Mercedes está a planear um para-brisas que “se defende a si próprio” de objetos
Uma fuga de patente deu a conhecer os planos curiosos que a Mercedes terá em cima da mesa: um para-brisas capaz de "se defender a si próprio" contra potenciais projéteis. É para dizer adeus aos vidros partidos ou rachados?
Ainda que estejam protegidos pela maioria dos seguros, os para-brisas frontais de grandes dimensões partidos são um grande problema para o funcionamento dos assistentes de segurança de condução baseados em câmaras.
Com este problema em mente, a Mercedes registou uma patente curiosa, na Alemanha, de um sistema inteligente que deteta a presença de objetos que podem atingir o para-brisas, com base na luz e no som.
Especificamente, a Mercedes encontrou uma utilização interessante para a sua tecnologia de condução autónoma, na qual os sensores LiDAR desempenham um papel fundamental na deteção de outros veículos, peões e bicicletas, de dia e de noite, e em todas as condições meteorológicas, com um certo nível de adversidade.
Mercedes acredita que os sensores LiDAR podem proteger o para-brisas
Se aos feixes de luz laser infravermelha, que rebatem nos objetos, medindo a distância até eles, juntarmos um microfone de alta potência, podemos detetar, também, o som de um objeto voador, como uma pedra, a aproximar-se do para-brisas.
Os responsáveis por esta patente, registada pela Mercedes, salientam que o sensor LiDAR pode detetar a trajetória, o tamanho e a velocidade a que o objeto se aproxima, deixando que um algoritmo avalie a ameaça em tempo real.
Se o risco de quebra do para-brisas for elevado, o sistema pode enviar um comando ao veículo para acionar os travões e aumentar a distância entre o veículo e o perigo, ou ativar o assistente de mudança de faixa para evitar o impacto.
Uma vez que se trata de uma patente, não se sabe se entrará, de facto, em produção. De qualquer forma, esta deteção e consequente proteção do para-brisas seria útil até para os condutores mais atentos.
Imagem: Carmoses
Neste artigo: Mercedes, para-brisas
O que eles não dizem é que pelo preço desse brinquedo podias substituir 100 ou 200 vezes um para-brisas partido. E que é mais uma coisa para avariar e avariar muito mais caro que um para-brisas partido. Fora o peso que acrescenta ao carro, para mais consumo. Deutsche Autos? Nein, Danke.
Acho que deve ser para objetos maiores.
Imagine uma pedra atirada num viaduto e as possíveis consequências.
Quanto ao custo. 100 ou duzentas vezes? Com esse valor quase que compra um Ferrari e não creio que esse sistema custasse tanto