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Velho autocarro é agora uma autocaravana 100% a energia solar, com um motor Tesla

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. srpetroleo says:

    O que significa motor tesla? As pilhas nao sao duracell?

  2. LUIS MONTEIRO says:

    Era interessante e importante dizerem em quanto ficou só por exemplo a mudança do motor para um motor elétrico com 3 baterias Tesla, talvez uma pequena fortuna …

  3. Yamahia says:

    Que história tão mal contada. E se realmente fizeram à conta dos paineis o q dizem, não digo que não mas só carregando de dia para poder estender os painéis (consegue 30kms com jeitinho no sul da UE nos dias grandes, sem nuvens, sem árvores, sem prédios perto etc e andando à noite e rezar para q no dia seguinte haja sol e consigam parar em campo aberto. Mas a pé chegavam mais depressa, nalguns casos 2x’s mais depressa.
    Tenho que ver uns vídeos desse canal para me rir um bocado.

    • Vítor M. says:

      Para ti é sempre mal contada quando as pessoas apostam nos elétricos. É falta de noção já. 🙂

      • Yamahia says:

        É o seguinte:
        Um autocarro tem 10, vá 12 metros de comprimento e tem de largura 2,40, vá 2,50
        Pegando nos máximos, a área do tejadilho tem capacidade para montar 30 m2 de painéis o q em circulação lhe iria render no máximo 30 kWh, caso andasse sempre por estradas sem sombras, no pico do Verão e no sul da Europa. Mas ele diz que com uma engenhoca com base em painéis dobráveis ou extensíveis consegue uma área de 90 m2, imagem abaixo:
        https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/12/autocarro_fotovoltaico06-1024×576.webp
        Mas não pode circular naquelas condições. Então só pode dar uso à engenhoca enquanto o autocarro está parado, aumentando a área disponível temporariamente.
        A 1ª coisa que vou ver é a que horas eles circulam. Se fizerem vídeos a circularem durante o dia, ficam logo arrumados.

        Então a família só se pode fazer à estrada à noite para que durante o dia possam aproveitar toda a capacidade dos 90m2 dos paineis nos dias de sol e parados em campo aberto. (não queria estar na pele deles ou então que tenham a sorte de apanhar um ribeiro perto)

        Um autocarro elétrico feito de raiz e cheio de formas aerodinâmicas tendo em vista a eficiência pode consumir 250kWh/100. Um trambolho destes, do tempo da outra senhora, ainda por cima com a parca aerodinâmica toda estragada pela montagem dos paneis e respectivos hidráulicos pesadões, não faz menos que 400 kWk/100. Portanto, mesmo que conseguisse captar sempre os 90 kWh durante o dia (o que não é expectável), nunca iria conseguir percorrer nada de jeito durante a noite, no máximo 22,5 kms até as baterias secarem. Daí referir que quando pararem que tenham a sorte de o fazer num sítio alto, e sem sombras para poderem carregar para mais 22,5 kms.
        Quando me refiro que a pé seria mais rápido, estou a basear-me nas idas a Fátima ou Santiago, onde a bitola são os + de 20 a 30 kms dia, mas há muitos que fazem 40 e uns super corajosos que chegam aos 60 kms diários.
        Tb não digo que o autocarro não fez os MILHARES de kms que eles dizem que fizeram. É preciso é tempo.
        Tb já não é o 1º maluco que vai a pé daqui até à terra do menino Jesus.

        • Vítor M. says:

          Eles dizem que fizeram, tu não sabes, a não ser seguir o que eles mostram e eles de facto contam tudo. À parte disso, tiveram uma excelente ideia e transformar um fedorento fumarento em elétrico, foi muito bem pensado. Mesmo que não gostes… é a vida!

        • JL says:

          Portanto nem fez as contas e quando mostra números dá números errados.

          Que eu saiba se dividir 90 por 40 dá 2.25 o que dá 225 KMS.

        • JL says:

          Já agora uma instalação de 30 kWh produz mais de 200 kWh por dia no verão, posso mostrar números porque tenho acesso a uma.

        • JL says:

          Correção: uma instalação de 30 kWp.

