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Surpresa: um em cada quatro Tesla Model 3 não passa na inspeção

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Jakim+Zé says:

    Aguardando o ponto de vista do J L …

    • BurroFuiEuQueEstudei says:

      Eu falo por ele:
      “Uma coisa é clara: a política de manutenção da Tesla não contribui para que estes carros passem satisfatoriamente a inspeção. Em 2019, a marca de Elon Musk eliminou os intervalos de manutenção periódica dos seus carros, algo que outros fabricantes não se atreveriam a fazer e que pode estar na origem desses problemas de fiabilidade que agora começam a surgir.”

    • LOL says:

      já lhe sinto o cheiro

    • JL says:

      Eu não venho inventar quando a noticia é má ou boa.

      São factos, o meu tem 11 anos e nunca chumbou numa inspeção.

      • Mário says:

        É por isso é que me f***ram recentemente. Comprei um carro usado com inspeção a 4 de Outubro e ainda não saiu da oficina. 2 cintos rebentados, 1 airbag rebentado, ESP avariado, coluna de direção com folga, pneus com medidas proibidas no carro. Já não falo noutros problemas que não são obrigatórios na inspeção. Pergunto-me como passam o carro na inspeção?!

        • JL says:

          Eu disse, não venho para aqui inventar.

        • orelhas says:

          pergunto-me é como é que alguém compra um carro assim? comprou sem ver o carro?

          • Mário says:

            Vi o carro ao final do dia e testei. O carro trata-se de um Mercedes a200 de 2006, o display mostra alguns erros com o carro, no entanto os Mercedes dessa época tem por defeito o display desvanecer, pelo que não vês grande detalhes… O vendedor disse que apenas precisava de 2 sensores e que o mecânico da Mercedes não ficaria acima dos 150€. Os cintos só consegues ver com máquina de diagnóstico, o airbag é o do banco do passageiro, não se de facilmente pois fica dentro de uma “tampa” que tinham selado. O ESP igualmente, apenas com máquina de diagnóstico…. E por aí adiante. Já vou com mais de 2.500€ em pecas e mecânico e ainda vai continuar por lá…

        • há cada gajo says:

          Comprar um carro em 2ª mão (3º, 4º 5º …?) com 19 anos só porque é Mercedes… ? É de uma grande falta de tato.

          • Hugo says:

            Não sejas totó.
            Há que saber o que compras e obviamente ter a sorte de não haverem “segredos” mas não faltam por aí é bons negócios.
            Fia-te antes nos semi novos a preço de quase novos…vindos de leasings…todos estoirados. Com sorte não tiveram sinistros lol

          • Mário says:

            Não amigo, quero que se lixe a Mercedes, era um carro que estava. É uma longa história. No fundo o carro estava com bom aspecto (porque tinha sido acidentado e pintado etc…) e o tinha um orçamento para gastar, entre o que apareceu parecia ser uma boa opção. Mas como disse uma longa história. O meu post é relativo a “passarem” carros na inspecção com estas falhas. Ja me aconselharam a apresentar queixa ao centro de inspeção

          • Ricardo says:

            e depois vem queixar-se como se tivesse comprado um testa com 5 anos…

          • Mário says:

            Resumindo a minha história. Necessitava de fazer uma revisão a fundo no meu Mazda (correia…) e nenhuma oficina que fui tinha tempo (isto em Julho) de momento, uma vez que não queria andar com o carro assim ou com carros de familiares, procurei um carro barato (até uns 4.5k), encontrei um num stand no Porto com poucos km, garantia de 18meses e bem conservado, no dia que fui para o ir buscar, o vendedor tinha acabado de o vender, procurei um semelhante. Encontrei um de privado… Levei a banhada, já vou com mais de 2.500€ em pecas e mão de obra e ainda não saiu da oficina…. Próximos passos caixa de direção, ar condicionado, talvez centralina… Etc… O mais caricato é que 3 semanas depois estava um semelhante (b200 com muitos mais extras) perto onde moro por 2.500€, acabei por o comprar está sem problemas. Agora tenho esse cancro para resolver.

      • Anung says:

        Tenho um com mais de 20 e centenas de milhares de quilometros e também nunca chumbou.

        • JL says:

          Exato, passa apenas pelo cuidado.

          • Hugo says:

            Qual cuidado? Alguém que teve 40 carros dos quais 39 tiveram fim de vida nas tuas mão não me parece a pessoa indicada para falar nesse assunto. (acho que eram estes os números)
            Já tiveste 40 carros e tens um tesla há 11? Claro que não andas aqui a mentir… é a tua verdade LOLOLOL

          • JL says:

            E quem lhe disse que era eu que andava com todos ?

            Quem disse que andava como 1 Tesla há 11 anos ?

