Portugal: homem detido por burla qualificada com criptoativos
A Polícia Judiciária deteve um homem de 47 anos, em Foz Côa, pela presumível autoria de vários crimes de burla qualificada com a utilização de criptoativos, e branqueamento de capitais, que ao longo do último ano terá lesado dezenas de cidadãos.
Criptoativos: suspeito obtinha proveito ilícito de mais de 150 mil euros/mês
A investigação, foi levada a cabo pelo Departamento de Investigação Criminal da Guarda, apurou que através de um método fraudulento de investimentos em carteiras de criptoativos, o suspeito, atuando de forma solitária, obteve um proveito ilícito cuja média mensal ascenderá a 150 mil euros.
Posteriormente e de forma reiterada procedia à dissipação dos lucros daí provenientes.
Será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas. O Inquérito é titulado pelo Ministério Público da Guarda.
De relembrar que a entrega da declaração de IRS em 2025, relativa aos rendimentos de 2024, deve ser realizada de 1 de abril a 30 de junho 2025.
A legislação portuguesa prevê a tributação de criptomoedas em situações específicas. Os ganhos obtidos com venda de criptoativos terão impacto na declaração que os portugueses vão ter de preencher. De referir que a declaração deve ser entregue entre 1 de abril e 30 de junho, referente a ganhos de 2024 - pode ver aqui todas as datas.





















“…ao longo do último ano terá lesado dezenas de cidadãos. …”
É o tipo de artista q adora fóruns, grupos de Facebook e Telegram para vender banha da cobra.
Mais um influencer, que vende investimentos, no FB, Insta, Tiktok, Discord e Telegram. Depois usava uma conta, de uma empresa, que criou, cessando no dia seguinte. Como a conta só é dado baixa, quando enviar a cessação no final do ano (quando o Banco de Portugal comunica). Assim, terá conseguido 1.7 milhões de euros, maioria de jovens, até aos 25 anos, de idade.
E o resultado? Vai ser pena suspensa, e a gozar-se do que roubou…
Que burro! lol
O influencer, muito conhecido no Tiktok, vendia investimentos, com 500%, de lucros anuais. Havia um grupo, no Discord, que tinha 182000 pessoas, ligado a um, no FB, com 360000 pessoas. Estive para investir, pois a quantidade de pessoas, que afirmavam ter investido 500 euros, receberam, os 500 euros, em 6 meses, recebendo 1000 ao final de cada ano.
Felizmente acabei por não o fazer. Achei que alguém com 100% de apoiantes, sem ninguém ter tido “azar”, é algo impossível, num mundo que 99% perdem dinheiro, com as cripto (investindo abaixo de 10 milhões de euros).
No Sábado, uns conhecidos, disseram que os grupos desapareceram. na sexta, as contas, dele, foram desactivadas e, “os amigos”, pararam de comunicar. Na Guarda, apareceu, esta notícia e ficou explicado. Dizem que o valor pode ficar, próximo, dos 2 milhões de euros. Apreenderam uma wallet com 1,7 milhões e podem existir outras, em poder de colegas. Apesar de ser o líder, havia sub-gerentes, pelo menos, nas redes sociais.
Querem enriquecer da noite para o dia, depois dá nisso.
Oh pois! Quer investir, e nem sabe o que é esquema ponzi.
Foi o Trump. O corrupto criou uma scam coin.