Novas regras para Portagens: Bruxelas dá dois meses a Portugal
Com a integração na União Europeia, Portugal e outros países têm de cumprir regras comuns da União. No entanto, Portugal não adotou ainda regras comuns sobre portagens. Bruxelas já fez ultimato ao nosso país e dá dois meses a Portugal para avançar.
A Diretiva Eurovinheta é uma legislação da União Europeia (UE) que regula a tributação sobre o uso de infraestruturas rodoviárias por veículos pesados de transporte de mercadorias. O objetivo principal desta diretiva é promover uma utilização mais sustentável e eficiente das infraestruturas rodoviárias, incentivando o transporte ecológico e a redução das emissões de gases com efeito de estufa.
Diretiva Eurovinheta: principais pontos
- Custos baseados no princípio do utilizador-pagador e poluidor-pagador
- Introduz taxas ou portagens aplicáveis aos veículos pesados, refletindo os custos de construção, manutenção e impacto ambiental das infraestruturas
- Permite que os Estados-Membros diferenciem estas taxas com base em fatores como:
- Distância percorrida.
- Tipo de estrada.
- Emissões dos veículos (EURO 0 a EURO VI).
- Promoção da sustentabilidade
- Incentiva as transportadoras a utilizarem veículos mais ecológicos e menos poluentes, através de tarifas reduzidas para veículos com menores emissões.
- Fomentar a redução do tráfego rodoviário, promovendo alternativas como o transporte ferroviário ou fluvial.
- Flexibilidade para os Estados-Membros
- Os países da UE não são obrigados a implementar portagens ou taxas específicas, mas, se o fizerem, devem seguir as regras estabelecidas pela diretiva.
- Também são permitidas isenções para determinadas categorias de veículos (como autocarros ou veículos de emergência).
Segundo o comunicado do executivo comunitário, Portugal, e outros sete Estados-membros, ainda não avançaram com a transposição da Diretiva Eurovinheta.
Mais uma norma, para ajudar os ricos e lixar os pobres. Os pobres só não compram carros novos porque lhes apetece, vamos fazê-los pagar mais.
“Fomentar a redução do tráfego rodoviário, promovendo alternativas como o transporte ferroviário ou fluvial.” LOL Isso em Portugal vai funcionar às mil maravilhas… Já agora fiquei sem perceber, vamos deixar de ter a palhaçada da classe 2, por causa da altura do eixo, em que SUV’s normalissimos tipo um Duster 4×4 paga classe 2, e um Porsche Cayenne classe1?!
Desde que os elektros passem a pagar a vinheta equivalente aos pesados, para mim td bem.
Pois é bem verdade..
Mas a coisa é ainda pior, o nivel de abuso por parte da EU é obsceno… Portugal parece sem coluna vertebral..
Os Electricos tendo em conta que só a partir dos 200000km é que são de baixa emissão, deverão pagar mais.
Depois tendo em conta que os electricos são extremamente pesaods, ha volta das 2 toneladas ou mais, pois teem que pagar o dobro só por causa disso( rebemtam com as estradas ), depois como até aos 200000 poluem mais teem que pagar mais uma taxa.
Deve der um total de 3x o custo de um a hidrocarbonetos.
Pois…niguém o diz, mas até aos 200000, em média, os eléctricos poluem mais( devido a poluição que foi necessaria para os produzir, e depois ás dificuldades de reciclagem.. ).
Depois uma grande parte da vantagem que os electricos teem, é perdida em relação ao peso, nem falo em performance em curva, também, faloe é do facto de que para parar e arrancar um veiculo de 2T+ é obra..grande parte dos ganhos são perdidos ai..
Então e os combustão que pesam mais de 2 toneladas também rebentam estradas ?
E hibridos ?
Poluem mais ? então mostre lá que poluem mais ?
Já ouviu falar na regenerativa ? aquilo que os híbridos também usufruem ? que é a grande vantagem deles.
Falar sem saber dá nisto.
Por uma questão de justiça e equidade todos os veículos tem de pagar. Não ha ca filhos nem enteados em prol de modas…
Então que metam as motas a pagar menos.
Já agora, também me pode mostrar onde um carro com 1500 kgs a combustão consegue ser mais económico que um de 2 toneladas.
