Britânicos exigem que o Reino Unido recuse eletricidade fornecida pela Tesla
Não só de carros elétricos se faz o negócio da Tesla, com o fornecimento de eletricidade a ocupar, também, espaço. Neste campo, embora a empresa queira operar ao Reino Unido, os britânicos estão a exigir que a autoridade reguladora recuse a empresa chefiada por Elon Musk.
No mês passado, a Tesla solicitou uma licença para fornecer eletricidade a residências do Reino Unido, num pedido enviado ao regulador governamental dos mercados de eletricidade e gás natural do país, o Ofgem.
Embora o pedido da Tesla não especifique detalhes sobre os planos, especula-se que o objetivo por detrás do pedido seja estabelecer uma Virtual Power Plant (VPP) no Reino Unido.
Este tipo de sistema, que a empresa já opera no Texas e na Califórnia, permite que milhares de baterias enviem energia simultaneamente para a rede quando esta precisa, ajudando a acabar com as falhas de energia.
Além de ajudar na estabilidade geral da rede, pode render uma quantia significativa de dinheiro para os proprietários de Powerwalls que participam.
Embora uma única bateria não faça muita diferença, milhares de baterias podem ajudar a reduzir picos e transferir cargas em toda a rede, ajudando a transição para formas renováveis de geração de energia, como eólica e solar, que podem ser intermitentes devido ao clima.
No Reino Unido, que fechou a sua última central a carvão no ano passado, o crescimento da eletricidade limpa tem sido notável, com mais da metade da eletricidade a ser proveniente de fontes renováveis, em 2024.
Embora a chegada da Tesla ao Reino Unido pareça pertinente, até por representar mais concorrência, numa altura de aumento tendencial de preços da energia, o regulador do país tem recebido críticas à empresa, bem como pedidos para rejeitar a sua solicitação de licença.
Britânicos estão contra a Tesla de Elon Musk no país
Desde o pedido de licença pela Tesla, o Ofgem terá recebido milhares de mensagens contra a empresa, fruto de uma iniciativa que defende que Elon Musk não deveria ter permissão para integrar a rede de fornecimento de eletricidade do Reino Unido.
Lançada pelo grupo Best for Britain - "os investigadores, cientistas de dados, estrategistas e ativistas que estão a resolver os problemas que a Grã-Bretanha enfrenta após o Brexit" -, a iniciativa permite aos britânicos enviar uma mensagem à Ofgem a manifestar a sua oposição ao plano da Tesla.
📩 Tradução livre da mensagem do grupo Best for Britain
Como sabem, Elon Musk apresentou um pedido de licença para fornecer energia a residências e empresas no Reino Unido.
O pedido, assinado por Andrew Payne (diretor de energia da Tesla na EMEA), daria ao homem mais rico do mundo uma posição no nosso mercado de energia.
Um mercado energético já caracterizado por preços exorbitantes e um sentimento de desconfiança entre os consumidores, de acordo com investigações recentes (ver aqui).
Como entidade reguladora do mercado energético, têm a responsabilidade legal de proteger os consumidores.
A compra do Twitter (agora X) por Elon Musk permitiu a rápida disseminação de desinformação, ódio e teorias da conspiração no Reino Unido e em todo o mundo.
As suas ações como chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos durante a administração Trump ilustram uma incompetência perigosa ou negligência deliberada. Ambas as qualidades são inaceitáveis e desqualificantes para a entrada nos nossos mercados energéticos.
As pessoas continuam a lutar com as suas contas, enquanto Musk continua a usar o seu poder e riqueza para promover a sua própria agenda. Uma pessoa assim não deve ser permitida em nenhum lugar próximo do nosso fornecimento de energia.
Peço que rejeite a candidatura da Tesla e proteja o nosso país da influência de um indivíduo tão volátil.
Na mensagem, o grupo argumenta que o diretor-executivo da Tesla provou, através da recente atividade política, que não está interessado no bem-estar geral da população, mas em "enriquecer-se" e "impulsionar a sua própria agenda".