            Muito você gosta de inventar.

          • Anung says:

            O JL mentir? Nunca.

            @Hugo, um pouco de compreensão e tolerância da tua parte era bem vinda. Como deves compreender a mitomania é uma condição, não uma escolha.
            JL, o povo está contigo.

          • Hugo says:

            Ah ok… tem 11 anos de idade. Sendo assim acredito em tudo o resto 🙂

          • Hugo says:

            Mesmo que andasses só com 20 deles não acreditaria…a menos que tenhas 80 anos….e mesmo assim…arrasaste bem ou fizeste maus negócios à força toda.

          • JL says:

            Então eu menti onde ? A sério que não conseguem ser homens e assumir a palavra ?

          • JL says:

            Ninguém está a querer que acredite, é a sua opinião, faça um quadro com ela.

            Lá chegarei.

      • Yamahia says:

        O seu Tesla é fruto da sua imaginação!

      • ZERTO says:

        Em portugal raro é o carro que não passa na inspecção. A última inspeção que fui passei lá por.ser o último dia e depois foi trocar pastilhas e discos porque já estava a travar ferro com ferro e sem luzes de stop atrás e passou sem advertências.

        Inspeções em portugal não são exemplo para ninguém.

      • 2 dedos de testa says:

        parabéns

  2. Manuel da Rocha says:

    É normal. Se não há inspecções, carros que muito andam exigem correcções. Se os model 3 não precisam de ir verificar os alinhamentos, natural que falhem, aquando da inspecção. O mesmo para as luzes.

  3. Rui B. says:

    Sim como se as manutenções não fossem só mudar filtros e líquidos… Estou mesmo a ver fazerem manutenções a componentes elétricos etc..

    • rui says:

      Todos os problemas apontados são mecanicos, travões, eixos, rodas e opticas…

    • says:

      Olha que não , olha que Não !!!

      Placa matricula partida / rachada

      travões com ABS avariado que leva a travar parcialmente

      farois a ficar mais amarelados

      ETC… (aqui é colocado tudo o demais que leva a chumbo)

      Cumprimentos

  4. Bryan says:

    Os Teslas não obrigam os proprietários a fazer manutenção como outras marcas por isso isto acontece. A manutenção nos Teslas fica ao critério de cada um. Isto nada tem a ver com fiabilidade. Perguntem aos condutores dos TVDE dos Teslas se não são fiáveis. O Model 3 e o Y são dos elétricos mais fiáveis do mercado.

  5. Bryan says:

    Isto não são problema de fiabilidade. A direção desalinhada ou a troca dos travões ou amortecedores não tem a ver com fiabilidade. São coisas que têm de se mudar de x em x tempo.

  6. Rui Carriço says:

    Mas surpresa para quem mesmo?

    • luisa says:

      A cena dos travões não é surpresa! Afinal de contas andas quase 1 ano sem usar os travões mecanicos. O carro maioritariamente só trava com o motor. Quem compra o model 3 até costuma fazer manutenção aos travões mecanicos por causa disto mesmo, mas nao passa de limpeza e lubrificação de algumas partes.
      A cena dos faróis e eixos essa para mim é novidade… gostava de saber o motivo dos problemas.

    • Bryan says:

      Você acha que um carro sem manutenção passa na inspecção?

      • Inculto says:

        Tenho um Alfa comprado novo em 2011 já troquei 3 kits completos de distribuição e as 4 pastilhas 2x os pneus umas 6… E quase 300mil km depois ainda xoma embraiagem de origem passou sempre… O problema dos carros é sempre entre o assento e o volante…

  7. PTO says:

    Mais um recorde para o Moskas, conseguiu que 25% dos Teslas M3 tenham a fiabilidade de um carrinho de rolamentos. 🙂 🙂 🙂

  8. Yamahia says:

    Eu já tinha alertado para isto em Abril do ano passado, mas o @JL disse que isso era defeito do mecânico.
    Vou apenas transcrever aquela parte em que não é preciso esperar 4 anos. Essas latas quando saem do stand ficam logo todas escangalhadas:
    “Se quiser conferir com imagens veja este vídeo tb com a máxima atenção, se é que tem interesse em perceber s poucos escrúpulos da empresa
    https://youtu.be/QfEpOntNTUs?si=rXH3FqUhOQHUijHg
    Um carro com meses e 7000 kms já a babar óleo do motor, suspensões mal apertadas e mal alinhadas braços e triângulos principalmente, colocando em perigo ocupantes e restantes utentes da via, faróis de plástico ranhoso, falta de tinta ou tinta insuficiente em diversos painéis etc”
    “https://pplware.sapo.pt/motores/estudo-carros-eletricos-ajudam-a-poupar-milhares-de-milhoes-ate-para-quem-nao-os-usa/comment-page-1/#comment-3413603
    É com surpresa que hoje constato que meio mundo que aqui comenta/lê ainda fique chocado com a informação presente no artigo e tente arranjar justificações que não cabem na cabeça de um tinhoso.

