Mozilla abandona desenvolvimentos da versão Metro do Firefox
A chegada do Windows 8 e da nova interface Modern levou a que muito do software que existia tivesse de ser adaptado para esta nova realidade.
Não era apenas uma mudança cosmética , mas muito mais necessitou de ser feito. A Mozilla desde o primeiro momento que se preparou para trazer o Firefox para a ModernUI e agora, pouco antes do lançamento da primeira versão estável, resolveu terminar o seu desenvolvimento!
A criação da versão para a interface Modern do Windows começou em 2012, logo após a chegada do Windows 8 ao mercado.
Os planos a Mozilla era terem uma versão que se adaptasse não apenas ao Windows 8, mas também que pudesse ser usada no Windows RT, assim que a Microsoft permitisse a instalação de outros browsers neste SO.
A sua criação e desenvolvimentos foram tomando forma ao longo desse ano até que começaram a surgir as primeiras versões que os mais corajosos puderam começar a testar.
Já no ano de 2013 surgiram as versões integradas nos desenvolvimentos continuados do Firefox, antecipando-se para breve a sua passagem para produção, para que todos o pudessem usar.
Mas esse passo nunca foi dado e agora o líder desse projecto anunciou que o projecto de criação de uma versão do Firefox para a ModernUI tinha sido cancelado, imediatamente antes do lançamento da primeira versão estável.
A razão que ditou a este fecho do projecto, por muito estranha que possa parecer, deveu-se à fraca ou quase nula adopção dos utilizadores por esta versão do Firefox.
In the months since, as the team built and tested and refined the product, we’ve been watching Metro’s adoption. From what we can see, it’s pretty flat.
On any given day we have, for instance, millions of people testing pre-release versions of Firefox desktop, but we’ve never seen more than 1000 active daily users in the Metro environment.
As duas alternativas que existiam para a continuidade do projecto envolviam o lançamento da primeira versão e uma constante melhoria e correcção de problemas que acabaram por não ser detectados nas versões de testes ou o terminar de forma definitiva do projecto, o que acabou por acontecer.
Esta decisão não foi a mais simples de tomar, mas acabará por se a mais certa, permitindo que a equipa que desenvolvia esta versão seja direccionada para outros trabalhos dentro da Mozilla.
Esta falta de utilizadores para a versão de testes da versão Modern do Firefox pode revelar muito sobre o estado da adopção desta nova interface.
O Firefox é um dos browsers mais usados na Internet e ao não ter aceitação na ModernUI pode mostrar que os utilizadores continuam a preferir a interface antiga para realizarem as suas tarefas.
Este artigo tem mais de um ano
acho muito bem. A google também devia de fazer o mesmo.
Muito bem!
Assim podem aplicar-se com mais atenção a outros desenvolvimentos mais úteis.
O problema do Metro é que foi criado a pensar em tablets.
Com a queda abrupta nas vendas de tablets e a falta de interesse pela sua utilização para os mais comuns utilizadores da internet, é normal que este sistema não tenha qualquer futuro… pelo menos para os próximos 6 a 8 anos.
As coisas já funcionam muito bem no sistema antigo.. foi isso que a Microsoft aprendeu com a 8.0 do Windows.
A 8.1 devia ser um update automático por defeito para o 8.0.
Que quisesse usar a metro podia usá-la como app da loja.
Queda na venda de tablets? Onde?