Lá vem c com as missas do início da década que tanta gente conseguiram enganar. Coitados.
Vc está careca de saber que tudo o que o @Pedro disse está mais que correcto. Só faltou acrescentar que é para caros com 100 Wh de capacidade na bateria (cada vez mais frequentes) E já não é suficiente, o novo Polestar3 já vem com uma marreca de tal tamanho que o atira para os 2700 kgs. Qq dia é preciso carta de pesados para andar com estas aberrações na estrada.
Vc é que gosta de desconversar.
Mas ele disse alguma verdade ? Então explique e prove quais ?
Claro, menos peso menos energia é necessária para mover o objecto, mais peso mais energia é necessária pra mover o objecto. Logo não é necessário um motor maior pra mover um objecto mais leve.
É claro que existe outras coisas na equação, como é eficiencia de cada motor, binário, etc etc.
Mas eu falo entre tecnologias, entre um de 1500 kgs a combustão e um de 2000 kgs eléctrico, qual gasta menos energia.
E lá está, até eles sendo os 2 eléctricos, o de 2000 kgs pode gastar menos em algumas situações, nem só o peso conta, a aerodinâmica e outros factores são tão importante como o peso.
@JL, ao arranque a aerodinâmica conta zero em cidade em para /arranca, se falares em termos desportivos ai é ligeiramente diferente.
Isso é que compensado com travagens, aliás, as travagens permitem ganhos superiores a esse, basta ver os ganhos nos híbridos com sistemas muito menores.
Então o seu vai pagar mais que um bmw i3.
Cascas de noz que não chegam a Santarém não vão precisar de vinhetas para nada.
Então a vinheta é passada por KMS feito ? Fora esses existe muitos outros.
Os i3 com bateria de 42 kWh faz mais de 250 KMS.
Enquanto isso cá ando eu com elétrico a pagar pouquinho por km e a ver os outros todos a pagar forte e feio em impostos, estacionamento e combustíveis. Isto para não falar na manutenção caríssima. Eu no meu elétrico ainda nem pneus… que maravilha. É tão bom ter um carro de mais de 400 cv e pago menos que um tipo com 100 cv num térmico. Qualidade de vida…
É aproveitar em quanto podes, conhecendo o governo do nosso país e arredores, vão arranjar forma de por os VE a “poluir” mais que os térmicos para os por a pagar mais.
Se reparares um carro é uma fonte inesgotável de impostos e os governos não vão abdicar desta mina.
Eu também estou a pensar comprar VE talvez para o final do próximo ano, vamos ver se há novidades em relação aos imposto até lá.
E os ligeiros?!
Mais im assalto aos bolsos dos pobres.
A UE é uma anedota, são dependentes da Rússia, China e EUA e querem ser os moralistas ás custas do dinheiro do povo.
Os pobres não têm carros.
Tens de sair das cidades e ir mais às aldeias. 😉
Eu vivo na aldeia.
Democracia o tanas.
Quem manda é o Comité Europeu.
Eleito pelo POVO. Democracia…
E quem votou neles ?
Nada como a inquisição climatica propagandeada pela irma gemea UE/URSS
As portagens aumentam para os carros mais poluentes.
É uma espécie de “vamos tirá-los das auto-estradas.”
Boa! Assim, para um mesmo destino pela estradinha fazem mais não sei quantos quilómetros poluindo mais ainda. É completamente contraproducente!
Mas gastam menos, logo não é contraproducente.
é engraçado que até ao momento em que eu estou a comentar, só se falou em SUV’s, quem polui mais, se um veiculo a combustão ou eletrico, etc. MAS a diretiva é sobre “A Diretiva Eurovinheta é uma legislação da União Europeia (UE) que regula a tributação sobre o uso de infraestruturas rodoviárias por veículos pesados de transporte de mercadorias.”, ou seja, imagine-se “Veículos Pesados” que garantidamente não pesa apenas 2 toneladas.
O que é parvo é retirar os pesados das AE, vão para as nacionais com o para arranca vão fazer muita mais poluição e no centros urbanos.
é uma verdade o que referes, mas o que vemos nas estradas são veículos pesados do tempo do terramoto de Lisboa, do tempo em que não exixtiam problemas ecológicos, e que teem que ser abatidos e substituidos por veículos pesados mais verdes.