        • Jean-Philippe says:

          O meu consumo de eletricidade é de cerca de 75 kWh/100 km.
          O objetivo não é percorrer o maior número possível de quilómetros.
          Numa viagem como a minha, mesmo com gasóleo, não se fazem muitos quilómetros por mês.
          O objetivo é visitar, descobrir lugares, conhecer pessoas…
          Viajo sempre durante o dia e, quando paro, é por vários dias.
          O máximo que carreguei num dia foi 80kWh, mas isso é muito raro.
          Todos nós podemos viajar a pé, de bicicleta, de carro, de camião ou mesmo de avião para ir mais depressa. Só que não é a mesma viagem.
          Não percebo porque não querem acreditar em mim? Porque é que a minha viagem o incomoda?
          Se quiseres vir e ver se funciona, estás à vontade. Terei todo o gosto em pagar-te uma cerveja.
          O novo veículo que vou fazer será totalmente OpenSource, e tudo será filmado. Até podes participar se achares que sabes fazer melhor.

        • Yamahia says:

          É de aplaudir, sim senhor. Haja tempo para desfrutar.

    • Jean-Philippe says:

      Olá, posso carregar até 100 km por dia e tenho uma autonomia de 300 km.
      Depois de mais de 10000km percorridos, prefiro o conforto do meu veículo a andar a pé .
      Sei que muitos artigos mentem, mas verás no meu canal que não é o meu caso, se quiseres discutir o assunto, entrarei sempre em contacto contigo.
      Podem vir ver os meus vídeos, mas espero que não se riam de mim . Se tiverem alguma dúvida não hesitem, mas tentem ser construtivos.
      Até breve!

    • Toni da Adega says:

      +1 ninguém compra uma autocaravana para passar um dia inteiro com aquilo parado. Autocaravana é para conduzir 24h por dia sem paragens.

      • JL says:

        Óbvio, e vai usar a autocaravana no meio da cidade entre prédios, no campo precisa de sombra das árvores, porque como se vê não tem tecto.

      • Jean-Philippe says:

        É um veículo para viagens longas, para percorrer 200 quilómetros e para visitas de alguns dias. Para viagens de vários meses.
        Tem razão, não é uma autocaravana para uma viagem de 15 dias.

        • Yamahia says:

          @Jean-Philippe, porque não esclareces que não são os painéis solares que permitem realizar as tuas viagens? E que, por isso, não são viagens 100% a energia solar, como está incorretamente descrito em destaque em várias publicações da imprensa nacional e internacional?

          • Jean-Philippe says:

            @yamahia, Penso que 90% das minhas deslocações foram feitas com painéis solares.
            Nos restantes 10%, utilizei pontos de carregamento por opção. Para estacionar na cidade. Para sair de uma zona desagradável.
            Não há nada escondido, o veículo pode utilizar fichas trifásicas, pontos de carregamento de tipo 2 e pontos de carregamento rápido CCS (ainda não experimentei).
            Escolho o método de carregamento que melhor se adapta às minhas necessidades.
            Além disso, não sou eu que escolho o que os jornalistas querem escrever e eles não podem dar toda a informação num único artigo. Quer seja no meu blogue ou no meu canal do Youtube, está tudo lá.
            O que é certo é que o meu veículo pode funcionar a 100% com energia solar, se eu assim o desejar.

          • Yamahia says:

            Ok
            Obrigado.

    • JL says:

      Já viu a quantidade de paineis que tem ? são 60, naquela medida consegue painéis com mais de 250 a 300 watts cada.

      Instalados devem ter entre 15 a 20 kw, que na disposição que têm, 0 ºC devem produzir 50% do seu máximo.

      Tendo em conta que em dias de inverno se consegue apenas 50% do Verão, já que tem menos horas de, dará cerca de 30 kwh dia, que é o suficiente para rodar mais de 100 kms por dia.

      • Jean-Philippe says:

        com 16 kWp de painéis solares, pode recarregar 100 km só nos melhores dias. No inverno, é menos.
        Não é um problema porque visitamos a casa durante o carregamento.

  4. PecasEV says:

    Tenho um motor Tesla 85 e várias baterias para venda. Se estiver interessado entre em contacto

  5. semerodk says:

    Uma ligeira brisa e levanta voo.

  6. JP says:

    Com essas asas até deve voar

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