Samsung mostrou finalmente o Linux a correr num Note8
Os smartphones são cada vez mais um computador de bolso, no seu literal significado. Além de fornecerem as mais variadas ferramentas de trabalho, estes são também equipamentos repletos de aplicações e sistemas de diversão. Este potencial está a mudar a forma como estes dispositivos são utilizados no dia-a-dia.
Prova disso é a chegada do Dex da Samsung, este dispositivo facilita o novo conceito de PC de bolso. Podemos agora ver essa realidade com a chegada do Linux ao Note8 e à Dex. Mostramos um exemplo de uma versão funcional do Linux neste poderoso equipamento.
Ainda está longe de ser uma versão final, mas a Samsung mostrou já qual vai ser uma das possibilidades futuras da Dex e dos seus smartphones. Com esta doca, um teclado e um monitor passaremos a ter acesso a um desktop completo e num sistema operativo que todos conhecem.
Já antes a Samsung tinha mostrado vontade de dar aos utilizadores a possibilidade de terem acesso a um sistema operativo mais potente e com capacidade para correr ferramentas até agora inacessíveis. O processamento necessário existia, a plataforma é que não estava preparada.
Do que se pode ver deste primeiro vídeo da Samsung, tudo passará pelo lançamento de uma app que irá colocar o Ubuntu, ou outra distribuição Linux, acessível e pronto a usar, neste caso com o Eclipse para programação.
Esta ideia não é recente, mas tem tido uma atenção especial da Samsung, que agora mostrou que está cada vez mais perto de conseguir trazer o Linux para o Dex e para os seus smartphones, dando assim mais uma escolha para os utilizadores.
Todos os que quiserem testar esta novidade só precisam de ter um Galaxy S8 ou um Note 8 e uma doca Dex. O programa de testes está aberto e devem inscrever-se para, em breve, receberem a primeira versão. A inscrição é feita neste site.
Ainda não é uma solução nativa e 100% perfeita, mas é a primeira abordagem para um sistema que dará acesso a tudo o que o Linux tem para oferecer, tendo a vantagem de dar ao utilizador a possibilidade de escolha da distribuição que quer usar.
Este artigo tem mais de um ano
Brutal!! Mas este vídeo está adulterado.. Aparentemente, pelo que se vê no vídeo, o eclipse corre mais rápido no note8 do que num power PC com i7, 24gb ram, ssd…
E eu que pensava que já não estavam á venda em mercado doméstico os Power PC… O vídeo obviamente que foi editado (acelerado e encurtado) para mostrar apenas as capacidades, não corresponde óbvio à velocidade do sistema (nem vejo a dizer tal coisa).
Em todo o caso isto é para um nicho de pessoas, para o comum dos utilizadores é muito mais útil é importante o Android desktop ou (se corresse…) Windows.
Quando disse “power pc” estava a falar de um PC com configuração “poderosa”.. como tenho no trabalho. Correr Linux (openSUSE) a partir do tlm seria para mim brutal.. isso ou correr o Windows 10 normal tb já seria uma maravilha. Quanto a correr Android.. não me serve de nada.. não instalas um eclipse em android.. or nenhuma tool realmente de jeito.. por isso serve-me zerex
Verdade, mas “ainda não é uma solução nativa e 100% perfeita” e além disso, num video de apresentação com 1min, ter o eclipse a carregar durante 3… hahah
” ter o eclipse a carregar durante 3… hahah” 😀 eu tb gostava de saber a que temperatura chega o note8 com alguém a trabalhar no eclipse por umas horas.. melting? 😀
Não quero de longe ou de perto soar como um espertalhão nestas coisas mas iria alterar a primeira frase para … “não apenas para divertir, mas também como forma de trabalho”.
Linux n tem interesse nenhum, quando correr windows10 ai sim será produtivo e não limitado a ir apenas a internet
Cura-te!
windows só rodaria em x86 que detonaria a bateria, windows em arm tu perderia toda retro compatibilidade com programas.
dá pra rodar softwares como o Blender no linux:
https://www.youtube.com/watch?v=exAwxzhBL8w
isso parece limitado pra você :V
claro que ficaria limitado pelo hardware do aparelho, mas certamente dá pra fazer muita coisa produtiva, o código do android por exemplo foi desenvolvido em linux se quer tem instruções de como compilar pelo windows.
Windows em ARM é o que a MS e a Snapdragon andam a testar, e o objectivo é ter windows 10 “normal” a correr software de destktop em arquitectura ARM.
lololololololol não sei se rio ou se choro
quem não sabe é como quem não vê
Como assim ir apenas à internet?? No video mostra também a utilização do eclipse.
