Burger King e EDP instalam 180 pontos de carregamento elétrico em todo o país
Já pode carregar o seu automóvel elétrico enquanto degusta um hambúrguer. Uma parceria entre a Burger King e a EDP disponibiliza 180 pontos de carregamento em 90 restaurantes em Portugal Continental. Os equipamentos permitem servir até duas viaturas em simultâneo.
Conceito de carregamento em tempo de lazer
O Burger King, no âmbito da sua aposta na mobilidade sustentável, está a implementar um plano de introdução de Pontos de Carregamento (PC) de automóveis elétricos.
A EDP foi o fornecedor escolhido para instalar e operar os pontos de carregamento de veículos elétricos em 90 restaurantes da marca, de norte a sul do país. Os equipamentos de carregamento rápido, que correspondem a mais de 90% dos pontos instalados nos restaurantes da cadeia, têm uma potência máxima de 90kW ou 120kW, consoante o restaurante e equipamento instalado. Esta última potência permite carregar a energia necessária para percorrer mais 100 quilómetros em menos de dez minutos.
Estes equipamentos possibilitam o carregamento de até duas viaturas em simultâneo, fazem parte da rede de carregamento público MOBI.E e podem ser utilizados com qualquer cartão CEME (Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica).
Desta forma, os clientes Burger King podem carregar o seu veículo elétrico enquanto estão no restaurante. Na app da EDP (EDP Charge), e em outras aplicações, é possível verificar a localização e estado de disponibilidade dos carregadores, a fim de facilitar a utilização.
A EDP foi pioneira no desenvolvimento da rede pública de carregamento em Portugal e é um dos principais intervenientes na mobilidade elétrica. A empresa conta já com mais 3.400 pontos de carregamento contratados, com opções disponíveis em todos os distritos do país.
Desde que a EDP começou a investir no desenvolvimento da mobilidade elétrica no país, já foram realizadas mais de 2,1 milhões de sessões de carregamento nos pontos da empresa ligados à rede pública. Estes carregamentos permitiram percorrer mais de 260 milhões de quilómetros apenas com recurso à eletricidade e evitaram mais de 30 mil toneladas de CO2.
Transição para a reabilitação sustentável
Além da introdução de pontos de carregamento para veículos elétricos, o Burger King iniciou, já em 2023, um plano de eletrificação da sua frota de motos utilizadas no serviço de Home Delivery, com o objetivo de a tornar 100% elétrica e, desta forma, reduzir o seu impacto ambiental.
Com esta medida irá poupar 54 toneladas de CO2 durante a vida útil de cada veículo, totalizando 450 toneladas para as 120 motas, o que equivale a plantar cerca de 2600 árvores.
Como parte da sua estratégia global de sustentabilidade, que procura contribuir para a redução da pegada ambiental da sua atividade, investindo nas pessoas e comunidades em que opera, o grupo está, também, empenhado em construir restaurantes cada vez mais sustentáveis.
O-M-G!!! não me digam que estão a tentar carregar os VE com… hambúrgueres??? LOLOLOL
Boa tarde
Continuo sem perceber o motivo para o local da porta de carregamento não ser standard em todos os veiculos. O local da minha porta de carregamento é do lado do condutor, e nesse carregador, apenas tinha um lugar onde podia carregar sem fazer esforço/estragos para conectar. Os cabos dos carregadores com potencia superior a 120kw são extremamente pesados e pouco maleáveis. Estou a fazer algo errado, ou isto está mal planeado e os carregadores deviam ter cabo suficiente para dar a volta ao carro? Sei que existe carros em que a tomada de carregamento é do lado do passageiro, mas não podemos planear que vai ser sempre usado por um carro com o carregador de ambos os lados.
Deve ser mesmo falta de homogeneização e planeamento. A bomba de gasolina onde costumo ir funciona 24/24 com cartão e em horário “diurno” com funcionário. Com cartão só tem um lado a funcionar e tenho de esticar a mangueira, besuntar as mãos e ficar a segurar para não riscar a pintura.
É defeito, não é feitio lol
” Com cartão só tem um lado a funcionar e tenho de esticar a mangueira, besuntar as mãos”
Estás a falar da excepção á regra! Isso acontece muito mas muito pouco!
De facto não faz muito sentido, mas se olharmos para as viaturas a ICE, temos o mesmo tema.
Só falta fazerem um ‘menu’ refeição + Kw
Nunca nos vamos livrar a 100% do cancro, ora é no combustivel ou na comida!
1.º Preocupado com a grande redução do CO2, algo essencial para que as plantas e árvores em geral prosperem.
2.º A UE não estava a querer exigir que todos os pontos de carregamento eléctrico teriam obrigatoriamente de aceitar cartões de pagamento de débito e crédito convencional? De forma a descomplicar a vida dos cidadãos da UE.
tem logica! com o tempo de espera a carregar a torradeira, leva a vontade de morfar umas sandochas ecom batatas fritas e cola
@JL o que tens a dizer sobre isto?
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Já sei… A pessoa não acautelou os 3500 pormenores para a viagem.
Eu simplesmente com um multibanco resolvia o problema. Ou com 20€