Clientes DIGI não vão receber alertas da Proteção Civil?
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emite vários tipos de alerta para a população. Além de outros meios de comunicação, esses alertas chegam via SMS. Os clientes DIGI não recebem alertas da Proteção Civil?
DIGI não está na lista operadoras
Todos os anos tem existido por parte da Proteção Civil uma insistência na renovação de SMS em Massa com as 3 operadoras móveis para uma solução de Public Warning que não é eficiente nem eficaz. O último contrato foi realizado em janeiro deste ano.
Como se pode constatar, a DIGI Portugal não se encontra na lista de operadoras a fornecer este tipo de Public Warning System obsoleto e que tem saído bem caro aos contribuintes portugueses.
Segundo Ricardo José Saraiva, se a Proteção Civil tivesse optado desde o início pela implementação de um Public Warning utilizando o Cell Broadcast recorrendo a uma Topologia Centralizada, os clientes da DIGI receberiam o aviso da ANEPC nos seus telemóveis / smartphones e outros dispositivos numa questão de segundos.
A responsabilidade não é da DIGI, mas sim de quem insiste em manter ano após ano este sistema obsoleto extremamente dispendioso, quando, por exemplo, a maioria dos Países possui e recorre ao Cell Broadcast para avisar os seus cidadãos.
Tudo bem, a metodologia utilizado não é a melhor, mas é imprudente ignorar alguma parte da população. Se houver um aviso grave da Proteção Civil, há pessoas que ficam na ignorância.
É malta pobre que compra low cost.. no big deal
És mesmo triste, isto não tem nada a ver com a DIGI como podes ver no artigo.
Tens mesmo o rabo preso a um dos 3 estarolas…
Não lhe dês tempo de antena. Já basta o oxigénio que consome.
Vamos todos para a DIGI!
Já arranjei e roubei clientes a algumas operadoras!
Só porque sim!
+1. Deve ser acionista, do cartel.
Talvez o estarola deves ser tu ora veja:
Operadoras Low- Cost em Portugal;
Digi Portugal – Companhia de Low Cost – Romena
Companhias Low-Cost dos grandes 3 Estarolas;
WOO – Companhia de Low-Cost da NOS
Amigo – Companhia Low-Cost Vodafone
UZO – Companhia Low Cost Meo
Operadoras nacionais “estarolas” em Portugal não são 3, mas sim 5.
Meo – Antiga TMN, Portugal telecom após sua extinção Altice Portugal.
NOS – junção da PT-Multimédia + Sonae “Optimus” (já teve outros nomes, ZON ou TvCabo/Netcabo)
Vodafone – Antiga operadora Telecel “quem não se lembra”, inicios de 2000 Fusão com a Vodafone.
NOWO – A Cabovisão, operadora de Cabo no sul do país, com o seu centro de atendimento / técnico em Palmela, serviu durante muito tempo aquela região, quando ninguem tinha TMN/TVCabo, actualmente é da DIGI Portugal
LigaT – Operadora Portuguesa que fornece o seu serviço na zona Oeste e também Alcochete/Montijo.
Também tens por Satélite;
Starlink – Serviço via satélite – Americana
SkyDSL – Serviço via satélite – Alemã
Eurona – Serviço via satélite – Espanhola
Por isso aqui vai uma pequena demonstração de tão estarola voce é.
yep ao que isto chegou, ignorar a hipotética e possivel estado de segurança de uma pessoa porque estão um operador com preços mais justos que não faz parte do grupo dos estarolas que abusam…enfim se isto não é uma violação de direitos…
Que pobre é você, mas de carácter.
confirmo
Já para não falar que a mensagem demora tempo a ser processada. O cell broadcast não.
Mas as operadoras têm interesse em que isto não funcione.
Problema não é esse. O direct to cell broadcast, exige que o receptor, de qualquer telemóvel, esteja, em contacto directo, com as torres, mesmo que não tenha qualquer cartão, activo. Só no Android 12 é que a opção já é activada, por defeito. Antes disso (a partir do 9) está disponível, para ser activada manualmente ou, por comando remoto, da operadora.
