Perfis verificados do X espalham imagens de abuso sexual infantil… livremente!
A rede social de Elon Musk é hoje apelidada de uma rede com liberdade de expressão. Contudo, muitos perfis parecem confundir liberdade de expressão com libertinagem de publicação. Uma investigação da BBC mostra utilizadores verificados no X que promovem links para sites que aparentemente vendem vídeos de abuso sexual infantil.
X "promove" links para abuso sexual infantil?
De acordo com uma investigação da CNN, a rede social X, antigo Twitter, tem permitido que utilizadores verificados promovam links para sites que aparentemente vendem vídeos de abuso sexual infantil. Estes perfis verificados, distinguidos por um tique azul, pagam uma taxa mensal para tornar as suas contas mais proeminentes na rede social. O X diz que a verificação também é realizada para garantir "a integridade" do site.
Contudo, a BBC encontrou contas verificadas a partilhar links para sites que anunciam vídeos de abuso para venda. Todas as contas ofensivas foram denunciadas ao site e posteriormente bloqueadas. Segundo um representante da rede social, as contas foram suspensas "de acordo com as políticas do X".
Como pode falhar o processo de verificação?
As contas verificadas foram encontradas após uma pesquisa pelas palavras-chave num dialeto árabe que pedófilos têm usado para interagir uns com os outros no X por pelo menos seis meses. Segundo a mesma fonte, esses perfis não partilharam conteúdo ilegal diretamente — mas outros perfis não verificados usando as mesmas palavras-chave postam material de abuso sexual infantil.
A investigação do Serviço Mundial descobriu:
- Cinco utilizadores verificados a partilhar links para sites que aparentemente vendem conteúdo de abuso infantil;
- Uma das contas foi verificada mais do que um ano e postava os links há mais de seis meses, sem que X tomasse nenhuma atitude;
- Uma conta verificada publicou um vídeo onde era exibido conteúdo para venda rotulado como "crianças";
- O X bloqueou uma das palavras-chave durante a investigação — mas no início deste mês, uma conta verificada foi aberta com uma variação da mesma palavra-chave como nome de perfil
A BBC refere que o Instagram e o Facebook baniram algumas das palavras-chave na primavera. No entanto, as pesquisas nestas plataformas — ambas de propriedade da Meta — não levaram ao conteúdo de abuso infantil.
Ampla visualização
Em maio, a Comissão Europeia enviou ao X uma solicitação formal de informações sobre a aparente redução na moderação desde que o bilionário Elon Musk cortou o tamanho da equipa de segurança na sua aquisição da plataforma, em 2022.
O X introduziu contas verificadas pagas em abril de 2023, passando a cobrar um preço a partir de € 9,84 por mês. Aos utilizadores verificados também é exigido o fornecimento de uma conta bancária e um número de telefone. Em troca, as suas contas são impulsionadas no algoritmo do site.
No entanto, os perfis verificados vistos pela BBC tinham poucos seguidores — entre dezenas e centenas. Mas as suas publicações conseguiram reunir um grande número de visualizações - algumas com mais de 40 mil.
Entre o material encontrado estão promoções e anúncios para canais do Telegram contendo capturas de ecrã de ficheiros oferecidos com rótulos como "menino novo" e "menina nova". Segundo o que é referido, a BBC não comprou acesso a estas pastas do Telegram. Como tal, não pôde confirmar se o conteúdo era de facto abuso.
O próprio Telegram foi duramente criticado por agências de segurança pública e instituições de caridade por alojar atividades ilegais, incluindo partilha de vídeos de abuso sexual de crianças.
Além das contas verificadas, a BBC também encontrou cerca de uma dúzia de contas normais que partilhavam links sob as mesmas palavras-chave em árabe. E algumas delas estavam a partilhar imagens de abuso diretamente nos seus perfis no X.
Confirmação dos vídeos
A BBC enviou as contas para a Internet Watch Foundation (IWF), que trabalha para investigar, denunciar e remover imagens de abuso sexual infantil da internet.