Windows 10?? É pago, pesado, código fechado e ainda é proprietário. Para nao falar que o linux corre em muitas máquinas virtualizado, o windows apenas ves a correr sobre o wine.
Não sei o que estes ruinsfans fazem com o pc… Eu com um raspberry consigo editar documentos e editar imagens e muito mais, só não se faz edição de vídeo porque o processador e a memória não chega. Quanto ao S8, talvez já desse nem que fosse apenas no youtube. Mas pelo preço do S8 compraria-se qualquer portátil a metade do preço que fazia o mesmo (com linux claro). Se corresse no J5, tal como no rasp já ficaria satisfeito…
Windows mobile faz isso com o continuum
se soubesses usar, dava para mais do que apenas ir à internet
o linux (kernel) roda em todos celulares Androids. Não sei o motivo da surpresa. 🙂
Linux já não é de agora, muito tempo atrás já era possível de se fazer…não foi nada demais… Apostem em outras coisas, a MS também tem windows RT nos Windows Mobile e ninguém pega, isso até substituir o pc…..com tablets a consumirem o mercado cada vez mais, não me parece. Vai ser como o Blu-ray, é bom, sim, substitui DVD, não, ainda para mais com PEN USB a ser tão boa e eficaz..
Se tivermos o Ubuntu num smartphone finalmente vamos ter um SO que não espia os utilizadores como W10 ou o android.
Mas já tiveste….
existe ubuntu mobile mas foi descontinuado
Isto é uma excelente noticia, espero bem que isto fique o mais estavél possivel para ser usado.
Algo que o windows mobile já faz há 2 anos
Portanto nada de novo!
confere, e uma pena ter sido descontinuado. tinha tudo para ser perfeito!
concordo.. tenho pena que a MS não tenha apostado mais no W10M e no continum.. que por acaso é muito nice! já usei n vezes e é realmente nice. MAS.. é preciso ver que com o W10M (tal como está) e com o continum não é verdadeiramente possivel instalar software que normalmente se usa num PC.. como o eclipse. Pode ser que com o W10 a correr em ARM num futuro próximo tenhamos um “surface phone” a correr W10M + continum com W10 normal.. isso é que seria TOP!! penso que mais tarde ou mais cedo é isso que vai acontecer..
Estão no bom caminho… o próximo será Apple.
Vendo bem as coisas… os telefones desta gama já teem quase preço de ultrabook, só falta mesmo fazerem o que um portátil faz. loil
Os terminais de topo são fenómenos da miniaturização: computadores de bolso com ecrãs e módulos de altíssima qualidade e resolução que tem que resistir a impactos e líquidos. Isso tem um custo.
Um laptop com a qualidade dum S8 ou G6 ou iPhone X custa 2000-3000€, porque abaixo disso com frequência os ecrãs são apenas 1080p LCD de qualidade intermédia e as baterias duram poucos ciclos, para não falar da construção que não são das melhores. Há óbvio excepções.
” o próximo será Apple”… LOL
Tu o teu ódio de estimação pela Apple. Lol.
Ainda não percebeste que o objectivo da Apple é pegar no iOS e introduzir aos poucos as funcionalidades do macOS, mas on ARM? É preciso ter mesmo palas para não perceber isso. E já começou a caminhada já há algum tempo. Obviamente que levará tempo até entregarem um produto com funcionalidades equivalentes ou iguais ao macOS, num iDevice. A Microsoft percebeu a estratégia, e segue a mesma lógica. E acho muito bem.
Até me atrevo a dizer que a médio, longo prazo, prevalecerá os iOS, e o macOS será para um nicho muito específico. Para não arriscar a dizer que desaparece.
A BQ já tentou e acabou por retirar do mercado.
Esperemos que a DEX faça a diferença e que isto “ganhe pernas”.
Noutra perspectiva, a Microsoft pode vir a ter uma solução destas porque não vende desktops.
A Apple … dificilmente. Se fizer uma coisa destas, mata os Macs e os iMacs.
Pegando na tua última sentença, num futuro, é isso que poderá acontecer.
A Microsoft esta em breve a lançar o Windows 10 on ARM, para o mercado…
A Samsung, esta a começar a preparar-se para por os seus smartphones a correrem um SO completo, neste causo GNU/Linux…
Se a Apple, não estiver a planear a possibilidade de conseguir correr nos seus smarrphones/tablets algo do género “OSX”, arrisca-se a ficar para trás.
Já começou. Na minha opinião o iOS será o substituto do macOS. É uma questão de tempo, até a Apple ter equipamentos capazes de trabalhar em software dedicado para iOS. Já vai aparecendo coisas muito interessantes, mas neste momento não está à altura de substituir software feito para macOS.