Produção do Fiat 500 EV interrompida devido à fraca procura. Maserati na mesma situação
A Europa está a passar por um problema muito grave na indústria automóvel. Se na Alemanha esta situação está a ser tratada de forma clara, na Itália parecem ter outras soluções. A mais recente vem colocar em pausa a produção do Fiat 500, por falta de interesse. Desta vez o problema não se fica neste carro.
Ninguém parece quer o novo FIAT 500 EV. A marca da Stellantis já interrompeu a produção do modelo por duas vezes, primeiro em setembro e depois no início deste mês. As linhas de produção do Fiat 500 em Mirafiori permanecerão encerradas até pelo menos 20 de janeiro, de acordo com um novo relatório.
Juntamente com o Fiat 500 EV, dois “modelos de automóveis desportivos Maserati de pequeno volume” que também são fabricados no mesmo local, vão ter a mesma sorte. Ambos terão a sua produção interrompida até 3 de fevereiro, refere o relatório.
Embora o relatório não refira nomes, existem apenas dois carros elétricos da Maserati atualmente em produção. De forma clara, estes são o GranTurismo Folgore e o Grecale Folgore, pelo que, claramente, são estes que estão em causa.
A produção automóvel em Itália, tanto de automóveis de passageiros como de carrinhas, deverá cair para menos de 500.000 veículos este ano. Este número é abaixo dos 751.000 em 2023. Seria o nível de produção mais baixo desde 1958.
A Stellantis, proprietária da FIAT e da Maserati, propôs um plano ao governo italiano para revitalizar a sua produção em Itália. Os efeitos disto só seriam sentidos em 2026 e mais além, pelo que o próximo ano também poderá ser bastante mau.
É claro que a Stellantis poderia simplesmente fabricar carros que as pessoas quisessem comprar. Teria de aliar as características que as pessoas considerassem úteis, a preços que as pessoas considerassem aceitáveis. Isso resolveria instantaneamente o problema de produção, mas aparentemente isso é muito difícil.
“É claro que a Stellantis poderia simplesmente fabricar carros que as pessoas quisessem comprar. Teria de aliar as características que as pessoas considerassem úteis, a preços que as pessoas considerassem aceitáveis. Isso resolveria instantaneamente o problema de produção, mas aparentemente isso é muito difícil.”
Com uma latinha como 500 com uma autonomia de m**da e a preços exorbitantes, claro que ninguém os quer.
Empresas falidas vendem mais EV que a VW.
https://www.msn.com/en-gb/cars/news/bankrupt-fisker-outperforms-volkswagen-in-us-electric-vehicle-sales/ar-AA1wjaGT
Incrível como as fabricantes tradicionais têm dificuldade em se adaptar.
Como é possível uma marca como a VW não conseguir vender 100 carros/mês num dos maiores mercados do mundo.
porque não sabem construir veículos eléctricos, somente a diesel 😉
Foi a marca que mais vendeu na Europa em novembro e no acumulado janeiro-novembro (ver última página). Quanto às vendas nos EUA que referes, trata-se da venda de BEV:
https://www.acea.auto/files/Press_release_car_registrations_November_2024.pdf
Aproveitando o link, na última página, dos carros novos matriculados na Europa, sem distinção das fontes de energia – por marcas, vê-se que a suposta invasão de carros de marcas chineses não passa de um mito. Tirando a SAIC as outras nem se notam.
É o que vai safando é o mercado interno Europeu. Nos outros países caiu a pique, China e Ásia perdeu 19%.
Até pouco tempo o mercado chinês era o maior mercado da VW, maior que o Europeu.
No mercado dos EUA vendeu menos de 100 VE num mês, sei que é só EV mas mesmo assim é um número irrisório.
A Europa andou a brincar nos últimos 20 anos e agora está à rasca.
Querem ser muito verdes e pensam que o céu é diferente para os outros.
Os chineses e os indianos não querem saber das emissões ppara nada, e mesmo os Americanos estão-se a borrifar para isso.
De resto, já desde os tempos do “Acabado” Silva e o Soares que entraram muito milhões em Portugal para acabar com a agricultura, pescas e tudo que de bom se fazia por cá.
deixaram tudo para o chineses fabricarem e agora eles têm o know how e as instalações para fazerem o mesmo e melhor que os Europeus.
Como quem está sentado nos poleiros e decide as coisas não tem falta de €€€€€, estão se a borrifar para quem tem que se esfolar a receber uns trocos para se ir safando.