É aqui que muitos países, não querem. É que fica, ainda mais, fácil, traçar o que o telemóvel faz, além de consumir mais 650% de bateria, mensalmente, do que se o tiver desactivado.
https://en.wikipedia.org/wiki/Cell_Broadcast
Cell Broadcast enablement in the mobile network has no influence on the battery life of mobile devices
Claro, assim cobram à protecção civil, que quem financia é quem paga impostos.
Broadcast é melhor solução.
SMS já é ultrapassado
Broadcast não é solução. Existe ainda muita gente sem smartphones, apenas têm o tlm barato sem android.
E esses possuem sim o Cell Broadcast…
Em 1998 já eu recebia Cell Broadcast na Expo 98 e sim telemóveis antigos recebem Cell Broadcast, não existem limitações.
Resumo do Cell Broadcast / Difusão Celular em Portugal desde 1998 até hoje
https://www.linkedin.com/pulse/resumo-do-cell-broadcast-difus%C3%A3o-celular-em-portugal-desde-saraiva-vqgkf?utm_source=share&utm_medium=member_android&utm_campaign=share_via
…”no ambito do prr” como assim?
O PPR serve para financiar coisas que o EStado deveria ter feito mas nao fez durante muitos anos. Nenhuma das rubricas do PPR sao para pessoas.
nenhuma rubrica é para pessoas, mas os “projectos” podem trazer pessoas atreladas.. e mais não digo 😉
O PRR foi quase todo para resolver problemas “públicos” já existentes ou para engordar o estado.
Alguns especialistas são da opinião que o PRR vai fazer mais mal do que bem, pois em vez de resolvermos e reformarmos o que era preciso vamos manter os problemas à custa do dinheiro “grátis” que vem da terra das couvinhas. E em muita coisa que tenho visto, o PRR não está a ser usado para reformar absolutamente nada.
Em Espanha utilizaram os fundos do PRR para a implementação do Cell Broadcast, partilho a informação disponível dos valores e condições técnicas.
https://contrataciondelestado.es/wps/portal/!ut/p/b0/04_Sj9CPykssy0xPLMnMz0vMAfIjU1JTC3Iy87KtUlJLEnNyUuNzMpMzSxKTgQr0w_Wj9KMyU1zLcvQjgxwj83zcI8uy83KLqozdA1NMi8yCA21t9Qtycx0BLOwE5g!!/
Em Espanha usaram os fundos do PRR para implementar o Cell Broadcast.
(Link corrigido) https://contrataciondelestado.es/wps/portal/!ut/p/b0/04_Sj9CPykssy0xPLMnMz0vMAfIjU1JTC3Iy87KtUlJLEnNyUuNzMpMzSxKTgQr0w_Wj9KMyU1zLcvQjgxwj83zcI8uy83KLqozdA1NMi8yCA21t9Qtycx0BLOwE5g!!/
e é o que faz sentido. pagar por sms é só deitar dinheiro para o lixo
Não é para o lixo, é para o bolso de alguma operadora 😉
Mentira eu tenho recebido os alertas
Eu não. E tenho DIGI desde que chegou a Portugal. Quem está a mentir? Ou uns recebem e outros não? E por que razão?
eu sou vodafone e também não tenho recebido nada..
Mas eu também sou Vodafone (pessoal) e recebo. Por exemplo, ontem recebi isto:
Chuva forte e persistente na sua regiao nas proximas 48 horas. Vento forte.
Risco de inundacoes. Fique atento.
Info: http://www.prociv.gov.pt / 800 246 246 / ANEPC
E o mesmo aconteceu dia 20/01.
Vê lá se não tens isso bloqueado 😉 pois deve ser isso.
Outra coisa, o teu email não é para o disponibilizares num comentário 😉 isso não vai passar para tua segurança 😉
disponibilizei o meu email? foi copy paste sem querer, obrigado pelo aviso.
isso é possivel ser bloqueado? a ultima vez que recebi foi a 10/10, vivo em Lisboa, é quase um deserto para estes lados 😀
De certeza que não foi na Digi.
Quantos “mamões” ganham com estes contratos ?
A maior parte dos avisos é exagerada. Não perdem muito…
Mais vale pecar por excesso do que por defeito.
São alertas generalizados, não são nenhum “vamos todos morrer”.
