PPLWARE na CeBIT 2010 – Como ver 3D sem precisar de óculos!
Depois da minha estadia na CeBIT 2010, que decorreu durante a semana passada em Hannover, na Alemanha, posso-vos dizer que o 3D veio para ficar. De facto existe uma autêntica loucura à volta desta "nova" tecnologia, ou melhor, da sua vulgarização.
O conceito não é novo, mas a forma como atingimos o objectivo vai-se refinando cada vez mais, utilizando diferentes técnicas. Na conferência de imprensa da ASUS e mais tarde na apresentação de produtos da Sony tive oportunidade de vos falar acerca desta tecnologia, potenciada pela nVidia e que dependia do auxílio de óculos wireless com tecnologia de obturador.
É claro que mais tarde ou mais cedo acabariam por surgir alternativas que dispensam a utilização de qualquer tipo de acessório - leiam um pouco acerca do funcionamento desta tecnologia que tive oportunidade de experimentar.
Na tarde em que andei incansavelmente a visitar cada um dos cerca de 20 pavilhões da CeBIT (sim, é tudo enorme!), acabei por passar pela zona de stands dedicados à visualização em 3D, mais ou menos aglomerados à volta do stand da gigante nVidia, sempre rodeado de visitantes curiosos.
Uma das empresas que me suscitou bastante curiosidade foi a Alioscopy. E porquê? Esta empresa propunha um produto que consistia num monitor com capacidade de reproduzir filmes em 3D, mas sem utilizar qualquer tipo de acessório! Sem óculos, sem torres de transmissão, nada. A empresa afirma que a sua tecnologia é o resultado de mais de 23 anos de investigação e engenharia, estando protegida por uma série de patentes internacionais.
Como funciona?
O processo combina um algoritmo de multiplexagem da imagem e um componente de alta precisão óptica acoplado ao painel LCD, proporcionando ao utilizador a visualização auto-estereoscópica mais agradável e natural do mercado sem a necessidade de utilizar qualquer acessório adicional.
Os ecrãs 3D da Alioscopy combinam 8 fotogramas ligeiramente diferentes de cada cena, ao contrário daquilo que já se via no mercado (apenas 2 fotogramas). Os seus utilizadores que se moverem lateralmente poderão obter diferentes perspectivas da cena à semelhança da vida real.
E isto porquê? Esse componente acoplado ao painel LCD consiste num conjunto óptico de pequenas lentes cilíndricas. O seu poder de ampliação permite que o olho humano apenas veja um dos cilindros de cada vez. Dado que que ambos os nossos olhos vêm o ecrã a partir de ângulos ligeiramente diferentes, os olhos do utilizador pode ver de facto diferentes imagens, produzindo assim a tão falada sensação de profundidade.
Quais são os produtos disponíveis?
Actualmente a Alioscopy tem disponíveis vários modelos de ecrãs 3D de diferentes tamanhos, por exemplo o Alioscopy HD-42'' e o Aliscopy HD-47'' de 42 e 47 polegadas de diagonal respectivamente. Estes ecrãs podem ser visualizados por um número elevado de pessoas, espalhadas por um ângulo de 90º, e distanciadas do ecrã cerca de 3 a 9 metros. O Aliscopy HD-24'' pode ser visualizado a uma distância de 2 a 6 metros e para a versão deskotop de 1 a 3 metros.
Estes ecrãs são totalmente compatíveis com conteúdo 2D tal como qualquer outro ecrã HD. É ainda possível criar conteúdo em 3D utilizando software proprietário da marca e alguns add-ons para muitos dos programas de edição tais como o Autodesk Maya, 3ds Max, Softimage e outros.
Modelos
Preços
As características dos modelos e os respectivos preços foram retirados de inition.co.uk.
Onde pode ser utilizada?
A imaginação é o limite neste caso. Tipicamente estes monitores 3D sem necessidade da utilização de óculos especiais, tornam-nos bastante úteis em locais públicos/privados por exemplo, tais como cinemas, aeroportos, centros comerciais, hotéis, parques de diversões ou recintos de desporto.
