Após carros, camiões e autocarros elétricos, eis a primeira frota de camiões do lixo
A mobilidade elétrica engloba uma série de veículos, indo além dos polémicos carros elétricos. Além destes, dos camiões, dos autocarros e dos comboios, uma cidade lançou a primeira frota de camiões do lixo 100% elétricos dos Estados Unidos da América (EUA).
Numa estreia nacional, para os EUA, as autoridades de Louisville, Colorado, lançaram uma nova frota de recolha de resíduos e reciclagem residencial totalmente elétrica. Esta já circula pelas ruas da cidade.
Os veículos elétricos parecem ser adequados para a recolha de resíduos, isto é, para alimentarem camiões do lixo que operam com cargas pesadas, em condições de para-arranca, a baixas velocidades e numa rota previsível.
Além disso, o funcionamento silencioso destes camiões do lixo representa uma vantagem, considerando que as rotas envolvem áreas residenciais.
Estamos muito orgulhosos por Louisville ser a primeira cidade do país com uma frota de recolha totalmente elétrica.
Estes inovadores camiões de recolha irão satisfazer as nossas necessidades de lixo, compostagem e reciclagem, reduzir a poluição sonora e incluir para-brisas maiores para aumentar o campo de visão de cada condutor e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, tornando os nossos bairros mais silenciosos, seguros e saudáveis.
Afirmou o presidente da Câmara, Chris Leh.
A frota de camiões do lixo elétricos de Louisville inclui quatro McNeilus Volterra ZSL, desenvolvidos em conjunto com a Republic Services, disponíveis com baterias de 499 e 665 kWh.
Os veículos possuem câmaras de 360 graus, um para-brisas alargado para melhorar a visibilidade, sensores de afastamento da faixa de rodagem, travagem de emergência automática e dispositivos sonoros que alertam os condutores e peões próximos - isto compensa a sua operação mais silenciosa.
Ui o pessoal anti pilha cada vez mais está a ficar sem argumentos…
No limite há sempre o argumento do “tens de gastar, tens de consumir, tens de desperdiçar, tens de poluir, que é para manter a economia a andar e os capitalistas a facturar”.
claro, quem não quer ser como o homem do lixo?
Principalmente quando o homem do lixo acaba de lixar o homem do petróleo.
O ódio que as pessoas têm por uma coisa é realmente impressionante, vocês gastam mais tempo na vossa cabeça a construir esse ódio do que em tarefas do dia a dia.
99% nunca conduziu nem nunca na vida vai conduzir um camião do lixo mas mesmo assim são contra só porque agora são eléctricos e eu não lhes consigo ver uma única desvantagem, geralmente trabalham à noite portanto podem estar o dia todo ao sol a carregar não fazem barulho nem poluição à nossa porta quando estão a carregar
Há cegos dos dois lados…
Sem duvida que a deslocação será mais silenciosa…. Mas… Não fazem barulho a carregar? Mas… mas… os pneumáticos e hidráulicos deixaram de fazer barulho? O caixotes que são abanados e batidos também não farão barulho?
É óbvio que estou do camião é claro que se o condutor começar aos berros às 3 da manha fará barulho mas isso não tem nada a ver, os hidráulicos fazem muito pouco barulho o que faz barulho é o motor a aumentar a rotação para dar força para levantar e baixar caso seja eléctrico este barulho a mais também não existe
A cegueira é tanta…
Claro que não haverá barulho… O que se ouve é apenas o motor….
Quando estão parados, o que se ouve a bater, caixotes a serem arrastados, encaixados em estruturas de metal, batidos no próprio camião para soltar o lixo…. tudo isso não vem deles… são relâmpagos e estática… imaginação dos gajos dos ices!
Basta trocar o motor por um eléctrico que o resto dos ruídos desapareces…
Tal como a poluição… não havendo fumo do escape do camião então já não há poluição…
O barulho é bem mais reduzido, além disso só o faz nessa operação.
Segundo todas as premissas até hoje sobre os veículos a combustão onde só é considerada a poluição do escape, sim, sem escape deixa de haver poluição tal como sempre considerada.
Já percebi que não vale a pena argumentar, alguém que compara um bocado de plástico a bater no metal com um motor de um camião do lixo realmente é mesmo muito limitado portanto nem vale a pena discutir.
