Velho autocarro é agora uma autocaravana 100% a energia solar, com um motor Tesla
Uma família francesa converteu um velho autocarro numa autocaravana 100% movida a energia solar, equipando-o com um motor Tesla Model S e três baterias Tesla Model 3 de 225 kWh.
Autocaravana com coração Tesla
Um velho autocarro foi transformado numa casa autónoma graças à criatividade de um pai apaixonado.
Instalaram 90 m² de painéis solares no tejadilho do autocarro, alguns fixos e outros amovíveis, conseguindo autonomia energética e reduzindo a sua dependência de infraestruturas elétricas.
Liberdade movida a energia
Seguramente muitos já sonharam deixar tudo para trás e explorar o mundo. Este sonho tornou-se uma realidade para a família Guillemonde, originária de França. Composta por Jean-Philippe, Laure, Clara e Lisa, esta família tomou uma decisão ousada: deixar a sua casa tradicional para viajar no “Chouchou”, um autocarro transformado numa casa solar autónoma.
Esta experiência levou-os a viajar pela Europa e África, enfrentando os desafios técnicos e climáticos de cada região. Conheçam a sua história inspiradora.
A origem de um projeto revolucionário
Tudo começou quando Jean-Philippe adquiriu um velho autocarro Safari da marca turca Temsa, a que deu o nome de “Chouchou”. Com dedicação e bricolage, o engenheiro amador transformou o veículo numa autocaravana totalmente autónoma.
O cerne do projeto consistiu em substituir o motor original por um motor elétrico Tesla Model S Performance, alimentado por três baterias Tesla Model 3 Long Range com uma capacidade total de 225 kWh.
Para conseguir uma verdadeira autonomia, instalaram 90 m² de painéis solares no tejadilho do autocarro, concebidos de uma forma inovadora: alguns painéis são fixos e outros são colocados nas laterais, maximizando a recolha de energia.
Graças a esta combinação, podem viajar sem depender da rede elétrica, reduzindo assim a sua pegada ambiental.
Uma vida autónoma e eletrificada
Em setembro de 2022, a família partiu para a sua aventura a bordo do Chouchou, percorrendo milhares de quilómetros através de paisagens diversas, desde as aldeias ensolaradas de Marrocos até à costa grega e às montanhas turcas.
O seu autocarro, uma curiosidade técnica e estética, atrai a atenção de outros entusiastas das viagens sustentáveis, favorecendo encontros cheios de aprendizagem e inspiração.
Para além de viajarem, partilham a sua experiência através do seu canal no YouTube e do seu blogue familiar, onde descrevem as fases de construção do autocarro e o seu dia a dia nesta viagem única. No entanto, nem tudo tem sido fácil: enfrentaram desafios técnicos, como reparações e gestão de energia, bem como a adaptação a viver num espaço confinado.
Mas estes obstáculos reforçaram o seu espírito de equipa e permitiram-lhes desenvolver soluções inovadoras.
Uma experiência estimulante
Este projeto é mais do que uma viagem. É um estilo de vida que redefine a relação com os recursos e incentiva uma reflexão profunda sobre o consumo e a sustentabilidade. Viver sem ligação constante à rede elétrica ou sem acesso ilimitado à água levou a família a valorizar cada recurso e a otimizar a sua utilização.
É claro que empreender uma transformação desta magnitude requer conhecimentos técnicos e competências de bricolage, mas é um exemplo inspirador de como a tecnologia e a sustentabilidade se podem unir para criar novas formas de viver e viajar.
A história da família Guillemonde não é apenas um exemplo de aventura, mas também de como é possível reduzir a nossa dependência dos combustíveis fósseis nas viagens.
A utilização de energias renováveis, como a energia solar, combinada com soluções tecnológicas avançadas, demonstra que é possível adotar um estilo de vida mais amigo do ambiente sem sacrificar o conforto ou o espírito de exploração.
Esta aventura convida todos a reconsiderar a forma como viajamos, consumimos e vivemos. Talvez nem todos consigamos transformar um autocarro numa casa solar autónoma, mas podemos inspirar-nos na sua abordagem criativa para adotar mudanças que beneficiem tanto as nossas vidas como o planeta.