Além disso, acusa-o de "incompetência perigosa ou negligência deliberada", afirmando que estas devem ser "qualidades incompatíveis com a entrada nos nossos mercados energéticos".
Curiosamente, a mensagem não levanta questões sobre os negócios da Tesla, apontando, por sua vez, vários problemas às ações do diretor-executivo da empresa, nomeadamente a "rápida disseminação de desinformação, ódio e teorias da conspiração no Reino Unido e em todo o mundo", através do antigo Twitter, desde a sua aquisição pelo empresário.
No dia 19 deste mês, o grupo Best for Britain publicou um artigo no qual informou que mais de oito mil pessoas já haviam contactado o Ofgem para manifestar a sua oposição ao plano da Tesla para o Reino Unido.
Leia também:





















No estado em que o Reino unido se encontra, não me admira nada! Conseguiram auto destruir-se com uma pinta!
Mesmo xD
Por “Britânicos” leia-se meia dúzia de gatos pingados.
Porque é que o pplware diz Britânicos quando este grupo de anti Brexiters perdeu o referendo…?
E a maneira Inglesa de se pensar. Tudo o que os Ingleses querem vem sempre com a torula de Britanicos. Nao interessa o que os outros 3 querem
Ao que me parece, nunca foi pelo meio ambiente.
23:59 – “O homem que impulsionou o mercado energético com seus carros elétricos”
00:00 – “Um homem incompatível com o mercado energético”
Que piada.
“o Ofgem terá recebido milhares de mensagens contra a empresa, fruto de uma iniciativa que defende que Elon Musk não deveria ter permissão para integrar a rede de fornecimento de eletricidade do Reino Unido.”
Milhares? pensava que os britanicos eram milhões….
Afinal quantos britancios apoiam a probição a Elon Musk? E quantos não apoiam?
«Britânicos estão contra a Tesla de Elon Musk no país», duvido que os britânicos estejam contra. Será mais um pequeno grupo mais barulhento (como é costume) a estar contra. Activistas, portanto.
E pelos vistos só estão contra a Tesla porque consideram que é a “Tesla de Elon Musk”. Se fosse a “Tesla de Alguém-Por-Eles-Aprovado” desconfio que já não levantariam as vozes.
Tal qual. Só subscreve quem entender, ninguém é obrigado. ..se chegar a ser autorizado. Será que os británicos estão a ficar mais burros?
A energia é demasiado crítica para ficar nas mãos de alguém que tem usado a sua influência para fomentar divisões políticas e promover ideologias extremistas. Permitir que a Tesla forneça eletricidade ao Reino Unido seria dar a Elon Musk um poder excessivo sobre um setor essencial. Se o objetivo é garantir uma rede elétrica segura, estável e imparcial, a recusa deste pedido é a única decisão sensata.
Espero sinceramente que tal bloqueio vá em frente.
Espera, então ser mais um fornecedor de energia num país inteiro é dar o controlo? epah, é de rir.
Faz-me lembrar as queixas quando a DIGI começou a tentar entrar no mercado português e era a NOS, MEO e VODAFONE a queixarem-se que iria destabilizar o mercado. O que os lobbies não querem é concorrencia e depois usam destes “malabarismos” para induzir a população a estar a apoiar. Triste.
Admita, passou directamente da leitura do título para a escrevinhação. Se tivesse lido apenas mais umas poucas linhas teria sabido que Musk pretende ser apenas um fornecedor… entre todos os outros que por lá existam, eventualmente com uma diferença que é apenas especulada.
Tudo o resto são delírios da sua imaginação e bem à imagem das alegações do pequeno grupo de activistas sempre tão ruidosos a manifestarem-se, mais uma vez, contra Musk e o que ele representa.
Existem 24 fornecedores de electricidade, com a Tesla passam a ser 25 fornecedores. Nao é dar poder nenhum.
