iOS 26 abre as chamadas e mensagens de texto a aplicações de terceiros, mas apenas na Europa
Com o iOS 26, a Apple abre as chamadas e mensagens de texto RCS também a aplicações de terceiros, mas a novidade continua limitada aos utilizadores europeus.
Chamadas e mensagens: Apple abre funções centrais do iPhone na UE
As mensagens RCS/SMS e as chamadas telefónicas sempre estiveram limitadas às apps Telefone e Mensagens da Apple. Isso vai mudar em breve.
Com o iOS 26, a Apple prepara uma nova abertura fundamental do iPhone: no futuro, os utilizadores da União Europeia poderão usar aplicações que não sejam da Apple para enviar mensagens de texto (RCS, SMS, MMS) e fazer chamadas telefónicas tradicionais, algo que nunca foi possível desde o lançamento do iPhone, há 18 anos.
Até agora, os canais básicos de comunicação estavam reservados às apps pré-instaladas “Mensagens” e “Telefone”.
iOS 26: Apple permite uso de RCS e chamadas noutras apps
Com o novo framework TelephonyMessagingKit, a Apple criou uma base que permite a aplicações de terceiros “enviar e receber mensagens com base em normas, através de redes móveis”. Estão incluídos os padrões de comunicação RCS (Rich Communication Services), SMS e MMS.
Esta informação consta na documentação para programadores da versão beta do iOS 26, divulgada na WWDC 2025.
Paralelamente, surge uma nova autorização para a designação de uma “app de chamadas predefinida”, que poderá substituir a app Telefone da Apple.
Esta app pode ser usada para chamadas via VoIP ou através da rede móvel, permitindo estabelecer chamadas diretamente sem necessidade de confirmação adicional, ao contrário do que acontece hoje, em que tocar num número passa a chamada para a app da Apple.
Esta aplicação predefinida terá também acesso ao histórico de chamadas efetuadas e recebidas.
A TelephonyMessagingKit destina-se exclusivamente a utilizadores de iPhone na União Europeia. Além disso, as apps de chamadas predefinidas só podem ser testadas por programadores localizados em Estados-Membros da UE.
Responsabilidade da Lei dos Mercados Digitais
Esta mudança parece ser uma resposta à Lei dos Mercados Digitais (DMA), ainda que tal não conste no plano de conformidade mais recente da Apple.
A empresa já tinha permitido aos utilizadores escolher apps alternativas como padrão para mensagens e chamadas, mas excluía os serviços móveis como o RCS. Agora, todas as apps da Apple podem ser removidas do sistema operativo, com exceção das apps Telefone e Definições.
O RCS só passou a ser suportado desde o iOS 18, com encriptação ponto-a-ponto prevista para breve. O iMessage escapou à obrigatoriedade de abertura por parte da UE, uma vez que as autoridades de concorrência não consideraram o serviço essencial para a comunicação entre empresas e consumidores.
Em nota final, importa referir que o suporte RCS deve ser ativado por cada operadora, e uma página no site da Apple lista quais as operadoras, por país, que já fornecem suporte RCS no iPhone. Sim, em Portugal ainda nenhuma operadora suporta RCS.























o dia em que uma operadora disponibilizar RCS, no dia seguinte, as outras disponibilizam de imediato.
triste sina
Em princípio disponibilizam todas ao mesmo tempo, de outro modo não faz sentido.
A Vodafone em Portugal continua sem acesso a este serviço.
Correto?!
Obrigado
A Vodafone desativou o serviço porque a Google já o implementou na aplicação de mensagens
– Segundo a lista, dos 27 países da UE, 4 têm RCS Messaging para iPhone: Bélgica, França, Alemanha e Espanha.
– A partir do iOS 18 a app Mensagens permite mensagens RCS – se a respetiva operadora o tiver ativado. Embora o IOS possa ser instalado até ao iPhone XR, de 2018, ainda há iPhones em uso que ficam de fora.
– Como a Apple definiu que se tratava do protocolo RCS tal como aprovado pela GSMA, sem protocolos adicionais de entidades terceiras, o protocolo de encriptação end-to-end (E2E) da Google no Android não se aplica. Só haverá encriptação E2E em mensagens RCS entre iOS e Android quando a Google e a Apple aplicaram nos seus serviços e apps as normas técnicas do protocolo E2E já definidas pela GSMA este ano. Não foi anunciada nenhuma data, embora ambos tenham dito que estavam a tratar disso. É mais tranquilo continuar a usar o WhatsApp.
Quanto ao que aparece na última imagem do post, predefinir o WhatsApp para fazer chamadas, já se pode fazer agora, não é preciso esperar pelo iOS 26. Toca-se num nº de telefone, por exemplo, dos contactos, e a chamada é feita pelo WhatsApp.
O engraçado foi quando a UE obrigou a Meta a alterar o WhatsApp (e o seu Messenger) para garantir a interoperabilidade com outros serviços de mensagens que o quisessem – quando o pessoal já tinha resolvido a questão da interoperabilidadade … usando o próprio WhatsApp.
Nem se tem ouvido falar mais dessa interoperabilidade.
A UE não obrigou a Apple a incluir o RCS na sua aplicação de Mensagens. A inclusão do RCS na app Mensagens da Apple nasceu nos EUA. Quem vir a lista da Apple, por exemplo dos EUA e do Canadá, vê que praticamente todas as operadoras têm RCS para iPhone (algumas, que parecem mais pequenas, não têm não sei porquê).
Incorreto. O suporte de RCS no iOS foi motivado por pressão do governo chinês. A sua inclusão é obrigatória para que os terminais tenham certificação 5G na China:
https://appleinsider.com/articles/24/02/19/apples-new-rcs-stance-may-have-been-forced-by-china#:~:text=Apple's%20new%20RCS%20stance%20may%20have%20been%20forced%20by%20China&text=Apple's%20decision%20to%20introduce%20RCS,to%20do%20with%20the%20move
https://www.forbes.com/sites/zakdoffman/2024/02/17/apple-15-apple-16-pro-max-upgrade-ios-17-and-ios-18-rcs-update/
https://www.tomsguide.com/phones/iphones/iphones-may-be-getting-rcs-support-because-of-china-not-the-eu
Do que não tenho dúvidas (2º link):
“A Comissão Europeia não teve nada a ver com a inversão da Apple no apoio ao RCS”, afirmou John Gruber no seu relatório em 16 de fevereiro. A razão, disse ele, era muito mais provável uma proposta do governo chinês, publicada no ano passado, que exige RCS para qualquer smartphone 5G registado para venda no mercado chinês.”
odeio dizer isto, mas para as mensagens até se torna útil, cheguei a um ponto da minha vida que só falo por iMessage com equipas dos EUA, mesmo quem tem iPhone usa maioritariamente WhatsApp.. triste vida
Tudo quanto é trampa a Europa permite
Eu uso RCS através da aplicação de mensagens da Google. No entanto cada um tem de ativar no seu telemóvel e é independente da operadora. Tenho Vodafone e NOS.