App Inventor – Comece a programar para Android agora!

Nos últimos tempos, devido ao destaque que temos dado às aplicações desenvolvidas para Android, tenho recebido alguns e-mails de utilizadores que questionam qual a plataforma de programação que devem usar para começarem a programar para Android.

Pessoalmente tenho experimentado o Eclipse e o desenvolvimento de aplicações para Android é bastante acessível (basta ter alguns conhecimentos de Java e XML). Para quem não gostar do Eclipse, pode sempre optar pelo Netbeans.

No entanto, tal como anunciamos em Julho, a Google tem trabalhado arduamente no Google App Inventor, uma plataforma bastante simples para desenvolvimento de aplicações para Android. Actualmente essa plataforma de programação está disponível para todos os utilizadores que possuam uma conta no gmail.

android_00

A ferramenta Google App Inventor foi criada pela Google com o objectivo de ser simples e de dar a possibilidade a qualquer utilizador (mesmo sem conhecimentos de programação) de criar aplicações para o Android.

Como escrever aplicações para Android com o App Inventor?

O App Inventor baseia-se no drag and drog de blocos de código, que são representados através de imagens gráficas e que correspondem a funcionalidades do smartphone.

A programação das aplicações é bastante intuitiva, pois basta ao utilizadores ir juntando objectos , como se de um jogo de lego se tratasse. Actualmente existem já algumas aplicações modelo (ver aqui), que podemos analisar e tirar algumas ideias para a nossa aplicação.

Para mais fácil perceber o conceito, aconselhamos a que assistam ao vídeo seguinte:

Segundo Karen Parker (App Inventor Program Manager da Google), o motivo da disponibilização da plataforma Google App Inventor a todos os utilizadores com conta no gmail, deve-se ao enorme sucesso do sistema operativo Android. Karen Parker incentiva também todos os utilizadores que se iniciem no mundo da programação para dispositivos móveis, mais concretamente para Android, que permitem informação e boas práticas no fórum de discussão da plataforma.

O App Inventor é sem dúvida uma excelente, simples mas poderosa ferramenta que vem mudar a filosofia de programação de aplicações para dispositivos móveis, mais concretamente dispositivos com o sistema operativo Android. Do pouco que ainda experimentei, deu para perceber que a filosofia não foge da programação orientada a objectos e acredito que com breves noções um utilizador consegue desenvolver uma simples aplicação.

Nota final: Já que o Google App Inventor está agora disponível para todos os utilizadores, vamos tentar trazer até vós alguns tutoriais de como ensinar a programar aplicações para Android. O que acham da ideia?

Artigos relacionados

Homepage: App Inventor
Homepage: Forum de discussão – App Inventor for Android



  •   
  •   
  •  
  • Pin It  
  • Imprima este artigo
  • Post2PDF


29 Comentários

  1. Estive depois de almoço a experimentar e fazer a aplicação de iniciação. Avancem com bons tutoriais como é vosso costume. Parece-me interessante.

  2. Não posso deixar de fazer o seguinte reparo:
    “programação orientada a objectivos” devia ser objectos.

    Quanto ao App Inventor, é um bom começo para quem quer fazer algo sem “sujar as mãos”. Quando se quer entrar em detalhe, simplesmente não chega, pelo que a noção de “poderoso” é muito biased pela perspectiva.

  3. ca esperamos por tut´s =D

    ja agora aproveito
    Boas Festas Para Todos !!!

  4. Já experimentei a algum tempo. Fiz um simples programa para controlar o acelarométro, activar/desactivar, nada de especial. E não programei nada, foi só arrastar os blocos, coisa gira, mas não funcionou no meu A1. lol

  5. Força nesse tutorial!! :)

  6. Boa. Mal posso esperar pelos tutoriais.
    Abraço e Boas Festas a Todos

  7. Mt bom, testado e comprovado na ZTE v9, pena não dar para tirar aquela mensagem no topo do ecran :|

  8. E eu a pensar que já ia ver aqui alguma coisa…

  9. adorava um tuturial!! :P
    tenho um android e como estou a ter prog na faculdade queria começar a entender mais isto ;P

