PplWare Mobile

Isenção de portagens nas ex-SCUT é só para populações locais?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Anung says:

    Os residentes em Lisboa e Porto (zona metropolitana) deveriam pagar em todo o lado e com acréscimo de 50% sobre o valor base das scuts/portagens.
    A2 especialmente, o trajecto Lisboa – Algarve deveria custar no minimo uns 100 euros a todos os residentes em Lisboa.

  2. TogasPacho says:

    Já estava a estranhar não virem os comilões deste país falar do que acham que “é melhor” para o país…

  3. rui says:

    Fazia sentido ser para população ou trabalhadores numa determinada area da mesma, por exemplo alguém do algarve usar a A22 sem custo direto, mas um turista pagar normalmente…

    • Grunho says:

      No Algarve os gringos são tratados como príncipes e os portugueses continuam a ser tratados como ‘pretos’. Apesar de já não haver pretos, só africanos.

    • André says:

      Pagar para fazer rali nessa autoestrada? Para isso faço no terreno aqui ao lado, tem menos buracos…
      Essa A22 já merecia uma A22.1

  4. Carlos Fernandes says:

    Para poupar?? Vejam os contratos dessas empresas. Por norma é X por um determinado número de passagens, mas se existir menos passagens ou um aumento de passagens tem de ser ressarcidos.
    As PPP nunca são benéficas para o estado ou para os contribuintes, mas é o que dá não ter dinheiro para investir e ter de pedir dinheiro.

    • Grunho says:

      Mas no fim o governante que deu o negócio das PPP é recrutado pelos capitalistas que as gerem e faz um negocio da China.

    • Miguel Abreu says:

      Isto é demagogia simplemente. Não se deve generalizar, existem PPP com muito bom resultado e beneficas para o estado e outras que nem por isso, mas como em todos os negócios isso pode acontecer.

      • MLopes says:

        nomeia algumas e explica porquê

        • Mario says:

          As PPP na saúde (Vila Franca de Xira, Cascais, Braga) revelaram ser benéficas para o contribuinte, porque foram bem feitas.
          Já agora nas Estradas, foram muito mal negociadas, porque foi do tipo, tu vais construir um café no meio de uma montanha, e eu garanto-te que tu vais tirar 1000 cafés por dia. Mas caso apenas tires 1, eu pago-te os outros 999, e caso chova, ainda te pago porque chove, mas se tirares 2000 cafés por dia, podes pedir me dinheiro porque não projetaste o café para isso.

  5. Rodrigo says:

    Mais um tacheiro que apareceu do nada…

  6. Joao Ptt says:

    Sim, vamos restringir e dificultar quem pode ter acesso gratuito às vias, para assim ser mais uma medida sem impacto para as regiões… apesar de custar um dinheirão aos contribuintes… muito dinheiro a sair dos impostos mas nenhum benefício prático a sério para as regiões.

    Note-se ainda: “populações”, pessoas… empresas e tudo o mais provavelmente estaria excluído… seria mesmo uma medida para manter o desenvolvimento económico reduzido, que já será reduzido mesmo que todos possam vir a utilizar gratuitamente sem truques, porque com a instabilidade política a qualquer momento podem mudar de opinião e começar a cobrar a toda a gente como já fizeram no passado… mas assim ninguém teria sequer ilusões porque terão sempre de pagar como sempre foi desde que começaram a cobrar pela utilização.

  7. Food Gym Todo says:

    Saudades da 25 de abril gratuita no verão para irmos à praia…

  8. Jony do Mar says:

    Eu acho até que todas as autoestradas do país deveriam ser gratuitas para as populações locais, definindo-se uma área por exemplo de um raio de 50km.

