Feliz Ano Novo… marcianos!
O dia 12 de novembro de 2024 marca o início de um novo ano em Marte. Exatamente às 09:32 na Terra, o Planeta Vermelho inicia uma nova órbita em torno do nosso Sol.
Este é o 38.º ano marciano
A convenção para a contagem dos anos no calendário marciano começou em 1955, com o primeiro ano a coincidir com uma grande tempestade chamada “a grande tempestade de poeira de 1956”.
Segundo a ESA, existem algumas diferenças significativas entre os anos nos dois planetas:
- Dias: Um dia marciano é chamado de “sol” e dura 24 horas e 39 minutos, um pouco mais longo do que um dia terrestre.
- Anos: Um ano em Marte equivale a 687 dias terrestres, ou 668 sois, quase o dobro do tempo de um ano terrestre. Se quiser saber a sua idade marciana, divida a sua idade atual por 1,88 e diga aos seus amigos que é muito mais novo... em Marte, pelo menos!
- Ano Novo: O Ano Novo marciano começa no equinócio do norte (primavera do norte, outono do sul em Marte).
- Estações do ano: Tal como a Terra, Marte tem quatro estações - inverno, primavera, verão e outono. Ao contrário das estações da Terra, as estações marcianas não são de igual duração devido à órbita mais elíptica de Marte. A inclinação axial do planeta faz com que o hemisfério norte receba mais luz solar durante o verão e o hemisfério sul receba mais luz solar no inverno. O inverno e o verão surgem quando os hemisférios norte e sul se afastam do Sol, alternadamente.
- Estações de poeira: A segunda metade do ano marciano é frequentemente marcada por ferozes tempestades de poeira que podem, por vezes, tornar-se planetárias. À medida que Marte se aproxima do Sol, a atmosfera aquece, fazendo com que os ventos levantem partículas muito finas do solo marciano. Uma vez no ar, estas partículas acastanhadas aquecem e redistribuem algum desse calor para a atmosfera circundante. Este processo pode bombear rapidamente uma grande quantidade de poeira.
- Clima: As variações de temperatura entre o dia e a noite são extremas em Marte. Ao meio-dia de um dia de verão, a temperatura do ar pode atingir os 0°C, mas à noite desce até aos -60ºC. No inverno, as temperaturas noturnas são ainda mais frias, descendo até -110°C. Um fenómeno meteorológico recorrente é a Nuvem Alongada de Arsia Mons, uma nuvem de cristais de gelo que pode atingir 1800 quilómetros de comprimento.
Bom, desejamos um ano novo carregado de sucesso.
Excelente artigo, simples, mas informativo.
Fenomenal. Fiquei muito mais informado sobre o nosso vizinho Marte. Obrigado