Google complica a autenticação, mas traz mais segurança às contas
A Google tem procurado nos últimos anos simplificar os processos de autenticação nas contas. Quer tornar simples este passo, para assim os utilizadores não terem complicações. Infelizmente, agora a Google reverte o processo e traz mais uma verificação. Pode parecer algo mais complicado, mas garante muito mais segurança aos utilizadores.
Google complica a autenticação
Ao navegar na Internet, os utilizadores por vezes precisam de alternar as contas Google de um serviço para outro. O mesmo acontece a quem troca de smartphone, que terá de ver uma mensagem a confirmar a sua identidade ao tentar iniciar sessão.
Até agora, esta janela pop-up costumava ser bastante simples, e os utilizadores apenas necessitavam de escolher diretamente a resposta. Bastava selecionar “sim, sou eu” ou “não”. A Google quer mudar este processo simples e aumentar a complexidade, para assim garantir mais segurança e a proteção de todos.
Para isso, passa a ser necessário completar um passo adicional, que os utilizadores não podem contornar ou negar. Isso foi detetado na versão preliminar do Google Play Services, onde se pode ver que deixa de ser suficiente premir o botão “sim, sou eu” na mensagem “está a tentar iniciar sessão?”. Além disso, a autenticação de dois fatores é automaticamente ativada.
2FA traz mais segurança às contas
Ou seja, além de carregar no botão correspondente para confirmar quem é, o sistema vai também pedir a impressão digital, desbloqueio facial ou um PIN para continuar. Aparentemente, estará também a possibilidade de escolher outros métodos de autenticação, como chaves de acesso ou aplicações de autenticação específicas.
Este será mais um passo a partir de agora, embora se, por exemplo, introduzir um PIN, demorará apenas mais alguns segundos. Isto será implementado inicialmente no Android, mas parece que também chegará às contas da Google no iOS, pelo que os utilizadores poderão começar a ver esta mudança em breve.
Apesar de ser um passo adicional para os utilizadores poderem autenticar-se nas contas Google, este acaba por ter muitas vantagens. A segurança é mais elevada e assim os níveis de proteção ficam garantidamente mais altos, com benefícios óbvios para todos.
Uma coisa que está muito mal feita no Gmail, é o facto de eu por vezes entrar num outro dispositivo e pede-me para confirmar que sou eu, mas dá a hipótese de confirmar apenas inserindo o meu número de telemóvel, sem confirmar nada. Um burlão que apanhe as credenciais de alguém, facilmente também sabe o número de telefone…
Mas eu tenho sempre que confirmar que sou eu, mas no meu próprio telemóvel!
Várias vezes após o login, pede verificação, e existem várias formas, desde chamada de voz, mensagem de texto, e também para confirmar o número de telefone, e basta inserir o mesmo e deixa avançar sem mais nada. Claro que no telefone recebo um aviso de entrada, mas se alguém entrar, já é tarde.