Pela primeira vez, duas pessoas conseguiram comunicar num sonho
Os sonhos carregam os enigmas da mente, mostrando-nos o quão complexa consegue ser, com imaginações curiosas da realidade que vivemos quando acordados. Pela primeira vez, duas pessoas conseguiram comunicar num sonho.
Investigadores do REMspace alcançaram um marco histórico ao conseguir que duas pessoas comunicassem nos seus sonhos. Dois indivíduos induziram com sucesso sonhos lúcidos e trocaram uma mensagem simples com um equipamento especialmente concebido para o efeito.
Os participantes dormiam nas suas casas quando as suas ondas cerebrais e outros dados polissonográficos foram monitorizados à distância.
O que é um sonho lúcido?
De forma simplificada, o sono não é um processo uniforme e igual ao longo de toda a noite. Desenvolve-se por várias fases que se organizam em ciclos. O ciclo do sono repete-se 4 a 6 vezes numa noite. Durante as diferentes fases do sono, o nosso cérebro emite diferentes sinais elétricos.
Por via de um eletroencefalograma, é possível captar os sinais elétricos emitidos pelo cérebro. A par de outros parâmetros fisiológicos, esses sinais ajudam a determinar em que fase do sono está o cérebro.
Cada ciclo do sono divide-se em sono não REM e sono REM. O primeiro, que tem a maior duração e surge primeiro na noite, é constituído por fases: fase de sono superficial e fase do sono profundo, que é muito importante pela sua ação restauradora.
Por sua vez, no segundo, que alterna com o sono não REM, sonhamos intensamente, a nossa respiração acelera e a atividade cerebral elétrica é muito semelhante à que apresentamos quando estamos acordados.
É durante este último que são processadas as memórias com conteúdo emocional, por exemplo. Além disso, é durante este último, também, que se consegue alcançar o sonho lúcido, que pode ter inúmeras aplicações potenciais, desde a resolução de problemas fisiológicos à aprendizagem de novas competências.
A REMspace quer que o sono REM seja o próximo avanço inovador a seguir à Inteligência Artificial (IA), revolucionando a civilização.
Esta convicção leva-nos a desenvolver tecnologias e serviços inovadores, com o objetivo de sermos pioneiros nesta viagem.
Disse a empresa, que defende que o sono REM permite que os indivíduos mergulhem numa realidade totalmente desenvolvida, onde podem ver, ouvir, tocar, cheirar, saborear, sentir prazer e dor, e até alterar o seu corpo e género.
Duas pessoas conseguiram comunicar num sonho lúcido
A 24 de setembro, dois participantes dormiam em casa quando as suas ondas cerebrais e outros dados polissonográficos foram monitorizados à distância por um aparelho especialmente desenvolvido para o efeito.
Quando o servidor detetou que o primeiro participante entrou num sonho lúcido, gerou uma palavra aleatória e enviou-a para ele através de auriculares. O participante repetiu a palavra no seu sonho, tendo a sua resposta sido captada e armazenada no servidor.
O segundo participante entrou num sonho lúcido oito minutos mais tarde e recebeu a mensagem armazenada do primeiro participante. Ela confirmou o facto após acordar, marcando a primeira comunicação trocada em sonhos.
Ontem, a comunicação nos sonhos parecia ficção científica. Amanhã, será tão comum que não conseguiremos imaginar a nossa vida sem esta tecnologia.
Afirmou Michael Raduga, fundador e diretor-executivo da REMspace, sublinhando que isto possui inúmeras aplicações comerciais, podendo reformular como pensamos a comunicação e a interação no mundo dos sonhos.
Sono REM será a próxima grande indústria?
A comunicação bem-sucedida aconteceu após cinco anos de investigação e desenvolvimento tecnológico. Agora, os investigadores estão a trabalhar para melhorar a sua tecnologia e alcançar melhores resultados.