E já agora ninguém disse que não poluía até pode poluir mas no futuro vai haver muitas formas de poluir cada vez menos e para já o poluir longe dos centros populacionais já é uma grande vantagem
@Gonçalo,
Argumentar? Quando uma pessoa não sabe o que escreve, não pode pedir aos outros para o levarem a sério… Só mostra que é limitado e com problemas de escrita/memória/leitura!!
” não fazem barulho nem poluição à nossa porta quando estão a carregar”.
E… Barulho, é barulho!! Não escrevi que era mais ou menos nem comparei com nada. Quem o está a fazer para não admitir que não soube escrever ou que escreveu o que não queria… não sou eu!
Os barulhos não desaparecem e só quem nunca viu a recolha do lixo poderá afirmar que só o motor faz barulho e o resto é desprezável!
…
Devem é ser dois Gonçalo diferentes.. só pode!
“E já agora ninguém disse que não poluía” já transcrevi em cima mas aqui vai de novo:
“não fazem barulho nem poluição à nossa porta quando estão a carregar” – sim, realmente não foi dito… foi escrito! Enfim…
@JL reduzido é diferente de não fazer, como escreveu o Gonçalo.
E quanto à poluição… Um camião do lixo não é um carro e tem muito mais fontes de poluição (nomeadamente sonora) do que um carro.
Porra realmente continua igual ora bem então vamos lá a fazer um desenho eu disse:
“não fazem barulho nem poluição à nossa porta” O que continua certo o camião não faz barulho depois vens tu dizer que os caixote a cair fazer barulho vamos lá perceber este exemplo, é que estamos a discutir a porcaria do camião os caixotes e as pessoas aos gritos NAO tem nada a ver com o camião pode ser eletrico a gasolina ou a chocapics.
Vê se percebes uma coisa “estamos a falar do CAMIAO” ficou esclarecido agora? Ninguém está a falar do processo da recolha do lixo estamos a falar do CAMIAO.
Segundo “nem poluição à nossa porta” sim qual é a duvida o que tu quiseste dizer é que não poluía pelo tubo de escape mas poluía noutros sítios eu disse que não poluía A NOSSA PORTA que já é uma vantagem e sim estou a falar novamente do CAMIAO eu sei que o condutor também inspira O2 e expira CO2
“não fazem barulho nem poluição à nossa porta quando estão a carregar”
Está escrito e não fui eu a escrever! Se não sabes o que escreves ou não sabes escrever, a culpa não é minha. Volta para a escola primária.
“à nossa porta quando estão a carregar” … “quando estão a carregar”
Meu deus outra vez
ESTOU A FALAR DO CAMIAO PAHH DO CAMIAO é preciso escrever outra vez?
Vou escrever outra vez mas para meninos especiais
O CAMIAO não faz barulho à nossa porta quando estão a carregar.
Caixote a baterem não são o CAMIAO vÊ se metes isso na cabeça porra parece que estou a explicar coisa a um boneco, até uma criança de 7 anos já tinha percebido isso
E tu a dar-lhe… era só reconhecer o erro mas não… Especial pareces ser tu… Deves pensar ser o reizinho lá do teu sitio que diz, desdiz e volta a dizer como quer… Sem ninguém te dizer nada!
Aqui não! Está escrito! Não sabes escrever o que estás a pensar a culpa não é de quem lê… É apenas tua!
Mas aqui vai como se estivesse a falar com a minha prima de 3 anos…
“não fazem barulho nem poluição à nossa porta quando estão a carregar” -> A carregar o que?!? AR?!? Ou a carregar o lixo?!? É que para não fazer barulho enquanto carrega terá de estar a carregar ar!
E mesmo assim…. Faria barulho!
Sabes quantas partes moveis tem um camião deste tipo?!? (Quer para o carregamento quer para a compressão dos resíduos?!?)
Vais dizer que nenhuma faz barulho?!? Que só o motor faz barulho?!?
Primeiro dizes que volto a dizer o mesmo e depois já dizes que digo e desdigo tu entende-te ou eu digo sempre a mesma coisa ou digo e desdigo
Mas já percebi que não vale a pena eu a falar do camião e tu a falar de comprimir lixo, já te disse comprimir lixo hoje em dia o que faz mais barulho é o motor a aumentar a rotação, mas se agora queres discutir pozinhos discute sozinho.
Mas pronto se quiseres eu façote a vontade como se fosses uma criança de 3 anos que pela conversa nao estás longe.
Camião a combustão a coletar lixo 100 db de barulho
Camião eletrico 10db que são os caixote a bater e as pessoas a falar pronto temos 90% de redução de poluição sonora.
