Amazon pede aos retalhistas chineses que não ofereçam preços mais baratos na Temu
Num contexto de aumento da concorrência, a Amazon pediu a alguns comerciantes chineses que deixassem de oferecer produtos a um preço mais barato na Temu, a plataforma chinesa rival.
De acordo com vários vendedores, a Amazon pediu a alguns comerciantes chineses que deixassem de oferecer produtos a um preço mais barato na Temu. Este pedido surge, num contexto de intensificação da concorrência por parte do retalhista chinês, propriedade da gigante do comércio eletrónico PDD Holdings.
Conforme avançado pelos comerciantes, o escritório da Amazon baseado nos Estados Unidos informou os gestores de algumas das marcas chinesas mais vendidas de que não deveriam colocar artigos idênticos a um preço mais baixo na Temu.
Esta informação surge após o retalhista norte-americano ter começado a acompanhar os preços dos produtos na Temu. Segundo o South China Morning Post, citando um comerciante que vende mobiliário em ambas as plataformas e que não quis ser identificado por receio de represálias, os vendedores cujos catálogos da Amazon foram considerados mais caros foram expulsos do programa Amazon Featured Offer.
Para serem elegíveis para este programa, os vendedores têm de definir um preço "competitivo" para o seu artigo, "o que significa que é inferior ou igual ao preço mais baixo dos principais retalhistas fora da Amazon", segundo a empresa.
A Amazon já havia excluído a Temu do seu sistema de comparação de preços, pois a empresa americana considerava alguns comerciantes ou produtos questionáveis ou falsificados, de acordo com uma publicação da Reuters, em 2023.
De facto, a Amazon tem enfrentado uma batalha difícil para proteger o seu mercado nacional contra empresas como a Temu, a Shein e a TikTok Shop, cujas ofertas baratas têm conquistado muitos consumidores.
A pressão tem sido tal que, no mês passado, a Amazon lançou a Haul, uma área com produtos a preços inferiores a 20 dólares.
Imagem: forwardme.com
Neste artigo: Amazon, e-commerce, Temu
A concorrência a funcionar.
Já parece o cartel das 3 operadoras, em Portugal. Agora apareceram outras e estão, à rasca.
Sem duvida, a NOS tem neste momento um pacote fibra de 1 Gb + TV e voz a um preço de 30 € e oferece os canais Cine 24 meses e disney 12 meses e ainda dão um voucher de 150 €, nada como haver concorrência para eles baixarem a manta.
Tirando o preço que baixa devido à concorrência tudo o resto k referiu já existia antes da Digi… O que acontece muito é que as pessoas não renegoceiam a sério com as operadoras, nem k para isso seja preciso mudar ou iniciarem o processo de mudança para depois a empresa manter o cliente.
Depende se você paga 100 euros a 10000 euros mensais, ou não.
Se for cliente com o serviço básico, 99,9999% de certeza que se começa o processo de cessação, na melhor das hipóteses, oferecem-lhe o Telecine, por 12 meses, para, em Fevereiro, do ano seguinte, receber o aumento de 4 euros a 10 euros, pelo serviço, com a desculpa da inflação.
Se pagar 160 euros mensais, sim, consegue até mais que isso. Basta negociar, e até recebe o ano de subscrição da Disney+. Se tiver 5 telemóveis a 12- 70 euros, cada, até pode conseguir 12 meses da Netflix e 90% de desconto numa televisão.
Nada disso, no meu caso concreto pagava 45,9€ (4P inclui telemóvel)baixaram 2 euros na mensalidade e ainda ofereceram 2 anos HBO e Prime e melhoraram a velocidade de internet fixa de 200 para 500 e no telemóvel de 4 para 12gb.
Se trocar de operadora ainda oferecem uma TV ou telemóvel e um vale numa das lojas de 100/150€. É uma questão de apertar com eles e negociar.
A Amazon não tem respeito pelos vendedores, acha que está acima de tudo e todos… e agora também não gosta de ter concorrência.
