PplWare Mobile

Produza a sua própria energia elétrica mas tenha estes cuidados

Vítor M.

Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.
Por Rafael Moreira para Pplware.com

Destaques PPLWARE

Deixe um comentário

49 Comentários em "Produza a sua própria energia elétrica mas tenha estes cuidados"

avatar
  Subscreva  
Notify of
JOSE
Visitante

Boa tarde, tenho dois paineis solares com inversor a ligado a minha casa, no inicio do mes liguei mais 1 painel agora já estou a produzir a mais do que gasto, mas agora estou desconfiado o que vai para a rede o contador da edp está a contar, como posso resolver

Carlos Bico
Visitante
Carlos Bico
Muito boa noite Tens que pedeir à EDP que te faça a troca do contador por um bidirecional. Não pagas nada. Esse foi o meu caso. Porque senão fazes a troca do contador, tudo o que não consumires vai para a rede e A PAGAR POR TI. Atenção a isto OK? Foi o que tive que fazer, demoraram quase um mês para vir fazer essa troca…. e eu que refilei muitas vezes. Tenho 3 paineis monocristalinos com inversores enphase, para no futuro colocar baterias. Se colocarem inversores normais e quando quiserem colocar baterias, têm que comprar inversores novos. Cuidado com… Read more »
Sónia Serra
Visitante
Sónia Serra

Boa tarde Sr. Rafael.
Tenho instalado um sistema de microprodução mas queria saber se posso instalar um sistema que me elimine o custo da fatura de eletricidade mensal.

Nuno Rosa
Visitante
Nuno Rosa

Uma questão relativa à fixação da estrutura dos paineis ao telhado.
Eu tenho telhado inclinado com telhas. Estive a ler o seu aviso para ter cuidado por causa da fixação poder comprometer a estanquicidade da estrutura. Como é que a estrutura pode ser fixada sem haver furação da placa e assim nao comprometer a estanquicidade?
Eu estava a pensar colocar algum sistema de isolamento no telhado para evitar perdas de calor por lá e para reparar qualquer. A instalação da estrutura futura de paineis fotovoltaicos pode comprometer o isolamento e estanquicidade do telhado? Como posso evitar isso?

Jose Fonseca
Visitante
Jose Fonseca

Produzir energia e uma coisa romantica e sem sentido, ou entao e porque de facto nao tem outra chance de poder ter energia electrica e esta solucao so e boa nesta circunstancia pois nao tem outra Solucao.

Jose Fonseca
Visitante
Jose Fonseca
A energia Reactiva que e uma consequencia da ma filtragem dos equipamentos um efeito produzido por pequenos motores de electrodomesticos e outros equipamentos de iluminacao etc ao passer em modo reverso no contador de energia tem um efeito terrivel no valor das facturas todos os meses pois este tipo de energia reversa e uma consequencia parasita um fenomeno da electricidade que e explorado pelas empresas de distribuicao de energia sendo assim e tendo em consideracao que a energia reactiva e uma fluxo de corrente electrica produzido na sua casa e passa pelo contador em sentido digamos reverso eles taxam esta… Read more »
Jose Fonseca
Visitante
Jose Fonseca
Um investimento em material para produzir electricidade tem de contar sempre com varios factores um deles e o do valor investido versus tempo. e Neste capitulo temos de considerar ainda outros como o tempo util de vida do Sistema dos seus componentes principais e o preco das manutencoes preventivas e as correctivas. Depois de fazer os calculos todos pode dizer adeus a esta palhacada toda da energia gratuita pois ainda fica mais cara. As contas sao boas de fazer! Depois quando amortiza a despesa estara certamente disposto a voltar a investir num novo ou reformar o velho sistema ? sorte… Read more »
Jose Fonseca
Visitante
Jose Fonseca
Por razao motivada pela crise gerada pelas politicas mal calculadas a que o povo esta alheio pois nunca foi referendada nenhuma opcao em relacao a liberalizacao do comercio do dito free market acho ate que os produtos essenciais como leite o pao peixe carne etc deviam ser retirados da taxacao de IVA por serem basicos para a sobrevivencia das pessoas e ao mesmo tempo para dar um pouco mais de margem aos produtores descendo os precos ao publico para equilibrar salarios com poder de compra e para proteger os produtores, em detrimento dos distribuidores no caso haveria precos tabelados para… Read more »
Jose Fonseca
Visitante
Jose Fonseca
E engracado que podemos comprar mas so os que o Estado autoriza e depois um dia teremos de pagar o Sol que usamos ou nao atraves do imposto de solaridade do imovel kkkkk mafiazinha que nunca mais acabas….. Eu compro o que quiser e me apetecer e nao injecto nada em ninguem muito menos na rede pois e um pessimo negocio para nos para eles e bom, e sou contra o imposto pois pode haver gente sem paineis e se houver acho que isso e um assunto privado de cada um, a EDP que se cuide pois nao temos de… Read more »
Armindo Correia
Visitante
Armindo Correia

boa noite
mandei um mail para o senhor Rafael Moreira
mas ainda não tive qualquer resposta
abraço