Os especialistas da IWF confirmaram que uma delas partilhava vídeos da Categoria B, a segunda categoria criminal mais extrema, que retrata atividade sexual sem penetração com crianças.
Todos os vídeos foram censurados até certo ponto por um adesivo digital preto e redondo com o nome de uma loja — mas o suficiente pôde ser visto e avaliado por nós.
Disseram os especialistas.
Os vídeos mostravam meninos e meninas de 7 a 10 anos — não no mesmo vídeo — de etnias brancas, asiáticas e não identificadas.
As outras contas que a BBC partilhou com a instituição de caridade parecem ter sido suspensas ou tiveram o conteúdo ilegal removido antes da avaliação. Uma das contas não verificadas aparentemente estava a partilhar um vídeo da Categoria A.
Fonte: BBC
Neste artigo: abuso sexual infantil, Twitter, X
Tudo vale para deitar abaixo o Musk, acontece o mesmo em todas plataformas (YouTube, Instagram, meta, WhatsApp…) existe 2 tipos de situações:
– contas hackeadas
– contas que usaram documentos roubados
Depois tentar comparar com o Telegram não tem nada a ver pois lá os conteúdos são encriptados nem eles tinham como auto moderar só recebendo um convite para entrar no grupo ou na conversa ou então por queixa com prints ou gravação.
A questão é o X depois de reportado o conteúdo remove o mesmo e bane a conta?
Até ao ponto que sei sim, mas nisso os jornalistas não querem saber o que interessa é a agenda esquerdista.
Se pode fazer mais para auto moderar esses conteúdos, pode e deve mas isso é para todas plataformas online, mas as vezes é difícil porque esses grupos de pessoas tentam sempre novas formas de enganar a auto moderação.
ambos sabemos que o X é um site porno em céu aberto…sem moderação sem nada…nem venhas com histórias que é de esquerda ou de direita. Desde que o Musk comprou o Twitter, a moderação tem sido pior ao longo dos anos…
E sim tem que haver moderação em todas as plataformas…se eu entro na tua casa, tenho que ter moderação no comportamento, certo? ou posso grafitar as paredes?
Não faço ideia de quem segues nem porque é que o algoritmo te premeia com essas coisas, mas normalmente é baseado nos teus interesses.
Mas tirando essa parte eu gosto muito mais agora do X do que antes pois o conteúdo era muito censurado se a ideologia fosse mais de direita ou fosse contra o wookismo, agora não é muito mais livre seja direita ou esquerda o pessoal pode discutir sem medo de conteúdo censurado e conta banida.
Sobre conteúdo inapropriado faço o mesmo que nas outras redes sociais “reporto” e não vejo diferenças passado pouco tempo desaparece, os meus últimos reports foram em Meta e Reddit e X devido a Scams e passado uns minutos recebi informação que o mesmo tinha sido removido e todos funcionam dentro do mesmo a nível de reports.
A liberdade tem que ter limites.
Os limites estão na lei de cada país.
Sendo o X Americano eles usam a sua lei americana e como sabemos é o País onde mais liberdade de expressão existe porque ela está consagrada na primeira emenda da constituição.
Para eles vale ouro essa primeira emenda e até proíbe o congresso de fazer leis que vão contra essa liberdade.
Um exemplo estas a discutir com um polícia americano podes lhe dizer na cara dele que ele para ti é um palhaço e nada te acontece isso é completamente normal para eles como o polícia tirando a farda pode a seguir dizer o mesmo da outra pessoa, podes dizer que o Presidente é um palhaço que não te acontece nada aqui em Portugal terias problemas com a Polícia e com o Presidente da República como aconteceu a algum tempo com o Miguel Sousa Tavares que a PGR abriu inquérito por ter chamado de palhaço o PR e outros casos idênticos como o do Ricardo Araújo Pereira e o presidente Marcelo.