    • JL says:

      Lá está, tentou fazer sensacionalismo, é igual ao autor do vídeo, se tivesse lido tinha poupado muito tempo.

      Leia o artigo.

      • Yamahia says:

        Pois, lá está. Está lá que os carros tesla ao fim de 7000 kms já estão despachados e representam um perigo para os próprios e para restantes utentes das vias!
        Não deve ser por acaso que são os que têm maior índice de acidentes e mortes. O problema é o potencial para levarem inocentes por arrasto!

        • JL says:

          Estão despachados ? Pelo pseudomecanico que não encontrou defeito nenhum mas encontrou todos ?

          Têm acidentes não é por isso, é por andarem a dormir ao volante.

          • Yamahia says:

            De pseudo é q ele não tem nada e os defeitos referidos são bem visíveis nomeadamente no q toca aos elementos da suspensão e faróis ranhosos. Bem como o motor a babar óleo.
            Só vc é q não quer ver ate pq são já várias os relatos. Este mecânico apenas teve a paciência de mostar pq.
            E no highland não melhoram nada como prometido.
            https://youtu.be/NpdXarZRJ3Y?si=ZcOuqLJFPMEt-0k5
            Chego a ter pena das pessoas q acreditam nesta empresa. Qd me cruzo com algum, lamento sempre por eles devido ao barrete q enfiaram.

          • JL says:

            Tem tudo, nem sabe meter um carro no elevador.

            É como essa do motor s babar óleo onde não se vê óleo. Loooool

            Se não tivesse essa paciência, tal como a falar mal dos a combustão, não tinha visualizações, é assim que consegue tantas, como dá outra manifestação onde perguntou se era um motor de mota. Lool

            Do barrete ? Ou da dor de cotovelo, presumo que alguns já o deixaram para trás e ficou todo corroído. Loooooool

          • Yamahia says:

            “É como essa do motor s babar óleo onde não se vê óleo. Loooool”
            Eu vi. Se vc não viu é zarolho!

          • JL says:

            Nem você, viu lá uma humidade.

          • Yamahia says:

            Tome lá a partir do minuto 30:45
            https://youtu.be/QfEpOntNTUs?si=jvu0SptoEZYN1gmV
            Aproveit e reveja a “mierda” que são esses carros e por isso chumbam tanto na 1ª inspecção.

          • JL says:

            Então ? Que cor é o óleo ?

            Se está a babar porque ele não respeita as leis da física e a gravidade e não vem para o ponto mais baixo da coisa ?

  9. Margarida says:

    Ora andou tanta gente a dizer que os Ucrânianos mereciam a “liberdade deles”, e agora a a Gronelândia acha que também merece…daqui ha uns tempos é os Açores e a Madeira, a Catalunha e os Galegos aos anos que pedem.

    O Trump estava a ver tudo e ria-se, anda a dizer agora que quer a Gronelândia, o musk quer a afd na alemanha.. agora os carros do musk, começam a falhar as inspeções, ora pois está claro.

    Daqui ha uns tempos quando os Açores ou Madeira resolverem fazer o mesmo, pois os sistemas operativos Americanos começam a ter problemas de fiabilidade e é urgente mudar, os tesla vão ser um horror a nivel de segurança..

  10. Nuno says:

    Dacia Logan…

  11. TRON says:

    Uma coisa é certa, vou ter que levar o meu a uma revisão, isto de ir à “oficina” fazer verificações é quase uma miragem nestes carros, o pessoal esquece-se:
    Verificar o estado do líquido dos travões a cada 4 anos (substituir, se necessário)*.
    Veículos fabricados antes de, aproximadamente, 2021: Substituir o saco do dessecante do A/C a cada 6 anos.
    Substituir o filtro de ar do habitáculo a cada 2 anos (ou anualmente na China).
    Limpar e lubrificar as pinças dos travões anualmente ou a cada 12 500 milhas (20 000 km) se morar em locais em que é recorrente a libertação de sal nas estradas.
    E assim se resume um tesla, o pessoal esquece e depois andam muitos por ai com problemas.