  9. há+cada+gajo says:

    Quem tem de usar, tem de pagar. Quem não quer pagar, usa a alternativa disponível e gratuita. E não venham dizer que não há alternativas, porque antes das autoestradas, ninguém se queixava de não poder ir do ponto A ao ponto B. Só que a burguesia instalou-se, e hoje só se pensa nas mordomias do alcatrão à borla. Não existe. Tem de se pagar. Quando começarem os buracos e os acidentes por falta de manutenção, queixem-se …

    • IMF says:

      Mas que falta de manutenção!!
      Tu pagas impostos todos os dias que andas de carro nos combustíveis.
      Tu pagas o IUC, etc

      Tudo impostos relacionados com infraestrutura de vias públicas.

      Se não houvesse Sócrates, Costas etc a desviar fundos de um lado para o outro, tinhas estradas de topo.

      Mas faz sentido!!!
      É o mesmo que alugar um polícia!

      Somos um país que podes alugar um polícia!!!! Mas estamos onde ??
      Se tivermos dinheiro podemos contratar polícias, fardados e com a autoridade de polícias.

      Mas pagamos impostos para que????

      Se há um evento aprovado, uma manifestação ou um assalto o estado já está a pagar as nossas forças de segurança.
      É o trabalho delas agora alugar polícias?

      Se a polícia recebe mal, que seja aumentada, agora pactuar com este tipo de coisas só mesmo nós.

      As as SCUTs é igual pagamos impostos para nadar de carro e ainda pagamos impostos para o usar …
      Por amor de deus.

    • Infinity says:

      Entao porque tambem tenho de pagar a manutencao do metro e outros transportes publicos ? tambem não os uso.

    • Mário says:

      Então para si é viável fazer Porto Lisboa pelo IC2 em 5 horas? Respeitando os limites de velocidade.
      Vá se curar.

    • Carlos Fernandes says:

      “Quem não quer pagar, usa a alternativa disponível e gratuita.” Não á almoços grátis, a alternativa como diz é paga com os impostos camarários.

    • Fusion says:

      Porque raio então tenho eu que pagar os transportes para a malta de lisboa?

  10. Aves says:

    O CEO da Brisa é da AD. A AD votou contra o que restava das portagens nessas ex-SCUT (a grande redução foi em 2021). A lei, aprovada pela AR, foi hoje promulgada pelo AR. Por isso, se não quer gastar os pavimentos e o aumento da circulação prejudica a segurança nessas ex-SCUT, pode sempre usar as vias alternativas, com melhores pavimentos e que vão ficar mais seguras, com menos trânsito.

  11. Eu says:

    Quem fala em vias alternativas desconhece certamente que, em muitos casos, destruíram grande parte das EN (Estradas Nacionais) existentes, para contruir os novos troços de AE (Auto Estradas).
    Portanto, existem sim muitas vias sem EN alternativas equivalentes às que existiam antes da construção dessas AE!
    Agora, se acham que são alternativas equivalentes o ter de se circular por caminhos ou estradas municipais apertadas e dentro das localidades e povoações, com dezenas de cruzamentos, passadeiras e semáforos, já não digo mais nada!

  12. Rlopes says:

    Deveria ser ao contrario. Só as populações locais é que deveriam pagar pois tem poucas alternativas . Se não gostarem que se mudem.

    É o mesmo principio do IRS aplicado aos não residentes.

  13. PJA says:

    Sou a favor da Isenção de portagens nas ex-SCUT.

  14. PeterJust says:

    Não percebo porque vem outra vez com esta conversa… ainda há poucos anos se fez isto e a UE proibiu pois não pode haver discriminação nas vias de comunicação, se um local paga 10, outro português qualquer também tem de pagar 10, assim como um espanhol, alemão ou grego.

    • Yamahia says:

      Vai lá dar uma voltinha a Espanha.

      • PeterJust says:

        Vou muitas vezes e se houver portagens pago o mesmo que um espanhol ou um francês mas se não sabes interpretar o que escrevi, estudasses

        • Yamahia says:

          A questão é que só pagas portagens em Espanha se andares distraído. Estudasses!