  10. Acho a ideia dos tutoriais muito boa para o pessoal se começar a lançar nisto…. fico a aguardar.

    Boas festa!
    cumpts

  11. o q a mim mais jeito dava era controlar o DB MySQ0L (já existente) on-line via android.

    isso sim era mt bom

  12. Os tutorias são muito bem vindos!!!

  13. O app inventor não da para nada :/ so se for fazer uma calculadora… so da para ter um ecrã e limita (em muito) o desenvolvimento…

  14. Sinceramente continuo a preferir o Eclipse, o App Inventor não deixa de ser uma excelente ideia, mas falta-lhe qualquer coisa… O Netbeans, na minha opinião é o programa menos indicado para se programar para Android.

    • Fiz um sistema de pagamento com cartão para celulares, totalmente desenvolvido no Netbeans para qualquer celular com Java, com alguns ajustes na parte de comunicação em sockets foi portado para o Android sem maiores problemas, pra mim o Netbeans se mostrou 100% eficiênte. Já tentei o Eclipse e não gostei, mas acho que isso é mais uma questão de adaptação do usuário do que da qualidade da IDE escolhida.

      Abs

      • Actualmente estou a desenvolver um programa de vendas e compras para Android, e consigo avançar mais rápidamente no Eclipse do que no NetBeans. Claro que depende do gosto de cada um, pessoalmente sinto a falta algumas features no Netbeans existentes no Eclipse, fiz o comentário a cima sem tirar qualquer mérito ao Netbeans.

        Cumps.

  15. Seria uma grande ajuda obter esses tutorias.. Manda vir =D

  16. Considero uma excelente ideia. Obrigado por disponibilizarem os tutoriais. Abraço.

  17. Vou começar a usar a aplicação Parkit, pois já me esqueci várias vezes onde estacionei o carro.
    Vou aproveitar para criar uma aplicação para gerir tarefas à minha maneira, usando o serviço do Gmail. Já experimentei algumas, mas nenhuma satisfez os meus critérios.

  18. Venham os tutoriais, é isto que vou fazer da vida, programar para dispositivos móveis, quanto mais souber melhor :D

  19. Um utilizador ali em cima é que a disse toda: é complicado avançar muito nisto, porque, por enquanto, o App Inventor apenas está limitado a um ecrã por aplicação (ou seja, nada de scroll lateral, entrar em menus, coisas dessas). Eu já andei a experimentar algumas coisas, e é bastante fácil. Digamos que fiz a aplicação inicial (do gato) em 10 minutos, e estava distraído com um jogo que estava a dar na tv.

    O pplware podia era fazer um artigo sobre o Sencha Touch – Fazer web applications para dispositivos móveis, que permitam (Fazendo uso exclusivo de HTML5, JScript – Ext JS – e CSS3) criar aplicações com o mesmo “feeling” na grande maioria dos dispositivos móveis. Eu experimentei algumas coisas, e pareceu-me muito interessante. Que acham?

  20. Olá.
    Estive a testar o app inventor e fiquei com uma imagem positiva sobre este software.

    Neste momento gostaria de fazer uma aplicação para mim e posteriormente, caso desse resultado talvez coloca-la no market.

    O que pretendo fazer é uma pequena aplicação que sempre que for iniciada faça uma sincronização com o meu site (www.refereetip.com) e caso existam novas noticias essas sejam passadas para o smartphone.

    Acham que é difícil fazer uma aplicação deste género.
    Existe uma aplicação deste género, podem ver neste link http://www.androlib.com/android.application.com-genwi-proreferee-wFDi.aspx
    De inicio não precisa de ser tão complexa, para já apenas queria sincronizar as noticias.

    Alguém me pode indicar um tutorial ou a dar umas dicas?

    Aguardo resposta.

  21. Ola pessoal,
    Muito legal esse app inventor, so falta tutoriais, como e de opniao publica, e dar para instalar no pc. Pretendo fazer um robo controlado por android.
    Um abraco a todos!!!

  22. Boas, tenho conta GMAIL e estou a tentar criar uma APP mas não consigo aceder ao app inventor. Alguém me ajuda SFF?
    Obrigado

Deixe o seu comentário

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.