Resumindo lá vale a lei deles, mas não quer dizer que tu sendo Português não possas em Portugal por um processo contra a alguém sobre o que ele falou no X, mas isso já não tem nada a ver com o X é contigo e com essa pessoa e a Justiça Portuguesa.
limites não é censura como o Twitter, Meta e Google fazem!
É aí que a tua visão é distorcida! Resta saber qual a tua motivação… e se és verdadeiro!
A liberdade tem limites e está na lei, não és tu nem eu que vai dizer o que é os limites dessa liberdade… adoro estes pseudo fascistas que chama os outros de fascistas
@trolha333 os limites estão na lei, não gostas da lei azar o teu os americanos vivem bem com ela.
os limites nao podem estar nas leis, imagina que o Maduro e todos os seus parlamentares fazem leis a acabar com as eleições, devem ser obedecidas?
A liberdade tem de ser definida de forma jusnatural , e o único limite logico será os definidos pelo PNA, ou seja não podes de forma ativa iniciar agressão contra outrem ou a sua propriedade privada.
Quando definimos as coisas por parâmetros juspositivistas a coisa fica caótica, o teu limite é um, o meu é outro, a lei agora é assim, amanha é assado e ninguém se entende.
@Luis Costa,
“Os limites estão na lei”
No tempo da Velha Senhora, os limites estavam igualmente na lei… esses limites eram a censura, como na Venezuela, China, Coreia do Norte, agora recentemente no Reino Unido. Portugal livrou-se de algo idêntico no tempo do PS quando alguns partidos e alguns membros da Sociedade Civil, não permitiram a censura na internet, por exemplo.
Mas não tarda, vamos lá chegar.
Queres mesmo continuar a afirmar que os limites estão na lei?
continuas a não responder ao meu ponto:
se eu entro na tua casa, tenho que ter moderação no comportamento, certo? ou posso grafitar as paredes?
Eu já tive X e posso dizer com o algoritmo “acabado de entrar” ele assumia que era consumidor de conteúdo que fazia zero sentido para mim…e sim, pouco tempo depois, caia em contas de pessoas que promoviam o seu onlyfans com pequenos videos…
Vamos lá ver uma coisa…tu pagas perfis verificados para ter projeção no teu conteúdo também…por isso…”fazer o que quero na casa dos outros” não é bem ético assim…ambos concordamos, certo?
É complicado falar em liberdade de expressão com uma mentalidade tuga quando o que está em causa é o X que é americano, e para perceberes isso tinhas que viver um pouco lá ou falar com pessoas que vivem lá.
O que em Portugal é crime lá não é no que toca a liberdade de expressão, eu sei que é difícil de compreenderes mas pronto elimina a conta e vai para outra rede social com mais limites de liberdade de expressão e resolves o teu problema.
@Rodrigo
Engraçado, que falas da América…porque eles são os mais defensores no que toca a defesa de propriedades em nome individual.
Se invadires ou fizeres o quer que seja numa propriedade privada, vais ver o que te vai acontecer…
tens a certeza que queres ir por esse argumento? Porque eu vivo bem sem X ou outra plataforma Twitter wannabe…
o algoritomo dá-te aquilo que procuras, gostas ou mostras interesse. portanto provavelmente és tu que tens de mudar
@Someone, ser ou não um “site porno a céu aberto” (Não é), “sem moderação sem nada” (tem moderação), nada tem a ver o “rabo” com as calças.
Há porno? Há!
Qualquer um vê?! Sim, se procurar!
Aparece porno a qualquer um? Não! Só se procurar ou seguir contas para esse efeito!
Há filtros? Sim, basta activar os filtros NFSW!
@Anónimo – “A liberdade tem que ter limites” .. Deixa-me reformular:
A Liberdade tem que ter moderação! Se tiver limites, passa a chamar-se censura!
Depois confundir o que a comunicação social diz, e deturpa, com o que realmente se passa, é no minimo ignorancia.
