Empresa que criou o ChatGPT processa empresa portuguesa
A OpenAI interpôs ação no Tribunal de Propriedade Intelectual de Lisboa contra uma microempresa da Póvoa de Varzim. Saiba qual a razão.
OpenAI interpõe ação judicial contra empresa portuguesa GPT
A OpenAI, responsável pela criação do ChatGPT, moveu uma ação judicial contra a microempresa portuguesa Gestão Para Todos (GPT), sediada na Póvoa de Varzim. O processo corre no Tribunal de Propriedade Intelectual de Lisboa e centra-se no uso da sigla “GPT” pela empresa portuguesa, que a OpenAI considera poder gerar confusão com a sua própria marca “ChatGPT”.
A marca “GPT – Gestão Para Todos” foi registada em setembro de 2024 e recebeu aprovação oficial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em abril de 2025. No entanto, a OpenAI já tinha apresentado oposição ao registo em novembro de 2024, ainda antes da validação.
O caso levanta questões sobre a proteção de marcas globais e o uso de siglas comuns por empresas locais, estando agora nas mãos da justiça portuguesa decidir se há ou não violação dos direitos de propriedade intelectual da OpenAI.






















O Estado Português deveria processar a OpenAI por usar a sigla PT no nome da sua IA, por se confundir com “PorTugal”…
Que coisa mais ridícula.
+1
Nem mais. Era bom que o estado Português mandasse a OpenAI dar uma curva.
Que palermice, o Altman não tem mais que fazer?
Que estupidez!
O grupo de ginástica do meu filho também usa GPT (Ginástica Para Todos)! Será que o bazaroco do Altman também os vai processar?
E o Ricardo Araújo Pereira que numa publicidade faz alusão ao ChatPT, também o vão processar?
Esse bacoco fedorento tem no nome ChatoPT, que na verdade é o que ele é. Um grande chato.
“A GPT – Gestão Para Todos foi criada na Póvoa de Varzim com o objetivo de realizar “uma formação de três dias da área da gestão financeira”, segundo explica a própria diretora da empresa, (…), ao Público.”
Isto de siglas e nomes à boleia, para confundir é coisa que não falta. Mas aqui não houve aproveitamento nem há qualquer confusão possível.
Mas isto de empresas a proteger siglas logos é o pão nosso de cada dia. A Apple não podia ver nenhuma a anunciar aguardente de cidra, feita com maçã. Nem as peras escapavam.
“Isto de siglas e nomes à boleia, para confundir é coisa que não falta. “. olha o caso do partido ADN… bem se safou e bem lixou a AD
O ADN já existia enquanto partido, a AD, junção de partidos e não um partido, surgiu pelo menos 6 ou 7 anos mais tarde. Portanto foi a AD que se prejudicou a ela própria.
Na realidade, a primeira Aliança Democrática foi acordada entre 1979 e 1983 entre Francisco Sá Carneiro, Diogo Freitas do Amaral e Gonçalo Ribeiro Telles por isso é muito anterior ao ADN…
Lamento, mas esta AD não é essa AD. O Rádio Clube Português acabou na década de 1970, e depois surgiu outro com o mesmo nome, mas não era a mesma RCP.
Sabes que a Apple esteve anos a fio em tribunal devido ao nome Apple.
Nos anos 60, uma banda “pouco conhecida” chamada Beatles criou uma empresa chamada Apple Corps para gerir os direitos e a obra deles. Mais tarde, quando surgiu a Apple Inc. (a do Steve Jobs), a Apple Corps andou durante anos a processar a Apple Inc. nos tribunais.
Curiosidade, a Apple Inc. acabou por ficar com os direitos do nome Apple, mas teve de pagar bastante para isso.
Hoje em dia sempre que vemos algo dos Beatles e aparece o nome Apple Corps, esse nome, na verdade, é da Apple Inc, mas no caso dos Beatles podem usar o nome a vontade ilimitadamente, pois ficou assim acordado no tribunal.
Mas como é que é se pode confundir Gestão Para Todos (GPT) com ChatGPT? Será que a OpenAI quer-se aproveitar dos nossos fiascos jurídicos….
Muito provavelmente quer aproveitar-se.
Mas o chatgpt não e uma empresa portuguesa? Tem pt no nome! Estou sem palavras, acudam me
É só rir. A OpenAI, no seu melhor.