Ricardo
Visitante
Ricardo

Interessante! Também gostaria de mais informações sobre as construções alternativas.
Att

Tetris
Visitante
Tetris

Ja tive oportunidade de analisar esse tipo de construção e francamente foi uma desilusão. Por cerca de 400€ / m2 consegues em administração directa construir uma moradia com qualidade. Mas atenção isto requer MUITA disponibilidade de tempo e muitas horas de estudo e planeamento .

David santos
Visitante
David santos

Excelente post. Gostava que fizessem o mesmo para energia eólica para auto consumo.

Maria
Visitante
Maria

Boa tarde,

artigo excelente, mas tenho uma dúvida, na afirmação “As células monocristalinas têm um melhor comportamento com radiação difusa…” , já vi outras fontes que afirmam que as células policristalinas é que têm esse comportamento. É possível dar uma breve explicação do porque da sua afirmação? . Obrigado

Pedro Pereira
Visitante
Pedro Pereira

Por acaso gostava de saber isso melhor pois como vou construir uma moradia em breve penso que por lei sou obrigado a instalar um painel solar. No entanto falta saber se vale apena investir a serio num ou apenas o mais simples para aquecimento de agua..E’ algo que realmente gostaria de saber valores e o tempo que demoraria a ir buscar o investimento feito. A questao e’ que posso muito bem pagar 5k, 10k ou 20k nisto mas falta saber se valeria apena e se em pcs anos la tenho de substituir e ter tido algumas manutencoes pelo caminho…

João Carlos Castro
Visitante
João Carlos Castro

Vale a pena se fizeres construção alternativa é dimensionada ás tuas necessidades actuais reais, por exemplo, com contentores marítimos podes ampliar quando precisares de mais espaço, não tens que pagar uma pipa de massa em licenças, não pagas IMI, não és obrigado a colocar sistema solar térmico, o terreno pode ser mais barato, podes ser tu a construir, e para 120m2 com 40 000eur tens uma casa de luxo. Há mais vantagens que se quiseres te posso enviar por e-mail.

Pedro Pereira
Visitante
Pedro Pereira

Sim se puderes agradecia. Só para ter uma ideia.

tetris
Visitante
tetris

Ja tive oportunidade de analisar esse tipo de construção (construção alternativa) e francamente foi uma desilusão. Por cerca de 400€ / m2 consegues em administração directa construir uma moradia com qualidade. Mas atenção isto requer MUITA disponibilidade de tempo e muitas horas de estudo e planeamento . ” la diz o ditado que depressa e bem nao ha quem .. “

Pedro Pereira
Visitante
Pedro Pereira

Sim. A minha ideia é fazer mais tradicional..Claro mais cara mas tb n quero algo PC sólido..

José Carlos Santos
Visitante
José Carlos Santos

Boas, agradecia que me envia-se mais informação sobre este tipo de construção.
Obrigado.

Vida
Visitante
Muitas vezes deixamos fazer alguma coisa porque gasta muita electricidade, desde cozinhar no forno ou no grelhador, também podemos deixar de ligar um ar-condicionado ou um aquecedor porque gasta muito. No meu ponto de vista, acho difícil poupar, mas acredito num dia a dia mais agradável sem pensar tanto na factura energética. Neste momento as baterias estão mais baratas podemos fazer as contas ao que consumimos numa media diária e comprar de acordo com o dobro da capacidade que gastamos, no sentido de fazer o mínimo de ciclos de baixa descarga para não rebentar com as baterias num curto espaço… Read more »
Vida
Visitante

Durante o dia podem programar maquina da roupa e da loiça para as maiores horas de sol para gastar directo dos painéis e não utilizar de noite pelas baterias. Quem está em casa pode sempre tentar almoçar comida feita no forno. Alguns hábitos têm de mudar e temos de aprender a usar o energia gerada pelos painéis.