Por forma a ajudar as empresas no seu marketing e comunicação, estes monitores podem também constar em feiras de negócio, eventos especiais, exibição de produtos, instalações empresariais, lançamentos de produtos, conferências de imprensa ou mesmo museus.
Para terminar, é difícil esquecer as aplicações possíveis na área profissional, tais como a sua inclusão em visualização de imagens médica e científica, CAD, design e prototipagem, arquitectura, treino e simulação e outras aplicações militares.
A minha perspectiva
Esta é de facto uma alternativa viável à utilização dos óculos 3D da nVidia, por exemplo. Mas satisfará os utilizadores mais exigentes? Duvido mesmo muito.
Quando tive oportunidade de ver excertos de filmes nestes ecrãs 3D da Alioscopic senti-me algo enjoada pela forma estranha como as imagens sobressaem do ecrã. Já com os óculos 3D da nVidia, tal não aconteceu.
Comparando a qualidade de imagem do Alioscopic sem óculos com a dos monitores 3D com óculos 3D, é indiscutível: o segundo produto tem muito mais definição e detalhe na imagem.
Na minhas sincera opinião, este produto será bastante útil em algumas das áreas aplicacionais que referi acima, tais como locais públicos/privados ou marketing e comunicação, principalmente onde existe uma grande quantidade de visualizadores. Já para a execução de tarefas profissionais, duvido que este produto satisfaça as suas exigentes necessidades.
Homepage: Alioscopy
Artigos relacionados
- PPLWARE na CeBIT 2010 – Second Life e a vida empresarial
- PPLWARE na CeBIT 2010 - Flickr.com e a evolução tecnológica
- PPLWARE na CeBIT 2010 – Visita Guiada “Mobilidade”
- PPLWARE na CeBIT 2010 – G.ho.st e o Windows No Walls
- PPLWARE na CeBIT 2010 – Microsoft
- PPLWARE na CeBIT 2010 – Skype
Sponsors
Este artigo tem mais de um ano
Interessante mas acho que ainda tem um caminho a percorrer.
Por exemplo, um projecto feito por apenas UM universitário deixou-me bem mais cativado:
https://www.youtube.com/watch?v=Jd3-eiid-Uw
Já não é recente, mas vale sempre a pena ver 😉
nao conhecia esse projecto, mas realmente esta qualquer coisa!
cumps
Pois, no entanto isso não é mais do que tracking, o que vai dar o mesmo que usar oculos!!
No entanto isto de n usar oculos está ainda um pco longe de ser real. Já existe algumas coisas a serem desenvolvidas mas ainda está muito nas universidades. Sei do que falo porque estou a fazer uma tese neste âmbito. Decorem este nome… HOLOSCOPIA(mais conhecido como Integral image)!!! isto sim vai ser o futuro das televisões, no entanto ainda está em desenvolvimento mas a expectativa é enorme. Podem ter a sensação de profundidade sem qualquer tipo de dispositivos extras senão a televisão, contudo n é uma tv qualquer, tem quer ter um fabrico especial, baseado em matrizes de lentes de forma a dar ao utilizador/visualizador a possibilidade de ter várias vistas/perspectivas da cena.Qto aos motion sickness (enjoo) é algo que é um problema menor, visto já haver formas de eliminar tais problemas. O problema nesta técnica é outro, como a quantidade de informação existente numa imagem “3D” de modo a possibilitar N vistas.Como devem perceber qts mais vistas maior a informação e maior o CCD, etc, etc. Concluindo, o futuro é esta maravilha mas ainda está nos “laboratorios” das universidades. Sim pq alguém duvida que as maiores invenções vêm das universidades?? =D
Viva o 3D!!! xD
É o gajo dos comandos da wii, este com os comandas da wii faz tudo! lol
Esta tecnologia nem precisa de acessórios, porque o mesmo conceito com “head tracking” nem precisa de comandos da Wii 😀
E acho bem mais interessante, tem é um “pequeno” senão, é limitado a uma pessoa só, ja que o efeito é criado por ilusão optica. Mas fica muito bom mesmo.
Um “aparte”, ele com esta brincadeira já foi pescado pela Microsoft para fazer parte da equipa do projecto Natal.
Está brutal!