Só falta dizer que o Musk controla a Internet de portugal porque comercializa a Starlink.
de Portugal? do mundo! porque é através de satélites e chega a todo lado
Só uma pequena parte é que utiliza satélites, a quase totalidade é através de cabos submarinos. Mas sim a logica aplica-se, se o Musk tem servico de internet domina toda a internet Mundial
Tecnicamente domina a internet em alto mar, pois mais ninguem consegue fornecer 100mb+ no meio do oceano a centenas de km da costa como ele.
mas diria que isso é um nicho de mercado comparado com o uso continental…
Concordo, nada para esse indivíduo.
E’ uma ideia inovadora e benvinda, em qualquer lado, o aproveitamento das milhares de baterias instaladas para carregamento de EVs, mas não para esta Tesla, obviamente. Musk tem de sair, vai acontecer isto em toda a parte, boas ideias que vão para o lixo.
“…Reino Unido, que fechou a sua última central a carvão no ano passado, o crescimento da eletricidade limpa tem sido notável, com mais da metade da eletricidade a ser proveniente de fontes renováveis, em 2024. …”
Só uma nota:
Queimar pellets liberta mais CO₂ por MWh do que o carvão. Os alucinados do UK promovem, sob o manto verde, a destruição de bosques e florestas inteiras por esse mundo fora.
Lá vem o velho do Restelo , tudo o que mexe para tentar um mundo melhor é iniciativa a abater
Não defendendo a Tesla (mas não há mais ninguém a oferecer soluções destas a preços razoáveis) , a ideia é muito valiosa e nós tivemos há pouco tempo a prova disso quando Portugal e Espanha inteira ficou em apagão durante quase 1 dia, o fornecimento de electricidade por baterias não tem inercia, é a solução perfeita para não haver apagões. Além disso, é a melhor forma de aproveitar o excesso de produção de energia solar
Eng⁰ , aqui o velho do Restelo está a ser vc.
Nem me estava a referir à tesla directamente mas sim à hipocrisia q grassa no governo de UK.
Saiba que a electricidade resultante da queima de pellets , no discurso deles, é igual a energia renovável.
Florestas e bosques estão a ser triturados por esse mundo fora, incluindo Canadá, para a obtenção das pellets. Um nr impressionante de navios cheios de madeira aporta todos os anos nos diversos portos do UK .
Apenas a central de Drax produz 14% da electricidade do UK à conta disto e ainda por cima recebem milhões em subsídios para premiar a chacina.
Loool
Pensava que cada pessoa podia escolher o seu fornecedor de eletricidade.
Fazem muito bem. O Nazi que fique nos E.U.A.
Que mais lições terá a Humanidade de aprender com enorme sofrimento para perceber uma vez de todas a não fazer negócios ou dar poder a nazis? neste caso nazi drogado. Ao menos que sejam os apoiantes do nazi que paguem a factura mas não funciona assim…era bom.
O Musk não é socialista, tu és, o Musk não apoia o culto de morte Palestiniano…. já tu pareces que cumpres a check list…
Culto da morte é a extrema direita, sempre foi e sempre será se deixarem.
O irónico é que mesmo que fosse a população toda a manifestar-se contra a entrada da Tesla na energia no Reino Unido nada poderia fazer visto que o país que criou o monstro Adam Smith e o berço do capitalismo (submissão através do dinheiro) tem de obedecer as leis as do mercado livre. A não ser que inventem mais uma desculpa, como os EUA fazem, para impedir. Que coisa? Perigo para a Segurança nacional.
Por favor, vá estudar e seja lógico.
Ora aí está um belo exemplo da nossa sociedade …
Vamos ignorar que é a concorrência no mercado livre que obriga as empresas a investir e evoluir …
Aliás a Tesla através da Octo já revolucionou os valores da energia no UK há 10 anos até hoje …
Mas vamos dar asas ao socialismo e aos idiotas que não sabem comi funcionam as coisas ou como a sociedade livre evolui…
É como negarem durante anos que as raparigas estavam a ser violadas e ninguém fez ou admitiu o problema …
Sim …sim … venha o asteróide…
Okay… Nao a energia da TESLA, mas sim a EDF, energia que vem do Uranio roubado pela Franca a Africa…. muito bem amigos