“Situação desafiadora na China”: lucro líquido da BMW caiu 37% em 2024
Os mercados estão globalmente caóticos, com as empresas automóveis, em especial, a trilhar um caminho complexo. Com novos dados, a BMW registou uma queda de 37% no lucro líquido, em 2024, para 7,68 mil milhões de euros.
Conforme divulgado, os lucros líquidos da BMW caíram mais de um terço, em 2024, numa queda de 36,9%. Segundo a Reuters, esta informação vai ao encontro da previsão do LSEG.
As entregas da BMW totalizaram cerca de 2,45 milhões de unidades, no ano passado, um pouco abaixo dos 2,55 milhões de 2023.
Entretanto, para 2025, a fabricante de automóveis espera uma margem de lucro para carros de cerca de 5% a 7%, em comparação com os 6,3% alcançados no ano passado.
A fabricante observou, num comunicado, que a implementação de taxas deverá ter um impacto negativo nos lucros: "Um ambiente competitivo desafiador e desenvolvimentos macroeconómicos, comerciais e geopolíticos podem ter um impacto significativo no desempenho dos negócios".
Taxas impostas pelos governos impactará lucro da BMW
As previsões da BMW para este ano consideram as taxas anunciadas pelos governos, nomeadamente aquelas sobre as importações de aço e alumínio dos Estados Unidos.
Segundo a CNBC, citando a Reuters, o diretor financeiro da BMW disse que as taxas adicionais sobre as importações dos Estados Unidos, desde 12 de março, reduziriam a margem de lucro dos automóveis num ponto percentual.
Na sexta-feira, o diretor-executivo da BMW, Oliver Zipse, disse à Squawk Box Europe da CNBC que as taxas podem ter sido um bom instrumento há décadas atrás, quando os mercados globais não estavam tão interligados como estão atualmente. Contudo, criticou a sua aplicação no mundo moderno.
Tudo está ligado a tudo [hoje], o mundo verá muito rapidamente que esta pode não ser a forma mais inteligente de melhorar a sua competitividade.
Ao mesmo tempo, há fortes sinais de que existe um futuro para o comércio livre. Nos próximos 12 a 18 meses, assistiremos a uma mudança de atitude em relação às taxas, tenho quase a certeza.
Entretanto, segundo a BMW, espera-se uma contínua "situação desafiadora na China", bem como outros obstáculos: a implementação de taxas e "medidas de apoio contínuas para a cadeia de fornecimento".





















Mais uma marca alemã para dar o peido.
Solução fazer tanques e blindados ou é falência total.
Já está mais do que viste que os chineses já ganharam é só uma questão de tempo até a industria automóvel europeia ir toda pelo cano abaixo
@Gonçalo
Não foi por falta de aviso!!!
Indústria automóvel europeia anda à quase 20 anos a inflacionar o preço dos carros, sem que se veja a qualidade a subir – e esbarrem me com os novos sistemas embarcados no forro, a maioria é desnecessária e saturante, tanta luzinha e sinal sonoro por causa de porcaria nenhuma… ainda estes dias vi um VW sempre com o “pin pin pin” apenas porque uma roda tinha menos pressão do que as outras… nao se calava o filho da p***… :@
O povo está farto de dizer o que espera do seu automóvel, mas estes burocratas de Bruxelas continuam a achar se no direito de nos dizer “o que é melhor para nós”… o resultado está à vista!!!
Em 10 anos muitas marcas europeias que conhecemos desde criança, vão desaparecer!!!
E sinceramente acho que nem uma mudança de atitude as pode salvar – o estrago já está feito e não me parece reversível…
… das duas uma: o tal investimento de 800 mil milhões de euros que a “Ursa” quer, que vá para a frente e ponham estas marcas todas a construir chaimites e carros de combate para sobreviverem… porque carrinhos esqueçam!!! Em poucos anos será tudo chinês (tal como os telemóveis), a diferença de preço é abismal e nem as taxas aos produtos chineses os vão salvar… :/
Esqueçam as taxas dos governos, esqueçam as margens de venda, sem consumidores (classe média), não vão conseguir nada.
Nem mais. Sem classe média a economia dá o peido mestre. É a classe média que sustenta tudo, desde os ricos, passando pelo estado e acabando nos malandros.
+1
Mais uma vítima de boicote a juntar-se à Tesla….
A solução dos burocratas em Bruxelas “fazer tanques” será que são eléctricos os tanques?
Vou comprar um se tiver air bags…
Tanques? Tipo Tanques da roupa? Se tiverem air bags também vou querer um
Normal… aumentam o preço e diminuem a qualidade na BMW. A juntar a isto temos cada vez mais construtoras Chineses com qualidade semelhante às ocidentais. Estão à espera do quê? Claro está os Chineses vão comprar o que é Chinês….
Invistam na educação! Façam material escolar, quero ver os iíudos com cadeiras BMW e estantes Mercedes e quem sabe professores IA VW! tudo o resto é queimar dinheiro para nada.
Educação é em casa. Quem quer consegue chegar longe, basta fazer uma coisa de que gostas muito pouco, ou não gostas nada.
Instrução é na escola educação é em todo o lado, os miudos nem alimentação decente têm e ainda vens com conversas que é só querer que se consegue trabalhando, vai dizer aos miúdos e aos país deles que são todos uma cambada de preguiçosos… levas logo. E desde quando o ensino é perfeito? muito longe disso, só filtra apenas uns quantos sortudos endinheirados.
Não são todos preguiçosos, apenas os que são como tu, preguiçosos e vitimistas.
A alimentação nas escolas por regra é boa, deixa de dizer aldrabices e vai ver de trabalho.
20 anos a chular os clientes com baixa qualidade e preços altos e sem qualquer inovação digna desse nome. Normal que agora estejam aflitos, e o mais engraçado é que as pessoas ficam aflitas por eles também. Azar o deles, bem vindos a 2025.
É natural a concorrência das marcas chinesas é cada vez mais forte, e eles sabem fazer bons carros. No entanto, continua a ter lucros fabulosos.
E os últimos modelos são mesmo muito feios, pois eram desenhados para apelar ao consumidor chinês.
Agora vão ter de redesenhar os carros, para apelar aos consumidores fora da China.
BMW é de fugir…
Nunca quis ter nenhum.
Tracção traseira não é para mim…
Já para não falar nas correntes que se partem.
Largueza….
Não sei porquê, mas quem tem eléctricos prefere a tração traseira