Mais do que isso, a REMspace está a conduzir esforços para conseguir uma comunicação em tempo real nos sonhos lúcidos. Apesar de se tratar de um processo complexo, a empresa está otimista quanto à sua concretização dentro de alguns meses.
Acreditamos que o sono REM e os fenómenos relacionados, como os sonhos lúcidos, se tornarão a próxima grande indústria depois da IA.
Partilhou Michael Raduga, da REMspace.
Imagem: Freepik
Próxima aplicação: publicidade nos sonhos…sem adblock!
😀 parece-me que já esteve mais longe 😀
hahahahahah
E vai começar os anúncios no sono………..
Que comece a corrida às folhas de papel de aluminio!!! 🙂
Brincadeiras de lado, mas isto pode ser bastante interessente, imaginem conseguir passar informação tipo aulas, aprender coisas novas, series, filmes e por aí fora.
Poderíamos com isto por exemplo aprender um determinado tema enquanto estivéssemos a dormir, espécie de aulas enquanto dormimos.
Otimizamos tempo, já que enquanto dormimos não fazemos nada, portanto este tempo perdido estávamos a “aprender coisas”, e como estamos a dormir estamos a descansar e não passava de um sonho, o que acho que não cansava a cabeça.
Por outro lado, traz desvantagens uma vez que nas mãos erradas pode causar danos, imaginem usar esta tecnologia para “plantar” ideias na cabeça das pessoas.
Isso ja existe, chama se socializar. So mesmo os nerds do linux precisam de tecnologia para comunicar…deixem de ser totos e falem com as pessoas normalmente
Ah?
Bro leste sequer o que eu escrevi?
Onde é que o que eu escrevi invalida socialização? Deves socializar muito enquanto dormes deixa que eu te diga…
Imagina que queres aprender uma língua, mas com a rotina toda, não tens tempo para ter aulas. Podíamos aprender uma língua enquanto dormíamos. Ou estudar para um teste. Ou ler um livro. Sei lá, há tantas opções. As pessoas não têm tempo para nada, e eu sempre disse que dormir é uma perda de tempo. Assim deixaria de o ser!
assim em plano “teórico” até que parece bem, mas o “aprender” ou ler ou o que quer que seja não invalidaria a parte do descanso mental? não se iria acordar menos disponível mentalmente para o “dia seguinte”?
Numa base de necessidade, por ocasião, até talvez seja útil mas fazer rotina penso que seria desgastante.
(comentário saudável, não pretendo incitar discussões tóxicas)
Imagina aprender kung-fu ou guiar um heli…
Pelos vistos aprendeste com eles. Vieste práqui postar em vez de um contacto directo. Tás a ficar nerd
Ca ganda cromo..ainda chama tótos aos outros LOOOOOL A definição de “falta de noção”.
Só agora? O Leonardo Dicaprio já fazia isso em 2010!
Ha um episodio semelhante ao que falas do Rick&Morty.
Não acaba bem
Para breve será possível férias lúcidas a Marte na pele de um espião que vai sabotar o governo tirano e no fim fica com a morena atlética.
Alguém andou a ver filmes científicos dos anos 90. Esqueceste-te da gaiata com 3 mamas LOL
Atreve-te a matar a Sharon Stone dos 90s nos teus sonhos que vais direito para terapia, não é normal matar gajas boas em sonhos.
Quando elas nos tentam matar que remédio, mas deixa lá que ficas com a morena atlética ou com a das 3 mamas. É à escolha do freguês LOL Se preferires o remake com a Kate Beckinsale e Jessica Biel também ficas bem servido…
Esse remake não existe no meu mundo, gosto mais do calor dos filmes antigos, têm mais calor humano e frases que nos ficam como memórias alegres de infancia! https://www.youtube.com/watch?v=PCZC2YBgnEE
Remakes de filmes que tinham o Arnaldo Soares das Neves é apenas parvo pois não tem as pérolas que o homem diz em austroamericano.
