Novo Papa Leão XIV escolheu o seu nome por causa da inteligência artificial! Descubra porquê
A relação da Igreja com a tecnologia e a ciência nem sempre foi pacifica e clara. Isso tem mudado nos último anos e a prova chega agora com o recém-eleito Papa Leão XIV. Explicou porque escolheu este nome e tudo parece estar ligado à inteligência artificial.
Nome ligado à inteligência artificial
O verdadeiro nome do novo Papa de Roma é Robert Francis Prevost Martinez. Quando uma pessoa é eleita Sumo Pontífice da Igreja Católica, deve escolher um nome que a represente no seu papado. O novo papa escolheu Leão XIV, e já sabemos porquê.
Foi recentemente que o novo Papa apresentou os objetivos do seu Papado ao Colégio Cardinalício e explicou também porque escolheu o nome Leão XIV. Curiosamente, Leão XIII, o seu antecessor, detém um recorde curioso: é a pessoa mais velha registada em vídeo. A cena foi gravada em 1896, e Leão XIII nasceu em 1810.
E qual a razão para o novo Papa ter decidido chamar-se Leão XIV? A inteligência artificial tem muito a ver com isso. No seu discurso no Congresso dos Cardeais, disse o seguinte sobre a escolha do nome: "Há várias razões para isso, mas sobretudo porque o Papa Leão XIII, na sua histórica encíclica Rerum Novarum, abordou a questão social no contexto da primeira grande Revolução Industrial".
Papa Leão XIV enfrenta momentos de mudança
E continuou: “Nos nossos dias, a Igreja oferece a todos o tesouro da sua doutrina social em resposta a mais uma revolução industrial e aos desenvolvimentos no domínio da inteligência artificial que colocam novos desafios à defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho”.
Leão XIII enfrentou a Revolução Industrial do século XIX, onde a sociedade abandonou o campo e se organizou em torno das fábricas e das grandes cidades. Tal como Leão XIV, o novo Papa terá de articular a doutrina católica em torno da nova revolução industrial que atravessamos, com a chegada da inteligência artificial.
Certamente que Leão XIV terá uma opinião sobre todos os temas que a inteligência artificial traz e que serão conhecidos em breve. Há muitas questões a surgir que colocam em causa a Humanidade e os caminhos que vão ser seguidos em breve, com todos os riscos associados.




















Pensei que fosse por causa do seu signo. Ainda assim acho que o papa devia ser o presidente da UE em vez de tantas eleicoes e tantos ministros diferentes. Portugal ganhava mais em deixar de ter governos portugueses e passar a ter um presidente europeu
Já vi muitos comentários parvos, mas este sem dúvida que leva a croa.
Leva à Croácia sem dúvida. Ah, quis dizer coroa? 🙂
Obrigado Sr. Professor, entendeste não entendeste? Então não estava assim tão mal escrito 🙂
Tenho a certeza que este papa sera capaz de acabar com Trump e Putin devolvendo a paz na europa e no mundo. Como? Apelando a todos os catolicos que ponham os odios de lado e pensem apenas, querem continuar a ser marionetas de lideres titanicos ou ter cerebro proprio para os ignorar? E que Putin, Trump se forem ignorados por toda a gente valem zero e desaparecem….os viloes so existem porque ha quem os siga
Vives no século 17 em século 21 a igreja já não tem poder nenhum, já ninguém quer saber de comunhões, páscoa e afins. Na minha terra já não se faz compasso de páscoa e comunhões são meia dúzia de crianças.
Nas cidades grandes ainda pior.
Que ao menos este Papa trate de pagar as indemnizações dos milhares de casos de padres ped*filos…
Saiste agora da cave? O proprio trump é carolico e esteve no varicano, mais de 3 milhoea de pessoas la e tu dizes ninguem. Que ignorante
Tens de trocar de teclado
O Trump não é católico e foi educado como presbiteriano. Claro que esteve no Vaticano, o Papa é um chefe de estado… 3 milhões de pessoas em 7 mil milhões não é nada e mesmo assim cá em Portugal somos um dos países com maior percentagem de católicos (70 e tal por cento) e ninguém liga nenhuma ao rito… conheço muitos que se dizem católicos mas não fazem jejum não vão à missa e, principalmente, não se confessam…
Mário, a tua terra não é o país. Nunca te esqueças disso.
Não fazes comunhões nem Páscoas, mas aposto que acendes as luzinhas todas no Natal. Também pões o sapatinho na lareira?
Ele não tem lareira, mas põe no exaustor… 😀 😀 😀 😀 😀
Eu e muita gente que conheço faz isso das luzinhas, mas estou-me pouco a borrifar para o que o papa diz ou quer!
