PplWare Mobile

Gboard para iPhone: O teclado que você fala e ele escreve

Download

Homepage: Gboard
Preço: Gratuito

Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

Deixe um comentário

26 Comentários em "Gboard para iPhone: O teclado que você fala e ele escreve"

avatar
  Subscreva  
Notify of
Nope
Visitante

Bem, como diz no post, o teclado nativo do iOS 10 também converte voz em texto.
Não havia era mais nenhum por impedimento da Apple. A Google com Gboard deu-lhe a volta.

O Gboard é também “teclado swift” (deslizar os dedos pelas letras para escrever). Quer a voz para texto, quer o “swift”, achei-os impecáveis.
P.S. Não são precisos segundos para ativar o Gboard – é pressionar e largar.

Nope
Visitante

P.S. Não são precisos segundos para ativar – a voz para texto – do Gboard – é pressionar e largar.

RuiZ
Visitante

Por impedimento da Apple, não, não havia era ninguém a fazer, a Google não deu volta nenhuma…

Guiomar
Visitante
Guiomar

O iOS não permite acesso ao microfone a partir de uma extensão, qualquer que seja o tipo: teclado, etc

Nope
Visitante
Eu explico. A “voz para texto” do Gboard não é feita através do teclado, porque a Apple não permite. Premindo a tecla “espaço” onde está o símbolo do microfone do Gboard (não é o símbolo “microfone”do teclado do iOS) abre-se a app Gboard para a qual se fala e que traduz para texto. A Gooogle deu a volta sim – não está disponível para terceiros a API do teclado nativo do iOS, com acesso ao microfone, que permite converter voz em texto – por isso o que faz o teclado Gboard é lançar a app Gboard que faz isso. Se… Read more »
Paulo Santos
Visitante
Paulo Santos

«…uma funcionalidade bastante interessante e que não está presente em muitos outros teclados por questões de restrições da própria Apple.»

Apple no seu melhor.

RuiZ
Visitante

Eu gostava era de ver fontes para essa afirmação l.

Guiomar
Visitante
Guiomar

Tem a ver com segurança para que não sejam expostas APIs que permitam contornar as restrições de acesso ao microfone sem que a pessoa se aperceba disso visualmente.

Paulo Santos
Visitante
Paulo Santos

E porque o ios em vez de bloquear e não dar acesso, não perguntar ao utilizador se pode dar esse acesso?

É o mesmo que o windows por sistema não permitisse a utilização da câmara ou microfone no portátil.

Guiomar
Visitante
Guiomar

Paulo Ramos, o iOS há muito que permite controlar/definir o acesso ao microfone por aplicação, mas uma extensão de teclado (ou outra) actua fora das aplicações ou seja quebraria a definição da aplicação com a agravante da pessoa poder não se aperceber disso.

nuno
Visitante

a “escrita” por voz não funciona, ao selecionar esta opção, aparece um simbolo com microfone azul e ao falarmos para o telemóvel , simplesmente não aparece qualquer palavra dita ou outra , nada…

Nope
Visitante

Explica lá o que é que não funciona. Activaste o teclado Gboard: Geral > Teclado > Teclados > Adicionar teclado … Gboard
Depois de instalado, começa a escrever por exemplo uma nota, prime a tecla “space” que é onde aparece o símbolo do microfone, fala para a app Gboard lançada pelo teclado e na nota vai aparecerce escrito o que disseste.
P.S. Se nunca usaste um teclado “swift” desliza o dedo pelas letras. Com prática há quem o prefira em vez de teclar.

Ruben
Visitante
Ruben

O SwiftKey funciona por voz e muito bem. Apanha quase tudo o que digo e pouco se engana. Isto para Android.

Nope
Visitante

O teclado nativo do iOs faz isso (mas não faz swift). Mas no iOS o SwiftKey não “ouve e escreve” porque a Apple não permite. Foi a isso que o Gboard deu a volta.

Zucked
Visitante
Zucked

A Google vai adorar ouvir e ler as vossas conversas.

toni da adega
Visitante
toni da adega

Ao utilizar o teclado deles sim. Ao utilizar o teclado nativo é a Apple que vai ouvir as nossas conversas. É escolher qual dos 2 deve ter esse privilégio.

Nope
Visitante
É assim. No iOS as funcionalidades Siri e “Ditado” (“speech to text”, reconhecimento de voz, conversão de voz em texto) exige a utilização de servidores da Apple. Para as ativar aparece um aviso “A funcionalidade Ditado envia à Apple informação como dados da voz, contactos e localização para processar os seus pedidos”. Quem usa aceita que tais dados possam ser usados para permitir a utilização e melhorar o Siri e o Ditado – de acordo com a política de privacidade. As funcionalidades/serviços equivalente da Google (ou da Microsoft, ou da Amazon) também exige o envio de dados para os respetivos… Read more »
Guiomar
Visitante
Guiomar

porquê?

Peixe na água
Visitante
Peixe na água

no meu iPhone 7 já dei voltas ao Gboard… mas não consigo qeu apareça esse tal microfone na tecla de espaço… quando pressiono + 1 segundo fico com o teclado em branco para poder movimentar o cursor…
Alguém me pode ajudar? Obrigado.

Nope
Visitante
O teclado em branco para movimentar o cursor é uma API do teclado nativo do iOS que o Gboard também utiliza. Podes manter pressionado em qualquer ponto do teclado que acontece o mesmo. São duas coisas distintas – instalar a app e ativar o teclado. Se, depois de instalar a app, não ativaste o teclado, é em: Geral > Teclado > Teclados > Adicionar teclado … Gboard Em qualquer dos teclados que se esteja a utilizar aparece o símbolo do globo para alternar entre os instalados (nativo do iOS, emojis, Gboard ,,,). Quando o Gboard está ativo vê-se bem porque… Read more »
Nope
Visitante

… O microfone do Gboard aparece na tecla space, basta pressionar lá – largar (não é manter premido) para aparecer a janela da App Gboard – e começar a falar.

Peixe na água
Visitante
Peixe na água

Obrigado pela ajuda. Eu não disse, mas o Gboard está instalado (e atualizado) e a funcionar com todas as features excepto o microfone. Nas definições do Gboard não me aparece a possibilidade de ligar/desligar micro. Uso o teclado mas não me aparece o tal microfone na tecla espaço… há mais alguma dica? obrigado.

Nope
Visitante

O microfone tem que aparecer na tecla “space” como está na imagem do post.
(vê a resposta que saiu abaixo)

Nope
Visitante

Só vejo uma possibilidade – nas definições do Gboard “teclado” não está ativo “Entrada de texto por voz”.

Desmarque no meu e foi-se o microfone