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Portugal: Multas dos radares de velocidade disparam 40%

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. charlie says:

    213 mil x 120 Eur = 25 milhoes de Euros, só no primeiro trimestre. Venha para aqui dizer que o objectivo é diminuir a sinistralidade!! Um radar a 60 na segunda circular, quando a velocidade em toda a via é a 80, não é nada mais do que extorquir os contribuintes. Então aquela via não foi desenhada para se circular a 80Km/h ? Somos todos mansos.

    • JL says:


      Em relação a 2019[1] – ano de referência para monitorização das metas de redução do número de mortos e de feridos graves até 2030[2] fixadas pela Comissão Europeia e por Portugal – registaram-se menos 153 acidentes (-1,8%), menos 15 vítimas mortais (-12,5%) e menos 419 feridos leves (-4,2%). Contudo, apuraram-se mais 19 feridos graves (+3,6%).”

      • há+cada+gajo says:

        Jovem, sabendo quais as datas as partir das quais se deu a grande invasão de radares nas estradas nacionais, é só ler as noticias fresquinhas de ontem : https ://24.sapo.pt/atualidade/artigos/mortos-e-feridos-graves-aumentaram-no-1-o-trimestre-foram-quase-8-000-acidentes

        • JL says:

          São os radares que criam mais acidentes. lOL

          • Yamahia says:

            Podem contribuir para isso.
            Já são vários que obrigam a passar de 120 para 60 assim do nada. Como é exemplo aquele da saída da Ponte Vasco da Gama para o Montijo, como já mencionado, esse é um exemplo notório. O radar está localizado na saída da Ponte Vasco da Gama em direção ao Montijo, e os condutores têm que reduzir abruptamente a velocidade para cumprir o limite estabelecido. Alguns condutores vão ao ponto de travar a fundo pois para quem não conhece o radar aparece “de repente” (após a placa está logo o radar poucos metros à frente). Com o afluxo de carros que se forma ali, tem o cocktail perfeito para haver castanhada de meia noite.

          • JL says:

            De 120 para 60 ?

            Mostre lá aqui a saída, é que nunca vi uma saída de ae a indicar 120 KMh.

          • João says:

            Há uma de 80 antes da de 60km/h – eu sei qual é o radar e o que critico é que o mesmo se encontra quase encostado à placa de 60. Não é que não dê para abrandar, nem coisa que o pareça mas pode fazer com que um condutor menos atento a

          • Yamahia says:

            Nem de propósito, na passada 5ª feira resolvi ir tirar o carvão ao gasosas, já bem depois do horário de expediente, com 1/3 do people da AML de férias.
            O cenário perfeito pensava eu. 😛
            Acontece que logo que entro na ponte a velocidade estava limitada a 80, huum sem vento ou chuva… que treta é esta?
            Pouco depois limite de 60 e logo depois trânsito compacto até parar por completo :
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbVQ9LnbikW0LR-C0Q
            Quem foi o inteligente que disse que baixar a velocidade média contribui para a fluidez do transito? Looolooolool
            E foi assim no para-arranca mais de metade da ponte até à fatídica saída para o Montijo. Lá estava a batida da praxe mesmo em cima do radar eheheh.
            Fugi para Alcochete e fui tirar o carvão para o Porto Alto .
            Que desgraça de gestores de trânsito temos, má sorte 😛 😛 😛

    • há+cada+gajo says:

      Meu caro, é a pura da verdade. O argumento da redução de sinistralidade é uma enorme falácia para camuflar o verdadeiro objetivo que é fazer dinheiro. É só isso que se pretende.

    • José Carlos da Silva says:

      Especificamente numa dessas zonas da Segunda Circular, onde existe um radar relativamente recente, junto às Universidades, havia acidentes quase diariamente. Os mansos amansaram ainda mais e resolveu bastante o problema nessa zona. Já na Av. Lusíada, 50km/h é dúbio, já que existem melhores condições naquela estrada do que em algumas auto-estradas.