O Musk é ou vai ser membro da Administração Trump, Por isto todos o querem deitar abaixo pelo poder de influencia contra as politicas de esquerda, e não só!
Quando promovia certas ideologias todos os santificavam e diziam bem dele, agora como não serve a narrativa de esquerda, já não vale nada.
+1
Estás meio-certo e metade errado. Tem de haver moderação, e há, efetivamente. Mas há pela mão de um operário que é o dono, que usa a rede para seu proveito empresarial e pessoal, como vimos a manipulação que fez à carneirada nestas eleições (os outros não são melhores, atenção, e sendo de esquerda americana, são piores de certeza).
Mas ele não pode fazer isso? Pode, ele comprou para isso mesmo. Mas não venham então dizer que com ele há liberdade de expressão. Não há, há sim libertinagem de opinião e publicação. Aquilo é um esgoto a céu aberto (sim, as outras não são melhores, possivelmente até piores).
Agora, não haver limites, isso é errado. Há limites sim. A tua liberdade acaba quando começa a de outra pessoa. Isso não é censura, é democracia. E esse teu pensamento é muito extremista.
E não, Musk é atacado não é por estar na lista de Trump. Essa é uma visão pequenina a tua das coisas. Musk é atacado porque insulta tudo e todos e não tem uma personalidade equilibrada, é apenas um ser extremista que bane as pessoas da sua rede, porque é o dono da bola. E não venhas com treta que ele não bane, bane, sim, e tira alcance, deixando o que escreves no teu perfil a ser visto por NINGUÉM 😀
Agora, a culpa é de quem lhe dá palco. Se não quiser estar nas mãos dele, não vamos para o Twitter. PONTO.
Sobre as capacidades dele como empresário… é um tipo super habilidoso, um génio.
Sobre essa narrativa de esquerda… é um argumento parvo. Ele nunca ganhou tanto dinheiro como ganhou com a esquerda. Ele não é de esquerda ou direita, ele é um egocêntrico, que só vê dinheiro a qualquer custo.
Ele não está ao lado dos de direita, mete isso na cabeça (que estás já a recrutar tolinhos com essa tua retórica), ele é do $$$$$ e mais nada. O partido dele é o do $$$$.
Ora muito bem, alguém que se deu ao trabalho de explicar aí aos cultistas do Trump como as coisas são a ver se abrem a pestana.
Concordo, completamente com o exposto. Mas, só chamo atenção num ponto a expressão “carneirada”, acho ofensiva, a política não precisa de ser agressiva para defender as ideias.
Atenção, estou a anos-luz das ideias do Sr. Trump e do Sr. Musk.
Não é ofensivo. Foi o termos usado pelos americanos: groupthink. 😉 não fui eu que o disse. Tens de acompanhar que vais ver o que eles dizem deles prórios 😉
Lá está. Há aqui malta a dizer que no Twitter/X agora não há censura e tal, mas se alguém os chama à razão, aquilo que eles são, ficam chateados e tb devia ser censurado. Dois pesos, duas medidas é o que é.
Achas que “carneirada” é ofensivo? Vai ao X e tenta ter uma conversa educada sobra politica. Agora és logo bombardeado por artistas que não conheces de lado nenhum a acusar-te de seres woke, esquerdista/esquerdalha/comunista/whatever, ou até mesmo de habibi ou pajeet. Acha bem isso? É que eu nem me identifico com nada disso.
Para mim extrema esquerda, wokes, etc e extrema direita, racistas, etc, por mim podiam desaparecer todos do mapa. O mundo seria melhor certamente.
O Musktard não precisa de ninguém para o manda abaixo. Ele faz isso sempre que abre a boca.
Por tu não concordares, não significa que ou seja tudo mentira, ou tu é que estejas certo, ou ele errado.
A verdade segue pelas duas vias, e as deturpações como as mentiras também.
Na mesma verdade, pode haver uma mentira, e vice-versa.
Aww. tão fofinho que tu és.
