Já fez transferências via SPIN? Veja a lista dos bancos aderentes ao novo sistema
O SPIN chegou recentemente, permitindo as transferências bancárias por via do número de telemóvel ou NIPC do destinatário, e tornando o processo mais seguro. Deixamos-lhe a lista de bancos que suportam e vão suportar este novo serviço.
Disponível desde 24 de junho, o SPIN permite que os utilizadores de serviços de pagamento façam transferências a crédito e imediatas por via do número de telemóvel (se for um particular) ou do NIPC (se for uma empresa) do beneficiário, em vez do IBAN.
Desta forma, o Banco de Portugal procura facilitar o processo e melhorar a experiência do utilizador na execução de transferências, permitindo que sejam iniciadas com base em identificadores do beneficiário conhecidos ou fáceis de memorizar (como o número de telemóvel ou o NIPC).
O SPIN está disponível, sem custos adicionais, para todos os utilizadores de serviços de pagamento, quando iniciarem transferências a crédito e imediatas, nos diferentes canais dos seus prestadores de serviços de pagamento, sejam estes remotos (por exemplo, homebanking ou aplicação móvel) ou presenciais (por exemplo, balcões).
Embora não tenha sido amplamente disponibilizado pelos bancos, o objetivo é que até ao dia 16 de setembro deste ano seja implementado pelos prestadores de serviços de pagamento. Confira a lista dos que já suportam ou vão suportar o SPIN:
- Abanca Corporación Bancária – Sucursal em Portugal
- Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, IGCP, EPE
- Banco Activobank
- Banco Atlântico Europa
- Banco Bai Europa
- Banco BIC Português
- Banco Bilbao Vizcaya Argentaria – Sucursal em Portugal
- Banco BPI
- Banco Comercial Português
- Banco CTT
- Banco de Portugal
- Banco do Brasil AG – Sucursal em Portugal
- Banco Finantia
- Banco Invest
- Banco Investimento Global
- Banco L.J. Carregosa
- Banco Português de Gestão
- Banco Santander Totta
- Bankinter
- BEST – B.E.S. Total
- Bison Bank, S.A.
- BNI Europa – Banco de Negócios Internacional
- Caixa Central – Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo
- Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Chamusca
- Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Leiria
- Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Mafra
- Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras
- Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Bombarral
- Caixa Económica Misericórdia de Angra do Heroísmo, Caixa Económica Bancária
- Caixa Económica Montepio Geral
- Caixa Geral de Depósitos
- Haitong Bank
- Novo Banco
- Novo Banco dos Açores
- UNICRE – Instituição Financeira de Crédito
- Universo, IME, S.A.
Com o SPIN, os utilizadores podem iniciar transferências de forma rápida e segura. Segundo Nuno Mateus Coelho, especialista em cibersegurança, o SPIN será mais seguro do que as transferências bancárias como as conhecemos através do homebanking, pois "sabemos que o contacto que ali está [apresentado, aquando da transferência] é o contacto que está efetivamente ligado à conta bancária de quem vai receber o dinheiro".
Já utilizou esta novidade das transferências bancárias?
O spin seria optimo se fosse gratuito, mas não é. Segundo o Banco de Portugal, os bancos não podem cobrar “custos adicionais” relativamente aos que já cobram nas transferências bancárias imediatas, que é o tipo de transferência utilizado pelo spin. Informem-se deste custo no tarifário da vossa entidade bancária. A publicidade à não cobrança de custos adicionais leva as pessoas a deduzir que utilizar o spin é grátis, o que não é verdade.
Negativo, o SPIN não usa por padrão transferências imediatas. Na aplicação, logo após introduzir o número de telemóvel, ele vai perguntar se quer enviar normalmente ou instantaneamente.
Validei isto na CGD, Moey, AB e Montepio.
“Confira a lista dos que suportam o SPIN”
não é os que suportam, mas sim os que vão supostamente suportar.
