Proxmox VE: Uma solução a sério para Virtualização
A Virtualização é uma das tecnologias que veio revolucionar os DataCenters mas trouxe também uma nova vida à computação doméstica.
No mercado são várias as plataformas de virtualização que existem tanto para ambientes domésticos como para ambientes empresariais, destacando-se neste segmento empresas como a Microsoft, VMWare e Citrix.
Uma das plataformas de virtualização que tem evoluído bastante nos últimos anos é o Proxmox. Vamos conhecer o que nos oferece esta solução.
O Proxmox destaca-se por ser uma solução open-source, que oferece suporte para a virtualização dos mais vastos sistemas operativos. Esta solução usa o hypervisor KVM (Kernel-based Virtual Machine) e containers OpenVZ, permitindo realizar a gestão de máquinas virtuais, redes virtualizadas, armazenamento e HA (High Availability) Clustering.
Toda a gestão é realizada via interface Web.
Resumo das principais características do Proxmox
- Open-Source
- Disponibilização de uma interface web para gestão de todas as VMs
- Templates e Clones de VMs
- Suporte para vários modos de autenticação
- Monitorização de máquinas
- Hypervisor - Bare metal (Tipo 1)
Recentemente foi disponibilizado o Proxmox 3.4 "Virtual Environment" que traz um conjunto de novidades, destacando-se as várias melhorias ao nível das Interface e também o suporte para ZFS.
Download: Proxmox VE 3.4
Homepage: Proxmox
Este artigo tem mais de um ano
VirtualBox rules yet
Falando em ambientes de servidor proxmox é algo genial, só o sistema de clustering fala por si.
Relativamente em ambientes de clientes (workstations) sim o virtual box é de mais.
Gostava de saber… qual é efectivamente a diferença entre os dois?
O VirtualBox conheço e uso… este Proxmox nunca ouvi falar (confesso a minha ignorância) :), mas pelo teu comentário, parece-me ser de um segmento diferente de utilização.
Em grosso modo é o KVM e OpenVZ misturados numa tentativa de imitar o desempenho do Citrix XenServer.
Acho que tem também glusterFs para clustering de storage, acho que vai acabar por ir de encontro com o open stack
Que parvoíce comparar o Proxmox com o Vbox! Ambos fazem virtualizações, é um facto, mas com finalidades diferentes. É como comparasses um carro desportivo com um camião TIR para fazer transporte logísticos!
Utilizo frequentemente o vbox hosted numa maquina Ubuntu Server via php. Nunca tive nenhum problema ptt considero que seja uma opção viavel.
Em nenhum momento questionei as funcionalidades de nenhum destes serviços
Muito viável para esse tipo de utilização. nada viável para ambientes empresariais e produtivos.
Conheço bem o proxmox mas continuo a preferir ESXi gratuito. Só pena a limitação de memória e clustering.
@ze,
a ESXi já não tem limitação de memória, apenas de vCPU para guests, que é de 8. Caso isto não seja um entrave, vmware é sempre a melhor opção.
https://communities.vmware.com/thread/458412
Citando, “That hard limit on memory was only till 5.1. Now you can go upto 4TB RAM on free ESXi from version 5.5”
Experimenta fazer um cluster altamente disponível em cima do Esx gratuito. com proxmox podes integrar várias tecnologias Linux como DRBD p ex. Também podes costumizar todo o sistema operativo conforme queres e não ficares limitado ao que VMWare suporta. Atualmente tenho alguns clientes onde implemetei está solução e funciona perfeitamente e a custo zero.
Que eu saiba o Virtual Box nao faz virtualizações de tipo 1 … está sempre em cima de um sistema operativo, logo o desempenho é mais fraco…
Mas é como o Cláudio diz, workstation VBox ou VMplayer, Servidores o bom suporte do vSphere!
Ainda não conhecia esta solução… sendo open-source tenho de experimentar!
Têm-me falado muito bem dos containers, em termos de performance, escalabilidade e flexibilidade mas fica sempre dependente do kernel do host 🙁
Dependente do kernel do host? Como assim?
Não serei o melhor para te explicar isso pq não trabalho profissionalmente com containers, mas sei que ao abrires o gmail, o google docs etc… está a abrir um container.
A primeira vez que ouvi a sério falar de containers foi a propósito do SLES12! Mas transcrevo-te um excerto de um artigo que o amigalhaço me mostrou:
“…Like with any container technology, as far as the program is concerned, it has its own file system, storage, CPU, RAM, and so on. The key difference between containers and VMs is that while the hypervisor abstracts an entire device, containers just abstract the operating system kernel.
This, in turn, means that one thing hypervisors can do that containers can’t is to use different operating systems or kernels. So, for example, you can use Microsoft Azure to run both instances of Windows Server 2012 and SUSE Linux Enterprise Server, at the same time. With Docker, all containers must use the same operating system and kernel…”
Para mais informação e entretenimento:
https://linuxcontainers.org/
https://www.docker.com/
https://www.suse.com/communities/conversations/welcome-docker-to-suse-linux-enterprise-server/
Eu trabalho com containers daí estar a perguntar quais os motivos de estares a dizer isso 😉
Cada container depende to kernel do host. significa que, se um dos teus containers gerar um problema no kernel, todos os teus containers vão ficar afectados.
Isto não se passa no caso do XEN ou VmWare, uma vez cada máquina virtual está isolada das restantes. A única excepção é problemas no xen ou vmware em si.
Esta é cada vez uma solução mais válida, nomeadamente para Home Lab’s, dado que o ESXi free está cada vez menos gratuito. Depois para quem usa desktop linux, não tem cliente nativo (temos de usar o workstation, que tem funções limitadas ao ligar com o ESXi), dado que a nova interface web não é grátis.
Experimentem o proxmox. Acho que vão gostar
Tive de utilizar o proxmox num projecto de redes na universidade. Dada a limitação do hardware que tinhamos, das soluções que encontrei disponíveis, o proxmox foi a melhor solução a nível de baremetal (hypervisor).
Experimentei também uma solução disponibilizada pela empresa ThinkDigital, o Virtualizer que corre através de uma PEN, por exemplo. Isto é, fazer o boot do servidor via PEN e orquestrar tudo pelo Virtualizer:
http://www.virtualizer.pro/en-us/home
Já que se fala de virtualização por aqui, gostaria de perguntar aos colegas se alguém usa a solução Oracle? Parece-me bastante poderosa para o preço: free
Já fiz alguns testes, mas infelizmente não tenho servers disponiveis para teste mais profundos, e testar um hypervisor em cima de outro hypervisor não funciona.
como contornar a inibição “Could not read from CDROM (code 0004)” quando se tenta implementar uma VM com uma ISO de (por exemplo) o Windows XP
então o proxmox pode ser considerado um sistema operacional ?
Hypervisor