Novo Tesla Model Y oficialmente apresentado na China. Conheça o Juniper
Os rumores foram sendo reforçados, prevendo-se uma novidade assinada pela Tesla. Agora, a empresa revelou uma versão renovada do seu modelo mais vendido, o Model Y, na China.
Lançado pela primeira vez em 2020, o Tesla Model Y tornou-se o carro elétrico mais vendido, na China (e no mundo), em 2023. No entanto, passou para o segundo lugar nos primeiros 11 meses de 2024, perdendo para o BYD Qin Plus.
De acordo com o China EV DataTracker, a Tesla vendeu 418.428 unidades, no país asiático, de janeiro a novembro. Por isso, apressou-se a lançar uma nova variante do seu bestseller.
Design do novo Model Y
O veículo possui uma nova frente com uma fina tira LED semelhante à dos modelos Cybertruck e Cybercab. Além disso, a traseira foi atualizada com farolins em forma de "C".
O design geral é mais elegante, com uma nova barra de luz esticada na parte traseira, ligando os farolins e a substituição do logótipo por texto "Tesla". Está disponível uma nova cor Azul Glaciar.
Juniper é (ainda) mais tecnológico
A Tesla entrega, com este modelo, na China, mais tecnologia. Nomeadamente, ventilação dos assentos, monitor para os passageiros traseiros, novo volante, melhoria na acústica interna com vidros laminados para reduzir o ruído, iluminação ambiente no interior, câmara no para-choques frontal, e uma experiência de condução mais confortável.
O sistema de som foi melhorado e inclui altifalantes escondidos. A eficiência energética parece, também, ter sido melhorada, embora detalhes específicos sobre isso ainda não tenham sido revelados.
Além de ser possível rebater os bancos pelos botões da mala, passa a ser possível levantá-los através de um botão.
Desempenho
Embora não haja uma menção específica sobre alterações nos motores ou na velocidade de carregamento para a versão padrão, os rumores sugerem que a versão Performance pode ter um aumento de potência. A suspensão foi redesenhada para conferir mais conforto.
Os modelos disponíveis são os seguintes:
- Tração traseira - 466 km autonomia - 201 kph - 5,9 s 0-100
- Long Range Dual motor - 551 km autonomia - 201 kph - 4,3 s 0-100
A versão limitada de lançamento denominada "Launch Edition" inclui:
- Emblema na mala;
- Luz de boas-vindas nas portas com emblema;
- Soleiras;
- Marca d’água no carregador sem fios;
- Interior preto em camurça preta;
- O Dual Motor com Acceleration Boost.
Atualmente, a Tesla enfrenta uma forte concorrência da BYD, a principal fabricante de veículos elétricos da China, e da Xiaomi, que ganhou força com o seu SU7. Ambas criam carros tecnologicamente avançados que agradam aos clientes.
Por isso, a fabricante americana procura fazer-lhes frente, melhorando os modelos que já possui e, além disso, diversificando o seu catálogo.
Com entregas previstas para março, o preço do Model Y começa nos 263.500 yuan (cerca de 34.900 euros).
Evolução foi zero. O Highland já anda aí há um ano
Design, duvido que seja esse. Muito parecido com Zeekr’s e outros chinos.
Se for, é um tiro no pé.
Qual foi a parte que não percebeste que isto é o carro que neste momento está disponivel se fores ao site da china ou outros paises do pacifico?
nunca ninguem disse que ia ser uma revolução em relação oa highland, mas sim meter o Y em linha com o 3, tem algumas diferenças, mas nada de especial, a maior diria ser ter manete de piscas.
a formula funciona, foi só revista.
Não está! Estará eventualmente disponível depois de Março de 2025, isto se for homologado pelas ente relatórias.
A propósito o q me preocupa nesta questão é o q vai ficar a fazer a Tesla na Alemanha? Sabes?
Está descansado que eles têm trabalho não ficam a olhar uns para os outros, este model y tambem virá para a Europa que provavelmente vai ser produzido em Berlim
Esta a venda, nos mercado abrangidos pela fabrica da china, na europa é a fabrica da Alemanha e por isso não está ainda disponivel, tal como aconteceu como Model 3, primeiro foi os mercados abrangidos pela fabrica da china que no caso do model 3 inclui europa.
a fabrica da Alemanha vai ser atualizada para produzir esta variante mais cedo ou mais tard e o mesmo nas fabricas do US.
Duvido que não seja homologado a diferença para o modelo atual é minima.
Eu fui ao site da Tesla na CN, tal como sugeriste e está lá bem escarrapachado que é só para depois de Março de 2025, caso venha a ser homologado!
Entretanto podem ir comprado o modelo de 2024 que na última prestação terão um desconto de 10000 yuans.
Qt à homologação, e como dizes que a diferença é mínima ( o que tb acho) se fosse eu não homologava. Esse carro mata que se farta. Já chega!
O carro está a venda, com entraga em Maio, se encomendares é aquele carro que recebes.
não é um novo modelo, é um refresh…basicamente adaptaram o M3 highland.
Mais um design enfadonho.
A autonomia continua a ser uma piada.
Só se for para ti, para mim e para 85% dos portugueses 550km chegam e sobram por mim podem parar por aqui não grande necessidade de mais autonomia.
85% dos portugueses anda menos de 100km por dia ora mesmo que andam 100 um carregamento dá para a semana inteira e ainda vais dar uma volta ao fim de semana.
Viagens grandes 550km dá de grandola até bragança que é rara a pessoa que faça isso sem parar.
É claro que não dá para ti que fazes todos os dias 400km só de manha e ao fim de semana vais a barcelona de carro mas para 85% dá tranquilamente e ainda sobra
Essa autonomia é na cidade, na autoestrada cai para metade ou mais dependendo da velocidade.
Não cai para metade nem de perto cai um bocadinho mas 450 faz tranquilamente
Se andares a 100/110km/h na autoestrada talvez faça os 450km/h.
Agora se andares a velocidades menos enfadonhas como a 130/140km/h, nem por sombras fazes 450km!
(falo com conhecimento de causa)
A 90 é capaz.
“…ora mesmo que andam 100 um carregamento dá para a semana inteira e ainda vais dar uma volta ao fim de semana…”
Para isso eram precisos 800 kms.
Os Teslas dizem que fazem 500 mas depois não fazem nem 300 pelo que aos ~ 180-220 já estão parados a recarregar (ng anda de 100 a 0)
Design bem feio
As vendas do Y em 2024 refletem esta novidade, quem queria comprar esperou mais uns meses e a marca perdeu com isso. Não sei se e’ inevitável, mas o lançamento de novos modelos não pode ser revelado, ponto.
Os carros electricos ja existem desde o inicio de sec. XX, o hidrogenio ja existe ha mais de 40 anos.
Estes gajos não trazem inovação nenhuma. Tudo monte de me para sacar dinheiro.