O meu banco está na lista, e ainda não suporta!!
Bem-visto, obrigada. Corrigido!
Tratas, ainda na quinta feira da semana passada fiz uma transferência SPIN e como já eram 22horas a App do BPI informou que por ser “fora de horas” que só poderia agendar a transferência para o dia seguinte, eu aceitei. O destinatário, de outra instituição bancária, só recebeu o dinheiro na segunda feira desta semana, foram uns “trocos” que andaram 3 dias a “voar” sem dono. Cálculo que seja assim até ao dia 21 setembro que é a data limite indicada pelo BdP, até lá devem ser testes e uns “trocos”.
O SPIN é apenas uma transferência bancária, ponto. Nada mais é do que isso. Apenas associa um IBAN a um número de telemóvel.
Quem tiver transferências instantâneas, tudo bem, quem não tiver, tem de esperar o fluxo normal.
Sem dono? Fazes ideia como funciona o sistema bancário de transações ?
O certo é que já temos por toda a Europa o padrão de transferências imediatas, e aqui em Portugal ainda se paga por isso…
A informação na publicação está incorreta. Sou cliente Novo Banco contactei-os a 23-08-2024 e confirmaram-me que o NB ainda não está inserido nesse protocolo e não tem sequer previsões sobre se/quando estará.
Prova https://ibb.co/9tyZVrr
Corrijam por favor.
Segundo a informação disponível, “os prestadores de serviços de pagamento estabelecidos em Portugal participantes no subsistema de transferências imediatas e/ou na vertente SEPA do subsistema das transferências a crédito do SICOI são obrigados a disponibilizar o SPIN aos seus clientes”, e este terá de ser implementado até 16 de setembro de 2024.
Deixo a lista dos prestadores de serviços de pagamento: https://www.bportugal.pt/sites/default/files/documents/2024-05/PLCP_Lista_de_PSP_obrigados_a_disponibilizar.pdf
O artigo foi atualizado, dando conta de que a lista indica os prestadores de serviços que já suportam ou irão suportar o SPIN.
Então BEST = BES Total?
wtf…
O banco tem um problema com o naming, tanto se apresenta como Banco Best como BestBank, talvez ainda esteja numa fase de transição.
A única vantagem do SPIN é que se escusa de estar a colocar ou a passar o iban, porque de resto vai dar ao mesmo que as transferências normais ou imediatas.
E não é gratuito, ao contrário do que propaganda deu a entender, aplicando-se o tarifário da conta de cada um!
Ao contrário de até se diz por aí, há bancos nacionais com transferências imediatas e gratuitas. Eu uso o Moey para transferir, até para a Europa! Até agora só para Trade Replubic demora minutos ou algumas horas, já para revolut é na hora e claro, para Portugal é num abrir e fechar de olhos.
Outra coisa, é vergonhoso a CGD ainda não ter SPIN. há 3 semanas enviaram um email a informar que era em breve, devem estar á espera do ultimato do banco de Portugal que os obrigam a disponibilizar o serviço até 16 de setembro. Não se compreende.
Acedi online (não pela APP) e consegui aderir ao SPIN, tinha a mensagem a explicar como o fazer:
“A adesão poderá ser feita, em breve, no Caixadirecta:
Online: na opção “Outros Serviços”;
App: na opção “Gerir Serviços”.”
Banco CTT não suporta SPIN por enquanto.
Coloquei a questão há uns dias, resposta… nenhuma..
novobanco aparece como tendo suporte de spin e nada, nem noticias sobre o assunto…(mais do mesmo)!!Gostava de saber como são “fabricadas” estas noticias….
efectivamente santander e millenium bcp já está implementado…
A notícia não foi fabricada. Se ainda não tem e está na lista de prestadores, terá (eventualmente).
Também estive a ver e tanto na aplicação como na pagina deles não tem nada a indicar Spin
Banco CTT a 27 de Setembro ainda não suporta a funcionalidade.