Bem, ao todo a frota de veículos elétricos são 4. Mesmo que, somando o preço de compra com a manutenção e combustível/energia elétrica, fique mais caro, não afeta grande coisa as finanças da cidade. E fica bem na fotografia.
Onde viste que fica mais caro? o custo operacional deve ser super baixo vs diesel…
Habitualmente só se fala no preço do combustível vs. preço do kWh. Não se fala da diferença no preço de aquisição.
Diz quem sabe:
“Apesar dessas vantagens, os camiões elétricos são muito mais caros do que os veículos tradicionais movidos a gás ou diesel. A questão é se os custos operacionais e de manutenção mais baixos oferecidos pelos EVs poderiam compensar o preço e ajudar uma cidade a economizar dinheiro a longo prazo.
A frota de camiões elétricos aumentará os custos para os moradores de Louisville. Kurt Kowar, diretor de obras públicas e serviços públicos da cidade, disse que os moradores irão começar a pagar cerca de US$ 20 por mês pela coleta de resíduos, um aumento de cerca de US$ 5 por mês em relação aos preços atuais.”
https://www.cpr.org/2024/10/09/louisville-launches-the-nations-first-ev-garbage-and-recycling-fleet/
Já percebi, basicamente o uso que é dado não é adequado o que faz aumentar o custo vs gás.
Epá então os camiões do lixo vão fazer 1000 KMS por dia como ?
Para este uso ser elétrico até faz sentido. Pára-arranca 24/7 em ambiente citadino.
Então mas não é preciso fazer 1000 a 2000 KMS por dia ?
Estás a gozar JL, quando era homem do lixo o nosso camião fazia no minimo 6 mil por noite
Já existia camiões lixo, chamam-se Tesla Semi.
A câmara de Cascais já teve um e desistiu da ideia.
Os hidráulicos consumiam muita energia e o serviço ficava sempre a meio.
Teve e tem.
https://www.google.com/amp/s/www.jornaldenegocios.pt/sustentabilidade/ambiental/amp/cascais-e-o-primeiro-concelho-com-recolha-de-residuos-organicos-em-todo-o-territorio
Estamos a falar de camiões de lixo elektros. Não de resíduos orgânicos.
Não é a mesma coisa ?
Onde está a referência ao camião elektro?
Q eu saiba foi despachado ao fim de poucos meses ao serviço. Há pelo .enos 2anos q Cascais não tem camião elektro para recolha de lixo.
Pronto, tem aqui:.
https://motorguia.net/2022/11/28/recolha-de-residuos-solidos-urbanos-em-cascais-e-feita-de-volvo-eletrico/
O que está aí foi o q eu disse. Esse camião já não esta ao serviço há cerca de 2 anos e rapidamente foi descartado por não conseguir cumprir com os objectivos pq os hidráulicos consumiam a bateria num instante.
Então mostre lá que não está ao serviço ?
Mostre vc que o camião existe. Eu sei q não existe é q não durou ao serviço um mês e já informei as razões. Só atrapalhava e fazia com que se duplicassem recursos (enviando em paralelo um a diesel) para conseguir os objectivos.
Portanto o o ónus da prova está do seu lado.
Aliás o experimento dessa aberração só foi possível devido às relações q a CMC mantém com a Auto Sueco.
Bem como, o projecto já estava morto à nascença e todos os responsáveis envolvidos estavam cientes disso.
A esperança para o salvar era transformá-lo para H2.
“…De acordo com os responsáveis da CMC, é impossível recolher os resíduos urbanos com um veículo exclusivamente a bateria, uma vez que os hidráulicos que são necessários consomem demasiada energia. A produção de electricidade a bordo a partir de hidrogénio surge como uma boa opção, não só por ser viável tecnicamente, como por permitir reduzir a factura em combustível dos 50 camiões de lixo…”
https ://observador.pt/2021/05/31/45-milhoes-para-abastecer-hidrogenio-em-cascais-e-e-barato/
Só se está a esquecer que essa noticia é anterior à entrada em operação do camião que você fala, portanto não há como provar que não existe, e esse muito menos prova.
Já agora, não existia, e ainda não existe neste momento nenhum camião a h2 que faça 600 kms e que abasteça em 10 minutos, muito menos com esse posto da camara a 350 bar, e também não vai haver porque a lei define que para transportes pesados o máximo de pressão a bordo é de 350 bar.