Os construtores Europeus estiveram a dormir durante demasiado tempo. Esqueceram-se que para vender automóveis é necessário que o seu preço seja competitivo, caso contrário as pessoas ou compram um Chinês ou continuam com o velho a diesel.
Têm que se esforçar mais para ter produtos de qualidade a custos acessíveis, caso contrário a China irá dominar ainda mais
Está a querer dizer que o que é chinês tem qualidade? Basta ver o exemplo dos telemóveis, ao fim de 2 ou 3 anos, temos de trocar de bateria ou de telemóvel… Acha que com os carros elétricos chineses vai ser diferente?
As pessoas continuam com o carro velho a diesel ou gasolina, porque estes oferecem mais fiabilidade que os carros novos e, também porque não se pode andar a trocar de carro de 8 em 8 anos.
Carlos Silva, para trocar de telemóvel ao fim de dois ou três anos, das duas uma, ou anda a jogar aos dardos com o telemóvel ou então tem tido azar
Tive um Huawei P9 e aquilo durou nas minhas mãos mais de 5 anos, impecável.
Agora tenho um Poco F3 que já saiu há uns bons anos e está tudo muitíssimo bem tb.
Sim, são ambos marcas chinesas.
Se calhar os seus foram armadilhados pela Mossad…
É obvio que comprar um carro elétrico, é como comprar um telemóvel, ao fim de 4 ou 5 anos (se não antes), temos que estar prontos para substituir a bateria ou comprar um novo carro ou novo telemóvel. A grande diferença, está apenas no custo, um carro elétrico implica investir muito mais.
Não é o que apontam alguns estudos, mas creio que só o tempo o dirá…
http s://www.guiadoautomovel.pt/noticia/1983/longevidade-das-baterias-dos-carros-eletricos-um-guia-detalhado-para-proprietarios-e-interessados
A sua vida depende dos combustão, é isso? Para dizer esses disparates, só pode ser.
Os modernos VEs fazem 1 milhão de km, os novos a sair fazem 2 Milhões, algum combustão normal faz isso?
Daqui a nada os elétricos fazem anos de luz em vez de 2 milhões. Quanto exagero. Duvido que as baterias aguentem tanto tempo. Quanto a1 milhão tem sim carros a gasóleo que os fizeram. Depende muito dos cuidados que se tem e é preciso ter sorte naturalmente
Carlos silva, quem falou em telemóvel foi vc.
Em relação aos automóveis, não percebo bem essa ideia de trocar.
Tenho um carro com 16 anos e outro com 11 e estão como novos.
Qualquer um, em condições normais, estará bem mais que 20 anos nas minhas mãos.
Claro que não vendem, autonomia radícula de 230 km, custo 28k, ainda por cima um citadino. É fechar portas, siga a banda.
Experimentem colocar o Fiat 500 EV a 20 mil euros.
Se oferecer o mesmo espaço que os 500 a gasolina 20 mil euros ainda é muito caro
Baixem os preços substancialmente! Quando acordarem estão todos na falência!
Com as autonomias e previsão de perda de autonomia ao longo dos anos… e daqui a uns 2/3 anos já perderam mais de metade do valor para carros novos com mais autonomia… assim é a vida dos elétricos que serve para quem quiser torrar dinheiro.
O fiat 500 é o melhor citadino na Europa.
A melhor versão é a 1.3 Multijet, é um espataculo de carro.
É um bocado caro, mas um luxo!!
Agora… a fiat matou a galinha dos ovos de ouro deles, com esta história dos electricos, o carro fica tremendamente mais pesado, tremendamente mais caro, é um camião em formato pequeno devido ao peso, e claro é extremamente caro, e com uma autonomia de um carro a pilhas.
A europa perdeu a noção, de que somos os melhores do mundo em motores de combustão interna.
Querem competir com a China, numa area onde os Chineses são reis absolutos…este pessoal é maluco.
A Europa precisa de um citadino a fazer uns 1300Km de autonomia, e de baixo peso.
Claro tem que ser barato.
Caso contrário, esqueçam os citadinos..
Nós já fizemos os melhores citadinos do mundo…será que foi do covid, que se esqueceram como produzi-los??
Um carrinho “de bolso” que custa mais de 32 mil euros e admiram-se que ninguém o queira?
A sério? Esperavam o quê? Vender como pãezinhos quentes um mini-EV a esse preço obsceno?
Pode ser que caiam na realidade.
Mais um elétrico fracassado. Nem Tesla se safa hoje em dia.
A farsa do carro elétrico está com os dias contados. Já ninguém cai nesse esquema fraudulento.
90% voltaram para carros de combustão interna e híbridos.