Windows 11 ganha novidade na pesquisa com recurso à IA que todos querem experimentar
A IA está a chegar ao dia a dia e a ocupar um espaço importante nos sistemas operativos. A Microsoft, por exemplo, já deu ao Windows 11 algumas ferramentas de IA que são importantes e interessantes. Agora vai trazer mais uma que estará na pesquisa e que todos querem experimentar.
Windows 11 tem novidade na pesquisa com IA
A Microsoft continua a adicionar funcionalidades de inteligência artificial ao Windows 11. Finalmente, foi descoberta uma funcionalidade de pesquisa na nova versão de testes do programa Insider do Windows 11. Como resultado, a Microsoft permitirá a pesquisa de palavras específicas em ficheiros de áudio e vídeo.
Os utilizadores inscritos no canal de testes do Windows Insider descobriram uma nova funcionalidade chamada “Intelligent Media Search” que será incluída no sistema operativo. Conforme os detalhes encontrados na versão preview 27695, o Windows 11 permitirá em breve aos utilizadores indexar e transcrever os seus ficheiros de media com a ajuda da IA.
Assim que a funcionalidade estiver ativada, começará a indexar os ficheiros presentes. Irá usar isso para construir um modelo de IA treinado para reconhecimento e transcrição de voz, e analisar o conteúdo de ficheiros de vídeo e áudio. O sistema notificará os utilizadores quando estiver pronto para suportar os ficheiros indexados.
Microsoft continua a apostar neste campo
Os utilizadores poderão pesquisar frases faladas em conversas, entrevistas e podcasts através do Windows 11. Não é claro se esta funcionalidade será exclusiva dos PC Copilot+ da Microsoft com unidades de processamento neuronal (NPUs) concebidas para tarefas de IA nos dispositivos.
Algumas características do Windows 11 que utilizam atualmente IA suportam processadores Intel e AMD padrão. No entanto, a funcionalidade Smart Media Search parece mais alinhada com a experiência do Copilot+ e como tal acabará por ser exclusiva para estas propostas.
Espera-se que os dispositivos Copilot+ sejam lançados em setembro com preços a partir de 800 dólares. Os processadores Intel e AMD da próxima geração e especialmente a série Qualcomm Snapdragon X, suportarão esta plataforma de forma nativa.
“Windows 11 ganha novidade na pesquisa com recurso à IA que todos querem experimentar” – Nem todos, eu dispenso, isto é tipo recall mas para audio. Boa Microsoft conseguis-te que eu mudasse para outro sistema operativo.
Que pena, vemos-te em breve! Ora bem, quem quer mais cerveja?
Carissimo esse comboio já partiu á algum tempo, uso Linux á 1 ano e não penso em mudar. Cada um usa o que quer, eu dispendo uma empresa andar a fazer telemetria com tudo o que eu faço e a ganhar dinheiro com os meus dados. Quem está ok com isso siga em frente e seja feliz.
Só uma coisa básica. Escreve-se “conseguiste” e “há”. Há algum tempo, há 1 ano…
A sério? É isso com que vais implicar? Erros de Português? Peço desculpa mestre não volta acontecer 🙂
Devias ter escrito:
“Erros de português? – com “p” minúsculo.
“Peço desculpa, mestre. Não volta a acontecer.” – Devias ter colocado uma vírgula, dois pontos finais e ter separado em duas frase, iniciando a segunda frase com “Não” (N maiúsculo).
Errata: ao ler-se “em duas frase”, dever-se-á ler “em duas frases”.
Se não têm nada construtivo para dizer vão mas é trabalhar seus mandriões. Vão lá para o “vosso” Windows enviar dados para a Microsoft e deixem os adultos falar.
Certim, penso o mesmo…
Mas li ontem (ou antes de ontem) que o W11 é o melhor para jogar e isso está a trazer muitos utilizadores do W10 e do Linux de volta!
Não é verdade. O Windows até tem perdido mercado. E eu noto á minha volta, cada vez vejo mais pessoal a usar maquinas com distribuições como o Bazzite ou o Nobara com o Steam instalado para correr jogos.
https://pt.ign.com/microsoft-windows-11/140697/news/windows-11-tornou-se-no-sistema-operativo-mais-popular-para-os-jogadores-de-pc
Durante quanto tempo o teu «outro sistema operativo vai existir sem IA?»
Bem..visto que uso Linux e opções não faltam se eu não quiser usar IA, acredito que não serei obrigado a usar. Mas isso sou eu que sou meio “maluco” e tive a displicência de usar outro SO. Oh, o choque! o Horror!
🙂
Todos querem experimentar??? Eu não nem vou instalar o Recall ou Copilot.
Nem tenho instalado no Windows 11 o Onedrive, nem o Defender, nem MS Edge, nem MS Store, nem outras porcarias embutidas no Windows.
A cena do todos faz parte da política da casa. É uma frase atirada ao ar sem pensar. Acho que é inútil bater nesta tecla, por mais irritante que seja.
Um destes dias perguntei ao Co-Pilot se o Sol girava e então disse-me que não, disse-lhe que estava errado, voltou a dizer-me a mesma coisa e vai daí, chamei-lhe burro, ele ficou pensativo e lá reconheceu que afinal o Sol gira. Isto são peripécias.
qd começar a indexar as folders xxx é vai ser giro
Cá está, todos querem…
Materia indusiva isso sim… Ninguém que usar isso… E o Linux só cresce…
Ninguém quer isto.
Mais entulho para o Windows 11…já andava bom…
Eu só gostava que me explicassem de como é chegaram à conclusão que todos querem experimentar. Todos quem?
Até hoje o Windows Search não funciona direito.
Admiro-me as quotas do Linux (admiro-me ainda mais o que será que as pessoas veem naquilo…só o básico é simples.) o Ubuntu, por exemplo, é horrível (e as melhores distros são aquelas que melhor imitam o W.)