O que significa motor tesla? As pilhas nao sao duracell?
Significa que é um motor fabricado pela tesla e usado nos model s, tal como a bateria.
+1 já vi Seat a dizer motor VW e também nao sei o que significa
Oras, a seat é da vw e usa um morar fabricado pela mesma.
Era interessante e importante dizerem em quanto ficou só por exemplo a mudança do motor para um motor elétrico com 3 baterias Tesla, talvez uma pequena fortuna …
Sim, foi caro, tive de vender a minha casa para pagar a conversão.
Que história tão mal contada. E se realmente fizeram à conta dos paineis o q dizem, não digo que não mas só carregando de dia para poder estender os painéis (consegue 30kms com jeitinho no sul da UE nos dias grandes, sem nuvens, sem árvores, sem prédios perto etc e andando à noite e rezar para q no dia seguinte haja sol e consigam parar em campo aberto. Mas a pé chegavam mais depressa, nalguns casos 2x’s mais depressa.
Tenho que ver uns vídeos desse canal para me rir um bocado.
Para ti é sempre mal contada quando as pessoas apostam nos elétricos. É falta de noção já. 🙂
É o seguinte:
Um autocarro tem 10, vá 12 metros de comprimento e tem de largura 2,40, vá 2,50
Pegando nos máximos, a área do tejadilho tem capacidade para montar 30 m2 de painéis o q em circulação lhe iria render no máximo 30 kWh, caso andasse sempre por estradas sem sombras, no pico do Verão e no sul da Europa. Mas ele diz que com uma engenhoca com base em painéis dobráveis ou extensíveis consegue uma área de 90 m2, imagem abaixo:
https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/12/autocarro_fotovoltaico06-1024×576.webp
Mas não pode circular naquelas condições. Então só pode dar uso à engenhoca enquanto o autocarro está parado, aumentando a área disponível temporariamente.
A 1ª coisa que vou ver é a que horas eles circulam. Se fizerem vídeos a circularem durante o dia, ficam logo arrumados.
Então a família só se pode fazer à estrada à noite para que durante o dia possam aproveitar toda a capacidade dos 90m2 dos paineis nos dias de sol e parados em campo aberto. (não queria estar na pele deles ou então que tenham a sorte de apanhar um ribeiro perto)
Um autocarro elétrico feito de raiz e cheio de formas aerodinâmicas tendo em vista a eficiência pode consumir 250kWh/100. Um trambolho destes, do tempo da outra senhora, ainda por cima com a parca aerodinâmica toda estragada pela montagem dos paneis e respectivos hidráulicos pesadões, não faz menos que 400 kWk/100. Portanto, mesmo que conseguisse captar sempre os 90 kWh durante o dia (o que não é expectável), nunca iria conseguir percorrer nada de jeito durante a noite, no máximo 22,5 kms até as baterias secarem. Daí referir que quando pararem que tenham a sorte de o fazer num sítio alto, e sem sombras para poderem carregar para mais 22,5 kms.
Quando me refiro que a pé seria mais rápido, estou a basear-me nas idas a Fátima ou Santiago, onde a bitola são os + de 20 a 30 kms dia, mas há muitos que fazem 40 e uns super corajosos que chegam aos 60 kms diários.
Tb não digo que o autocarro não fez os MILHARES de kms que eles dizem que fizeram. É preciso é tempo.
Tb já não é o 1º maluco que vai a pé daqui até à terra do menino Jesus.
Eles dizem que fizeram, tu não sabes, a não ser seguir o que eles mostram e eles de facto contam tudo. À parte disso, tiveram uma excelente ideia e transformar um fedorento fumarento em elétrico, foi muito bem pensado. Mesmo que não gostes… é a vida!
+1
E não são os primeiros.
Portanto nem fez as contas e quando mostra números dá números errados.
Que eu saiba se dividir 90 por 40 dá 2.25 o que dá 225 KMS.
Já agora uma instalação de 30 kWh produz mais de 200 kWh por dia no verão, posso mostrar números porque tenho acesso a uma.