          • PeterJust says:

            És ignorante primeiro porque estas a desconversar já estamos a falar de SCUTS não de autoestradas espanholas, devias ter estudado bem mais, depois, porque mesmo em Espanha há sítios que tens mesmo que pagar a não ser que uses a nacional, deves ter ido a Badajoz e pensas que já conheces Espanha mas eu já corri os 4 cantos e sei bem como é, aliás, quando vamos numas dessas nacionais não faltam cartazes e frases pintadas ao longo da estrada a criticar as portagens tal como nós fazemos com as nossas SCUTS. Quanto mais falas mais te enterras, queres continuar?

          • Yamahia says:

            Ó Peter, o ignorante aqui és tu!
            Experimenta ir de Tavira até Almeria. Só vais pagar na A22 de PT cheia de buracos e é por enquanto, Depois é tapete novinho à borliú até ao destino pela A7 que é uma AutoPIsta e estranhamente não se paga.

            Os cartazes que viste certamente foi aquando da tentativa de imposição de portagens nas AutoVias por parte da UE (isso sim equivalente às nossas SCUT que nc tiveram portagens nem vão ter)

            Tb já fiz Lisboa Barcelona com paragens em Madrid e Lérida e não paguei um tusto (excepto em PT) e foi sp no prego!
            Qual é mesmo a tua dúvida?

  15. Paulo Moreira says:

    Basta ler os comentários deste artigo, para perceber porque razão o país está como está. Todos querem tudo, ninguém quer pagar nada, todos têm justificações e todos votam. E não podia deixar passar o último parágrafo do artigo, cujas declarações são dignas do maior demagogo: “Segundo Pires de Lima, se estas vias passarem a ser usadas indiscriminadamente, a sua qualidade vai degradar-se, e o tráfego e sinistralidade vão aumentar.”

    Quando o utilizador acha que não tem que pagar, quem paga são todos os outros. Defendem o liberalismo no usufruto e o socialismo no pagamento dos custos. Gente intelectualmente desonesta, portanto.

    Em qualquer economia evoluída do mundo, o modelo mais justo e único que faz sentido, é o do utilizador/pagador. Tudo o resto é conversa fiada.

    • PeterJust says:

      Então quando tiveres um cancro e for necessário milhares de euros para te tratar, tens de defender a tua tese do utilizador pagador e se não pagares o tratamento, já sabes, azar o teu, e se não pagares antes, nem caixão levas, vais direto pela sanita abaixo. Se calhar o intelectualmente desonesto és tu porque se achas que se não utilizas, então não é da tua responsabilidade e quem deve pagar são os outros, porém usas outras coisas que os meus impostos pagaram e nessa situação ficas calado como um rato. Nem todas as SCUT vão deixar de ser pagas, apenas as do interior do país, e eu até te explicava as consequências das zonas do interior terem ou não portagens nas SCUT, mas a tua desonestidade intelectual impede-te de compreender isso e ter sequer uma vaga noção do que é viver numa sociedade.

      • Mario says:

        Ora, eu tenho que pagar os transportes públicos de Lisboa e ando neles 1 vez por ano se andar… é a mesma coisa! Além de pagar os que não pagam!

  16. Alfredo says:

    Este senhor só se preocupa com a barriga dele.
    Ele havia de trabalhar era como nós trabalhamos e temos que utilizar a 125
    Não lhe chega o dinheiro dos contribuintes
    Sejam humildes….

  17. Joao says:

    Então as populações locais que as paguem!

  18. Adérito says:

    Comentário de gajo de secretária e hipócrita. As vias degradarem-se ainda mais? Há 10 anos que se pagam SCUTs no Algarve e a A22 é uma estrada horrível com praticamente zero manutenção, há troços que é melhor nem falar.

  19. Helder says:

    Mais um que quer mama. Estás estradas foram pagas e mais que pagas com fundos europeus. Deveriam ser de borla para todas as pessoas. Querem dinamizar o interior uma ova. Querem é dinheiro. Está a ver a vida a andar para trás sem o dinheiro das ex SCUT.

