Portugal: Multas dos radares de velocidade disparam 40%
Não é novidade para ninguém que Portugal tem nas estradas centenas de radares de velocidade. Aliás, só nas últimas semanas foram instalados mais 25 novos equipamentos. Mas, segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, no primeiro trimestre as multas dos radares de velocidade disparam 40%.
A ANSR lançou o Relatório de Sinistralidade a 24h e Fiscalização Rodoviária de março de 2024. Segundo o documento, de janeiro a março de 2024 foram registados 8.268 acidentes com vítimas, 105 vítimas mortais, 552 feridos graves e 9.642 feridos leves no Continente e nas Regiões Autónomas.
- No primeiro trimestre de 2024 foram fiscalizados 62,2 milhões de veículos, quer presencialmente, quer através de meios de fiscalização automática, tendo-se verificado um aumento de 85,9% em relação a 2023. O Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) da ANSR registou subidas de 96,3%. Em contrapartida, a PSP registou uma diminuição de 27,8% e a GNR de 15,5%.
- As infrações baixaram para 213,8 mil, ou seja, menos 6,8% face ao período homólogo do ano anterior.
- A taxa de infração (nº de infrações/nº de veículos fiscalizados) foi de 0,34%, uma diminuição de 49,9% face à taxa de 0,69% registada em iguais meses de 2023.
- Relativamente à tipologia de infrações, 72,6% do total registado nos três primeiros meses de 2024 foi referente a excesso de velocidade, que registou um aumento de 12,1%. Nas restantes tipologias de infrações verificaram-se decréscimos, destacando-se, para além das relativas ao cinto de segurança e da utilização do telemóvel (-59,1% e -48,0%, respetivamente), as relativas à condução sob efeito do álcool (-33,8%).
- Quanto ao excesso de velocidade, a taxa de infração (nº de infrações de velocidade/nº de veículos fiscalizados) diminuiu 40,5%, de 0,42% no primeiro trimestre 2023 para 0,25% em igual período de 2024.
- Relativamente à condução sob o efeito do álcool, de janeiro a março de 2024, foram submetidos ao teste de pesquisa de álcool 480,2 mil condutores, o que representa uma diminuição de 10,7% comparativamente ao período homólogo de 2023. A taxa de infração (nº de infrações por álcool/nº de testes efetuados) desceu de 1,7% em 2023 para 1,2% em 2024, uma redução de 25,9%.
- A criminalidade rodoviária, medida em número total de detenções, diminuiu 46,2% por comparação ao período homólogo de 2023, atingindo 5,1 mil condutores. Do total, 57,0% deveu-se à condução sob o efeito do álcool (-42,2%), seguindo-se 33,0% por falta de habilitação legal para conduzir (-52,2%).
- Até março de 2024, cerca de 689,6 mil condutores perderam pontos na carta de condução.
- Desde junho de 2016, data de entrada em vigor sistema de carta por pontos, 3.012 condutores ficaram com o seu título de condução cassado.
Consulte o relatório de sinistralidade a 24h e fiscalização rodoviária de março de 2024 e o respetivo anexo.
213 mil x 120 Eur = 25 milhoes de Euros, só no primeiro trimestre. Venha para aqui dizer que o objectivo é diminuir a sinistralidade!! Um radar a 60 na segunda circular, quando a velocidade em toda a via é a 80, não é nada mais do que extorquir os contribuintes. Então aquela via não foi desenhada para se circular a 80Km/h ? Somos todos mansos.
”
Em relação a 2019[1] – ano de referência para monitorização das metas de redução do número de mortos e de feridos graves até 2030[2] fixadas pela Comissão Europeia e por Portugal – registaram-se menos 153 acidentes (-1,8%), menos 15 vítimas mortais (-12,5%) e menos 419 feridos leves (-4,2%). Contudo, apuraram-se mais 19 feridos graves (+3,6%).”
Jovem, sabendo quais as datas as partir das quais se deu a grande invasão de radares nas estradas nacionais, é só ler as noticias fresquinhas de ontem : https ://24.sapo.pt/atualidade/artigos/mortos-e-feridos-graves-aumentaram-no-1-o-trimestre-foram-quase-8-000-acidentes
São os radares que criam mais acidentes. lOL
Podem contribuir para isso.
Já são vários que obrigam a passar de 120 para 60 assim do nada. Como é exemplo aquele da saída da Ponte Vasco da Gama para o Montijo, como já mencionado, esse é um exemplo notório. O radar está localizado na saída da Ponte Vasco da Gama em direção ao Montijo, e os condutores têm que reduzir abruptamente a velocidade para cumprir o limite estabelecido. Alguns condutores vão ao ponto de travar a fundo pois para quem não conhece o radar aparece “de repente” (após a placa está logo o radar poucos metros à frente). Com o afluxo de carros que se forma ali, tem o cocktail perfeito para haver castanhada de meia noite.
