Adeus ao Office da Microsoft? Chegou o LibreOffice 25.2, mais rápido e com novidades
Apesar de estarmos muito habituados a ter presente e a usar o Office da Microsoft, há muitas mais soluções, sendo a maioria gratuita e acessível e todos. Isso leva muitos a ponderar abandonar esta solução e procurar outras mais acessíveis. O LibreOffice está quase sempre no topo da lista das escolhas e tem mais um argumento. Chegou o LibreOffice 25.2, rápido, compatível e mais funcionalidades.
Boas notícias, chegou o LibreOffice 25.2
Uma das aplicações essenciais para qualquer computador que será utilizada para trabalho é a suite de produtividade da Microsoft. O Office inclui as aplicações relevantes Word, Excel, PowerPoint e outras. Embora existam alternativas gratuitas no mercado, como as oferecidas pela Google, o LibreOffice tornou-se também uma das mais populares.
Esta proposta, tal como esperado, tem presente todas as alternativas ao Microsoft Office. Falamos de folhas de cálculo, processamento de texto, edição gráfica e muito mais. Pois bem, o LibreOffice acaba de ver chegar a ver atualização 25.2. Esta traz um lote alargado de funcionalidades, melhorias e correções de bugs.
Rápido, compatível e com novas funcionalidades
Talvez a característica mais importante desta atualização seja a capacidade de ler e escrever no Open Document Format for Office Applications (ODF) 1.4, mas obviamente há muito mais. A página oficial lista o grande conjunto de alterações incluídas nesta última atualização.
Outra coisa a notar é que as páginas de ajuda a que pode aceder premindo F1 ou indo diretamente para a ajuda nas opções estão agora disponíveis no modo escuro. Também incluíram melhorias de acessibilidade onde os utilizadores obtêm um controlo mais preciso sobre as animações do sistema e diretamente nas definições.
É hora de dizer adeus ao Office?
Claro que não se fica por aqui e ha mais novidades importantes para os utilizadores. Falamos da ferramenta de revisão e o suporte para outros idiomas que foram melhorados, e os dicionários de verificação ortográfica foram atualizados para vários idiomas, como o inglês.
O LibreOffice 25.2 já está disponível e pode ser instalado por todos os utilizadores que procuram uma alternativa ao Office da Microsoft. Podem descarregar esta nova versão diretamente do site desta proposta, bastando escolher a versão pretendida.
O MS Office é insubstituível para quem faz uso intenso. Alia à simplicidade à integridade.
Ena pá… publicidade a outra coisa que não ao 365… está a ficar cada vez mais rara…
Detalhes à parte, partilho à experiência pessoal:
uso exclusivamente LibreOffice à cerca de 15 anos e serve-me perfeitamente!
A empresa onde trabalho usa-o exclusivamente à 10 anos! Interagimos com outras que usam 365 sem problemas…
Naturalmente, há diferenças! Funcionalidades com nomes diferentes (e colocadas em sítios diferentes) e algumas em falta (porém também tem funcionalidades que não existem no 365…)
Resumidamente nestes anos não senti falta do office da Microsoft e acho que é uma verdadeira alternativa para quem se quiser libertar de amarras!
OnlyOffice, apesar de não usar, é também uma alternativa (que, apesar de ter algumas funções em falta em relação ao LibreOffice – nada de especial, claro – tem alguma compatibilidade adicional com os formatos proprietários da Microsoft)
Só não consigo trabalhar com o libreoffice quando preciso de trabalhar com macro em folhas de cálculo… Não consigo, devo ser eu que não percebo do assunto
Não estou a dizer que o Office não presta….. aliás,para trabalhar com o Excel não há melhor, apenas que existem soluções mais em conta que para muito utilizador chega e sobra já que nunca chegam a tirar partido a fundo do Excel.
Com a descrição que o João postou acima, descreve a essência do histórico. Na empresa e pessoalmente usei o Open Office desde o início de 2000, acabando por mudar para o LibreOfice quando o anterior deixou de ter atualizações. Com exceção de 2 funcionários com necessidades mais definidas, todos usaram o OpenOffice e migraram para o LibreOfice. Nunca entendi os utilizadores usarem o MSOffice, mesmo em versões piratas…
Experimentem fazer funcionar Active Directory em rede e substituir o Outlook com essa treta.