Mercedes vai testar a condução autónoma avançada na China
A Mercedes-Benz anunciou que é a primeira marca automóvel internacional autorizada a testar a condução autónoma avançada em Pequim, na China.
Por ser uma tecnologia com larga margem de melhoria, a condução autónoma é um trunfo relevante para as fabricantes de carros, especialmente para aquelas que querem competir no saturado mercado chinês. Assim sendo, há já nomes a aprimorar as suas propostas, por forma a reunirem vantagem.
Nesse sentido, a Mercedes-Benz anunciou que se tornou a primeira marca automóvel internacional autorizada a testar a condução autónoma avançada em Pequim, na China.
Segundo a Automotive News Europe, a aprovação permitir-lhe-á iniciar os testes das suas capacidades de condução autónoma de nível 4 nas auto-estradas e estradas urbanas de Pequim. Isto significa que o veículo poderá realizar todas as tarefas de condução dentro de determinadas condições, sendo possível o controlo humano.
Num comunicado publicado a 2 de agosto na conta oficial da empresa no WeChat, a Mercedes informou que algumas das ações a serem testadas incluem estacionar, fazer marcha-atrás e virar à esquerda no trânsito intenso. Tudo isto, claro, sem a intervenção do condutor.
A regulamentação chinesa permite sistemas avançados de assistência ao condutor de nível 2 de automatização, o que significa que um automóvel pode efetuar mudanças de direção, aceleração e faixa de rodagem, enquanto um humano monitoriza a condução em todos os momentos e mantém, além disso, as mãos no volante.
Atualmente, a Mercedes oferece um sistema de condução autónoma de Nível 3, o Drive Pilot, aprovado para as estradas públicas europeias e disponível, por exemplo, na Alemanha, bem como em alguns locais dos Estados Unidos. Este sistema permite que o automóvel assuma o controlo das funções de condução em determinadas condições, libertando o condutor dessa tarefa.
Fabricantes procuram vantagem competitiva na condução autónoma
A concorrência no mercado automóvel chinês motiva as fabricantes a estimularem os seus negócios, nomeadamente em matéria de condução autónoma, no sentido de ganharem vantagem sobre as concorrentes e, a par disso, atrair clientes.
Além da Mercedes, que deverá iniciar os testes em breve, também outras fabricantes estão a aventurar-se, na China, com a condução autónoma.
Por exemplo, a Tesla está a trabalhar no sentido de levar o seu Full Self-Driving para o país asiático, tendo obtido autorização para testar em algumas áreas de Xangai; e a General Motors Co. recebeu, no ano passado, autorização para testar modelos Cadillac com condução autónoma em Xangai.
Imagem: Car News China
Neste artigo: China, condução autónoma, Mercedes-Benz, sistema condução autónoma, testes
E a burrice continua… Fazem tudo na China e depois admiram-se que os chineses colocam carros em menor espaço de tempo na Europa/USA com sistemas iguais ou melhores que os fabricantes tradicionais… Não duvidem que os sistemas vão ser copiados pelos chineses…
Concordo contigo, mas tens que te lembrar que a Europa não gosta muito que as fabricantes usem carros autónomos nas suas estradas.
Acredito que a Mercedes ainda tentou fazer os testes na Europa, porém a quantidade de burocracias e tempo que a Mercedes gastou foi tanto que fizeram uma análise e decidiram correr esse risco e pedir ao Xi Jinping para deixarem fazer os testes na China.
Como diz no texto: “Atualmente, a Mercedes oferece um sistema de condução autónoma de Nível 3, o Drive Pilot, aprovado para as estradas públicas europeias e disponível, por exemplo, na Alemanha”… Por isso não penso que tenha sido esse o argumento, mas sim o lucro cada vez maior… Temos o exemplo da Stellantis, que vai querer introduzir o carro eléctrico chines T03 da Leapmotor na Europa por um preço de cerca de 20.000 Euros. Este será produzido na Polónia em vez de Itália, porque, segundo o que foi apurado, terá um custo de produção de 400-500 Euros em vez de 1.000 Euros!!! Como justificam o preço final de 20.000 Euros para um carro tão pequeno que deveria de custar no máximo 10.000 Euros?!? Deviam de ficar com eles todos em stock, para aprenderem a serem mais comedidos nos lucros obscenos que as construtoras querem ter…
Não tem nada a ver com lucros mas autorização para testar o nível 4
Claro que tem a haver com lucros… Noutro artigo relativamente a esta notícia: “However, Shanghai is allowing Mercedes to begin testing Level 4 autonomous driving overseas, setting the stage for another critical milestone as the automaker looks to regain some of the customers it is losing to advanced EVs from Chinese competitors like NIO and XPeng.”