Rede de propaganda tinha cerca de 1000 contas a divulgar mensagens pró-Rússia no X
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos revelou ter descoberto e desmantelado uma rede de propaganda russa com cerca de 1000 contas, no X, que divulgavam mensagens pró-Rússia.
Conforme partilhado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, agentes russos criaram contas fictícias com a ajuda de Inteligência Artificial (IA), produzindo imagens e gerando texto pró-Rússia.
As contas no X apresentavam-se como americanas, sendo, contudo, operadas por agentes que tinham a aprovação e o apoio financeiro da Rússia.
Segundo o procurador-geral Merrick Garland, a rede era uma "fábrica de bots" usada para espalhar desinformação nos Estados Unidos e no exterior, inclusivamente sobre as reivindicações da Rússia à Ucrânia.
Como o Governo russo continua a travar a sua guerra brutal na Ucrânia e ameaça as democracias em todo o mundo, o Departamento de Justiça continuará a utilizar todas as nossas autoridades legais para combater a agressão russa e proteger o povo americano.
Disse Garland, num comunicado de imprensa.
Conforme avançado pela NBC, o Departamento de Justiça não detalhou se a rede de bots foi bem-sucedida nos seus esforços de propaganda.
Ainda assim, os especialistas alertaram para o facto de a desinformação continuar a representar uma grande ameaça, considerando especialmente as próximas eleições nos Estados Unidos. Afinal, a tecnologia avançada, as novas técnicas e o amplo recuo na moderação das plataformas são os ingredientes ideais para as redes sociais ficarem vulneráveis a ataques estrangeiros.
Segundo o Departamento de Justiça, o X identificou e suspendeu um "número significativo" de contas de bots antes de o órgão americano atuar e, desde então, removeu voluntariamente as restantes. O departamento elogiou o X pela sua cooperação.
Os procuradores informaram que as pessoas por detrás da rede de bots incluíam associados da RT (anteriormente, Russia Today), um órgão de comunicação social estatal russo - proibida na Europa.
As contas disseminavam desinformação "para e sobre vários países, incluindo os Estados Unidos, Polónia, Alemanha, Holanda, Espanha, Ucrânia e Israel", de acordo com um aviso de cibersegurança que o FBI emitiu, na terça-feira, em cooperação com as autoridades canadianas e holandesas.
Apesar de o ataque ter sido concretizado apenas no X, a intenção dos agentes russos passava por expandi-lo para outras redes sociais. De acordo com o comunicado emitido pelo Departamento de Justiça, eles utilizaram um pacote de ferramentas de software de IA conhecido como Meliorator.
Lol e quantas contas há de propaganda pró-NATO, pró-USA, pró-EUROPA?
Europa não é uma sigla.
estão com medo que o povo veja realmente o que se está a passar e ainda vão para as televisões e jornais falar mal do tempo da pide comparado com o que vivemos agora brincadeira estamos todos dominados
“tempo da pide”? não sabes o que dizes
+1
Informação deve ser livre, cada um acredita e deve confirmar tudo o que lê.
O que muitos consideravam conspirações ou propaganda verificou se verdade em diversas situações…EUA são o maior exemplo, Libia, Iraque, virus…etc
E as 1.000.000 a favor da Ucrânia?
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos “apenas” esqueceu-se de mencionar as mais de 100.000 contas, no X e outras tantas no Facebook, Youtube e Instagram, que que usam para divulgar mensagens pró-Nazis (Ucrânia e Israel).
Portanto o país que tem um presidente judeu e o país de judeus são nazis!? Migo acho que nem há psiquiatra para isso, terá mesmo de ir a uma bruxa fazer uma macumba que você tem a mioleira podre.
+1000
Se encontraram mil é porque há um milhão!
Com o aproximar das próximas eleições nos Estados Unidos da América e a vitória – novamente e pela terceira vez – do Presidente Trump, surge novamente a farsa da ingerência da Rússia, e dos Russos, Russos em toda a parte.
Se falassem da ingerência dos EUA já acreditavas em tudo. Essa dissonância cognitiva é forte.
E nesse país exemplo da liberdade de expressão, a Rússia, quantas contas há de desinformação ou informação da Nato, Ucrânia e outros países do mundo.
Claro que há, da China, Coreia do Norte, Irão e outros grandes amigos.
Vives num regime totalitário onde os media são controlados e a liberdade de expressão não é mais que uma farsa com a qual te cegam e depois ficas assim… A acreditar no que dizes porque foste completamente manipulado em acreditar que és “livre”.
Caro, por essa lógica estás perto de ser apanhado. Ou então se não és apanhado, é porque o sistema não se importa de ter gente como tu como só para dar a ilusão de liberdade. Fazes parte da farsa e contribuis para ela.
Então isso quer dizer que na Rússia, China, Coreia do Norte, existe mais liberdade de expressão e os media nesses países, são melhores?
Suponho que queria responder ao saul
Sim era para o saul.
Mil nos EUA?
Só neste site há dez (ou um a fazer-se passar por dez).
Nem mais Aves, só pro russos aqui e a Rússia com falta de carne para canhão.
+1
Com tanta gente a favor, da Rússia. O que estão cá a fazer? Emigrem meus caros.
O JL deve ter aqui umas quantas contas de clones.
Comentários de pessoas que não dão valor á liberdade que tem e querem é ficar sem ela.
Tristeza,
Se fozem mil a fazer propaganda ocidental já era permitido