  12. Anung says:

    O lixo a que o JL gosta de chamar ouro 🙂

  13. buildtheirdreams says:

    oihh oihyyy, pronto a comprar, se for adequado á sua utilização, evitar esses e peugeot 3xxx e 5xxx, quem tiver carteira vá Polestar mesmo em frio aquilo consegue render

  14. Vitor Ferreira says:

    Como alguém pode acreditar que peças em movimento não precisam de manutenção? Algum carro ou outra coisa qualquer análoga dispensa manutenção? Está tudo louco? É claro que é necessário manutenção! Comprar Teslas em 2ª mão é uma aventura dispendiosa, caso não façam a manutenção necessária. Todas as outras marcas fazem manutenção, porque ela é realmente necessária, poderá haver aproveitamento de algumas marcas não querendo perder o “sustento” dado pela combustão, mas dizer que um carro elétrico não precisa de manutenção é uma completa estupidez e desafiar as leis da física. Só “engenheiros”…

  15. 2 dedos de testa says:

    A Tesla já revela falta de qualidade faz tempo, sim existem diversos exemplos e factos, não adianta inventar,erros crassos, a I dustria automóvel não inventada nesta década, mas sim à mais tempo.

    Não aprendem? enfim, há liberdade cada um compra se quer, a informação existe e está disponível.

    força nisso

  16. Tiago says:

    “A Tesla afirma que o Model 3 passou por uma grande atualização em 2021 (conhecida como Highland)” – em 2023, não em 2021.

    • Vítor M. says:

      Não. A Tesla referiu que este novo Model 3, inicialmente com o nome de código “Project Highland” começou a ser desenvolvido em 2021. Aliás, há rumores e notícias já em 2022 sobre muitas particularidades do carro. A Reuters publicou um artigo a 28 de novembro de 2022, detalhando o projeto e as suas possíveis atualizações. O anúncio oficial fou então em setembro de 2023.

  17. André says:

    Calma malta.
    Se o Musk fosse apoiar o Biden, os Tesla já passavam na inspeção.
    Mesmo que não passassem , abafavam o caso

  18. Alb. says:

    Não gostando da Tesla nem de EV’s no geral, tenho de concordar que a partir do momento que um carro não precisa de uma revisão anual, é normal que ocorram problemas na Inspecção. Problemas esses que, secalhar, teriam sido vistos previamente aquando da revisão …Por isso talvez essa estatistica seja um pouco questionável o_O

  19. JL says:

    Pensava que era nos centros IPO portugueses, o que não era de admirar.

  20. Zé da Quinta says:

    Certamente que as IPO na Dinamarca serão mais rigorosas do que por terras Lusas. Há uns anos passou uma reportagem num qualquer canal generalista em que era referido que para se efetuar uma IPO séria seriam necessários uns bons 30 a 40 minutos, mas a realidade é que não demora mais de 10…se as IPO por cá fossem mais rigorosas, é bem provável que uns bons milhares de viaturas fossem reprovados.

  21. Tesla says:

    É só dizerem o motivo… Falta de uso dos travões, que depois não têm eficácia, ainda mais nesses países

  22. Cláudio says:

    Ainda bem que não comprei nenhum, pois há uns meses pensei em comprar um.
    Vim a saber de coisas da Tesla que não me agradou.
    Se formos a ver bem os que ardem nunca são marcas alemãs ou Japonesas ou Francesas, sao sempre os Teslas, por algum motivo é!
    Pedirem 40 mil euros por um carro que depois não tem fiabilidade, mais vale ficar me pelo meu Nissan Juke que nunca me deu problemas.
    Carros são o pior negócio que se pode fazer, perde-se sempre dinheiro. Sejam eles de marcas Alemãs ou Chinesas, ao fim de 3 anos já ele vale menos de metade do preço.

    • JL says:

      Sempre ? Há quantos anos não arde um em Portugal ?

      • Yamahia says:

        Ainda há dias foi um camião deles.
        No prior Velho tb foi um Tesla, embora os padres tenham abafado a coisa e mandado dizer que foi um relé de um Mercedes com 23 anos.
        Ficámos a saber que os relés são autónomos e accionam com a ignição desligada! Todos os dias se aprende!

        • JL says:

          Há quantos meses foi ?

          Não no Prior Velho foi um Mercedes, embora os padres quisessem que fosse um tesla, até porque mercedes de 23 anos não têm relés. LOOOL

          Ficamos a saber que há quem não saiba o que é um relé.

          • Yamahia says:

            Houve gente que viu @JL
            Por aqui se vê a máfia que grassa na narrativa elektra.

          • JL says:

            Foi ? Os gajos da CM ? Certo ? Onde todas as vezes que vêem um carro a arder é um eléctrico ? Loooool

            Sim, por aqui se vê a máfia, sempre a tentar meter as culpas no eléctrico, eles até se babam de óleo que não se vê. Loooool

          • Yamahia says:

            Por acaso, foi a esgadelhada da TVI que tinha acabado de falar com as testemunhas. É verdadeiramente preocupante o despudor com que, posteriormente, se adulteram as informações para favorecer a narrativa elektra promovida por governos completamente alucinados.