  2. yamahia says:

    “…de janeiro a março de 2024 foram registados 8.268 acidentes com vítimas, 105 vítimas mortais, 552 feridos graves…”
    Mais um ano se passou e mais uma vez vez se constacta que os radares estão a fazer o seu trabalho ou seja facturar.
    “…primeiro trimestre de 2023 registaram-se 7.585 acidentes com vítimas no continente, dos quais resultaram 101 vítimas mortais, 493 feridos graves …”
    Já que as vítimas continuam aumentar ano a ano ao mesmo tempo que novos radares são implantados.
    Sugestão; Deixem de ser hipócritas, como estão aplicados , os radares NÃO “salvam vidas”, retirem os radares da Santos & Castro , onde nem moscas é possível atropelar e levem-nos para os acessos à passagem de nível de Silves onde ainda há poucas horas um grupo de 6 turistas foi colhido por um comboio.

    • há+cada+gajo says:

      Ser colhido numa passagem de nível nos dias de hoje…é de uma tremenda burrice. Aliás, é o que se vê diariamente nas estradas: burros ao volante. Não é admirar.

      • Zé Fonseca A. says:

        Não é burrice é Chico espertisse, há sítios onde realmente não existem cancelas e o pessoal arrisca ou passa sem olhar, já nos locais com cancelas há muita gente que se cansa de esperar e passa na diagonal, existem passagens de nível que demoram 15 min ou mais até o comboio passar e até algumas que avariam e ficam com as cancelas em baixo horas a fio

        • Yamahia says:

          Ao que parece a passagem de nível é sem guarda. Os investimentos em segurança rodoviária são todos direccionados para os radares para maior eficácia na facturação!

          • JL says:

            Ou não, senão metiam mais radares e aumentavam as multas.

            Só espero que o façam, quantos mais milhões forem obtidos em multas, menos é preciso em impostos.

          • Zé Fonseca A. says:

            Tens a certeza JL? Vai lá ver se o Google te diz onde vai parar o dinheiro das multas 😉

          • JL says:

            Vai parar ao mesmo sítio dos impostos, se não vier das multas vem dos impostos.

          • yamahia says:

            VC já tem 3x’ mais radares por km de estrada que Espanha . Ainda quer mais? Fdx. lool
            Afinal o que pretende com os radares? SALVAR VIDAS ou facturar?
            É que o discurso oficial é RADARES SALVAM VIDAS, coisa que os espanhóis fazem melhor (muito melhor salvam o dobro das vidas por milhão de habitantes) com um terço dos radares.
            Se realmente estamos perante mais uma aldrabice então já me calo pq parece-me evidente que como estão implantados estes radares não estão pensados para SALVAR VIDAS nenhumas mas têm alto potencial de facturação.
            Se é este último o objectivo facturar e expropriar recorrendo ao engano e ilusão então concordo pq é exactamente o que penso de tão evidente que é.

          • JL says:

            Eu disse que queria mais ? onde ?

            Essa é a pergunta, mas se o que se pretende é dinheiro, então encham o pais de radares e aumentem as multas.

            Se é evidente, porque esperam eles ?

          • yamahia says:

            Qual foi a parte que temos 3x’s + radares por km q Espanha q n percebeu? Ainda quer mais? Com q objectivo? Facturar ou SALVAR VIDAS?

          • JL says:

            Se temos é porque conduzimos pior que eles, também tem o preço das multas que eles têm?

            Mas parece que não chegam.

          • Yamahia says:

            Não conduzimos nada pior. A diferença está que as autoridades espanholas actuam onde é importante e não à lei da bala dos radares
            Quanto a multas não vá por aí lá tal como cá as multas de trânsito em classificam-se em leves, graves e muito graves, com valores de coima que variam conforme a gravidade da infração.
            •-Em Portugal, as multas leves têm coima mínima de €30 e máxima de €120, as graves de €121 a €600 e as muito graves de €601 a €1.500.
            Em Espanha, as multas leves têm coima mínima de €20 e máxima de €100, as graves de €101 a €500 e as muito graves de €501 a €2.000.
            Por aqui já se está a ver que estamos a ser altamente gamados. Ainda se tivéssemos. salários superiores tudo bem, mas mais uma vez é ao contrario
            O salário médio bruto em PT é 1700 e lá é 2700€
            Se formos para taxas de esforço e a comparar
            1-A taxa de esforço para pagar uma multa leve em Portugal é cerca de 2,5 vezes maior do que em Espanha, devido ao menor salário médio em Portugal.
            2-Para multas graves e muito graves, a diferença na taxa de esforço entre PT e ES é ainda maior, devido aos valores mais elevados das multas em PT.
            Portanto vá chuchar na 5ª pata do cavalo e leve as suas teorias consigo.

