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Isenção de portagens nas ex-SCUT é só para populações locais?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Anung says:

    Os residentes em Lisboa e Porto (zona metropolitana) deveriam pagar em todo o lado e com acréscimo de 50% sobre o valor base das scuts/portagens.
    A2 especialmente, o trajecto Lisboa – Algarve deveria custar no minimo uns 100 euros a todos os residentes em Lisboa.

    • Bruno says:

      What? Sentes-te bem? Vai lá tomar um chá para acalmar

    • OraBolas says:

      Só faltava um comentariozeco como este…

    • há+cada+gajo says:

      Claro, neste país uns pagam para outros andar à mama…

    • IMF says:

      Scuts- via sem custos para o utilizador.
      Era este o nome das autoestradas.

      Depois vem os mamões e começam a cobrar. E depois vem pessoas como está a defender cobrar, é isto que o governo gosta de gente inculta, que defende as taxas taxinhas, impostos sobre impostos etc.
      Depois dizem que não tem poder de compra, claro o estado aumenta o salário mínimo em 100€ e cobra em impostos e taxas 110€.

      Mas batem palmas, pensam que levaram 100€ de aumento mas na realidade levaram um aumento de -10€.

      O povo português é como o povo brasileiro e venezuelano, etc se for para o lado deles ( mesmo sendo enganados) tudo bem, agora ver o vizinho bem não.

      Este povo prever ver o outro mal que ficar bem.

      Mas se o vizinho ficar bem acham normal andar a tentar xular.
      No Brasil chamam o “jeitinho brasileiro”, que não passa do mesmo do “Chico esperto ” em Portugal.

      É a cultura dos países mais quentes!

      • Eu says:

        prever = prefere, certo?

      • PeterJust says:

        O povo português não tem nada a ver com o brasileiro e muito menos o venezuelano, o povo português é melhor povo do mundo nem há comparação, a única coisa que nos atrasa são uma pequena parte de ignorantes que acha que somos iguais aos brasileiros e os venezuelanos, mas esses vão sendo cada vez menos à medida que vão morrendo.

    • ruela john says:

      isso e so para portugueses de primeira !!

  2. TogasPacho says:

    Já estava a estranhar não virem os comilões deste país falar do que acham que “é melhor” para o país…

  3. rui says:

    Fazia sentido ser para população ou trabalhadores numa determinada area da mesma, por exemplo alguém do algarve usar a A22 sem custo direto, mas um turista pagar normalmente…

    • Grunho says:

      No Algarve os gringos são tratados como príncipes e os portugueses continuam a ser tratados como ‘pretos’. Apesar de já não haver pretos, só africanos.

    • André says:

      Pagar para fazer rali nessa autoestrada? Para isso faço no terreno aqui ao lado, tem menos buracos…
      Essa A22 já merecia uma A22.1

  4. Carlos Fernandes says:

    Para poupar?? Vejam os contratos dessas empresas. Por norma é X por um determinado número de passagens, mas se existir menos passagens ou um aumento de passagens tem de ser ressarcidos.
    As PPP nunca são benéficas para o estado ou para os contribuintes, mas é o que dá não ter dinheiro para investir e ter de pedir dinheiro.

    • Grunho says:

      Mas no fim o governante que deu o negócio das PPP é recrutado pelos capitalistas que as gerem e faz um negocio da China.

    • Miguel Abreu says:

      Isto é demagogia simplemente. Não se deve generalizar, existem PPP com muito bom resultado e beneficas para o estado e outras que nem por isso, mas como em todos os negócios isso pode acontecer.

      • MLopes says:

        nomeia algumas e explica porquê

        • Mario says:

          As PPP na saúde (Vila Franca de Xira, Cascais, Braga) revelaram ser benéficas para o contribuinte, porque foram bem feitas.
          Já agora nas Estradas, foram muito mal negociadas, porque foi do tipo, tu vais construir um café no meio de uma montanha, e eu garanto-te que tu vais tirar 1000 cafés por dia. Mas caso apenas tires 1, eu pago-te os outros 999, e caso chova, ainda te pago porque chove, mas se tirares 2000 cafés por dia, podes pedir me dinheiro porque não projetaste o café para isso.

  5. Rodrigo says:

    Mais um tacheiro que apareceu do nada…

  6. Joao Ptt says:

    Sim, vamos restringir e dificultar quem pode ter acesso gratuito às vias, para assim ser mais uma medida sem impacto para as regiões… apesar de custar um dinheirão aos contribuintes… muito dinheiro a sair dos impostos mas nenhum benefício prático a sério para as regiões.

    Note-se ainda: “populações”, pessoas… empresas e tudo o mais provavelmente estaria excluído… seria mesmo uma medida para manter o desenvolvimento económico reduzido, que já será reduzido mesmo que todos possam vir a utilizar gratuitamente sem truques, porque com a instabilidade política a qualquer momento podem mudar de opinião e começar a cobrar a toda a gente como já fizeram no passado… mas assim ninguém teria sequer ilusões porque terão sempre de pagar como sempre foi desde que começaram a cobrar pela utilização.

  7. Food Gym Todo says:

    Saudades da 25 de abril gratuita no verão para irmos à praia…

  8. Jony do Mar says:

    Eu acho até que todas as autoestradas do país deveriam ser gratuitas para as populações locais, definindo-se uma área por exemplo de um raio de 50km.

