Companhia aérea Delta pode deixar a Microsoft para adotar a Apple?
Desde a recente falha informática global que a CrowdStrike não tem tido descanso, acumulando críticas. Com um prejuízo de 500 milhões de dólares, a Delta Air Lines questiona: "Quando foi a última vez que ouviu falar de uma grande falha na Apple"?
Conforme vimos aqui, a CrowdStrike está a ser processada por alguns dos seus acionistas, que alegam ter sido enganados relativamente à robustez da sua tecnologia. Afinal, uma falha na atualização do software da empresa de cibersegurança resultou em mais de oito milhões de computadores congelados, por várias horas, interrompendo a atividade de empresas e congestionando serviços.
Segundo mencionámos, a Delta Air Lines disse estar a considerar a possibilidade de intentar uma ação judicial contra a CrowdStrike, considerando o impacto que a interrupção teve nas suas contas. Anteriormente, a CNBC também informou que a Delta Air Lines tinha contratado um advogado para o pedido de indemnização.
Numa entrevista ao mesmo órgão de comunicação, Ed Bastian, diretor-executivo da companhia aérea Delta Air Lines, afirmou que, além dos 500 milhões de dólares de prejuízo, em cinco dias, a empresa foi forçada a cancelar mais de cinco mil voos, com os ecrãs dos aeroportos pintados de azul, a mostrarem a ocorrência de um erro, dias após a falha.
Mais do que tudo isto, Bastian revelou que "tivemos de tocar fisicamente e reiniciar" mais de 40.000 servidores, bem como efetuar pagamentos de indemnizações aos viajantes lesados.
Questionado pela CNBC sobre a relação com a Microsoft, o diretor-executivo da companhia aérea disse que considera que ela é "provavelmente a plataforma mais frágil".
Quando foi a última vez que ouviu falar de uma grande falha na Apple?
Questionou Bastian, acrescentando que as empresas "estão a construir o futuro, mas têm de se certificar de que fortalecem o presente".
Pode a Apple ser uma alternativa para as empresas como a Delta?
Tal como descrito por Tom Warren, no The Verge, nos últimos anos, a Apple tem restringido o acesso de programadores terceiros ao kernel do macOS.
Ao The Wall Street Journal, contudo, um porta-voz da Microsoft explicou que a empresa "não pode legalmente isolar o seu sistema operativo da mesma forma que a Apple faz, devido a um acordo que fechou com a Comissão Europeia na sequência de uma queixa".
Por sua vez, ao mesmo órgão de comunicação, a Comissão Europeia disse que "a Microsoft é livre para decidir sobre o seu modelo de negócios e adaptar a sua infraestrutura de segurança para responder a ameaças, desde que isso seja feito de acordo com a lei de concorrência da União Europeia".
O diretor-executivo da Delta Air Lines criticou, ainda, a abordagem da CrowdStrike: "Se alguém vai ter acesso prioritário ao ecossistema da Delta... tem de testar as coisas. Não se pode chegar a uma missão crítica, 24 horas por dia, 7 dias por semana, e dizer-nos: 'Temos um erro'. Isso não funciona".
Embora tenha distribuído cartões-presente pelos clientes lesados, a Delta Air Lines parece não ter sido uma das contempladas. Afinal, a CrowdStrike e a Microsoft parecem ter-lhe oferecido apenas consultoria gratuita.
Não se ouviu falar em grande falha na Apple porque o número de terminais com Mac OS é diminuto comparativamente ao Microsoft Windows.
Pode até ser mais estável, mas é precisamente por esta mesma razão.
Quantos mais utilizadores, mais software, maior leque de software, logo, proporcionalmente mais falhas.
Importante também, e aí sim, o Mac OS é mais fechado, logo menos suscetível de sofrer falhas provocadas por marcas de terceiros.
precisamente pelo que dizes não tens dados paa fazer esta afirmação: “Pode até ser mais estável, mas é precisamente por esta mesma razão.”
perante o teu próprio argumento não há elementos e por isso pode ser ou pode não ser, não se sabe.
mas há um indicador que aponta num sentido e a própria microsoft falou nele: “não pode legalmente isolar o seu sistema operativo da mesma forma que a Apple faz” reconhecendo assim um certo grau adicional de segurança (neste ponto específico) da apple
Se an Apple tiver um grande market share, muito provavelmente vai acabar por ser um target nas políticas antitrust, e talvez tenham de abrir mais o seu SO.
Não chamaria 20% do mercado um valor diminuto. Mas cada um com as suas medidas.
+1
Exatamente o argumento que pensei. Se não correr as probabilidades de cair é naturalmente menor *facepalm*
A Apple não deixa drivers de terceiros no kernel
E a interação entre os diversos aplicativos necessários para aviação? Nossa. vai ser emulação em cima de emulação, fora a questão do ARM.
Epá, também nunca ouvi falar de grandes falhas no TempleOS, se calhar deviam mudar pra ele
Para coisas sérias, usem Linux
MSDOS 5.0. Há anos que não se houve falar de falhas nisso.
Em primeiro lugar, houve uma grande falha de profissionalismo de quem gere o parque informático em cada uma das diversas empresas afectadas por este bug, ao permitirem ter as actualizações automáticas em todas as máquinas, por facilitismo, sem se certificarem de antemão de que não há bugs nos novos Updates em máquinas de teste.
Por outro lado, a falha não foi da MS, mas sim dessa empresa produtora do CrowdStrike.
Ainda para mais esta falha também tem por culpada a lei que determinou a obrigação de permissão de empresas externas à MS terem acesso ao Kernel do Windows, o que, como se viu, pode constituir um perigo para a estabilidade do SO Windows e eventuais falhas graves.