          • JL says:

            Foi ? Então mostre lá as testemunhas a dizer que foi um Tesla ?

            É preocupante sim, basta ver os seus posts por aqui.

          • Yamahia says:

            Mais um órgão de comunicação a informar que foi um elektro da marca Tesla (SIC).
            Ver a partir do minuto 2:15
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrb1bt6MvPsVMhU-G_A?e=pFBhFz
            Para vir dias depois a narrativa elektra dizer a causa foi um relé do tamanho da cabeça de um dedo ou até do tamanho de uma unha que encontrou dias depois no meio do emaranhado de cinzas revoltadas pela água e pelo vento.
            E foi possível analisar o relé pq milagrosamente queimou tudo à volta mas não foi queimado.

          • JL says:

            Informação essa que viu na reportagem da cm.

            Enfim, mais suposições que afinal não se confirmaram.

          • JL says:

            Vai dizer que as pessoas que fazem perícias a incêndios não sabem o que fazem? Mas você sabe. Looool

          • Yamahia says:

            Olhe, nem todos andamos a comer gelados com a testa, sim?
            Os únicos relés que ficam activos com a ignição desligada (fecho centralizado, alarme etc) são fracos e incapazes de pegar fogo a uma mosca qt mais a um carro. Além disso estão protegidos por fusíveis.
            Podiam arranjar uma desculpa melhor, mas para eles, desde q a maioria acredite e continue a comprar elektros para cumprir a agenda, tass bem.

            Qt à CS não foi a CM que testemunhou à SIC e à TVI/CNN. Aliás nem se podem ver à frente.
            Por acaso já não encontro o directo da esgadelhada, mas ela chegou à fala com as testemunhas que relataram que foi um Tesla que estava à carga. Tentaram apagar mas tiveram que fugir.

        • JL says:

          E onde disseram que o rele ficou ativo ?

          Tem a certeza que sabe o que é um relé e como funciona ?

          Sabe quantas dezenas de fios existem num carro ? Que podem ter rompido ou danificados por roedores e ter acionado algum relé?

          Espere espere, não foi você que disse que a idade nos eléctricos trazia mais problemas de incêndio?

          Até aposto que se fosse um relé num eléctrico já acreditava.

          • Yamahia says:

            Quanto aos relés de alta potência (motor de arranque, ignição, etc.) que possam travar na posição ‘ligado’, mais depressa descarregam a bateria do que pegam fogo ao carro. Ou seja, a bateria vai-se antes dos cabos sobreaquecerem. Ou deixaram o motor do Mercedes a trabalhar dias a fio para que não faltasse bateria?

          • JL says:

            Se ele travar sem dar ligação ao motor de arranque, é fogo garantido.

            Então os problemas e fogos causados por parte eléctrica nos carros simplesmente não existe para si, já que a bateria descarrega antes.

            Pronto, mais uma conclusão que depois não convém noutros temas. LOOOL

          • Yamahia says:

            Quem disse que não existe risco de incêndio e que os combustão não ardem????
            O risco existe quando os motores estão a trabalhar! Porque o alternador carrega a bateria.
            Com o carro desligado, se um relé fica travado na posição “ligado”, o cenário mais provável é que a bateria descarregue antes que o calor seja suficiente para causar um incêndio.
            Foi isto que foi dito. Não baralhe!

          • JL says:

            E sabe se o carro esteve a trabalhar antes ?

            Então quantos consome um relé e quanto dura a bateria a alimenta-lo ?

            Contas simples, um relé automotivo tem uma normalmente 1.5 a 1.7 watts, ora se a bateria de um carro anda pelos 40 a 80 ah, que são cerca de 700 wh, quer dizer que dura para 720 / 1.7 = 423 horas ou seja 17 dias.

          • Yamahia says:

            Esses são os tais relés que nem consegue queimar uma mosca quanto mais incendiar um carro (fecho centralizado, alarme etc)
            Já se o relé do motor de arranque ficar travado, descarrega-lhe a bateria em 12 minutos (consome 300A ou mais).
            E se o relé da ignição ficar travado, consome a bateria em 3horas. (20A ou mais dependendo do sistema, centralina etc)

          • JL says:

            Como sabe que não consegue ?

            Tem a certeza que sabe o que é um relé ?

            Um relé consome 300A? Desde quando ?

            E esses 300A vão para onde ?

            Então afinal pode incendiar ? É que 300A de consumo aplicados a nada são apenas calor libertado, nem 10 segundos demora a fazer fumo.