Ainda ontem falei com um amigo sobre a evolução das tecnologias de visualização 3D e o transtorno (pelo menos para mim) que é ter de usar uma par de óculos para poder tirar proveito e eis que aparece alguém que quer resolver o meu problema 😀
Pelo que percebi, a Ana ainda não dá o seu aval a esta tecnologia mas o transístor não foi inventado num só dia…
Sim, é verdade. Não é de um dia para o outro e já há anos que se anda a trabalhar nisto. Um dia acredito que chegue à qualidade de visualização utilizando óculos para o efeito. Esperemos para ver!
Pensei que ias dizer que era com lentes de contacto 🙂
Agora a sério, a Philips tinha uma gama de LCD’s com uma tecnologia igual/idêntica a esta. Uma vez vi ao vivo e o resultado deixava um pouco a desejar, apenas se estivéssemos colocados em determinados ângulos é que conseguíamos ter a noção de profundidade, e também era bastante cansativo ver aquelas imagens. Curiosamente a Philips fechou a divisão dos LCDs 3D no ano passado, no auge da crise financeira, alegando falta de viabilidade e agora de repente o 3D está na moda… Penso que este tipo de tecnologias seja o futuro, mas ainda tem um longo caminho a percorrer!
Isto é muito negócio por trás também…
3D antigamente (azul/vermelho) …
Depois veio a moda do Dolby Surround, THX, Digital…etc….etc…
Imax…
Agora voltámos ao 3D (melhorado) …
Também ao som 3D Stereo…
Isto anda sempre numa instantância…
3D, vingará mesmo de verdade quando os hologramas atingirem aquele “ponto” esperado… isso sim será o verdadeiro 3D…
De resto até lá, isto são meros “amendoins” para a industria do cinema vender filmes “especiais” e a industria das televisões igualmente (que 3D exige uma TV “especial” de 120hz.. bla bla bla.. )
Mas atenção… não é desvalorizar estes feitos todos, até porque é assim que se vai progredindo.. mas muitos são meros “Hypes” tecnológicos para amealhar mais uns quantos.
TFT, Plasma, LCD, Plasma novamente, LCD LED, AMOLED, já se fala no SuperAMOLED.. enfim… andamos nisto, e é engraçado os anúncios. LCD para LED (cores mais vividas e não sei que… uma coisa fora do comum.. e de facto nota-se diferença.. depois aparece o SuperAMOLED e faz a mesma comparação com o LED… até parecem os mesmos anuncios e só mudam os nomes da tecnologia.
*inconstância…
Parece muito bom… mas carote (ou sou eu que sou pobre 🙂
quando tiver mais barato penso nisso.
Quem ainda tem os oculos do montro da lagoa negra levanta o braço o/
A uns tempos vi uma televisão que fazia 3D numa exposição em Lisboa e não fiquei grande coisa fascinado é esquisito, porque se não ficarmos mesmo estáticos temos a sensação de que a imagem está sempre desfocada.
Estou a dizer isto sem saber se esta já é melhor, mas para já para mim 3D só no cinema.
Cumps
Sim, para mim também só no cinema ou utilizando os óculos especiais da nVidia, que simulam muito bem mesmo o efeito do cinema (se calhar até melhor).
@João Fonseca
“A uns tempos…” —> “Há uns tempos…”
Já tive a oportunidade de ver uns protótipos que estiveram na feira da tecnologia da FIL no ano passado mas ainda deixa muito a desejar porque as lentículas que fazem com que as imagens direita e esquerda sejam direccionadas para os olhos, ainda eram grandes, não proporcionando a alta definição. Também a sensação de enjoo estava presente.
A roda-viva que parece existir nas TVs concorrentes, já está a dar para obter um cheirinho sobre os esforços que se estão a fazer, para nos vir num futuro que não esta muito longínquo, a deliciar com esta nova tecnologia.
Pelo menos, a TVCabo no canal 270 já esta a transmitir em 3D, mas os televisores actuais apenas conseguem descodificar com imagem side-by-side e mesmo assim cada uma delas esquerda e direita muito desproporcionais, porque o objectivo é fazer com que ambas as imagens nas tvs compatíveis, apareçam uma sobreposta sobre a outra e sincronizadas através de óculos shuter-glass.