  9. há+cada+gajo says:

    Quem tem de usar, tem de pagar. Quem não quer pagar, usa a alternativa disponível e gratuita. E não venham dizer que não há alternativas, porque antes das autoestradas, ninguém se queixava de não poder ir do ponto A ao ponto B. Só que a burguesia instalou-se, e hoje só se pensa nas mordomias do alcatrão à borla. Não existe. Tem de se pagar. Quando começarem os buracos e os acidentes por falta de manutenção, queixem-se …

    • IMF says:

      Mas que falta de manutenção!!
      Tu pagas impostos todos os dias que andas de carro nos combustíveis.
      Tu pagas o IUC, etc

      Tudo impostos relacionados com infraestrutura de vias públicas.

      Se não houvesse Sócrates, Costas etc a desviar fundos de um lado para o outro, tinhas estradas de topo.

      Mas faz sentido!!!
      É o mesmo que alugar um polícia!

      Somos um país que podes alugar um polícia!!!! Mas estamos onde ??
      Se tivermos dinheiro podemos contratar polícias, fardados e com a autoridade de polícias.

      Mas pagamos impostos para que????

      Se há um evento aprovado, uma manifestação ou um assalto o estado já está a pagar as nossas forças de segurança.
      É o trabalho delas agora alugar polícias?

      Se a polícia recebe mal, que seja aumentada, agora pactuar com este tipo de coisas só mesmo nós.

      As as SCUTs é igual pagamos impostos para nadar de carro e ainda pagamos impostos para o usar …
      Por amor de deus.

    • Infinity says:

      Entao porque tambem tenho de pagar a manutencao do metro e outros transportes publicos ? tambem não os uso.

    • Mário says:

      Então para si é viável fazer Porto Lisboa pelo IC2 em 5 horas? Respeitando os limites de velocidade.
      Vá se curar.

    • Carlos Fernandes says:

      “Quem não quer pagar, usa a alternativa disponível e gratuita.” Não á almoços grátis, a alternativa como diz é paga com os impostos camarários.

    • Fusion says:

      Porque raio então tenho eu que pagar os transportes para a malta de lisboa?

  10. Aves says:

    O CEO da Brisa é da AD. A AD votou contra o que restava das portagens nessas ex-SCUT (a grande redução foi em 2021). A lei, aprovada pela AR, foi hoje promulgada pelo AR. Por isso, se não quer gastar os pavimentos e o aumento da circulação prejudica a segurança nessas ex-SCUT, pode sempre usar as vias alternativas, com melhores pavimentos e que vão ficar mais seguras, com menos trânsito.

  11. Eu says:

    Quem fala em vias alternativas desconhece certamente que, em muitos casos, destruíram grande parte das EN (Estradas Nacionais) existentes, para contruir os novos troços de AE (Auto Estradas).
    Portanto, existem sim muitas vias sem EN alternativas equivalentes às que existiam antes da construção dessas AE!
    Agora, se acham que são alternativas equivalentes o ter de se circular por caminhos ou estradas municipais apertadas e dentro das localidades e povoações, com dezenas de cruzamentos, passadeiras e semáforos, já não digo mais nada!

  12. Rlopes says:

    Deveria ser ao contrario. Só as populações locais é que deveriam pagar pois tem poucas alternativas . Se não gostarem que se mudem.

    É o mesmo principio do IRS aplicado aos não residentes.

  13. PJA says:

    Sou a favor da Isenção de portagens nas ex-SCUT.

  14. PeterJust says:

    Não percebo porque vem outra vez com esta conversa… ainda há poucos anos se fez isto e a UE proibiu pois não pode haver discriminação nas vias de comunicação, se um local paga 10, outro português qualquer também tem de pagar 10, assim como um espanhol, alemão ou grego.

  15. Paulo Moreira says:

    Basta ler os comentários deste artigo, para perceber porque razão o país está como está. Todos querem tudo, ninguém quer pagar nada, todos têm justificações e todos votam. E não podia deixar passar o último parágrafo do artigo, cujas declarações são dignas do maior demagogo: “Segundo Pires de Lima, se estas vias passarem a ser usadas indiscriminadamente, a sua qualidade vai degradar-se, e o tráfego e sinistralidade vão aumentar.”

    Quando o utilizador acha que não tem que pagar, quem paga são todos os outros. Defendem o liberalismo no usufruto e o socialismo no pagamento dos custos. Gente intelectualmente desonesta, portanto.

    Em qualquer economia evoluída do mundo, o modelo mais justo e único que faz sentido, é o do utilizador/pagador. Tudo o resto é conversa fiada.

    • PeterJust says:

      Então quando tiveres um cancro e for necessário milhares de euros para te tratar, tens de defender a tua tese do utilizador pagador e se não pagares o tratamento, já sabes, azar o teu, e se não pagares antes, nem caixão levas, vais direto pela sanita abaixo. Se calhar o intelectualmente desonesto és tu porque se achas que se não utilizas, então não é da tua responsabilidade e quem deve pagar são os outros, porém usas outras coisas que os meus impostos pagaram e nessa situação ficas calado como um rato. Nem todas as SCUT vão deixar de ser pagas, apenas as do interior do país, e eu até te explicava as consequências das zonas do interior terem ou não portagens nas SCUT, mas a tua desonestidade intelectual impede-te de compreender isso e ter sequer uma vaga noção do que é viver numa sociedade.

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