Condução Económica: 4 mitos que se ouvem por aí
Todos nós sabemos quanto custa abastecer o depósito de um veículo. Por esse motivo, tudo o que se possa poupar, é certamente bem-vindo. "Por aí", vão-se ouvindo alguns mitos no que diz respeito à condução económica. Mas será mesmo assim?
Certamente que muitos de nós têm certos "vícios" na condução porque consideramos que nos ajudam a poupar combustível. Por exemplo, será que é melhor abrir a janela que ligar o Ar Condicionado? Conheça 4 mitos que se ouvem por aí no que diz respeito à Condução Económica.
#1 - Estado dos pneus não interfere no consumo de combustível
Os pneus são dos componentes mais importantes no que diz respeito à segurança dos veículos. O preço dos pneus depende de vários fatores. Mas, será que o estado dos pneus não interfere no consumo de combustível?
Conduzir com pneus gastos além de não garantir a melhor solução, o carro também se desloca com maior esforço, o que implica um maior gasto de combustível. Trocar os pneus no momento certo é fundamental para garantir a segurança e o desempenho do seu veículo. Analise o desgaste da Banda de Rodagem (conhecido como Tread Wear Indicator - TWI) - ver aqui.
#2 - janelas abertas é mais económico do que ligar o ar condicionado?
Aparentemente quando circularmos com as janelas abertas tal não influencia no consumo... mas não é verdade! Circular com as janelas do carro abertas tem um impacto crescente no gasto de combustível, à medida que a velocidade aumenta. É uma questão de aerodinâmica, uma vez que há entrada de ar no carro, tornando-o mais lento. Para manter a mesma velocidade o motor tem de "trabalhar mais".
Em condições normais de condução, viajar com o AC ligado é sempre mais dispendioso do que circular com as janelas abertas. Caso circule a velocidades superiores a 80 km/h, a solução mais indicada é a utilização do ar condicionado, sobretudo se tiver um sistema de gestão digital (Otimiza a refrigeração, tendo um consumo mais eficiente) - ver aqui.
#3 - Conduzir com o carro em ponto morto gasta menos combustível?
Quem é condutor certamente que, em momentos de mais aflição de combustível, desengatou o carro para poupar. Esta é uma prática comum, mas que pode estar completamente errada.
Conduzir em ponto morto é um mito e um erro a nível de segurança. “Primeiro, o carro vai livre, vai sem nada a travá-lo, vai a ganhar velocidade e fica só dependente da capacidade de travagem dos travões. É menos seguro. Por outro lado, o carro em ponto morto está sempre a consumir. Um consumo residual, mas está sempre a consumir” - ver mais aqui.
#4 - Continuar a abastecer o depósito depois de dar o "clique"?
Certamente que já se deslocou a um posto de combustível para atestar o depósito. Por norma as "pistolas" da mangueira têm um mecanismo que permite fixar o "gatilho". Quando o depósito está cheio, o mecanismo de fixação é desativado e surge um primeiro clique. Quando se ouve o primeiro clique é sinal que o combustível atingiu o seu limite máximo no depósito. Esse clique surge por questões de segurança - ver mais aqui.
E são estes 4 dos mitos mais populares do que se ouve por aí. Se conhecer outros, partilhem connosco.
Conduzir com pneus gastos pode ser perigoso em piso molhado. Em piso seco é igual: o relevo dos pneus serve para dispersar a água. Agora, influência nos consumos é zero. Aí o que conta é a pressão dos pneus. A pressão baixa significa maior resistência ao rolamento.
Não é igual em piso seco. Com pneus gastos tens menos aderência.
É o contrário. Com pneus novos o contacto com a estrada faz-se só com as saliências do relevo. Se o pneu estiver liso de gasto o contacto faz-se com toda a superfície. Basta ver as corridas de F1. Em seco usam pneus lisos.
os pneus lisos na F1 são usados novos com uma superfície que dá boa aderência… Após desgaste ao longo da corrida têm que ser substituídos porque há perda de aderência. O mesmo acontece com todos os outros pneus… Um grande desgaste da superfície com a fricção leva à perda de aderência, isto porque o desgaste degrada a qualidade do material e não é uniforme.
Então mas estás a comparar pneus de corrida slick com pneus de estrada? lol!
