículos a combustão com “combustível sintético e ecológico”.
    A narrativa oficial cai por terra, quando as ditas petrolíferas abrem cada vez mais postos de combustível.
    A questão é que existe uma pressão para adquirir certas marcas… de veículos a bateria.
    Para já quem suporta a “fatia de leão” dos impostos, são os veículos a combustão, de modo a que os veículos a bateria possam “circular” sem pagar IUC’s e outras taxas.
    Quando existirem muitos carros a bateria, passam a pagar tudo e mais alguma coisa.
    Até taxas de reciclagem de baterias. 😛

    • JL says:

      Se existe pressão porque baixaram o imposto ?

      Passam a pagar o mesmo, ou estou errado ? Portanto até você admite que vai comprar um ve.

      Taxa de reciclagem de baterias já existe, só falta dizer que nunca pagou, e mais, até se recebe quando entrega uma para reciclagem, coisa que não acontece com o o combustível, eu nunca recebi nada pelo fumo que entreguei a todos. Loooool

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