Continua o teu choro que eu cá vou continuar com as pipocas enquanto vejo o Twitter a desmoronar-se.
É boa lenha para o inverno que se avizinha.
<3
@Dc,
Awww….. que o arco-iris comeu-te o neurónio.
O Twitter já não existe, acabou! Agora é só “X”!
Eu entendo…. a censura do “bem” é o que te move. Desde que seja vomitada pela esquerdalha, defensora de proto-fascistas, que chamam os outros daquilo que eles próprios são então tudo bem.
Entendo… entendo-te perfeitamente.. mas hei… a esquerda é sinistra, já dizem os Italianos… e o mundo ocidental, está a virar à direita no cruzamento ;)!
Agora vai lá buscar a pipoquinha e aquece-te bem…. para não morreres gelado.
Lá esta, o Bruninho pensa que só existe direita ou esquerda, ou ainda melhor, pensa que, tudo de direita adora o Musktard, deve ser por falta de sol e gotículas de água suspensa no ar, na tua vida, tens que mudar de posição e expandir o espectro.
O mundo é bastante mais amplo, Bruninho, e quando o TWITTER estiver nas últimas, não vás chorar para o Bluesky ou o Threads.
Chora Bruninho, chora!
Desejo-te uma vida cheia de arco-íris <3
Kramarradas, o X, a space-X, e o twitter estão em pré-falência!! Está por segundos!! Fonte segura, noticias confia joca ponto com!!! Vendam o vosso stock com preço bem abaixo, senão não conseguem vender! Salvem-se!!
O Twitter tá tão a desmoronar-se que está todo as gente aflita a tentar “regular” algo que está a desmoronar-se.
Imaginação fértil é uma coisa boa
O Trump nem chega ao poder porque antes disso perde os valetes todos e depois vamos todos dizer “Olha o rei vai nu” LOL
Precisamente, uma rede de centenas de milhões pessoas haverá sempre algo ilegal.
O que vamos assistir é os media de esquerda como a BBC, NYT, CNN etc a atacarem o X. Por isso vai sair uma noticia por semana.
Não vai sair notícia alguma sobre o anti semitismo, anti humanismo do Bluesky, do Mastodon etc.
O autor apresenta uma confusão conceitos:
Libertinagem não é “vídeos de abuso sexual infantil”. É crime. E hediondo.
Libertinagem é alguém ser apanhado a fazer sexo na rua á meia noite ou uma tipa mostrar as mamas num transporte publico.
E finalmente o autor também não percebe que o Musk não está atrás de dinheiro.
Se estivesse não teria colocado uma aposta absoluta num dos lados, teria jogado uma dupla, teria feito edge.
O Musk é uma pessoa com valores(como todos criticáveis), pro natalismo – tem 12 filhos – pro expansão humana no cosmos e que viu uma filha afectada pelo wokismo.
sexta dia 15 de novembro o bluesky recebeu 42 mil queixas incluindo de pornografia infantil e abuso de crianças. facebook, instagram, reddit etc etc todos tem problemas no entanto a moderaçao do x é rapida e muito eficiente comparando com as restantes
https://nucleo.jor.br/english/2024-09-24-bluesky-struggles-to-moderate-csam/
https://www.heise.de/en/news/After-a-record-run-Bluesky-struggles-with-a-wave-of-content-complaints-10040148.html
https://tribune.com.pk/story/2510828/bluesky-faces-allegations-over-butterfly-logo-linked-to-child-abuse-symbols
Mas o que interessa é falar do X porque Elon Musk dá mais cliques do que outras plataformas 😀
Ora nem mais, obrigado pelas fontes.
O pessoal queria um X censurado, temos pena…
O pessoal queria um X como o Twitter… eu não podia dar um pum, e era logo censurado.
Bem haja a compra do Twitter pelo Musk (e a criação da Marca X)!
Foi o que me fez usar diariamente a plataforma.
Nada disso interessa. Eles são activistas e sofrem de TDS.