Tu talvez mas a sociedade onde vives sim e por arrasto acabas por fazer o mesmo. Nao te enganes a ti proprio, nao es livre e fazes o que os outros te mandam
O País ainda pode querer saber da fé em Deus, agora igrejas, padre, papas e afins já ninguém se interessa nisso.
Que paguem mas é as indemnizações dos padres pedóf*los!
O Papa é tão insignificante que não só pessoas simples, mas que até pessoas importantes (talvez o autor do comentário seja uma delas) falam e comentam algo sobre ele, nem que seja para dar “tiros no escuro”. O simples fato de comentares (mesmo que seja destilando ódios e rancores) contradiz a tua opinião. Dou também a minha opinião que é a de muita gente com e sem teclado… sinto-me muito feliz pelo fato de haver alguém que sendo frágil e humano, não se esconde em medos e em “politicamente correctos” e continua a repetir “nunca mais a guerra!” Também nos diz “desarmem-se as palavras”, por isso não te quero magoar Mario, peço-te, respeitando o direito que tens à tua opinião mas usando o direito que tenho à minha, procura olhar para alguns pormaiores: capas de milhares de jornais, telejornais, desde o desporto à cultura, mesmo em lugares onde se fala de tecnologia, se fala deste homem que calça galochas, que visitou povos frágeis indo a cavalo, que partilhou tantas vezes a comida do seu prato, um homem que tendo 70 anos, fala de inteligência artificial (quando infelizmente no nosso país tantas pessoas dessa idade ainda nem sabem usar as funções básicas de um PC ou smartphone) – um homem que começa o seu primeiro discurso na sua nova missão e que milhões de pessoas escutaram com a palavra “PAZ”, aquela Paz que muitos acreditamos foi também a primeira palavra de Cristo Ressuscitado, depois de o terem matado e pendurado para todos verem. Escreves “não tem poder nenhum” – tens razão ele e tantos como ele estão para servir, e não para ter o “poder” de umas opiniões e de uns teclados como o meu e o teu… comente-se o que se comentar, sempre dará que falar e que viver a Paz de Cristo. Bem hajas, caro Mário!
A Igreja Católica Romana só terá adeptos novamente quando voltar a ser Tradicional e regressar às suas raízes, princípios, valores, e ritos tradicionais.
As pessoas afastam-se da Igreja precisamente porque não se revêem naquilo que essa entidade se transformou após o Concílio do Vaticano II que deu iniciou a destruição da Igreja Católica Romana, situação essa que se agravou ainda mais com o Jorge Bergoglio (o falso Papa) que quase a destruiu.
Mas terão de ser vocês Católicos a reverter essa situação, pode ser que agora com o Papa Leão XIV que é um ferrenho apoiante do Presidente Trump, as coisas comecem a melhorar.
Deves ser da Opus Dei para teres raiva ao papa jesuíta…
Esses valores tradicionais incluem apedrejar as mulheres adúlteras? E a pena de morte para os homosexuais? O extermínio dos povos nativos? Violar as criancinhas do coro? Já agora cortar as mãos para quem rouba um pão…
E tu és um mentiroso, este papa já veio criticar publicamente o Trump, qual apoiante…
Não tenho religião dr. Dinis Domingos, mas isso que refere como «…apedrejar as mulheres adúlteras…», a «…pena de morte para os homosexuais…», o «…extermínio dos povos nativos…», e «…Violar as criancinhas do coro?…», são actos típicos, promovidos, e praticados pelos Jesuítas, daí serem odiados pelas pessoas e sido expulsos de diversos Países inclusive de Portugal, não só pelo seu extremismo e psicopatia mas por outros crimes gravíssimos como a ingerência nos assuntos políticos e internos dos Estados.
A diferença entre os Jesuítas e a Opus Dei é nenhuma, assim como também não existe qualquer diferença entre estes dois e outras sociedades secretas.
«…Os jesuítas são uma organização militar, não uma ordem religiosa. O seu chefe é um general de um exército, não um mero abade de um mosteiro. E o objectivo desta organização é o poder — o poder no seu exercício mais despótico — poder absoluto, poder universal, poder de controlar o mundo pela vontade de um só homem. O jesuitismo é o mais absoluto dos despotismos — e, ao mesmo tempo, o maior dos abusos…» – Napoleão Bonaparte
«…Os jesuítas… são simplesmente o exército romano para a soberania terrena do mundo no futuro, com o Pontífice de Roma como imperador… é esse o seu ideal (…) É simples desejo de poder, de ganho terreno imundo, de dominação – algo como uma servidão universal com eles, como senhores – é tudo o que defendem. Talvez nem acreditem em Deus…» – Fyodor Dostoyevsky
«…Se seguir o rasto da Maçonaria, através de todas as suas Ordens, até chegar ao grande e principal maçon do mundo, descobrirá que o temido indivíduo e o Chefe da Companhia de Jesus são uma e a mesma pessoa…» – James Parton
Pena é a Russia e os EUA não serem países católicos lol
“Novo Papa Leão XIV escolheu o seu nome por causa da inteligência artificial!”, sim, porque se fosse por causa da Inteligência Natural tinha ficado como Papa Robert Martinez ou só papa Robert.