Não sei se já alguma vez conduziste com pneus gastos mas o que acontece é que até em estradas planas e com bom piso o carro vai aos ziguezagues e a distância de travagem é bem maior.
No caso dos pneus de f1 o desgaste arranca pedaços de borracha macia que torna irregular o piso dos pneus. Fica com uma espécie de relevo alterado, que desiguala a aderência entre as rodas e provoca instabilidade. Nos pneus de carros normais, é o contrário, o desgaste anula o relevo e torna-os mais lisos. Além disso, não têm exigências de qualidades diferentes de borracha dentro do mesmo pneu.
Já conduzi com pneus gastos, em seco é igual. Os problemas aparecem com o piso molhado.
“#2 – janelas abertas é mais económico do que ligar o ar condicionado?”
Parece então que o meu carro é anormal, já que claramente consome muito mais com o ar condicionado ligado do que com as janelas abertas… e sim a circular a mais do que 80 km/h!
Até 80 kms podes ter razão, a partir dessa velocidade esquece. (está explicado no artigo)
Pessoalmente até sou mais rigoroso. A partir dos 70 fecho todas as janelas.
Deve ser por isso que andam todos devagar e com janelas abertas. Loool
Isso são os VE, quando a carga já não é muita ficam desesperados para poupar energia e conseguir chegar a casa.
Não é o que se vê. Além disso é como o artigo diz, com janelas abertas consome mais.
O artigo não explica nada, primeiro porque eu sei muito bem como é que o meu carro se comporta nestas situações, e sim estou a falar a mais do que 80km/h, na casa dos 100-120 km/h. A diferença é extremamente notória… com o ar condicionado o consumo aumenta em cerca 1L aos 100 face à condução com janelas abertas (consigo cerca de 4,5L aos 100) no necessário para ter uma boa circulação de ar no interior e estar confortável.
Em segundo lugar o artigo faz uma generalização sem apresentar qualquer dado concreto que sustente a afirmação. Há outros estudos que apontam para velocidades superiores (por sinal acima de 120km/h), sendo que para cada modelo de carro a dimensão do efeito é diferente e como tal não é propriamente uma coisa para generalizações fáceis (e melhor nem falar no estilo de condução ou no facto de a temperatura ambiente afectar o consumo do ar condicionado).
A somar a isso muitos dos estudos fazem essas análises com todas as janelas completamente abertas… mas eu não preciso de ter todas as janelas completamente abertas para evitar usar o ar condicionado, especialmente a velocidades elevadas.
O artigo fala em carro com AC automático não é em calhambeques com AC manual.
As janelas do meu carro é como se não existissem, só abrem para carregar no botão da via verde nos estacionamentos
lol!
Abres as 4 janelas para carregar num botão… os meus pêsames
o artigo é um diz que diz, no qual já ninguém sabe donde veio a informação. Vai ler o estudo da SAE international : Effects of Air Conditioner Use on Real-World Fuel Economy. Algo de concreto…
– “Resistência aerodinâmica. Deve manter-se, sempre que possível, as janelas do veículo fechadas, para evitar a resistência aerodinâmica adicional causada pela turbulência. A turbulência é uma manifestação de resistência aerodinâmica.”
– “Aparelhos elétricos. Deve reduzir-se a utilização do ar-condicionado e de outros equipamentos e sistemas elétricos que consomem quantidades significativas de energia produzida pelo motor e pelo alternador.”
São contraditórios – ou seja, deve-se seguir a regra do “nem sempre nem nunca”. A conduzir contra o vento forte, ou a velocidade elevada, nem pensar em levar as janelas abertas, nota-se a turbulência a travar o carro, tem que se ligar o ar condicionado. Estou em crer que se poupa combustível.
Sem vento e a velocidades baixas sim, é preferível abrir a janela.
Na minha experiência em milhares de quilómetros feitos, o efeito de conduzir com janelas abertas a 100-120 Km/h é reduzido em termos de consumo.
É muito mais notório o aumento no consumo quando se usa o ar condicionado, não tem sequer comparação.
Dezenas de milhar..
O clique das bombas não tem nada a haver com o depósito estar cheio e sim com o refluxo para a agulheta. Tanto que se eu puser mal a agulheta pára logo com o depósito vazio. no meu carro consigo à vontade mais 1 l de combustível sem ver a gasolina no tubo após o refluxo. Claramente o depósito leva mais.