  20. Nelson Campos says:

    As portagens das Scuts nunca deveriam ter sido implementadas. Certas individualidades públicas deveriam ter vergonha na cara de virem à televisão preocupados com o custo de acabarem com as portagens para o país. Estão a ver a mama a acabar, e então qualquer migalha é o seu ganha pão. Quem paga são os contribuintes, sempre foi assim. Nunca se lembraram da isenção das populações locais quando eram todos a pagar…agora que a torneira vai fechar, vamos isentar a zé povinho local. Tenham vergonha na cara, acabem com isso de vez para todos! O dinheiro que construiu essas estradas veio da UE, nunca deveriam ter cobrado portagens nem multas das mesmas, sempre exorbitantes. Só serviu para jobs for the boys, pois os políticos, têm sempre grandes tachos.

  21. Americo says:

    Os srs.politicos,etc…deviam pensar no exemplo da Alemanha que em TODAS as autoestradas só quem paga portagens são os veículos pesados,pois são estes que provocam a degradação dos pisos. Deviam pensar nisso!!!!

  22. Joaquim says:

    As vias de trânsito quanto mais e melhor qualidade , automaticamente se reflecte na economia do pais . O problema é que os administradores destas vias encontraram forma de taxar . Penalizando e condicionar qualquer investimento nas zonas interiores do pais . Esses senhores como não querem saber disso é claro mas o vlosso deles isso sim , basta comparar o parque automóvel nessas empresas que administração de estradas ect ect…

  23. Armando Reis says:

    A A22, apesar de ter vindo a ter portagens, apresenta um piso cuja falta de qualidade contraria o argumento que defende a manutenção das mesmas como causa dessa evidência… Só para dar um exemplo.

  24. Arlindo Silva says:

    Não è os acidentes nas scuts que lhes entressa è o dinheiro dinheiro que deixa de entrar … Cambada de x* los

  25. Antonio says:

    Vergonhoso…
    Tudo mentira…
    E onde está a promessa de acabar com as SCUT?
    Fica no bolso?
    Ainda não chega?
    As só me utilizo umas 3 vezes por ano…
    Em que é que o meu carro vai degradar a via?!
    Haja vergonha e decoro

  26. O tal says:

    Os cães ladram e a caravana passa… não é meus amigos?
    Mas o que é facto, é que esse CEO e outros desses CEOs (ex governantes papam tachos e pensões vitalicias) vão levando água a seus moinhos porque neste país os cães só ladram e é o que os ladrões gostam…. dividir para reinar….
    Divirtam-se a picarem-sem uns aos outros, pois no fim todos vós pagais e chiuuu.

    Vá ides passear ao fim de semana na volta dos tristes gastando cá dentro que o que eles querem o dízimo (iva, iuc, etc…

  27. Elizabeth says:

    Eu sou da guarda, vivo em França paço 2 meses de férias em Portugal utilizou a,A23 e a A25, qual é a minha vantagem? Pago em Portugal luz água IMI, resíduos, impostos, qual é a minha vantagem nas portagens, ou eu porque resido em 2 sítios não tenho direito, são uns ladrões não dá vontade de pôr aqui os pés, só espantam as pessoas tristes

  28. Daniel says:

    Aquele Pires de Lima quer a todo custo ter portagens em todo lado. Da lhe interesse para Brisa ter lucro e ele ganhar prémios. Ele não está preocupado nem com a sinistralidade nem com a qualidade das estradas. Aliás para relembrar que no início quando foi implementado as portagens havia isenções para a população local e isso foi proibido pela união europeia ( ou pagam todos ou não paga ninguém ) . Se o governo aceitar essa via alguns meses depois há cobrança de portagens outra vez e depois dizem que foi a união europeia que mandou e eles não tem culpa. Bela lavagem de cérebro que querem fazer ao povo para manter as portagens a todo custo.

  29. Laurindo says:

    Esse P.de Lima é só mais um papão que Saiu do governo e arranjou um tacho na brisa tem de defender aquele que lhe paga porque é que Portugal não adota o sistema de vinheta anual com existe em alguns países e seria o estado a controlar as vias não interessa a muitos porque deixavam de ganhar milhões e assim quem anda se nas mesmas pagava

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.