          • Yamahia says:

            Novamente. Se o relé do motor de arranque ficar travado na posição de ligado. Vc pára o carro, vai ao café e qd chegar já não tem bateria para dar ao motor de arranque.
            Esses são o tipo de relés com potencial para aquecer a fiação ao ponto de provocar um incêndio caso a bateria de 12 volts fosse infinita. Como a bateria é finita, esse cenário só é possível com o carro em andamento.
            Custa muito entender?
            Acha muito os 300A? Experimente, num carro q por qq motivo não esteja a pegar, estar a dar ao motor de arranque durante os tais 12 minutos e vai ver o q acontece.

            Mas mesmo em andamento, é difícil acontecer o cenário do incêndio por causa de um relé deste tipo. Na vdd temos o fusível que perante um curto-circuito/aquecimento vai queimar e cortar a passagem de corrente impedindo o aquecimento e consequente incêndio.
            Portanto, mesmo em andamento, o risco de incêndio por causa de um relé destes só vai ser muito alto caso o circuito eléctrico tenha sido aldrabado numa qq oficina de vão de escada.

          • JL says:

            Então mas o que está a consumir essa energia ? É o vizinho que foi andar com o carro ?

            Como já vimos é finita mas com tempo suficiente para muita coisa.

            O que custa a entender é para onde vão esses 300 Amperes contínuos, se não estão a ser usados em nada que esteja a produzir movimento, logo a alternativa é produzir calor, e agora imagine o que o calor faz ?

            Mas ele estava em andamento ?

            Um fusível onde ? tem algum fusível de 300Amperes no carro ? e como estavam os fusíveis num carro com 22 anos ? provavelmente até alguns estavam trocados ou com estanho da cozinha.

          • Yamahia says:

            Um relé num automóvel é um interruptor eletromagnético. No caso do relé do motor de arranque, se este travar na posição ligado vai sempre deixar passar continuamente a corrente necessária ao accionamento do motor de arranque. Pode diminuir um pouco logo que o motor pegue por via do recuo do pinhão mas vai sempre consumir de forma significativo, causando sobreaquecimento e possíveis danos no sistema eléctrico do carro. Daí fusíveis mais fortes ou mesmo, nalguns modelos, disjuntores que fazem o mesmo para prevenir os danos.
            Portanto terão que se verificar uma série de trapalhadas para que um relé dos potentes (e só estes é que têm esse potencial de aquecimento) sejam a causa de um incêndio num automóvel em andamento.
            Estando o carro com o motor parado, é muito pouco provável, diria mesmo impossível que um relé mesmo dos mais potentes seja a causa do incêndio.
            Já vi malta a dar ao motor de arranque até esgotar a bateria e nada de anormal aconteceu. Nem aquecimento e muito menos fumos perceptíveis.
            Portanto, com o motor parado, a bateria esgota antes do aquecimento.

            assim só com o motor a trabalhar e o alternador a carregar a bateria. De contrário a bateria descarrega antes que haja um aquecimento significativo.

          • JL says:

            Fusiveis mais fortes ? a alimentação da bobine de chamada e motor de arranque têm algum fusível ? só se for em carros novos e apenas quando batem, chama-se fusível pirotécnico, sim isso não é particularidade dos elétricos.

            Relé dos potentes ? é um relé normal, além disso eles indicam a causa, não o que abrangeu.

            Pois já viu, mas se o motor a combustão rodar, existe dissipação de energia, se ele ficar preso devido estar engatado, pode querer que alguma coisa vai arder, já que a única dissipação de energia que existe é nos cabos e no motor de arranque, vai aquecer e arder.

            Antes pelo contrário, a bateria esgota em aquecimento, porque não existe outro tipo de energia dissipada, logo incêndio certo.

            Sim, descarrega, e são 750 wh que vão ser descarregados em forma de calor, o suficiente para muita coisa.

            Como vê faz todo o sentido o que aconteceu.

          • JL says:

            Até ardem quando estão ou a acabados de abastecer:

            https://fb.watch/xtSGODK8Tk/

          • Nuno says:

            Quando o JL chama relé normal ao solenoide de um motor de arranque explica logo o porquê de estar tão enganado e mentir constantemente…
            Uma relé normal derretia se estivesse ligada ao motor de arranque por meio segundo…

          • JL says:

            Onde chamei relé à bobine ou solenoide do motor de arranque ? existe sim um relé antes dela.

            Onde menti diga lá ?

            Quem falou num relé ligado ao motor de arranque ?

            Já agora a bobine de chamada do motor de arranque também é um relé, dentro dela e no fim de ligar, 2 contactos são fechados para ligar o motor de arranque.

          • JL says:

            Tem aqui um documento com boa informação para se cultivar, é que só negar não o leva a lado nenhum.

            http://ave.dee.isep.ipp.pt/~mjf/PubDid/SistemaArranque.pdf

          • Nuno says:

            Ainda bem que há um trabalho de uns alunos a falar da solenoide.
            Podemos ao menos confirmar que são solenoides e não relés normais…

          • JL says:

            Não viu lá o relé normal ? Estranho, e o próprio solenoide é um rele gigante, é ele que liga a corrente para o motor de arranque, senão o mesmo estava sempre a trabalhar.