A BBC tem umas contas a acertar com o Musk desde que um jornalista deles foi humilhado pelo Musk num video que ficou pra História. Dito isto, não invalida que o que foi apontados sejam factos.
Que as autoridades já estejam na posse deste dados, e que os perfis tenham sido denunciados de imediato.
O x está podre mas e um mal geral das redes sociais. Atualmente o X é pornografia aberta. gajas nuas a publicitar o onlyfas e violencia, gajos a matar a sangue frio nas ruas e tudo escarrapachado sem moderacao.
como foi dito mais acima:
o algoritomo dá-te aquilo que procuras, gostas ou mostras interesse. portanto provavelmente és tu que tens de mudar
O algoritmo dá-te aquilo que o dono do algoritmo decidir.
Não gostas? mete na borda do prato
Parei de ler quando li investigação da CNN ! Entendedores … Entenderão !
Cada vez mais gosto do X. Quando há verdadeira liberdade, obviamente que também há espaço para criminosos.
É reportar essas contas. Já fiz isso várias vezes a contas que incentivavam o ódio xenófobo, e as contas foram bloqueadas.
Acho muito bom o X, por defeito, permitir as publicações todas. Se a justiça tem a presunção de inocência até prova em contrário, também qualquer outra área da vida (incluindo redes sociais) deve proceder da mesma forma.
Adoro ver o choro das musketes a defender o seu lord and savior Musktard. Simplesmente delicioso
Adoro ver os anti Musk a se espumar!
Chora mais.
<3
Quem está a chorar és tu o Musk é sempre a somar, hehe.
Os republicanos passaram a campanha toda a chamar peidofilos aos Clinton e a todos os democratas até, agora têm a resposta. Aliás, um já foi e agora estão a tentar ir atrás dos outros.
Como se costuma dizer, quando não se consegue deitar o rei abaixo, vamos atrás dos valetes primeiro. Um já foi aka Matt gaetz, agora estão a tentar deitar o musk abaixo.
Isto já me está a fazer lembrar Alcochete com o BC e os seus diretores LOLOLOLOLOLOL
@Dc,
Longe de mim, estar com os Arco-Iris desta vida (quais crentes de uma religião satânica).
Como disse, o Twitter já não existe, agora é a rede “X”, e com a saída dos esquerdalhos, então ficou um ar bem mais respirável.
Felizmente nem só a direita adora o Musk e nem só a esquerda odeia o Musk. Também felizmente existem outras ideologias em que uns adoram e outros odeiam o Musk.
Mas isso, tu não estás preparado….
Bluesky, Threads… Não obrigado.
Quanto a rede X, tem aumentado os utilizadores, tem tido a maior quantidade de utilizadores activos. Não faço ainima relativamente aos outros…
Mas deu para perceber que és bruxo.. ou será “bruxe”?
Aparentemente quem veio para aqui chorar baba e ranho foste tu caríssimo. É saber lidar. .. coisa que aparentemente não sabes…. O normal dos arco-íris..
O Twitter tem aumentado o quê?!?!?
AHAHAHAHAH
Opa, simplesmente delicioso xD
Bora Bruninho, mostra a essa esquerdalha do que a direitalha é feita.
Mostra essas lágrimas de alegria de joelhos de frente para o pélvis do salvador Elongated Musktard.
<3Ah, e espero muitos arco-íris para os teus filhos, caso os tenhas <3
(Fazer figas, para que não seja o caso)
Vejo por aqui vários defensores da censura… e depois vejo outros que defendem a liberdade de expressão até mesmo ao ponto de se recusarem a participar em portais como o tal BlueSky que advoga a censura. Quanto a estes últimos, se assim é, se são assim tão contra a censura, porque participam então tão activamente num portal como este?
O Elon Musk é um tarado. X em todas as empresas, S3XY CARS, etc.
James Clayton da BBC descobriu da pior forma o que é acusar sem ter o que falar.