Pérola numero que me veio à cabeça do Total Recall: A morena a agarrar as joías do Arnaldo e a perguntar: What have you been feeding him? e a resposta: Blondes!…é só genial toda a troca.
O remake do Total Recall nem é dos piores filmes que já vi, escusava era chamar-se Total Recall, passei o filme a torce pela gaja má (mas boa) do que pelo insípido protagonista, aliás o mauzão do filme é um excelente ator.
Os filmes do Arnaldo porco preto realmente tinham muito calor humano, essa cena então fazia o pessoal suar!
Só duas? Aqui se vê que o Nolan está anos à frente… Talvez daqui a 100 anos consigam reproduzir o Inception LOL
O Inception é giro e tal…mas para mim o que me marca é a Ellen Paige versão original…foi pena o que a cabeça lhe fez e os que a volta dela deixaram acontecer.
Tiveram alguma sprte.
Um dia vão descobrir que muitos dos sonhos não são nada mais que o desprendimento temporário do espirito do corpo.
O corpo dorme mas todas as noites desprendemo-nos do corpo fisico e vagueamos ppr consoante as npssas tendências. Por isso não ppdemos controlar os sonhos pois somos individualidades.
Essa experiência ou foi coincidência ou há algo maior pra demonstrar ao homem o que realmebte somos.
Nada está acima das Leis de Deus.
Andas a comer berbigão contaminado.
Quem realmente não for preguiçoso e pesquisar e estidar o que nãp falta é evidéncias da existência do espirito que somos todos nós encarnados em um corpor fisico, como também há evidência de transmissão de pensamento que é a linguagem de comunicação de espirito para espirito.
Ficar na ingorância e comentar dessa maneira só denota pura ignorância.
Como diz o estudioso Allan Kardec, não vale a pena perder tempo para quem não quer pesquisar, estudar e ver os factos, porque são as pessoas mais complicadas de as conversar.
Aquele que realmente estuda e pesquisa, mesmo que seja pra procurar evidências, é que tem argumentos para falar.
Muitos foram os cientistas a pesquisar o assunto, até mesmo William Crookes investigou e fez descobertas extraordinárias.
Mas que fazer….podem dizer o que quisserem e robular no chão isso não vai fazer de com que o espirito não exista.
No passado muitos também se rebelaram contra a teoria da Terra em torno do Sol.
Portanto é questão de tempo.
Cheira primeiro o berbigão pode ser que percebas que está contaminado.
Mete contaminado nisso…
Alan kardec era um jogador do benfica
Lool
Também já ouvi palestra inspiradas no movimento do Alan Kardec e tive que me manifestar quando o palestrante estava a roçar o insulto relativamente aos peregrinos de Fátima…eu na altura um puto de 20 e poucos.
Fora isso nada contra até porque o templo ajudou familiares meus.
Quanto ao senhor em si e as tuas teorias, o conceito do espírito é ainda muito romântico e eu até sou fã…mas daí a falar em factos e evidência…isso só com corroboração por método científico…mas quem sabe até podemos lá chegar…eu espero que sim!
Alerta chalupa….alerta chalupa…
Brainstorm 1983
https://www.imdb.com/title/tt0085271/
Nos 80s o futuro não era tão assustador e estavamos todos ansiosos e espectantes por esse futuro, pura inocencia, agora temos a serie black mirror que torna o futuro medonho e temos a tendencia de voltar aos classicos dos 80s para sentirmos a cosy feeling.
Ou então, “Inception”
https://www.imdb.com/title/tt1375666/
Pareceu-me mais uma experiência noturna da brincadeira de criança de passar palavras ao ouvido…
Isto só vai provar aquilo que há milhares de anos, certas civilizações nós tentam transmitir de certas formas… a tecnologia é a forma de o provar, física quantica e a ciencia que vai dar o respostas a muitas experiências semelhantes.
Não acredito.
Tudo treta!
Vê-se logo que estavam a sonhar 😀