do natal para.. janeiro…
😀
Muito bom o seu comentário,Miguel.Concordo em tudo o que disse.Não é de um dia para o outro que um utilizador leigo,comum(sublinho leigo e comum),passa de uma interface tão enxuta e organizadinha como a do anterior Windows 7 para um sistema operativo que deu muito que fazer só para as pessoas aprenderem a saberem orientar-se por janelas e mais janelas,sem fim!!Disse muito bem:”Quem quisesse usar a(interface)metro podia usá-la como app da loja”.Concordo em absoluto.Num PC de desktop com um sistema operativo desses(Windows 8)uma pessoa vê-se(no começo então é que são elas!!)à nora para começar a lidar com as aplicações.Um PC Desktop não é um tablet ou um smartphone onde corre tudo fluido,como os tablets touchpads,p.e.(digo isto no sentido da manuseabilidade).E se por acaso o PC Desktop é um Pentium,daqueles antigos como o meu??O que eu passei!!Ainda bem que voltaram atrás e instalaram na anterior actualização o botão de INICIAR(esta é uma acha das grandes para a fogueira!!)porque senão é que eram elas!!Quando chegou ao mercado foram logo as vozes que discordaram em absoluto com a nova interface.Eu,de início,vi-me grego para saber o que fazia e como deveria fazer.ATENÇÃO:sublinho novamente,falo do utilizador leigo,comum,que não dispende muito tempo na Internet.Agora,há muitos de vocês que me vão criticar,outros provavelmente não,mas quem se sentiu à vontade com o Windows 8 foram os utilizadores que lidam diariamente com o mundo da informática,e que estão um bom passo à frente das pessoas leigas,como eu.São os chamados utilizadores avançados.Não é preciso ser um génio para se saber isto.Quem mais critica a interface metro do Windows 8 são utilizadores que estavam habituados há muito tempo a uma certa operacionabilidade no seu computador e,de um dia para o outro,pimba,foi uma revolução!!Quem mais adorou a chegada do Windows 8 foram precisamente as pessoas que queriam um produto novo,inovador,que fosse diferente do criado anteriormente e que veio de encontro às suas necessidades.Mas pronto,é a minha visão.Cada qual tem a sua.Mas novamente o repito,bom comentário,Miguel.Assino por baixo.
Ok, respeito a sua opinião quanto a esse paradigma da interface metro.
Agora, só nao sei qual e o problema das pessoas habituarem-se aos ‘hot corners’ (cantos quentes em pt, funcionalidade do windows 8.x que tira partido dos cantos do ecrã para apresentar menus/botao iniciar). E que e sempre menos um botão iniciar que fica a estrovar na barra… Neste momento existem 4 botões iniciar… Exagero nao? :/
pois claro que desistiram, nao conseguem fazer um browser trabalhar tao bem quanto o explorer no metro!
+1
Nem a versão Desktop se aproveita, desde do Internet Explorer, Google Chrome e Opera nunca deram problemas em nenhum dos testes que fiz.
Enquanto o Firefox sem qualquer plugin e com as configurações de origens, começa a crashar depois de uns dias sem qualquer motivo aparente.
Isto para não falar dos recursos que consome, o Internet Explorer continua a ser o browser mais leve do mercado, é o come menos RAM e CPU.
Concordo plenamente contigo.
O IE além de ser o mais leve e que consome menos recursos também é:
– O menos compatível com os standards
– O mais susceptível de ataques
– O único que não tem controlo sobre as extensões que se auto-instalam nele (O Firefox agora tem uma whitelist)
– O mais problemático para os webdesigners!!!
– O preferido para fazer download do Chrome e Firefox 🙂
O que é que interessa para a Mozilla estar a perder tempo a desenvolver para uma UI que mais dia menos dia desaparece (em desktop) ?
Não tenho um único cliente que aprecie o Metro, todos pedem para colocar um emulador do menu iniciar antigo, e não é uma questão de hábito, simplesmente não é nada prático, foi desenhado para dispositivos móveis, nunca devia ter visto a luz do dia em desktops.
Disclaimer: Este post é uma opinião pessoal e não reflecte a opinião da minha entidade empregadora.
pois o ie e 12Xmais rapido e assim….. nao vam la……..
Bem o ie metro funciona muito bem
O problema está nas pessoas e não nas empresas que desenvolvem software ou mesmo na interface metro.
Muitos referem que o problema da interface é a adaptação necessária, mas por exemplo o Android ganhou o terreno que ganhou e numa altura onde apresentou algo diferente de tudo… e as pessoas não acabaram por se adaptar?
O problema está na maneira como se vê as coisas… hoje em dia qualquer coisa que venha da Microsoft é esperado algo idêntico ao anterior com algumas melhorias, mas felizmente esta empresa está empenhada em inovar, melhorar e apresentar produtos que mudam para melhor e com maior facilidade a maneira como usamos os nossos equipamentos.
(-.-)” sandbox bypass TODOS…lol.
http://www.pwn2own.com/2014/03/pwn2own-results-thursday-day-two/