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Condução Económica: 4 mitos que se ouvem por aí

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Grunho says:

    Conduzir com pneus gastos pode ser perigoso em piso molhado. Em piso seco é igual: o relevo dos pneus serve para dispersar a água. Agora, influência nos consumos é zero. Aí o que conta é a pressão dos pneus. A pressão baixa significa maior resistência ao rolamento.

    • Tafc says:

      Não é igual em piso seco. Com pneus gastos tens menos aderência.

      • Grunho says:

        É o contrário. Com pneus novos o contacto com a estrada faz-se só com as saliências do relevo. Se o pneu estiver liso de gasto o contacto faz-se com toda a superfície. Basta ver as corridas de F1. Em seco usam pneus lisos.

        • Castro says:

          os pneus lisos na F1 são usados novos com uma superfície que dá boa aderência… Após desgaste ao longo da corrida têm que ser substituídos porque há perda de aderência. O mesmo acontece com todos os outros pneus… Um grande desgaste da superfície com a fricção leva à perda de aderência, isto porque o desgaste degrada a qualidade do material e não é uniforme.

        • Tafc says:

          Então mas estás a comparar pneus de corrida slick com pneus de estrada? lol!

          Não sei se já alguma vez conduziste com pneus gastos mas o que acontece é que até em estradas planas e com bom piso o carro vai aos ziguezagues e a distância de travagem é bem maior.

          • Grunho says:

            No caso dos pneus de f1 o desgaste arranca pedaços de borracha macia que torna irregular o piso dos pneus. Fica com uma espécie de relevo alterado, que desiguala a aderência entre as rodas e provoca instabilidade. Nos pneus de carros normais, é o contrário, o desgaste anula o relevo e torna-os mais lisos. Além disso, não têm exigências de qualidades diferentes de borracha dentro do mesmo pneu.

          • Grunho says:

            Já conduzi com pneus gastos, em seco é igual. Os problemas aparecem com o piso molhado.

  2. Castro says:

    “#2 – janelas abertas é mais económico do que ligar o ar condicionado?”
    Parece então que o meu carro é anormal, já que claramente consome muito mais com o ar condicionado ligado do que com as janelas abertas… e sim a circular a mais do que 80 km/h!

    • Yamahia says:

      Até 80 kms podes ter razão, a partir dessa velocidade esquece. (está explicado no artigo)
      Pessoalmente até sou mais rigoroso. A partir dos 70 fecho todas as janelas.

      • JL says:

        Deve ser por isso que andam todos devagar e com janelas abertas. Loool

      • Castro says:

        O artigo não explica nada, primeiro porque eu sei muito bem como é que o meu carro se comporta nestas situações, e sim estou a falar a mais do que 80km/h, na casa dos 100-120 km/h. A diferença é extremamente notória… com o ar condicionado o consumo aumenta em cerca 1L aos 100 face à condução com janelas abertas (consigo cerca de 4,5L aos 100) no necessário para ter uma boa circulação de ar no interior e estar confortável.
        Em segundo lugar o artigo faz uma generalização sem apresentar qualquer dado concreto que sustente a afirmação. Há outros estudos que apontam para velocidades superiores (por sinal acima de 120km/h), sendo que para cada modelo de carro a dimensão do efeito é diferente e como tal não é propriamente uma coisa para generalizações fáceis (e melhor nem falar no estilo de condução ou no facto de a temperatura ambiente afectar o consumo do ar condicionado).
        A somar a isso muitos dos estudos fazem essas análises com todas as janelas completamente abertas… mas eu não preciso de ter todas as janelas completamente abertas para evitar usar o ar condicionado, especialmente a velocidades elevadas.

        • Zé Fonseca A. says:

          O artigo fala em carro com AC automático não é em calhambeques com AC manual.
          As janelas do meu carro é como se não existissem, só abrem para carregar no botão da via verde nos estacionamentos

          • Castro says:

            lol!
            Abres as 4 janelas para carregar num botão… os meus pêsames
            o artigo é um diz que diz, no qual já ninguém sabe donde veio a informação. Vai ler o estudo da SAE international : Effects of Air Conditioner Use on Real-World Fuel Economy. Algo de concreto…

  3. Aves says:

    – “Resistência aerodinâmica. Deve manter-se, sempre que possível, as janelas do veículo fechadas, para evitar a resistência aerodinâmica adicional causada pela turbulência. A turbulência é uma manifestação de resistência aerodinâmica.”
    – “Aparelhos elétricos. Deve reduzir-se a utilização do ar-condicionado e de outros equipamentos e sistemas elétricos que consomem quantidades significativas de energia produzida pelo motor e pelo alternador.”
    São contraditórios – ou seja, deve-se seguir a regra do “nem sempre nem nunca”. A conduzir contra o vento forte, ou a velocidade elevada, nem pensar em levar as janelas abertas, nota-se a turbulência a travar o carro, tem que se ligar o ar condicionado. Estou em crer que se poupa combustível.
    Sem vento e a velocidades baixas sim, é preferível abrir a janela.

  4. Dinis says:

    O clique das bombas não tem nada a haver com o depósito estar cheio e sim com o refluxo para a agulheta. Tanto que se eu puser mal a agulheta pára logo com o depósito vazio. no meu carro consigo à vontade mais 1 l de combustível sem ver a gasolina no tubo após o refluxo. Claramente o depósito leva mais.

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