Técnico Meo
Visitante
Técnico Meo
Mais simples do que tudo é o que tenho cá em casa: um painel monocristalino de 150w, 3 baterias de 100 amp normais, um regulador de tensão e uma bicicleta ligada a um alternador. Estou alimentar directamente do regulador de tensão saida 12v imensos equipamentos que já existem nas nossas casas que usam os 12v. Também podia alimentar directamente das baterias, mas quando estão á carga podem atingir os 14v. Alimento um monitor de 23 pol de 12v, mini pC de 12v, powerbank de 20.000 mha com saidas de 5v 12v e 19v, router meo 12v, box meo 12v, um… Read more »
Pintasilgo
Visitante
Pintasilgo

Essa partiu me todo, isso sim é eficácia de recursos 🙂

Raul Vidal
Visitante
Raul Vidal
Se questionar a realidade da “sua situação”, uma coisa que já me passou varias vezes pela cabeça foi mesmo a questão da possibilidade de ter tomadas em certos pontos da casa de 12v ou 24v. Hoje em dia temos muitos equipamentos que usam tensões inferiores a 24v (Iluminação LEd, Televisões, Carregadores de telemóveis, Impressoras, Box’s, Alarmes, Computadores portáteis, Consolas, etc (Basicamente toda a panóplia de electrónica) E na conversão DC 12V -> AC230 V, e no final a conversão novamente para DC 24/19/12/9/5/3.3v perde-se muito. E há outras formas de produzir energia alem da solar que poderiam alimentar todo “esse… Read more »
Jose Fonseca
Visitante
Jose Fonseca

atencao aos gases que saiem da bateria nao os respire frequentemente Abracos e fez uma coisa maravilhosa obrigado por ter partilhado.

Sérgio J
Visitante
Sérgio J

Não se esqueçam de ao fazer a análise de quanto tempo leva a rentabilizar o investimento levar em consideração o custo do dinheiro. São muitos anos e esse factor deve ser também levado em consideração.
Para quem o pensa fazer, bons investimentos.

Na minha opinião opinião vale mais pela consciência ecológica do que pela rentabilidade financeira.

Rafael Moreira
Visitante
Rafael Moreira

Boa tarde Sr. Sérgio,

Sim, sem dúvida que esse é um factor importante, essencial diria mais… Nada disto tem interesse se o mesmo não for um investimento rentável.

No entanto, aconselho a que se informe melhor sobre custos, rentabilidades e garantias dos diferentes equipamentos pois pode ficar positivamente surpreendido…
Contudo, concordo, a consciência ecológica também pode e deve ser um factor importante para si e para todos nós…

Melhores cumprimentos,
Rafael Moreira

RM
Visitante

Muito bom artigo. Hajam mais deste tipo. Obrigado.

Filipe
Visitante
Filipe

…e nem se metam com baterias , caso afundam ainda mais o orçamento , viciam tal como por exemplo a dos telemóveis e tem um fator de carga e descarga repetido e limitado no tempo , depois lixo . Comprem outra .

Telmo M.
Visitante
Telmo M.
As baterias que viciam são as de níquel cádmio (Ni-Cd), e esta química não é utilizada em instalações solares. Há uma baixa possibilidade de as baterias de níquel hidreto metálico (Ni-MH) podem desenvolver efeito de memória (viciar), mas também não são utilizadas em instalações solares. As baterias de chumbo (Pb) sim, são usadas em instalações solares e não têm qualquer efeito de memória. Têm é pouca eficiência, poucos ciclos de vida (que piora quando são muito desgarradas por cada ciclo – mais de 30%) e com isto perdem capacidade ao longo do tempo. Mas isto é diferente de viciar (efeito… Read more »
Rafael Moreira
Visitante
Rafael Moreira

Muito obrigado pela participação e “ajuda” Telmo M.

Melhores cumprimentos,
Rafael Moreira

Filipe
Visitante
Filipe
Posto isto parece o que não é , pois o sistema não é eterno e quando chega a hora de estar rentabilizado , em 90 % dos casos tem de serem renovados e volta tudo novamente para ser rentabilizado . Ou seja , nem daqui a 100 anos conseguem retirar proveitos dos gastos empregues … em Portugal ainda é uma moda muito nova , estou a falar de casas particulares , pois nas empresas tem maneira de por baixo da mesa irem buscar o pagamento dos painéis , os Portugueses pagam – nos em subsidiários de fundo perdido . Doutorado… Read more »
thony
Visitante
thony

Muito muito obrigado Amigo

Telmo M.
Visitante
Telmo M.

Vale sempre a pena. Se de facto o prazo de rentabilização for válido, só o facto de se estar a utilizar energia limpa já faz valer a pena. E mesmo que produzam 70% da sua capacidade inicial após 25 anos, ainda produzem, e podem só acrescentar mais um ou dois painéis nessa altura. Já para não falar que cada vez faz mais sentido usar energia solar (já é mais rentável que combustíveis fósseis), e a tendência é de melhorar.

