Edge da Microsoft parece preparado para levar o utilizador a mudar do Chrome da Google
Há muito que a Microsoft quer que os utilizadores do Windows 11 mudem do Chrome para o Edge. Esta mudança não será algo simples de realizar, mas as tentativas não têm faltado. Agora, na mais recente versão de testes, foi encontrado código que mostra que há mais medidas prestes a serem tomadas.
Ao longo dos últimos meses a Microsoft tem procurado levar os utilizadores do Windows 11 a usar as suas apps e os seus serviços. A maior investida pare ser no browser, onde a mudança parece ser algo que é procurado, tentado colocar o Edge na escolha, em detrimento do Chrome.
Isso poderá em breve ganhar um novo ritmo, fruto de algumas strings descobertas na mais recente versão Canary do Edge. Esta é a versão de testes mais inicial e onde muito é experimentado. As strings encontradas parecem dedicadas a ativar ações do Edge o Chrome.
Strings encontradas no Edge
msChromePBDetectionEdgeUsageLessThanFiftyTrigger: é ativado se a utilização do Edge estiver abaixo dos 50% quando é utilizada a navegação privada do Chrome.
msNurturingFeatureBrowserLaunchCooldownTrigger: uma funcionalidade que limita a frequência com que os navegadores podem ser abertos para gerir a utilização.
msNurturingFeatureChromeBrowserUsageGreaterThanThresholdTrigger: semelhante ao gatilho do gestor de políticas, mas é ativado especificamente com uma utilização elevada do Chrome para promover o Edge.
msNurturingFeatureEdgeBrowserUsageLessThanThresholdTrigger: é ativado quando a utilização do Edge é baixa, solicitando uma utilização mais frequente.
msNurturingFeatureNonMVUUserTrigger: tem como alvo utilizadores que não são utilizadores frequentes.
msNurturingFeatureTotalBrowserUsageGreaterThanThresholdTrigger: outro gatilho para quando a utilização geral do browser é elevada.
Com base nos seus rótulos encontrados, muitos parecem prontos para serem acionados quando os limites de utilização definidos separadamente são ultrapassados. Outros parecem criados para serem usados quando os valores estão nos 50%.
É ainda possível ver que a Microsoft visa especificamente determinados comportamentos do utilizador. Na lista descoberta é possível ver, por exemplo, strings ue vão ser usadas quando o Crome for usado no modo de navegação anónima.
Por agora, tudo o que se pode dizer é que a Microsoft coloca o Edge numa posição em que pode medir as ações do utilizador. Não se sabe o que será feito com estes dados e como estes vão ser usados para levar os utilizadores a mudarem do Chrome.
Ainda assim, esta será uma posição complicada de justificar e que dá à Microsoft uma alavancagem grande face à concorrência. Claro que poderá ser usado apenas internamente para compreender as tendências do utilizador. Apenas o tempo o poderá mostrar.
Acho que a palavra não é “levar” mas sim “forçar”.
A Microsoft tem de perceber que cada um usa o que quer, não gostamos de ser obrigados por imposição…
O melhor comentário! Não mudo de browser de jeito nenhum!
Para já a Microsoft enviou-me um mail a dizer que “A 16 de setembro de 2024, as aplicações que estão a utilizar uma tecnologia de início de sessão menos segura deixarão de poder aceder ao seu e-mail.” e “Se não tomar medidas, a 16 de setembro de 2024, as suas aplicações de e-mail de terceiros deixarão de poder aceder ao endereço de e-mail do Outlook.com, Hotmail ou Live.com”. Solução proposta pela Microsoft “Terá de atualizar a sua aplicação de calendário e e-mail de terceiros para uma versão que suporte métodos de autenticação moderna” Como fazer está explicado em https://support.microsoft.com/pt-pt/office/corrigir-problemas-ao-ligar-a-sua-conta-google-%C3%A0-microsoft-cloud-6b54d709-f8e9-4f61-8e4d-245d0a52bdd6. Claro que terá de fornecer a sua palavra passe da sua conta do Gmail. Isto é a nova politica de segurança da Microsoft.
Portanto ou acabo com as contas da Microsoft ou acabo com as contas da Google.
A conta da Google não posso porque preciso dela para me ligar ao telemóvel. Da Microsoft também não posso porque a Google requer que eu tenha outra conta de um outro fornecedor para “validar” e “recuperar” a minha conta Google.
Enfim, bons velhos tempos em que se comprava um equipamento e eramos os donos dele sem prestar contas a ninguém de como o utilizávamos.
A Google não exige outra conta de email de outro fornecedor.
Tem toda a razão JC, confirmei que afinal a Google não requer que eu tenha outra conta de um outro fornecedor para “validar” e “recuperar” a minha conta.
Pelo facto as minhas mais sincera desculpas. Agradecia portanto que a administração do pplware fizesse o favor de retirar este meu comentário.
Eu não gosto de ninguém a controlar a minha vontade. infelizmente não consigo desinstalar o edge.
Também para a minha insatisfação tenho de utilizar o windows, porque ainda não há melhor.
Opiniões são só opiniões, primeiro temos que consolidar a definição de melhor.
O Edge está muito bom. Só vou ao Chrome para encontrar empresas, mas tbm aqui a diferença já foi maior.
Ninguém está a colocar o estar bom ou mau, mas sim estar a impor o seu uso em detrimento de outros, o cerno da questão é mesmo esse, se temos preferência por outros pelas mais diversas razões, porque temos opção de escolha, agora tenho de ser obrigado forçosamente a usar o que a Microsoft quer só para ter mais aderentes… onde é que isto já se viu… breve mais uma multa churuda da UE por tentativa de imposição…
A mim ng me esta a impor nada. Vou ao Chrome qd quero é me apetece.
Mas prefiro o Edge.
firefox sempre
+1