Quando certas instituições como a ANEPC são altamente politizadas o resultado está à vista. Já perdi a conta ao número de Países que implementou e está a usar o Cell Broadcast para Public Warning. A implementação do Cell Broadcast pode ser realizada em semanas, para exemplo na Roménia foram 4 meses, Grécia 6 meses, Reino Unido menos de 90 dias e Ucrânia entre 2 a 3 semanas em plena guerra.
Em Portugal continuamos refém de una solução obsoleta que apenas serve os propósitos financeiros de alguns.
A anepc não é altamente politizada. É um departamento político cheio de tachos como tantos outros e que é gerido de fora para dentro.
Há para aí petições por tudo e por nada, algumas até que nem lembram ao Diabo. Se as instituições são relapsas nesta matéria porque não quem de direito iniciar e publicitar uma petição a exigir a discussão deste caso na AR? Seria uma variante de andarem por lá a falar em “roubo de Malas”, e outras tretas, em vez de atacarem os múltiplos problemas que a nossa Sociedade tem…
Esses não querem saber dos cidadãos, um exemplo do que já foi feito no passado:
https://vost.pt/cell-broadcast-assembleia-republica/
Eu tenho (ainda) meo e não recebo metade dos avisos, tal como a família e amigos. Uns recebem umas, outros outras. Deve ser por amostragem 😀
Por isso já era tempo de termos um sistema em condições em vez de andarmos a sustentar elefantes antiquados. Mas deve dar jeito, tal como as negociatas do siresp.
Do mail que há uns tempos tive oportunidade de enviar para o responsável da ANEPC responsável por esta solução de Public Warning System está tudo bem, problemas? Que problemas?
Confirmo essa situação, tenho vários cartões SIM em casa e é sempre uma lotaria, são sempre mais os que não recebem a SMS do que recebem. Até porque na SMS não há garantia que as mesmas sejam entregues e muito menos existe repetição das mesmas. Curioso como há vários Países a implementar o Cell Broadcast em poucos meses e por cá continuamos presos a uma solução obsoleta.
O processo de envio das SMS faz-se com a Protecção Civil a enviar um email para a Operadora Móvel com a indicação do conteúdo da mensagem e distrito. Do lado da operadora telefonam para a Protecção Civil a confirmar que aquele email foi realmente enviado por eles, depois da confirmação do lado da operadora começam a fazer o levantamento na base de dados dos cartões registados nas últimas X horas nos distritos X e depois começam o enviam, quem não estava no Distrito antes do envio, chapéu, não irá receber nada. Com o Cell Broadcast como há repetição nas mensagens quem entra na zona afectada recebe sempre o aviso.
Devem usar um servidor SMS fatela qualquer que mais de metade fica pelo caminho.
Esses sms é só tacho para alguém ou então tratam todos os cidadãos como burros…. quando estão 30 e tal graus de calor e com o mato seco, pelos vistos há parolos que têm de ser avisados que o risco é grande….
Isso nunca devia ser pago com o dinheiro dos contribuintes….
Tenho uma questão se me souberem responder. Se alguém do estrangeiro tiver em Portugal com o roaming ativo. Essas pessoas também recebem SMS?
Aqui no nosso país temos tbm alguma sorte, pois os fenómenos extremos como tornados, avalanches entre outros não tem muitas probabilidades de acontecer…..já em cheias ou inundações pode ter algum eleito mínimo embora possa ter, já em relação aos incêndios só se for para ajudar os incendiários que hoje o dia está mesmo bom, haja paciência….
O maior sentido desses alertas seria mais junto da costa junto a zona marítima, mas quem no seu perfeito juízo vai passear junto a costa num dia desses….. Acho que faz mais sentido apostar na saída dos pescadores ao mar, estou fora do âmbito mas se calhar até já recebem esse tipo de informação bem detalhada, ou pelo menos deviam…..
A menos que os custos sejam baixos, acho que há prioridades em canalizar recursos noutras áreas como a prevenção….como por exemplo limpeza das linhas de escoamento das águas em períodos fora do tempo sazonal das chuvas
Public Warning System (PWS) em Portugal, o estado da arte.
Artigo com mais informações:
https://www.linkedin.com/pulse/public-warning-system-pws-em-portugal-o-estado-da-arte-saraiva-driyf?utm_source=share&utm_medium=member_android&utm_campaign=share_via