Uma das razões é que a TEMU (e outros) dizem existir possibilidade de devolver o artigo, caso de insatisfação. Quando aparece estragado, a empresa manda a morada e, ao ir aos CTT, além dos 5 euros, de portes, é preciso pagar 60 euros, de direitos alfandegários. Fui enganado uma vez, foram-se 64 euros, pois devolveram o valor, que tinha pago, e 1 euro, pelo que paguei para devolver.
O erro foi da própria empresa, pois enviou o produto errado. O vendedor terá perdido o valor e o euro, que me devolveram, a mais.
Na Amazon, quando há problema, a devolução é para Espanha (ou Alemanha) e o valor do envio é creditado, em 48 horas.
Manuel da Rocha,
Tem todo o direito de não gostar da Temu, mas antes de comentar informe-se, e evite fazer figuras tristes ao falar do que não sabe… ou pior.
Efetivamente, se receber um produto que não corresponde ao que esperava, ou mesmo se apenas não gostar do produto recebido, pode pedir a sua devolução. Só tem de imprimir uma etiqueta que a Temu disponibiliza, fazer uma embalagem (com o saco onde veio a encomenda), e entregar nos CTT sem qualquer custo! Nalgumas situações, procedem à devolução integral do valor pago, sem necessidade de devolução do produto!
Isto são factos que já me sucederam.
Posso concordar com comentários negativos sobre a subsidiação pelo governo chinês, ou sobre condições de trabalho nestas empresas, mas campanhas com MENTIRAS só classificam quem as faz.
O capitalista adora concorrência mas só se for a competir pelo preço mais alto… Os maiores “empreendedores” ocidentais e as suas artimanhas de concertação de preços disfarçados de inflação para aumentar lucros esbarra-se contra a mentalidade oriental… Logo agora que o Bezzos tem um casamento de 600 milhões de dolares para pagar… Fds, raio dos Chineses a f#derem o esquema a estes exemplos de sucesso…
O problema dos chineses são os subsídios e 99,99999% de não se poder devolver o que se compra, pois os valores de portes chegam a 500 vezes o preço dos artigos e não são reembolsados.
Na Amazon, não há disso, a não ser que a compra seja feita pelo Ebay, via Amazon seller. Daí ser muito mais complicado fazerem preços, pois, na China, se o cliente ficar insatisfeito, o governo paga o produto, o vendedor só perder a comissão de venda, pois 99,9999% nunca serão devolvidos. Na Amazon, se o cliente reclama, devolve o artigo e o vendedor não recebe nada.
“O problema dos Chineses são os subsidios”
Espera até saberes quanto é que só os USA injectaram na economia desde 2008 até 2022 para “sustentar” o seu crescimento e isto sem contar sem a impressão resultante da actividade bancaria normal… Dou-te uma pista: mais de 10 triliões de dólares… Este dinheiro caíu literalmente do céu e a grande maioria dele foi parar aos bolsos de quem, olha adivinha lá? Eu até punha aqui os links para o site da FED e da CNBC, mas quem quiser basta googlar “USA prints 10 trillion dolars and might not be enough” que já aparece informação relevante e elucidativa…
Depois temos aqui a EU que é tb uma adepta enorme da economia liberal capitalista, mas para ti e para mim, já para os campeões do costume bem… é ver qt é que recebem de subsidios e beneficios fiscais todos os anos para teres uma ideia de como os Chineses são mesmo os maus da fita no que toca a subsidiar a economia…
Tem todo o direito de não gostar da Temu, mas antes de comentar informe-se, e evite fazer figuras tristes ao falar do que não sabe… ou pior.
Efetivamente, se receber um produto que não corresponde ao que esperava, ou mesmo se apenas não gostar do produto recebido, pode pedir a sua devolução. Só tem de imprimir uma etiqueta que a Temu disponibiliza, fazer uma embalagem (com o saco onde veio a encomenda), e entregar nos CTT sem qualquer custo! Nalgumas situações, procedem à devolução integral do valor pago, sem necessidade de devolução do produto!
Isto são factos que já me sucederam.
Posso concordar com comentários negativos sobre a subsidiação pelo governo chinês, ou sobre condições de trabalho nestas empresas, mas campanhas com MENTIRAS só classificam quem as faz.
Conta da temu cancelada ontem