Portanto, o responsável maior foi a própria CrowdStrike, que como já assumiu, foi incompetente no lançamento de um Update defeituoso, tendo falhado na validação de qualidade antes do lançamento para produção!
“Por outro lado, a falha não foi da MS, mas sim dessa empresa produtora do CrowdStrike.”
Achas que os gajos de fatos entendem patavina disto? O homem está a falar de que nunca ouviu de falhas em Apples quando uma semelhante ao Specter/Meltdown de há uns anos atrás aconteceu este ano a eles.
https://arstechnica.com/security/2024/03/hackers-can-extract-secret-encryption-keys-from-apples-mac-chips/
Não é possível ter controlo neste tipo de atualizações. É possivel ter ao nível do agente, mas não nestas.
não sabes do que falas, já expliquei aqui o cenário da minha empresa, temos deferred updates por 4 estágios: tst, dev, qlt e prod, todos com uma semana de deferred, a crowdtrike enviou o update para todas quando contratualmente teria de seguir os pipelines de updates definidos para o efeito.
a falha em si já é erro de pipeline CI/CD interno da crowstrike, pode acontecer em todo lado, o que não pode acontecer é enviarem updates para ambientes produtivos quando as empresas tinham isso desabilitado.
nas grandes empresas com quem falei, tiveram o mesmo problema, ninguém é maluco para ter isto aberto para updates sem validação
Sim, mas também há muitas empresas descuidadas!
E, eu também afirmei que a CrowdStrike é que é a principal responsável ao não cumprir com essas obrigações e ter desrespeitado os seus clientes.
Agora, culpar o SO é que não faz sentido nenhum!
A Apple não deixa drivers de terceiros no kernel
gostei da explicação! simples e acertiva
Completando o comentário anterior, o SO podia ser qualquer um: Windows, Linux, macOS, etc., que se estiverem em reunidas as circunstâncias dos problemas evidenciados anteriormente, de maus gestores do parque informático e empresas incompetentes com acesso ao Kernel, tudo pode acontecer independentemente de que SO for usado nos diversos dispositivos.
Para uma empresa média ou grande, o ideal até é não estar dependente de um só SO, de forma a evitar que um mesmo problema coloque em causa toda uma operação comercial com graves prejuízos financeiros!
Ora nem mais, mais vai lá explicar isso aos CEO e CFO que só vêem €€$$ a frente e não querem saber do impacto dessas falhas nos utilizadores finais.
Daqui a 2 ou 3 anos já saíram da empresa e já estão noutra a fazer a mesma borrada…
Pois, o que eu quero dizer é que os responsáveis não são os técnicos propriamente ditos, porque esses só obedecem aos seus chefes.
Os responsáveis são os gestores dessa empresas, que para não gastarem mais uns trocos com pessoal ou serviços de empresas contratadas para esse efeito de manutenção de software, e por vezes até do hardware, preferem correr estes riscos que acham nunca vir a acontecer.
O que lhes interessa é reservar lucro suficiente para uns bons prémios de gestão, mesmo que façam asneiras destas.
Porque eles nunca serão os culpados. Vão sempre arranjar os bodes expiatórios para arcar com a responsabilidade! Pois, isso é que é saber gerir, até a catástrofe!
parece que alguém está a querer um grande desconto em um próximo contrato
Eu trabalho numa empresa relativamente grande bastante conhecida e não usamos só um sistema operativo, é demasiado arriscado pois temos infraestruturas criticas. Usamos Linux (RedHat Enterprise), OpenBSD e Windows Server nos nossos servidores, se bem que o que deu menos problemas até hoje foi Linux, mas todos dão problemas de tempos a tempos. Nos desktops do pessoal dependendo das funções neste momento estamos a usar mais Fedora Linux, mas também temos máquinas com windows e algumas com Mac Os.
É normal ter sido o Linux a dar menos problemas, é o normal
lol.. usas isso conforme o workload, os clusters são todos eles no mesmo OS
não não são, segredos do negócio 😉
claro que são, não existem segredos em tech, se não sabes isso nem sequer sabes o que estás a falar
Não existem segredos em tech? Desculpa mas nota-se mesmo que nunca trabalhaste em empresas a sério. 🙂 Mas ok, não sou eu que vou explicar. Alías estou de férias nem quero pensar em trabalho agora.
Olha-me este…LOL…não existem segredos….e não são poucos…deves viver no país dos sonhos e uniórnios….
existem stacks tecnológicos explorados de formas particulares para servir os seus propositos, nada é trade secret, é só tech
Sei o que é isso, claro que existem segredos de implementação pricipalmente em empresas com areas criticas, o comentário do tal Zé Fonseca A. é de quem não percebe nada do que fala e nunca trabalhou numa empresa a sério…aliás essse troll anda aqui só para chatear o pessoal:)
claro, estar numa fortune 500 há quase 1 década e termos mais de 50k de sistemas entre containers e VMs, é estar habituado a chafaricas.
disse e afirmo com todas as letras, não existem segredos, ninguém inventa a roda nesta área, quando o sol nasce nasce para todos, quem não sabe isto não é da área.. otherwise é facil, é provar conceptualmente o que afirmam
lol trocar problemas velhos e conhecidos por problemas novos
Se a Microsoft não tivesse sido obrigada a permitir o uso de processos que correm em kernel-mode estas falhas não teriam de todo existido.
A meu ver todos os Linuxes, BSD* e MacOS ou Windows são alvos desde que existam em grande volume.