Enfim…
Disse Leão XIV para a escolha do nome:
“As razões são várias, mas sobretudo porque o Papa Leão XIII, com a histórica Encíclica Rerum novarum, abordou a questão social no contexto da primeira grande revolução industrial; e hoje a Igreja oferece a todos o seu património de doutrina social para responder a uma outra revolução industrial e aos desenvolvimentos da inteligência artificial, que trazem novos desafios para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho.”
A Rerum novarum, de 1891, situa-se entre a primeira revolução industrial (iniciada por volta de 1760 em Inglaterra) e caracterizada sobretudo pela máquina a vapor, o tear mecânico, a indústria siderúrgica, a locomotiva a vapor o telégrafo, e a segunda revolução industrial (iniciada no final do sec. XIX – princípio do sec XX) com a eletricidade, o motor de combustão interna, a produção em massa e linha de montagem, a química industrial e o telefone.
A revolução industrial abrange a primeira e a segunda. Mas há quem considere a terceira revolução industrial ou “Revolução Técnico-Científca Internacional” ou “Era da Informação”, iniciada na segunda metade do séc XX, marcada pela integração da conhecimento e tecnologia avançada à produção industrial e outros setores da economia. Foi caracterizada pelo uso intensivo da eletrónica, informática, automação, robótica, telecomunicações, biotecnologia e engenharia genética, assistindo-se ao surgimento dos computadores, internet, satélites de comunicações, telemóveis e novas formas de energia (como a nuclear, solar, eólica). Mais diz o Perplexity Pro que a terceira revolução industrial também impulsionou a globalização, permitiu a automação de fábricas, a massificação de produtos tecnológicos e ampliação das multinacionais, além de exigir mão de obra mais qualificada e promover mudanças significativas na economia, sociedade e cultura mundial.
Então quando Leão XIV refere “uma outra revolução industrial e aos desenvolvimentos da inteligência artificial”, há de ser a terceira revolução industrial, senão mesmo uma quarta, caraterizada pela IA.
Foi ver o que escreveu anteriormente no X, mas tirando um post contra a política de expulsão dos imigrantes de Trump e a dar no coco a JD Vance por se armar em teólogo, que lhe valeu o ataque dos MAGAs, o resto são só coisas piedosas.
A questao aqui e que o termo PAPA ja esta a cair em desuso e de importancia para o mundo. Nao e porque ele apela a paz mundial que a vai conseguir resolver. E apenas um simbolo cristao mas a meu ver tirando o Papa Joao Paulo II e o Papa Francisco, agora todos os Papas que dai existirem parece mais uma estrategia de marketing para os catolicos. Deus esta dentro de nos, nao precisamos que ninguem nos diga como sentirmos em relacao ao mundo e as pessoas a nossa volta. Fazer o bem sem olhar a quem.
Pois, mas estás, com JD Vance que se armou em teólogo, porque lhe dá jeito em relação à política de imigração, e disse que:
“Existe um conceito cristão de que você ama a sua família e depois ama o seu próximo, e então você ama a sua comunidade, e então você ama seus concidadãos, e depois disso, prioriza o resto do mundo Muito da extrema esquerda inverteu completamente isso”
Leão XIV, antes de ser papa, respondeu-lhe: “JD Vance está errado: Jesus não pede para hierarquizar o amor pelos outros”.
Amor e amor , tu e que estas a demonstrar hierarquia nao sou eu. Nem muitos. O acto de amar nao define uma linha entre a familia a comunida e etc. Agora o valor que queres aplicar a cada acto de amar e que pode ser diferente pelo menos para ti.
Mais um amiguinho do Trump.
No último post que escreveu no X, em 14 de abril, antes de ser papa, afirma: “Trump e (o presidente salvadorenho, Nayib) Bukele, usam o (Salão) Oval para fazer a deportação ilícita de um residente americano pelo governo federal (…)”, em referência à polémica deportação do salvadorenho Kilmar Abrego García, que foi deportado para El Salvador por engano – e que Trump se recusa a fazer regressar os EUA, apesar das exigências dos tribunais.
Parece-te um amiguinho de Trump? Os MAGAs ficaram pior que estragados por ter sido eleito.
https://x.com/drprevost
Papa Leão, Gato, Pato, Rato, Cão ou Gafanhoto…nada muda. A Igreja é mais uma organização de poder como tantas outras e que move as suas influências para atingir os seus objetivos a troco de hipotéticos “confortos espirituais”, seja lá isto o que for.
Disseste tudo, ja para nao falar que na Igreja tambem existe a tal famosa corrupcao. Vao la perguntar ao Papa Pio que foi assassinado se nao tinha razao.