Apenas o conceito com óculos está acessível mas com o evoluir da tecnologia nunca se sabe o que nos reservará o futuro.
Se alguém conseguir dirigir ambas as imagens para dois projectores equipados com filtros polarizados, poderá sem margens para duvidas utilizar os óculos que hoje se usam no cinema, desde que sejam projectados para um plano prateado e não branco, porque a cor base branca não redirecciona o efeito polarizado.
Para mais informações sobre a tecnologia 3D vão aqui uns links bastante interessantes.
Blog português do meu amigo Marco Veiga que parece ser o único a desenvolver conteúdos em 3D em Portugal:
http://estereoscopia3d.wordpress.com/
Vídeos em 3D do Youtube com possibilidade de escolha da técnica de visualização:
https://www.youtube.com/user/3D
Site inglês com um profissional/entusiasta americano que desenvolve e vende artigos para a tecnologia 3D actualmente com contacto quase permanente com o Marco Neiva:
http://www.davidrubio3d.com/
Outro site com técnicas de visualização em 3D:
http://www.3dcompany.com/flash/contents2.html
Site sobre informação de tecnologia 3D para computadores de vários fabricantes de hardware: http://www.guru3d.com/
Espero que tirem o máximo proveito.
Cumprimentos.
Ainda ontem estive a pensar neste assunto e questionei-me o que seria melhor, TV 3d com óculos ou óculos de realidade virtual?
A TV com óculos ainda está cara e fica sempre no mesmo sitio mas poder ser vista por um numero ilimitado(em teoria) de pessoas(mesmo sem óculos em 2D).
Os óculos de realidade virtual são portáteis(pode-se usar em “todo o lado”), não incomodam as outras pessoas, cada pessoa pode ver o que quizer(tv, filmes, jogos, etc.), pode-se simular que se está numa sala se cinema, num concerto, etc.
Não sei qual seria a melhor opção, ambos tem pontos positivos e negativos…
Bgd pelo post.
Mais lixo certamente.
Quem pode pode.
Quem não pode…
Eu só queria ver melhoras transmissões da tdt e na meo.
E que todos os canais fossem HDTV.
Lixo? Não vejo onde está o lixo.
A verdade é q no futuro proximo vais poder ver os filmes, series etc como se lá estivesses. A vista humana tem uma visão 3D, e tu actualmente vês tudo no computador em 2D, mesmo os jogos e cenários que todos vemos em 3D não passa de um 3D num mundo 2D, ou seja, onde a perspectiva é que leva o visualizador a ver 3D. Contudo não é de perto o 3D que o olho humano vê na vida real, pq falta a tão famosa sensação de profundidade. Faz todo o sentido que as imagens e videos tenham essa sensação de profundidade pq na verdade o olho humano tb o tem.
Infelizmente que nem todas as pessoas se podem dar ao luxo de poder ver a 3D… Bem mas parece-me ser uma maia valia p o comum dos mortais, apesar de a meu ver ser algo q ainda tem q amadurecer um bocado.
Gostava de ver a versão desktop a correr o beryl ou o compiz. Em 3D deve ser altamente!
Ainda não tive oportunidade para exprimentar MEO 3D. Alguém aqui sabe algo sobre isso? Vitor M. que tál uma thread sobre o MEO 3D?
também gostava de saber mais sobre esse assunto 🙂
a tecnologia é muito fixe mesmo… e aos 10.000 euros ainda incluir iva a 20%… ui…
Fui ver hoje à FNAC de Almada a exposição do primeiro TV a 3D do mercado nacional e fiquei perplexo com a qualidade fenomenal de um ecran de 43 polegadas da LG. Os óculos usados são os vulgares óculos de cinema (cinzentos e polarizados). Além de tornar barata a sua aquisição por esta facilidade, também o preço é bom, atendendo ao facto que no inicio da era “PLASMA” os preços vieram para as prateleiras acima dos 4.500 euros. Este tinha na FNAC um preço aceitável para a novidade. 2.500 euros.
Depois de todos os comentários acima sobre os preços, quem é que não ficou de “boca aberta” LOL