PplWare Mobile

Load “ “: já conhece o museu em Cantanhede que preserva a memória do Spectrum?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Bin says:

    Load “” basicamente carregava o primeiro jogo encontrado na cassete, no entanto o que alguns fazíamos nas cassetes 20 jogos+ era anotar o tempo em que cada jogo carregava e depois era só andar a cassete para esse tempo. Outra forma era fazer, por exemplo, Load “Bomber Jack” e ele apenas carregava quando a cassete chegava a esse jogo bons tempos e boas memórias do que era ser uma criança nessa época.

  2. André Leão says:

    Excelente!

  3. Manuel Ribeiro says:

    A memória do Spectrum continua tão forte em Portugal que também existe o Planeta Sinclair (planetasinclair . blogspot . com), blog português dedicado a esta máquina, bem como a Teknamic (teknamic . com), editora portuguesa de jogos retro, que produz jogos novos no formato de cassete. Ambos projetos parceiros e amigos do Museu LoadZX!

  4. Sargas says:

    Eu já fui visitar. Recomendo

  5. Paulo Rodrigues says:

    Ainda tenho o ZX Spectrum Pus 128K a funcionar!
    Tenho uma impressora, duas Microdrives e uma Interface 1!
    Tudo dentro de uma mal, bem acondicionados!
    Várias centenas cassetes com jogos, tendo sido um dos meus favoritos o Chuckie Eggs!

  6. Paulo Rodrigues says:

    “Tudo dentro de uma mal”; “Tudo dentro de uma mala”

  7. jorge says:

    Também já visitei, nada melhor que juntar leitão à bairrada com boas memórias de juventude!

  8. Discovery says:

    Havia aquele programa na TV aos sábados que sorteava um spectrum….ainda tenho o 48k e o 128K….bons tempos!!

  9. Mr. Y says:

    A Retrogames vai lançar um Spectrum com ligação hdmi em Novembro:
    https://retrogames.biz/products/thespectrum/

  10. Alexx says:

    E foi no ZX Spectrum que dei os primeiros passos no BASIC, que me permitiu criar jogos (sem grafismos), tabelas para registo dos tempos dos pilotos no rally de Portugal/Vinho do Porto que ouvia na rádio durante a noite e escrevi no QL o primeiro relatório profissional para entregar numa empresa onde fiz uns trabalhos. Tenho pena de não ter guardado essas máquinas. A 1ª máquina, um ZX com 16k, tinha sérios problemas de aquecimento, mas mesmo assim os cálculos da tese de licenciatura foram todos feito nele. A impressora de papel térmico era uma desgraça mas enfim, eram tempos de deslumbramento e que continuaram com o Armstrad … foram os tempos em que os monitores eram tvs e depois eram monitores CRT de “fósforo verde” …

    • André Leão says:

      Ainda existem as cassetes com esses programas? Se existirem, no Planeta Sinclair estamos a fazer a preservação digital de tudo o que foi feito em Portugal. Neste momento temos 1.000 programas nacionais relevantes identificados, com mais de 80% deles preservados digitalmente.

  11. Blocked says:

    Costumo explicar aos mais novos (filhos e alunos) que, comparado com a minha experiência enquanto criança, hoje em dia, em 3 segundos jogam jogos com gráficos excelentes, não tendo qualquer tipo de tempo de espera… Eu punha o Chase HQ ou outro qualquer da Ocean (a minha “marca” favorita de jogos para Spectrum) a carregar e ia para a rua dar uns remates numa bola, com a janela aberta e o som da TV quase no máximo para saber quando o jogo teria carregado! Apesar de gráficos muito fracos e sons bem estranhos, era um regalo! Outra era, bem mais lenta (no bom sentido) e pacata…

  12. KS says:

    LOAD “” é tudo pegado, nao tem espaço entre as aspas.

  13. camponês says:

    Alguns eram também load “” code

    E quem ē que não fazia peek e poke à Memória ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.