Luis Cabral
Visitante
Luis Cabral

Parece-me que os seus 30 anos de nada valeram… O desconhecimento e desinformação neste comentário são gritantes. Diria mais, um tipo Português (ou velho do restelo) a atacar o que não sabe e induzir erradamente as pessoas em erro (ou talvez o seu conhecimento tenha 30 anos, tal como o seu “doutoramento”).

Talvez lhe sugira um outro doutoramento nesta área (vá, uma simples formação ao fds chega para retirar as dúvidas mais básicas) antes de vir comentar o que claramente não sabe nem domina… Enfim

A Testar
Visitante
A Testar

Tu nem sabes o que é um velho do restelo, pois se soubesses não o utilizarias neste exemplo. Provavelmente o teu conhecimento vem do senso comum.
Sobre a rentabilidade, todo este tipo de “modas” nunca trazem dinheiro a ninguém a não ser a quem vende este tipo de material. Será o teu caso? Ah e tb tenho muita experiência de vida… será que vais dizer que eu só sei que nada sei?

Bom senso btw
Visitante
Bom senso btw

Chamar de “modas” a preferência por optar por painéis fotovoltaicos ,(energia limpa), ao invés de combustíveis fósseis já diz muito sobre si.

A Testar
Visitante
A Testar

Parabéns, eu tb concordo com o seu ponto de vista. Quem vende isto que demonstre que há viabilidade neste sistema. Como utilizador e que não o faça como vendedor. Eu sei que a maioria das pessoas acredita em tudo o que lê e ouve, sem colocarem dúvidas sobre as fontes das notícias e com que intenção serão as mesmas criadas. De qq forma, agradeço o seu comentário. para os restantes leitores, só digo que o pior cego é o que não quer ver.

Rafael Moreira
Visitante
Rafael Moreira
Boa tarde, O meu nome é Rafael Moreira, fui eu que escrevi este artigo, e terei todo o gosto em lhe mostrar “in locco” um destes sistemas a funcionar, explicar como funciona, e a poupança que lhe pode trazer… Inclusive sistemas com mais de 5 anos! (ou seja, já tiveram pelo menos o seu retorno). Imagino que alguma coisa de errado lhe tenha acontecido com um sistema deste tipo, ou até tenha tido alguma má experiência, mas isso não lhe dá o direito de por em causa tecnologia com muitos anos, muito estável, e o trabalho e conhecimento das pessoas…… Read more »
Paulo T
Visitante
Paulo T

Só uma questão, utilizar equipamentos como, ferros, aquecedores, etc, não pode queimar o inversor devido as resistências?

Telmo M.
Visitante
Telmo M.

Não. Os inversores de injeção na rede só injectam o que o painel produz. Haja muito ou pouco consumo. Não afecta de forma alguma.

Joao MS
Visitante
Joao MS

Nao é possivel armazemar a energia produzida ppr estes paineis?

Jose Baptista
Visitante
Jose Baptista

Sim. Em baterias.

Douglas Ferreira
Visitante
Douglas Ferreira
Sim. E isso acaba sendo ótimo para as residências onde o maior consumo ocorre durante a noite, que é o meu caso. Aqui no Brasil o calor muitas vezes nos faz ligar o ar condicionado durante a noite, e isso gera um consumo alto justamente durante o momento em que não há luz solar. A solução é mesmo com baterias. Uma pena que no Brasil o custo seja muito alto, levando quase duas décadas para ter o retorno do investimento. A Tesla anunciou há alguns meses um sistema onde as telhas fazem a tarefa dos painéis fotovoltaicos, e no sistema… Read more »
int3
Visitante

Baterias.
Já fiz um estudo para investir em casa e rondava os 6mil euros com retorno aos 8 anos.
1.5kW em painéis.
400Ah em baterias de gel.
e 1 smart inverter.

Ainda podia reduzir de 8 anos para 5 mas dependia muito do consumo e das tarifas. Basicamente, muito resumido, quando não houvesse energia nas baterias durante a noite o inversor ia buscar à rede a um preço muito mais reduzido para ser usado de dia. Mesmo com as perdas seria algo muito vantajoso.

Telmo M.
Visitante
Telmo M.

Baterias de gel são um erro, pelo menos daqui para a frente.
Com o preço por kWh das baterias de lítio a cair para baixo de 200 ou 150€, é mais rentável (para não falar na superioridade da tecnologia).
10 a 0 no chumbo 🙂
A Tesla PowerWall 2 é uma boa escolha (o primeiro modelo não).

chicosoft
Visitante
chicosoft

tesla powerwall por exemplo