Ucrânia será o primeiro país da Europa a oferecer Internet móvel da Starlink
Com os testes já em curso, a Ucrânia tornar-se-á o primeiro país da Europa a oferecer serviços móveis da Starlink, nomeadamente mensagens e Internet.
Em fevereiro, o ministro da Defesa da Ucrânia, Roustem Oumerov, anunciou que o país estava a desenvolver uma alternativa à rede de Internet Starlink, tendo prometido novidades para breve.
Entretanto, ao abrigo de um acordo do final de 2024, os testes dos serviços móveis da empresa, na Ucrânia, arrancaram, deixando o país mais perto de se tornar o primeiro, na Europa, a oferecer serviços móveis da Starlink.
Ao encargo da operadora líder Kyivstar estará o lançamento de mensagens, até o final do ano, e banda larga móvel via satélite em meados de 2026, segundo o diretor-executivo, Oleksandr Komarov.
A primeira fase são as mensagens over-the-top (OTT). Ou seja, mensagens via WhatsApp, Signal e outros sistemas [...] que estarão disponíveis no final deste ano.
Partilhou Komarov, com a Reuters, acrescentando que, "provavelmente no início de 2026, para sermos cautelosos, no segundo trimestre de 2026, poderemos oferecer dados de banda larga móvel via satélite [...] e voz".
Conforme conhecemos, os dispositivos direct-to-cell conectam-se a satélites equipados com modems que funcionam como uma torre de telemóvel, transmitindo sinais telefónicos do espaço diretamente para os smartphones.
A figura acima mostra a estrutura da tecnologia direct-to-cell da Starlink: o telemóvel "sem modificações" conversa com a rede de satélites da empresa, que se comunica com a rede no solo.
A partir daí, o tráfego de dados segue a rota habitual da Internet, acedendo à rede de um operador parceiro e aos servidores de voz, texto e dados.
Em termos energéticos, Ucrânia é mais resiliente hoje do que em 2022
Segundo Oleksandr Komarov, a infraestrutura de telecomunicações ucraniana está a resistir aos ataques da Rússia, nas últimas semanas.

Uma subestação de alta tensão da Ukrenergo, na Ucrânia, danificada por um ataque militar russo. Crédito: Gleb Garanich/Reuters via Aljazeera
Contudo, no ano passado, um dos ataques às redes elétricas e de transmissão causou apagões diários nas principais cidades, após a Rússia ter destruído cerca de metade da capacidade de geração de energia disponível da Ucrânia.
Na perspetiva do diretor-executivo da Kyivstar, o país é muito mais resiliente do que era em 2022: "Neste momento, podemos manter os nossos serviços fixos e móveis em funcionamento até 10 horas durante os apagões, mesmo apagões nacionais".






















A Ucrânia oferece Internet móvel da Starlink? Estranhei porque o serviço da Starlink à Ucrânia é pago pela Polónia.
Então, não se está a falar da Ucrânia, mas sim da operadora móvel ucrniana Kyivstar. E do quê, segundo o que diz o seu CEO:
– Até final de 2025 terá serviço de mensagens (WhatsApp, Signal e outras) por telemóvel , via satélite. Até aqui tudo bem, Já existem mensagens de texto via satélite, da Apple e da Google (a partir do Pixel 9).
– No início de 2026, o mais tardar até ao final de 2026, estender-se-á a voz e dados. A T-Mobile (EUA) já anunciou que está a trabalhar com a Starlink e a Apple para ter chamadas de voz por satélite. E dados … É aqui que bate o ponto, “dados” está associado habitualmente à internet, e por isso há quem leia apressadamente – estão a falar da internet por satélite, logo, de uma rede de internet por satélite para telefones móveis. Aqui, mais devagar, só quando for anunciado, em vez da expressão vaga “dados”, que estão a falar de uma rede de internet via satélite usando telefones móveis é que é mesmo internet.
A Polónia para uma pequena parte.
É um serviço no controlo da CIA, são eles que pagam a grande parte do serviço.
Tiraste isso da TASS Russian News Agency
Tens que começar a usar as tuas próprias mãozinhas para pacificar a jiboia,
Essa historia de andares a usar as maozinhas dos amigos..nojento.
Agora, de volta ao tema,
Até o proprio Aeleron Musk disse.
Isso é informação publica, e é assim ha muito tempo.
A unica coisa é que a Ucrânia quer usar todo o poder das agencias secretas, para encontrar pessoas desatisfeitas e prestes a resolver o problema.
Filhos que perderam os País,Miudos arrastados para a morte, deficientes,etc, ha ai milhões.
Esse tipo de coisas já começa a formatar a necessidade, na sociedade, para eles próprios resolverem o problema, e já se começa a ver assasinatos nas cadeias de comando.
Isso já nem é TASS, nem sequer FSB. É a estupidez natural da pessoa.
Correção acima:No início de 2026, o mais tardar até ao final – do primeiro semestre – de 2026
não têm ideia no que se estão a meter…!
contratar serviços s neo-nazis nunca é uma boa política mas não admira dado o que vimos acontecer no passado no dombass
Porreiro traduzindo sera, em 2026 Sera Russia o primeiro a ter servico movel!
Em Portugal qualquer um poderá instalar internet da Starlink. Por wi-fi pode servir-se do telemóvel no seu raio de ação. Tenho dito!
Se a Federação Russa entender mandar abaixo uns satélites da Starlink, como já demonstrou ser capaz, lá se vai a rede toda com os destroços a baterem uns nos outros.
Aí entrariam numa guerra directa com a NATO!
E, eles não querem isso.