Rússia cortou o acesso à Internet global e nem as VPN ajudaram os russos
Em guerra há largos meses, a Rússia voltou a cortar o acesso à Internet global em algumas regiões do país durante um dia, isolando-as completamente. Pelo que foi reportado, nem a maioria das Redes privadas virtuais (em inglês, VPN) conseguiu contornar o corte e ajudar os russos.
A autoridade russa para as comunicações, Roskomnadzor, bloqueou os residentes do Daguestão, da Chechénia e da Inguchétia, segundo o Instituto para o Estudo da Guerra (em inglês, ISW). As três regiões situam-se no sudoeste da Rússia, perto das suas fronteiras com a Geórgia e o Azerbaijão.
Conforme relatado por agências noticiosas europeias e russas, bem como pelo ISW, as pessoas dessas áreas não puderam aceder ao Google, YouTube, Telegram, WhatsApp, entre outras plataformas estrangeiras.
ℹ️ Note: Metrics show the disruption and restoration of connectivity in Dagestan, #Russia, following what telecoms regulator Roskomnadzor has described as a trial of its capacity to disable access to the foreign internet in a specific region; incident duration ~24 hours pic.twitter.com/7iYtDcVtSG
— NetBlocks (@netblocks) December 7, 2024
A Organização não-Governamental russa de direitos digitais, Roskomsvoboda, informou o TechRadar de que, apesar de algumas terem aparentemente funcionado, a maioria das VPN não funcionou durante o corte. Não é claro quais ou quantas funcionaram de facto.
A Rússia tem bloqueado cada vez mais VPN, tendo a Apple ajudado neste sentido, retirando aplicações para este fim da sua App Store russa. Segundo a agência noticiosa russa Interfax, pelo menos 197 VPN estão, atualmente, bloqueadas no país.
Rússia está a testar uma Internet soberana
Este bloqueio não foi uma novidade, considerando que a Rússia tem testado a sua própria Internet soberana. Aliás, informámos sobre outros cortes semelhantes em 2019 e 2021.
Este ano, a Rússia já testou o bloqueio ou a limitação de acesso a plataformas como o YouTube, reduzindo de tal forma a velocidade que os sites ficaram praticamente inutilizáveis.
O país terá já investido 648 milhões de dólares na sua Internet nacional, bem como em tecnologia para impor restrições. Os testes estarão em curso há vários anos, desde pelo menos 2019, segundo o PC Mag.
No futuro, segundo o ISW, a Rússia pode bloquear a Amazon Web Services, HostGator e outros hosts estrangeiros, além de forçar os residentes e as empresas russas a deixarem de utilizar esses serviços, com o objetivo de migrarem para serviços de propriedade russa.
A culpa só pode ser dos americanos e da NATO… venham lá as teorias das conspirações …
E da CIA
Cia, assassinou JFK (mossad estev envolvida) , MLK, MalcomX, atc.
Os maus sao os russos
https://x.com/ricwe123/status/1864590220991095014
Bem, em Portugal há quem seja condenado a cadeia efetiva por um tweet. Neste mundo já nada me surpreende.
Liberdade é diferente de libertigagem.
À vontade é diferente de à vontadinha.
Se se tem coragem para dizer o que quer, tem que ter coragem para arcar com as consequências.
A próxima Coreia do Norte.
Ou a próxima Síria
Nem penses. Ao contrário dos Norte Coreanos, os Russos conhecem a mundo “fora das quatro paredes”.
“os Russos conhecem a mundo “fora das quatro paredes”.
Os cosmopolitas de Moscovo e de outras grande cidades e pouco mais. Havendo vodka são felizes…é como nós com o merd@bol!
Nem mais…….
Estão a aprender com Israel será, quando bloqueia as comunicações na Palestina?
Estão a aprender com a Coreia do Norte!
nem mais!
esta prática é comum pelo mundo fora mas só é notícia quando é realizada pelos “outros”. quando é realizada pelos “nossos” está tudo bem e ninguém liga nada à questão.
aliás, há algum artigo no pplware sobre práticas idênticas de israel? hum…
Não percebo o porquê da comparação com Israel…a Rússia está a bloquear as comunicações dos seus cidadãos e não as da… Belorússia, por exemplo.
Quer dizer eu até percebo a razão da comparação é whataboutism 101 do comité do PCP, BE, Livre…mas se é feliz com isso ainda bem para si!
como sempre, quem não tem argumentos recorre aos ad hominem e aventura-se em conclusões precipitadas e completamente erradas.
a comparação está correta. israel não só não bloqueia acesso na palestina que não ocupa, como bloqueia na palestina que ocupa ilegalmente, como bloqueia mesmo no estado de israel. só que são mais subtis e, claro, são “nossos” amigos
É FACIL: Nunca começar guerras que sabem que não ganhar. Entreguem os reféns ainda vivos, se ainda algum. Hamas renda-se. Acaba a guerra. F# around, find out.
Onde é que está o meu ataque ad hominem à sua pessoa?
Chamei-o de alguma coisa?
Ao menos eduque-se e aprenda o que significa as palavras que escreve!
Cataloguei a comparação que fez mas não o chamei de nada!
Mais uma vez o que é que o eventual bloqueio de comunicações israelita tem haver com o bloqueio de Rússia a cidadãos russos!?
Passo a passo a Rússia caminha alegremente na senda do ideal do Juche do querido líder!
Não diga asneiras.
Bloquear as comunicações num cenário de guerra é uma tática de guerra com vista a obtenção de vantagem tática e operacional das tropas.
Bloquear a internet num regime comunista opressivo tem outros objetivos.
Bastava o regime comunista, o opressivo é desnecessário porque todos os regimes comunistas são opressivos por natureza, sem isso não se conseguiam manter, de tão maus que são. O muro de Berlim foi construído para evitar fuga para o ocidente, e não para impedir que ocidentais entrassem na parte oriental.
