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Está a chegar uma nova marca chinesa de carros a Portugal

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Realista says:

    Venham eles sem dó nem piedade para as marcas europeias que por esta altura já deveriam estar a competir…

    • Yamahia says:

      E taxar neles forte e feio.

    • Luís+Costa says:

      Espero que a UE taxe e forte neles isso sim é que era de valor

      • Realista says:

        Isso e taxar ainda mais o combustível 😀

        • Yamahia says:

          Não me choca, desde que taxem a electricidade para carros elektros de igual forma.

          • Realista says:

            A eletricidade que faz correr um motor elétrico é a mesma que faz correr as lâmpadas da tua casa ou o teu forno…

            Porque queres taxar uma coisa que é idêntica? É o mesmo que quereres taxar a água da torneira para beber a 6% e água para lavares os pés a 13%… é a mesma.

          • Yamahia says:

            E depois? O preço do gás utilizado para produzir eletricidade tb custa entre $0,000108 e $0,000180 por litro, enquanto o autogas custa entre $0,60 e $1,20 por litro
            Depois para fazer andar carros na estrada, essa fatia de electricidade tem que contribuir para o bem comum dos carros que o utilizam, exactamente as estradas. Na forma de ISP, CSR, FIEC e depois IVA sobre isto tudo. Que a bricar a brincar representa mais do dobro do preço da gasolina. Só teriam que aplicar a mesma fórmula à electricidade pq manutenção de estradas não é de borla.
            Assim por alto 20 kWh=100 kms ≈ 7 litros de gasosa x1,12€=7,84€ por cada 100 kms. Ou seja, cada kWh gasto na estrada levaria um acréscimo de 0,40€ para estes impostos
            Como pesam mais que o seu semelhante a combustão, deviam ainda pagar mais que isso! Ou seja 0,40€+30% parece-me adequado

          • Realista says:

            Sabes que são gases diferentes e “embalados” de diferentes formas, não sabes?

            Da mesma forma que existe água engarrafada a €0.2 por 100ml como tens água engarrafada a €6 cada 80ml (Voss) e até mais caras, assim como compras 1000000ml de água por €0.30 se ela for canalizada.

            No entanto não vais comprar uma Voss e dizer que queres pagar menos porque vais lavar o braço esquerdo com 40ml e vais beber os restantes 40ml… a água da garrafa é a mesma e pagas €6 independentemente se fores beber ou meter no deposito do limpa vidros do carro porque estamos a falar exatamente da mesma coisa..

            Agora se disseres que queres taxar a eletricidade dos carregamentos públicos, é possível. Agora dos carregamentos domésticos, boa sorte porque é precisamente a mesma coisa. Aliás eu ligo o meu carro na mesma tomada que liga uma televisão ou um aspirador… e se pensares nisso tu que chamas ao carro elétrico um eletrodoméstico precisamente por se ligar da mesma forma que os restantes aparelhos, portanto é a mesma coisa.

            Hahahaha

            E sim, os carros elétricos pagam IVA. Vai a um stand a ver se te vendem sem ele… lol

          • Yamahia says:

            Como não é possível pagares mais mais se carregares e casa?
            Claro que é possível. É só determinarem escalões de consumo per capita. Ex, família de 4 pessoas com tecto de 300 kWh chega e sobra, cada kWh gasto a mais é agravado com 0,50€.
            Uma família típica com 2 carros que faça 30000 kms ao ano x2 incha logo com 500€/mês de adicionais à tabela na conta da luz que é para se porem finos.

        • Pedro says:

          Realisticamente falando, nota-se que levas isto como se fosse equipas de futebol. Levas ao extremo a tua anestesiada felicidade por conduzires um elétrico. Nunca esqueças que ele tem muitos cavalos, mas é só para quilómetro e meio, depois abranda se não queres chamar o reboque.
          Mas pelos vistos chega-te e nada há a opor.
          Quanto ao aumento dos combustíveis, nunca esqueças que a tua boquinha ainda é alimentada a muita coisa que viaja em transportes com combustíveis fósseis. Por isso pagarás como os outros.

  2. GM says:

    Para mim, mais uma que fica na prateleira.

  3. Tlisi says:

    Todos dizem que não presta, mas depois vão todos a correr comprar…LOL

    • Fusion says:

      Se fossem carros a combustão te garanto que até comprava um chines pela questão do preço. Agora o facto de serem elétricos bem que podem ficar apanhar pó, tanto os chineses como os Europeus

      • Yamahia says:

        A BYD já manda praí uns híbridos e já se fala q as fábricas deles previstas na UE não são para fabricar carros eléctricos.

      • Realista says:

        Não compravas não.

        A China sempre teve carros a combustão, mas os seu carros estavam sempre atrás tecnologicamente dos Japoneses e Europeus. Aliás a mudança para elétrico parte precisamente porque a China não conseguia tomar a dianteira dessa tecnologia e que bem tentou por muitos anos…

        Portanto, não. Não compravas um carro a combustão Chinês assim como nunca quiseste comprar um carro a combustão Indiano pois os Tatas andaram por aí montes de tempo e dificilmente encontras um…

        Não inventes pf.

    • Realista says:

      “Quem desdenha quer comprar”

  4. João Paulo says:

    Venham eles….. Desde que tragam qualidade e concorrencia aos carros Europeus…

  5. Camões says:

    Cuidado se ficarem sem bateria ( ou gasolina/gasóleo), no caso da de carro elétrico é pior, na autoestrada podem ser multados.

    Continuo a preferir os fumarentos, elétricos só se forem oferecidos, para vender e comprar outro destruidor do ambiente.

    https ://www.razaoautomovel.com/autopedia/fiquei-sem-carga-bateria-autoestrada-o-que-fazer/

  6. B@rão Vermelho says:

    Eu mora numa zona privilegiada do nosso país, e vejo muitos VE todos os dias principalmente dos mais caros e não deixei também de ver grandes “bombas” a combustão igualmente novos, ainda há mercado para todos.
    Eu tenho algumas duvidas sobre os VE “Xineses” confio pouco nos Xinos, uma coisa é comprar um tlf comparado com um VE é um valor irrisório, ainda me lembro das primeiras motas “Xinesas” no mercado muita parra e pouca uva.
    Tenho um colega que comprou uma mota elétrica para ir de casa trabalho e optou logo por comprar duas baterias para não estar dependente dos tempos de carregamento, moral da história a mota têm dois anos e as duas baterias já só têm uma minúscula fração da autonomia que tinham, eu sei que estamos a falar de coisas diferentes, mas a ideia que ficou é o que é feito na China é de pouca confiança
    PS, O trajeto é de 3 Km para cada lado 4 x ao dia e pouco mais.

  7. TdSR says:

    Não fazem cá falta.

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