          • Nuno says:

            Acabaste de falar em 2 relés diferentes e a um chamas normal e a outro gigante.
            Está portanto provado que o relé gigante não é normal…

          • JL says:

            Falei do que aparece ai nesse trabalho.

            Nem eu disse que era um relé normal, tem um relé normal que faz ligar a bobine do solenoide e este último faz ligar a corrente do motor de arranque, como é em todos os carros.

          • Yamahia says:

            Xii onde isto já vai. Daqui nada mete ai a mecânica toda.
            Olhe concentre-se em 3 pontos:
            1-Se o relé do motor de arranque travar na pos. ligado fica sem bateria em 12 minutos (já explicado)

            2- Se o relé da ignição travar na pos. ligado fica sem bateria em 3 horas( explicando, pode experimentar deixar a ignição ignição ligada e cronometrar o tempo)

            3-Em nenhum dos casos é possível haver incêndio pq a bateria vai-se antes que a cablagem aqueça ao ponto de provocar um incêndio.

            Aquela do carro so Facebook era para quê? Foi uma ponta de cigarro?
            Preocupe-se com coisas que realmente merecem preocupação:
            https://freebeacon.com/california/burning-eyes-breathing-problems-and-rashes-residents-claim-californias-lithium-battery-fire-made-them-sick-officials-deny-the-health-risks/

          • JL says:

            Ui, 12 minutos é muito pouco tempo para haver incêndio.

            3 horas também é pouco tempo para provocar incêndio, isto porque é um carro a combustão.

            3- ora aí está, 3 horas não chega para os cabos aquecerem, e 12 minutos muito menos, então a energia dos 720wh não chega para aquecer nada. Looooooool, isto claro porque é um carro a combustão.

            Mas uma ponta de cigarro já chega para incendiar tudo.

            E claro, os incêndios que tenham a ver com eléctricos, esses sim, já tem todos os problemas do mundo, mesmo que estejam do outro lado planeta.

          • JL says:

            Você não vê que essa notícia é mentira, não existem fábricas de baterias fora da China. Loooool

            Sempre ao sabor do vento.

          • Yamahia says:

            “3 horas também é pouco tempo para provocar incêndio, isto porque é um carro a combustão.”
            Por acaso já deixei a ignição ligada e fui-me embora.
            Qd cheguei não tinha bateria e estava bem fresco 😛 Só isso. Foi dar cabos e tá andar.

            Aquilo não é uma fábrica. Aquilo é um parque de estacionárias e já é a 4ª vez que esse parque vai à vida desde 2014.
            Esse é o maior parque do género do mundo e alimenta o sonho maluco do governador da Califórnia verdusko da treta que mete de uma assentada 150mil moradores das redondezas a fugir da sua terra devido a problemas na pele, olhos, garganta, gengivas e sabe-se lá com que consequências futuras etc, causados pelos ácidos venenosos das baterias.
            A Tesla é o principal fornecedor dessas baterias.
            Claro q não é só na China que se fabricam baterias. Mas independentemente do local, todas têm um denominador comum na produção :
            -Electricidade intensiva em carvão.

          • JL says:

            Então e depois ? Se fosse com combustível não tinha havido 4 vez.

            Agora está na hora de fazerem os poluidores pagarem, já que parece que são os culpados destes incêndios.

          • Yamahia says:

            Poluidores =fazedores de baterias.
            De acordo!

          • Vítor M. says:

            Extração de petróleo é limpo, certo? 😀

            “Diz o roto ao nu”

          • JL says:

            Claro que é limpo, até contribui para o ciclo da água. LOOOOOL

          • Yamahia says:

            @Vitor
            Tanto ou menos que os combustíveis necessários à geração de electricidade, percentualmente falando.

            Já um depósito de um carro a combustão têm impacto residual no meio ambiente e dura a vida do carro.
            Já das baterias, os depósitos dos elektros, não se pode dizer o mesmo.

            Uma dúvida que me assalta é, imaginando que acabavam com os combustíveis rodoviários, onde iríamos ir buscar os restantes derivados do petróleo essenciais à civilização moderna.:
            -Querosene (inclui combustível de aviação)
            -Fuelóleo (navios e geração de eletricidade)
            -GLP (butano e propano)
            – Lubrificantes
            – Parafinas (velas, ceras)
            – Betume (asfalto)
            – Nafta (matéria-prima petroquímica)
            – Solventes industriais (tintas e vernizes)
            – Plásticos (PE, PP, PVC)
            – Fibras sintéticas (poliéster, nylon)
            – Resinas e borrachas sintéticas
            -Produtos farmacêuticos
            – Produtos químicos para cosméticos
            – Tintas e adesivos

            Iríamos prescindir destes produtos ou continuaríamos a refinar petróleo para continuar a obtê-lo?
            Nesse caso, o que faríamos com os produtos residuais gasóleo e fasolina. Iríamos voltar ao antigamente e com fizeram durante muitos anos ao gasoleo, incenera-los, descartá-los no mar, rios e aterros?