De 120 para 60 ?
Mostre lá aqui a saída, é que nunca vi uma saída de ae a indicar 120 KMh.
Há uma de 80 antes da de 60km/h – eu sei qual é o radar e o que critico é que o mesmo se encontra quase encostado à placa de 60. Não é que não dê para abrandar, nem coisa que o pareça mas pode fazer com que um condutor menos atento a
Nem de propósito, na passada 5ª feira resolvi ir tirar o carvão ao gasosas, já bem depois do horário de expediente, com 1/3 do people da AML de férias.
O cenário perfeito pensava eu. 😛
Acontece que logo que entro na ponte a velocidade estava limitada a 80, huum sem vento ou chuva… que treta é esta?
Pouco depois limite de 60 e logo depois trânsito compacto até parar por completo :
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbVQ9LnbikW0LR-C0Q
Quem foi o inteligente que disse que baixar a velocidade média contribui para a fluidez do transito? Looolooolool
E foi assim no para-arranca mais de metade da ponte até à fatídica saída para o Montijo. Lá estava a batida da praxe mesmo em cima do radar eheheh.
Fugi para Alcochete e fui tirar o carvão para o Porto Alto .
Que desgraça de gestores de trânsito temos, má sorte 😛 😛 😛
+1
Meu caro, é a pura da verdade. O argumento da redução de sinistralidade é uma enorme falácia para camuflar o verdadeiro objetivo que é fazer dinheiro. É só isso que se pretende.
Então porque não aumentam o valor da multas e metem mais radares ?
Porque dá muito nas vistas e eles sabem disso. Preferem devagar e com calma. Assim o português reclama, reclama e apenas reclama.
Dá muito nas vistas ? não entendi ? assim não dá ?
Que interessa reclamar ? vivemos numa democracia, reclamar só nas eleições.
Especificamente numa dessas zonas da Segunda Circular, onde existe um radar relativamente recente, junto às Universidades, havia acidentes quase diariamente. Os mansos amansaram ainda mais e resolveu bastante o problema nessa zona. Já na Av. Lusíada, 50km/h é dúbio, já que existem melhores condições naquela estrada do que em algumas auto-estradas.
Melhor q a Lusíada é a Santos & Castro. Ridículo.
“…de janeiro a março de 2024 foram registados 8.268 acidentes com vítimas, 105 vítimas mortais, 552 feridos graves…”
Mais um ano se passou e mais uma vez vez se constacta que os radares estão a fazer o seu trabalho ou seja facturar.
“…primeiro trimestre de 2023 registaram-se 7.585 acidentes com vítimas no continente, dos quais resultaram 101 vítimas mortais, 493 feridos graves …”
Já que as vítimas continuam aumentar ano a ano ao mesmo tempo que novos radares são implantados.
Sugestão; Deixem de ser hipócritas, como estão aplicados , os radares NÃO “salvam vidas”, retirem os radares da Santos & Castro , onde nem moscas é possível atropelar e levem-nos para os acessos à passagem de nível de Silves onde ainda há poucas horas um grupo de 6 turistas foi colhido por um comboio.
Ser colhido numa passagem de nível nos dias de hoje…é de uma tremenda burrice. Aliás, é o que se vê diariamente nas estradas: burros ao volante. Não é admirar.
Não é burrice é Chico espertisse, há sítios onde realmente não existem cancelas e o pessoal arrisca ou passa sem olhar, já nos locais com cancelas há muita gente que se cansa de esperar e passa na diagonal, existem passagens de nível que demoram 15 min ou mais até o comboio passar e até algumas que avariam e ficam com as cancelas em baixo horas a fio
Ao que parece a passagem de nível é sem guarda. Os investimentos em segurança rodoviária são todos direccionados para os radares para maior eficácia na facturação!
Ou não, senão metiam mais radares e aumentavam as multas.
Só espero que o façam, quantos mais milhões forem obtidos em multas, menos é preciso em impostos.
Tens a certeza JL? Vai lá ver se o Google te diz onde vai parar o dinheiro das multas 😉
Vai parar ao mesmo sítio dos impostos, se não vier das multas vem dos impostos.
VC já tem 3x’ mais radares por km de estrada que Espanha . Ainda quer mais? Fdx. lool
Afinal o que pretende com os radares? SALVAR VIDAS ou facturar?
É que o discurso oficial é RADARES SALVAM VIDAS, coisa que os espanhóis fazem melhor (muito melhor salvam o dobro das vidas por milhão de habitantes) com um terço dos radares.
Se realmente estamos perante mais uma aldrabice então já me calo pq parece-me evidente que como estão implantados estes radares não estão pensados para SALVAR VIDAS nenhumas mas têm alto potencial de facturação.