100%, dos serviços de comunicação, em Gaza e Cisjordânia, são oferecidos por Israel e Egipto.
Em Gaza é possível ter 20GB e 10000 minutos, por 2 dólares americanos. Basta fazer o registo, na escola, e comprar um telemóvel. As torres, de 3.5G são israelitas. A ONU quis montar uma estrutura, o HAMAS destruiu-a.
Não convém que o povo russo perceba, com dados não filtrados pelos canais oficiais russos, que após 3 anos de uma guerra que devia durar 10 dias, de 200 000 mortos e duma economia cada vez mais dependente da China, a Rússia está muito longe do objetivo inicial, que era tomar Kiev e ocupar a Ucrânia em pouco mais duma semana.
+1
Calma que entretanto a China faz isso tudo a nível económico… e os Russos ficam nas mãos deles.
Permita-me a correcção, segundo eles, seriam 3 dias lol
Mas concordo com o seu comentário
A Ucrânia já recuperou a crimeia? Já recuperou as cidades conquistadas pela Russia apos a invasão de fevereiro?
Quero saber para um amigo…
Para uma país com uma força militar de 1/5 da Rússia acho que está-se a safar minimamente bem…de salientar que a Ucrânia continua, mesmo sobre pressão, a recusar-se a recrutar menores de 25 para o esforço militar. Isto diz muito sobre o que nação valoriza a vida quando comparada com a outra que ordenou garotos mal equipados a atravessar a fronteira em Fevereiro de 2022!
Qual 10 dias… eram só 3 dias. Mas como diz o grande líder, está tudo a correr como previsto na grande operação especial militar
Os ucranianos enganaram-nos e falsificaram a percepção que a população ucraniana realmente tinha dos russos e de uma eventual entrada militar russa, foram à confiança que iriam ser recebidos de braços abertos, mas a coisa não correu bem desse jeito.
Soubessem todos os lideres civis e militares de topo na Rússia da realidade, e certamente que teriam primeiro aumentado o número de militares, treinado os mesmos e lançado um ataque em tão larga escala que a Ucrânia não teria tido realmente hipótese de parar, e se fossem suficientemente rápidos talvez até nem tivessem sofrido o mesmo nível de sanções económicas.
Os russos enganaram-me a eles próprios com a sua própria propaganda de regime. Foi lindo ver os bayraktars de fabrico turco a arrebentar com colunas de material bélico que seguiam em direção a Kyiv…nunca me esqueço da música do bayraktar.
https://www.youtube.com/watch?v=ymqIjAmMDBc
“Rússia está a testar uma Internet soberana”
Será mais correcto dizer uma Intranet soberana!
Realmente fiquei com a ideia que sera mesmo Intranet.
Já para nós, nem russos nem a falta de net deles nos importa (e não estou a generalozar).
Coreia do Norte 2.0
+1
Kwangmyong 2.0
Bom, agora é esperar pela ginástica mental que os apoiantes de Putin que por aqui comentam vão fazer para defender este corte.
Os tais defensores da paz… mas que convidam camaradas do Putin para festas na Amora em Setembro?
Há anos que a Rússia tem testado isso. O problema é que ainda possuem milhões de backbones externos. Bloqueando o acesso ao exterior, perderem 99,75% das capacidades. A China recebe milhões, anualmente, por lhes fornecer acesso, já filtrado, a vários serviços.
A Apple também fez disso, em Espanha e Itália, quando removeram 830 milhões de apps, que incluíam serviços de pagamento, que não passavam pelas validações da Apple, e da UE. A boleia da UE, deu para removerem as que já tinham escapado.
Apple store tem 1.81 milhões de apps e conseguiram remover 830 milhões. Ficaram a dever Apps a quem?
Nada disso. Isso é propaganda ocidental e a Russia já recuperou a totalidade de Kursk, como alguns cromos que fazem comentários aqui dizem… Não preciso dizer nomes, a carapuça vai servir na perfeição eh eh eh
Os russos serão sempre isso mesmo ( russos ). Os proprietários de quase um quarto do planeta. Os Czares do sec. XXI.
Vivó Sporting!
Ahahahah
Elon Musk abre Direct to Cell na Russia.
Isto era lindo de acontecer.
O grande líder já deve ter feito uns telefonemas a pedir para não o fazer. Para a semana vão almoçar um borscht no Kremlin
Qualquer pessoa que utilize ligação via satélite na Rússia sem permissão para tal é rapidamente descoberta e interceptada pelos serviços de segurança da Rússia… não me parece que a maioria das pessoas queiram descobrir o que lhes fazem se tal acontecer.
A perguntas a fazer são:
Porque não bloquearam a internet em Moscovo e São Petersburgo?
Seria aceitável para o cidadão cosmopolita destas duas grandes metrópoles ficar sem internet? O que pensariam? Provocaria um efeito totalmente antagonista ao que passam constantemente nas TV russas, ao dizer que a é o ocidente que ataca a Rússia?
Outra linha se raciocínio será, porque essas regiões? Será porque são mais propensas a revoltas? Seram mais propensas a grupos insurgentes do regime vigente?
Fica para a malta pesquisar e pensar.
É como alguns em Pyongyang, têm acesso livre à Internet, e a lojas com produtos ocidentais. São aqueles que o regime precisa de manter fiéis.
Quero lá saber de 143 milhoes de bandalhos russos e mais meia duzia de seguidores aqui no brugo. o que me interessa são os 500 milhoes da união europeia a que se juntam os 340 milhoes de norte americanos, 124 milhões de japoneses, os 1430 milhoes de indianos e os 1411 milhões de chineses… o resto é tudo mato para encher chouriços.