          • Vítor M. says:

            Não inventes nem mintas 😉 mania da espertalhice.

          • Vítor M. says:

            Não inventes nem mintas 😉 mania da espertalhice.

          • Yamahia says:

            @JL É verdade. Nunca duvide, à partida, de uma ciência que desconhece.
            A maior parte dos gases de escape é azoto devolvido à atmosfera ≈75%. De seguida, surge o vapor de água resultante da combustão, uma vez que a gasolina (C8H18) ou o gasóleo reagem com o oxigénio (O₂), formando água (H₂O), que representa cerca de 15%. Essa água é vida pois vai entrar no ciclo da água e é pura.
            Depois vem o amaldiçoado CO₂ que também é vida mas que nos querem fazer crer que é o pior veneno à face da terra.

          • JL says:

            Não devia ser por essas razões que devia ser poupado em vez de ser queimado em motores que apenas produzem calor e têm um efeito secundário que é aproveitar 30% desse calor para produzir movimento?

          • Yamahia says:

            E queimá-los numa refinaria para gerar electricidade ia ser diferente em quê ?
            Além de que depois ainda ia adicionar mais perdas com o transporte, distribuição e carregamentos.
            Isso sim, é desperdício e não faz sentido nenhum.
            Alem de que gerar no próprio local como um motor, sempre dá para aproveitar o calor para se aquecer e bem nos dias de inverno.

          • JL says:

            Para já é muito mais eficiente, e além disso é muito mais controlado, mas nem é preciso isso.

            Perdas com o transporte tem essa parte, ou os camiões que o transportam são eléctricos ? Fora a parte da evaporação.

            Ena, até aproveitam calor. Looooool

          • Yamahia says:

            Nunca ouviu falar em chauffage? Este maravilhoso dispositivo de aquecimento dos carros, sem custo? Bem sei que é mais um item onde os elektros ficam a ver navios. Para se aquecerem ou levam casacos e cobertores ou ficam a meio do caminho!

          • JL says:

            Tem custo pois, e sai mais caro que fazer KMS, são os tais 70% que ele desperdiça sempre.

          • Yamahia says:

            O mesmo que desperdiça numa termoelétrica com a agravante do calor perdido na termoelétrica vc não tem como o aproveitar em seu benefício e dos desperdícios adicionais no transporte, distribuição e carregamentos.
            É preciso estar sempre a repetir a mesma coisa?

          • JL says:

            Errou outra vez, já se esqueceu que as centrais funcionam com vapor ? Que são os motores mais eficientes que existem.

            As termoeléctricas ate aproveitam esse calor para as pessoas tomarem banho, porque não faz isso ?

            Livrava-se da EDP, tinha um gerador e calor que ele produzia dava para tomar banho.

          • Yamahia says:

            Eu só sei que as termoeléctricas de ciclo simples (a maioria a nível global ≈70% delas,) têm uma eficiência semelhante a um carro a combustão.
            Que há centrais mais eficazes (ciclo combinado) há assim como tb há motores mais eficientes (wankel, Atkinson,etc ).
            Portanto isto gira tudo pela mesma bitola. A grande desvantagem dos elektros no q concerne à eficiência é q são incapazes de gerar a sua própria energia e isso obriga a que a transformação seja feita com recurso a um motor externo que normalmente fica longe, excepto nos EREV como no audi presente no daKar que anda com uma “termoeléctrica”
            acopolada.

          • JL says:

            Semelhante não, muito superior, anda nos 50% para cima, um motor a combustão fica pela metade.

            Wankel é mais eficiente ? Looooooooool

            São incapazes ? Curioso porque o meu diz que 30% da energia que ele gastou, foi gerada por ele. Tem a certeza que sabe o que diz ?
            Então o a combustão gera como? Fom a regeneração?

  23. Manuel says:

    Surpresa??? Surpresa só para os fans que nunca tiveram nenhum, quem os tem sabe bem os problemas quer de avarias e mais grave a péssima e assistência.

  24. Pjm says:

    Na verdadeira realidade nenhum carro eléctrico passava na inspecção, porque todos foram homologados em cima do joelho, problemas com Bombeiro, outra não é por ser um carro elétrico que deixa de ter travões suspensão etc., na realidade assim os carros a combustível só iam na inspecção para ver o motor….

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