Se é este último o objectivo facturar e expropriar recorrendo ao engano e ilusão então concordo pq é exactamente o que penso de tão evidente que é.
Eu disse que queria mais ? onde ?
Essa é a pergunta, mas se o que se pretende é dinheiro, então encham o pais de radares e aumentem as multas.
Se é evidente, porque esperam eles ?
Qual foi a parte que temos 3x’s + radares por km q Espanha q n percebeu? Ainda quer mais? Com q objectivo? Facturar ou SALVAR VIDAS?
Se temos é porque conduzimos pior que eles, também tem o preço das multas que eles têm?
Mas parece que não chegam.
Não conduzimos nada pior. A diferença está que as autoridades espanholas actuam onde é importante e não à lei da bala dos radares
Quanto a multas não vá por aí lá tal como cá as multas de trânsito em classificam-se em leves, graves e muito graves, com valores de coima que variam conforme a gravidade da infração.
•-Em Portugal, as multas leves têm coima mínima de €30 e máxima de €120, as graves de €121 a €600 e as muito graves de €601 a €1.500.
Em Espanha, as multas leves têm coima mínima de €20 e máxima de €100, as graves de €101 a €500 e as muito graves de €501 a €2.000.
Por aqui já se está a ver que estamos a ser altamente gamados. Ainda se tivéssemos. salários superiores tudo bem, mas mais uma vez é ao contrario
O salário médio bruto em PT é 1700 e lá é 2700€
Se formos para taxas de esforço e a comparar
1-A taxa de esforço para pagar uma multa leve em Portugal é cerca de 2,5 vezes maior do que em Espanha, devido ao menor salário médio em Portugal.
2-Para multas graves e muito graves, a diferença na taxa de esforço entre PT e ES é ainda maior, devido aos valores mais elevados das multas em PT.
Portanto vá chuchar na 5ª pata do cavalo e leve as suas teorias consigo.
Se não conduzimos pior porque temos mais radares, mais acidentes e mais mortes ?
Então quer dizer que mesmo com ordenado minimo menor e multas de maior valor, não vamos aprender mesmo a conduzir ?
Pois, era essa conclusão que eu estava à espera.
A melhor resposta a essa pergunta é ir ao terreno e fazer a antiga estrada do Mediterrâneo que liga Gibraltar a Barcelona (hoje só
N-340 pq o cognome foi-lhe “roubado” para identificar a nova AutoPista A7) e depois comparar com a miséria que é nossa EN para o Algarve.
Fica aqui um pequeno troço que já dá para perceber as diferenças
https://youtu.be/tiANUopGDz8?si=-Kb8FAIjGdZWdAhM
Há muitos anos utilizei pela 1ª vez essa estrada, claro que só de Sevilha até Almeria mas gira tudo pela mesma bitola e foi como se já a conhecesse como as minhas mãos. Quase sempre de noite, marcações sempre brilhantes a indicar por onde seguir, onde havia cruzamentos e/ou intercepções sempre luzes ou vermelhas ou ao melhor estilo das pistas de aeroportos que se moviam para indicar a rota perfeita.
O relevé perfeito na entrada nas curvas e os apex de saída sempre abalizados e ideais. Só visto.
Foi de tal forma que na maior parte das x’s seguia à velocidade qs máxima. Tal era a confiança
É só um pequeno exemplo da forma diferenciada como é encarada a segurança na estrada nos 2 países., em PT procura-se o lucro fácil através dos radares e onde não há perigo é precisamente onde eles são aplicados ao mesmo tempo que limitam a velocidade para limites ridículos.
Em Espanha procura-se sobretudo a prevenção investindo forte na sinalização e os radares apenas aplicados em zonas de facto perigosas onde é aconselhável moderar a velocidade.
Prioridades…
Mas se procuram o lucro fácil é meterem mais radares, há muita gente que vai ficar contente com um alívio nos impostos.
Então concorda que os radares NÃO SALVAM VIDAS e que a verdadeira razão de ser dos mesmos é apanhar cada vz mais incautos tendo em vista majorar a facturação.
Não tenho mais nada a acrescentar
Não vou concordar ou não, não tenho dados para afirmar o contrário, o que sei é que na minha terrinha depois de alguns atropelamentos, meteram radares e até hoje deixou de haver atropelamentos, se salvou vidas ? não sei, para isso era preciso regressar ao passado e tirar os radares, ou então tirar os radares agora e ver o que acontece.
Em França os de velocidade média foram todos retirados. Curiosamente a partir desse momento começaram a aparecer por cá. Devemos esta a comprar o lixo francês loooloooloool
Então quer dizer que os franceses sabem conduzir ?
Melhores condutores não têm de certeza.
Do que não tenho dúvidas é que beneficiam de estradas bem desenhadas, bem marcadas e bem sinalizadas ao contrário de tudo o que encontramos na nossa principal EN. Uma manta de retalhos, mal marcada, sinalização inexistente ou escondida e mal mantida.