          • JL says:

            Se não conduzimos pior porque temos mais radares, mais acidentes e mais mortes ?

            Então quer dizer que mesmo com ordenado minimo menor e multas de maior valor, não vamos aprender mesmo a conduzir ?

            Pois, era essa conclusão que eu estava à espera.

          • Yamahia says:

            A melhor resposta a essa pergunta é ir ao terreno e fazer a antiga estrada do Mediterrâneo que liga Gibraltar a Barcelona (hoje só
            N-340 pq o cognome foi-lhe “roubado” para identificar a nova AutoPista A7) e depois comparar com a miséria que é nossa EN para o Algarve.
            Fica aqui um pequeno troço que já dá para perceber as diferenças
            https://youtu.be/tiANUopGDz8?si=-Kb8FAIjGdZWdAhM
            Há muitos anos utilizei pela 1ª vez essa estrada, claro que só de Sevilha até Almeria mas gira tudo pela mesma bitola e foi como se já a conhecesse como as minhas mãos. Quase sempre de noite, marcações sempre brilhantes a indicar por onde seguir, onde havia cruzamentos e/ou intercepções sempre luzes ou vermelhas ou ao melhor estilo das pistas de aeroportos que se moviam para indicar a rota perfeita.
            O relevé perfeito na entrada nas curvas e os apex de saída sempre abalizados e ideais. Só visto.
            Foi de tal forma que na maior parte das x’s seguia à velocidade qs máxima. Tal era a confiança
            É só um pequeno exemplo da forma diferenciada como é encarada a segurança na estrada nos 2 países., em PT procura-se o lucro fácil através dos radares e onde não há perigo é precisamente onde eles são aplicados ao mesmo tempo que limitam a velocidade para limites ridículos.
            Em Espanha procura-se sobretudo a prevenção investindo forte na sinalização e os radares apenas aplicados em zonas de facto perigosas onde é aconselhável moderar a velocidade.

            Prioridades…

          • JL says:

            Mas se procuram o lucro fácil é meterem mais radares, há muita gente que vai ficar contente com um alívio nos impostos.

          • Yamahia says:

            Então concorda que os radares NÃO SALVAM VIDAS e que a verdadeira razão de ser dos mesmos é apanhar cada vz mais incautos tendo em vista majorar a facturação.
            Não tenho mais nada a acrescentar

          • JL says:

            Não vou concordar ou não, não tenho dados para afirmar o contrário, o que sei é que na minha terrinha depois de alguns atropelamentos, meteram radares e até hoje deixou de haver atropelamentos, se salvou vidas ? não sei, para isso era preciso regressar ao passado e tirar os radares, ou então tirar os radares agora e ver o que acontece.

          • Yamahia says:

            Em França os de velocidade média foram todos retirados. Curiosamente a partir desse momento começaram a aparecer por cá. Devemos esta a comprar o lixo francês loooloooloool

          • JL says:

            Então quer dizer que os franceses sabem conduzir ?

          • Yamahia says:

            Melhores condutores não têm de certeza.
            Do que não tenho dúvidas é que beneficiam de estradas bem desenhadas, bem marcadas e bem sinalizadas ao contrário de tudo o que encontramos na nossa principal EN. Uma manta de retalhos, mal marcada, sinalização inexistente ou escondida e mal mantida.

  3. freakonaleash says:

    É assim que vamos conseguir pagar a dívida! Um bem haja aos prevaricadores. A metralha Mortágua não dizia que não devemos ter vergonha de ir buscar o dinheiro o de ele está!? Força aceleras!

    • PeterJust says:

      Os condutores são fracotes, é desses que a direita gosta de atacar. O verdadeiro dinheiro está nos bancos, todas as propostas de taxá-los são reprovadas pela direita. Continua a ajudá-los, eles agradecem quando acusas quem os quer fazer pagar, pagas depois e com bons juros, não te preocupes.

  4. Paulo says:

    Cuidado, futuramente vai ser um radar em cada esquina.