Correção: uma instalação de 30 kWp.
O meu consumo de eletricidade é de cerca de 75 kWh/100 km.
O objetivo não é percorrer o maior número possível de quilómetros.
Numa viagem como a minha, mesmo com gasóleo, não se fazem muitos quilómetros por mês.
O objetivo é visitar, descobrir lugares, conhecer pessoas…
Viajo sempre durante o dia e, quando paro, é por vários dias.
O máximo que carreguei num dia foi 80kWh, mas isso é muito raro.
Todos nós podemos viajar a pé, de bicicleta, de carro, de camião ou mesmo de avião para ir mais depressa. Só que não é a mesma viagem.
Não percebo porque não querem acreditar em mim? Porque é que a minha viagem o incomoda?
Se quiseres vir e ver se funciona, estás à vontade. Terei todo o gosto em pagar-te uma cerveja.
O novo veículo que vou fazer será totalmente OpenSource, e tudo será filmado. Até podes participar se achares que sabes fazer melhor.
A ele incomoda porque não tem, e é um petrolhead.
É de aplaudir, sim senhor. Haja tempo para desfrutar.
Olá, posso carregar até 100 km por dia e tenho uma autonomia de 300 km.
Depois de mais de 10000km percorridos, prefiro o conforto do meu veículo a andar a pé .
Sei que muitos artigos mentem, mas verás no meu canal que não é o meu caso, se quiseres discutir o assunto, entrarei sempre em contacto contigo.
Podem vir ver os meus vídeos, mas espero que não se riam de mim . Se tiverem alguma dúvida não hesitem, mas tentem ser construtivos.
Até breve!
+1 ninguém compra uma autocaravana para passar um dia inteiro com aquilo parado. Autocaravana é para conduzir 24h por dia sem paragens.
Óbvio, e vai usar a autocaravana no meio da cidade entre prédios, no campo precisa de sombra das árvores, porque como se vê não tem tecto.
*Teto
É um veículo para viagens longas, para percorrer 200 quilómetros e para visitas de alguns dias. Para viagens de vários meses.
Tem razão, não é uma autocaravana para uma viagem de 15 dias.
@Jean-Philippe, porque não esclareces que não são os painéis solares que permitem realizar as tuas viagens? E que, por isso, não são viagens 100% a energia solar, como está incorretamente descrito em destaque em várias publicações da imprensa nacional e internacional?
@yamahia, Penso que 90% das minhas deslocações foram feitas com painéis solares.
Nos restantes 10%, utilizei pontos de carregamento por opção. Para estacionar na cidade. Para sair de uma zona desagradável.
Não há nada escondido, o veículo pode utilizar fichas trifásicas, pontos de carregamento de tipo 2 e pontos de carregamento rápido CCS (ainda não experimentei).
Escolho o método de carregamento que melhor se adapta às minhas necessidades.
Além disso, não sou eu que escolho o que os jornalistas querem escrever e eles não podem dar toda a informação num único artigo. Quer seja no meu blogue ou no meu canal do Youtube, está tudo lá.
O que é certo é que o meu veículo pode funcionar a 100% com energia solar, se eu assim o desejar.
Ok
Obrigado.
Já viu a quantidade de paineis que tem ? são 60, naquela medida consegue painéis com mais de 250 a 300 watts cada.
Instalados devem ter entre 15 a 20 kw, que na disposição que têm, 0 ºC devem produzir 50% do seu máximo.
Tendo em conta que em dias de inverno se consegue apenas 50% do Verão, já que tem menos horas de, dará cerca de 30 kwh dia, que é o suficiente para rodar mais de 100 kms por dia.
com 16 kWp de painéis solares, pode recarregar 100 km só nos melhores dias. No inverno, é menos.
Não é um problema porque visitamos a casa durante o carregamento.
Tenho um motor Tesla 85 e várias baterias para venda. Se estiver interessado entre em contacto
Como entro em contacto ?
pecasev do email do google
Uma ligeira brisa e levanta voo.
Com essas asas até deve voar