É assim que vamos conseguir pagar a dívida! Um bem haja aos prevaricadores. A metralha Mortágua não dizia que não devemos ter vergonha de ir buscar o dinheiro o de ele está!? Força aceleras!
Os condutores são fracotes, é desses que a direita gosta de atacar. O verdadeiro dinheiro está nos bancos, todas as propostas de taxá-los são reprovadas pela direita. Continua a ajudá-los, eles agradecem quando acusas quem os quer fazer pagar, pagas depois e com bons juros, não te preocupes.
Cuidado, futuramente vai ser um radar em cada esquina.
Se prometeres, voto em ti!
Devia aumentar para o dobro,para este povo abrir os olhos…
O que interessa é o Ronaldo, e o futebol, 30 anos de governação corrupta, um serviço público onde a cunha prevalece, não há motivação para ser melhor, porque quem ganha é o que tem mais conhecimentos…
Não há supervisão nos serviços públicos, o que interessa é ganhar mais e trabalhar menos..
Daqui a 10 anos, 20 anos metade da população é indiana e brasileira…
É isto que vamos deixar para os nossos filhos…
Falas de Portugal lá fora e és conhecido pelo povo burro, que luta mais pelas clubices e sindicatos condicionados, do que pelos direitos de toda a população e por um futuro melhor para os nossos descendentes.
Não faz diferença, quem é multado em excesso de velocidade não tem problemas com pagamentos de multa, seja o valor qual for, e os pontos ou inibição de conduzir também é fácil passar entre os pingos do chuva. Perguntem ao meu advogado que ele explica tudo 😉
No fundo o expediente interessa aos facturadores de via radares. Menos um condutor na estrada é menos um potencial cliente.
Então mas as multas não dão apreensão de carta ?
Se tiver dinheiro pode prevaricar à vontade que ng lhe tira a carta.
Por isso é que os sistemas em alguns países do norte da Europa é mais eficaz.
Paga em função do rendimento. Há multas com valores pornograficos e não piam.
Mas tira sim, não sabe o que são os pontos ?
Então o rico pode prevaricar à vontade ? Que grande sistema.
Em teoria dão mas é só para quem não se sabe mexer, o que não falta é pessoal com dezenas de multas muito graves por excesso de velocidade e sem nenhum ponto retirado da carta, os milagres que um bom advogado faz 😉
Exactamente. Aquilo depois prescreve e não tiram pontos nenhuns.
Portanto vocês apoiam a ilegalidade e a corrupção. Loooook
Não é uma questão de apoiar, é uma questão de constactar como funciona o sistema.
Não é só nos “crimes” rodoviários q funciona assim, esteja descansado.
Funciona assim em todo o lado, mas por falta de meios não conseguem dar andamento a todos os processos.
Talvez devam multar mais para ter mais meios. Lool
Aumentam 40% de faturação mas as pessoas continuam a morrer e continuam a insistir na lenga lenga da segurança rodoviária… Já foi provado e mais que provado no mundo inteiro que os radares são das coisas mais ineficazes e caras (tanto para o estado como para os condutores) Isto é pior que roubar, é um crime lesa a pátria, todos os responsáveis teriam de ser julgados. Onde está o MP agora?
Já li muito comentário apaixonado por aqui : os radares podem ter várias funções – dissuasão (quando a caixa está lá mas o miolo pode ou não estar), faturação (quando está claramente colocado numa zona em que o risco de excesso de velocidade é muito mais elevado que o risco de acidente ), segurança (quando colocado em zonas onde efectivamente existem acidentes com frequência ). Há um pouco de tudo pelo país , mas uma estratégia é comum: o valor das multas é uma receita fácil , como que se uma portagem se tratasse pois todos os dias há vários pagamentos . Alguns afirmam que se fosse uma questão de receitas porque é que o Estado não sobe mais as multas … para esses eu pergunto : se fosse uma questão de segurança porque não tiram a carta ao infrator durante alguns meses ? Há alguns anos atrás (não sei se a regra ainda é assim), um empresário disse-me que dava instruções aos funcionários para despachar as entregas , essa era a prioridade . Cada vez que recebiam uma multa de excesso de velocidade e o pedido de identificação do condutor, a solução era pagar um valor mais alto pois a resposta era sempre a mesma : não tinham registo de quem conduzia . Assim , pagavam mais e continuavam a cometer a infração . Isto foi há cerca de 10 anos atrás , não atestei da veracidade disto mas não me pareceu tão absurdo quanto isso e é um exemplo de que o mais importante era aplicar o corretivo financeiro do que tirar um condutor perigoso da estrada
Não pagam mais. Pagam a um advogado para protelar os processos até prescrevem. Neste caso como de certeza são muitas deve sair é mais barato.