  5. Nunes says:

    Devia aumentar para o dobro,para este povo abrir os olhos…
    O que interessa é o Ronaldo, e o futebol, 30 anos de governação corrupta, um serviço público onde a cunha prevalece, não há motivação para ser melhor, porque quem ganha é o que tem mais conhecimentos…
    Não há supervisão nos serviços públicos, o que interessa é ganhar mais e trabalhar menos..
    Daqui a 10 anos, 20 anos metade da população é indiana e brasileira…
    É isto que vamos deixar para os nossos filhos…
    Falas de Portugal lá fora e és conhecido pelo povo burro, que luta mais pelas clubices e sindicatos condicionados, do que pelos direitos de toda a população e por um futuro melhor para os nossos descendentes.

    • Zé Fonseca A. says:

      Não faz diferença, quem é multado em excesso de velocidade não tem problemas com pagamentos de multa, seja o valor qual for, e os pontos ou inibição de conduzir também é fácil passar entre os pingos do chuva. Perguntem ao meu advogado que ele explica tudo 😉

      • yamahia says:

        No fundo o expediente interessa aos facturadores de via radares. Menos um condutor na estrada é menos um potencial cliente.

        • JL says:

          Então mas as multas não dão apreensão de carta ?

          • Yamahia says:

            Se tiver dinheiro pode prevaricar à vontade que ng lhe tira a carta.
            Por isso é que os sistemas em alguns países do norte da Europa é mais eficaz.
            Paga em função do rendimento. Há multas com valores pornograficos e não piam.

          • JL says:

            Mas tira sim, não sabe o que são os pontos ?

          • JL says:

            Então o rico pode prevaricar à vontade ? Que grande sistema.

          • Zé Fonseca A. says:

            Em teoria dão mas é só para quem não se sabe mexer, o que não falta é pessoal com dezenas de multas muito graves por excesso de velocidade e sem nenhum ponto retirado da carta, os milagres que um bom advogado faz 😉

          • Yamahia says:

            Exactamente. Aquilo depois prescreve e não tiram pontos nenhuns.

          • JL says:

            Portanto vocês apoiam a ilegalidade e a corrupção. Loooook

          • Yamahia says:

            Não é uma questão de apoiar, é uma questão de constactar como funciona o sistema.
            Não é só nos “crimes” rodoviários q funciona assim, esteja descansado.

          • JL says:

            Funciona assim em todo o lado, mas por falta de meios não conseguem dar andamento a todos os processos.
            Talvez devam multar mais para ter mais meios. Lool

  6. PeterJust says:

    Aumentam 40% de faturação mas as pessoas continuam a morrer e continuam a insistir na lenga lenga da segurança rodoviária… Já foi provado e mais que provado no mundo inteiro que os radares são das coisas mais ineficazes e caras (tanto para o estado como para os condutores) Isto é pior que roubar, é um crime lesa a pátria, todos os responsáveis teriam de ser julgados. Onde está o MP agora?

  7. João says:

    Já li muito comentário apaixonado por aqui : os radares podem ter várias funções – dissuasão (quando a caixa está lá mas o miolo pode ou não estar), faturação (quando está claramente colocado numa zona em que o risco de excesso de velocidade é muito mais elevado que o risco de acidente ), segurança (quando colocado em zonas onde efectivamente existem acidentes com frequência ). Há um pouco de tudo pelo país , mas uma estratégia é comum: o valor das multas é uma receita fácil , como que se uma portagem se tratasse pois todos os dias há vários pagamentos . Alguns afirmam que se fosse uma questão de receitas porque é que o Estado não sobe mais as multas … para esses eu pergunto : se fosse uma questão de segurança porque não tiram a carta ao infrator durante alguns meses ? Há alguns anos atrás (não sei se a regra ainda é assim), um empresário disse-me que dava instruções aos funcionários para despachar as entregas , essa era a prioridade . Cada vez que recebiam uma multa de excesso de velocidade e o pedido de identificação do condutor, a solução era pagar um valor mais alto pois a resposta era sempre a mesma : não tinham registo de quem conduzia . Assim , pagavam mais e continuavam a cometer a infração . Isto foi há cerca de 10 anos atrás , não atestei da veracidade disto mas não me pareceu tão absurdo quanto isso e é um exemplo de que o mais importante era aplicar o corretivo financeiro do que tirar um condutor perigoso da estrada

    • Yamahia says:

      Não pagam mais. Pagam a um advogado para protelar os processos até prescrevem. Neste caso como de certeza são muitas deve sair é mais barato.

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