O poder secreto da acessibilidade no iPhone e iPad
Raramente as pessoas exploram o mundo de possibilidades que existe nas Acessibilidades que a Apple disponibiliza no iOS. Quem usa é porque de facto precisa, é developer, ou apenas descobriu por acaso estas fantásticas opções que muitas vezes ajudam a adaptar o sistema operativo ao nosso modo de utilização.
Como já mostrámos em vários artigos, a Apple em cada versão beta do iOS 7 melhora este campo e não é só para quem tem necessidades especiais, estas opções e funções são para todos, para ajustar o iPhone ao nosso modo de usar.
Vamos explorar as opções em Definições > Geral > Acessibilidade.
Existem grupos dentro da Acessibilidade. Podem explorar cada um deles e ver as suas potencialidade e descrições de cada função.
Visão
No grupo Visão, por exemplo, existem vários recursos que ajudam as pessoas com dificuldades de visão a ajustar o sistema à suas necessidades. Podem usar o VoiceOver, uma das opções mais desenvolvidas pela Apple.
Esta tem a capacidade de anunciar os elementos que estão no ecrã. Basta o utilizador tocar uma vez para seleccionar um elemento e ouvirá uma voz a descrever os passos por onde os dedos o levam. Assim como o que é seleccionado também é referido.
Aqui dentro há um grande leque de opções e pode ser muito útil não só para pessoas que têm problemas de falta total de visão, como para determinados cenários onde um utilizador possa necessitar do seu iPhone longe dos olhos e apenas precise de tocar para ter acesso às funções existentes. Até em cenários de trabalho.
Audição
Aqui a Apple teve uma forte atenção nos últimos anos e incluiu, por exemplo, suporte a dispositivos auditivos para emparelharem com o iPhone. Depois esta interacção permite que o iPhone melhore o áudio. Há este cuidado para que as pessoas possam tirar proveito, mas todas elas, não só as pessoas que têm problemas auditivos, pois estes melhoramentos são também extensivos a auriculares que usamos para trabalho, por exemplo.
A Apple desenhou um sistema de legendas que acompanham as opções visuais já existentes. Isto melhora a percepção de elementos pois o iPhone irá apresentar mais informação escrita.
Avisos com flash LED
Já em tempos falámos nesta funcionalidade. Como pode ver aqui, nas acessibilidades pode criar uma notificação visual recorrendo ao LED do iPhone. As pessoas com dificuldades auditivas terão mais um elementos visual de alerta. Mas lá está mais um recurso que pode ser usado por qualquer pessoa. Afinal, quase todos os smartphones de outros sistema operativos recorrem a um LED para notificar o utilizador.
Interessante é que o LED pode acompanhar a vibração e como podemos personalizar o tipo de vibração, o utilizador pode para cada contacto ter um tipo de notificação visual, via LED. Muito bom!
Acesso Guiado
Aqui é onde podemos criar uma espécie de protecção aos nossos conteúdos, quando emprestamos o nosso iPhone ou iPad às crianças ou a "desconhecidos" e apenas os queremos manter num só sitio, numa só aplicação sem que eles consigam de lá sair.
Podemos activar o Acesso Guiado, colocar um código secreto que apenas com esse código poderá desactivar as limitações que irá impor. A seguir active o Atalho de acessibilidade. Três toques no botão Home e terá acesso às funções que ligam e desligam no ecrã inicial esta opção.
Quando quiser activar este recurso, abra a app que pretende deixar usar, clique três vezes no botão Home e siga as instruções.
Irá fazer um circulo à volta dos elementos que pretende bloquear o seu uso e as pessoas não poderão usar essas áreas nem os botões ligar e desligar o iPhone assim como o botão Home, a não ser clicando três vezes, mas têm de saber o código secreto para desligar o Acesso Guiado.
Físico e Motor
Aqui também há novidades. Por exemplo, vou destacar o Controlo de Manípulos, onde o utilizador poderá usar a cabeça para comandar o iPhone, recorrendo à câmara. Esta opção é recente, apenas disponível no iOS 7 e auxilia principalmente as pessoas com dificuldade de mobilidade motora. Com a cabeça pode usar o cursos no ecrã e controlar totalmente o iPhone. Usar o iPhone sem usar as mãos? Sim, além dos movimentos de cabeça, até com o SIRI mais tarde ou mais cedo o poderá fazer. Mas para já vamos explorar estas possibilidades existentes.
Mas ainda há muito mais para descobrir. Estes são para já as funcionalidades que vos queria destacar. Mas há muito mais que ajudam na leitura, na percepção de cores, no entendimento dos sons e na recepção de sinais de notificações. A Apple neste campo sempre teve uma consciencialização profunda e não é só no iOS, é em todos os seus sistemas operativos.
Conhece ou já teve contacto com estas funcionalidades de Acessibilidade no iOS?
Este artigo tem mais de um ano
bom artigo
Texto excelente. Acrescento que a Apple continua empenhada em melhorar o acesso universal aos seus produtos. Um exemplo disso são as melhorias introduzidas no iOS7, com destaque para a escrita manual e o controlo do dispositivo com a cabeça.
de facto só com o iOS 7 beta comecei a usar as opções de acessibilidade por querer experimentar o controlo de manípulos e tenho a dizer que é absolutamente espectacular, não só para pessoas com dificuldades, mas também para todos os outros, há muitas opções úteis para cada um de nós e muito pouca gente sabe do potencial disto!
já estou realizado já posso vender o meu disco rigído
http://www.google.pt/#bav=on.2,or.r_qf.&fp=9a64c89f707b579e&q=ide%20to%20sd%20card
Tenho paralisia cerebral e estou contentíssimo com estas novidades. Recentemente, troquei o meu iPhone 5 por um Galaxy S4 e estou sobejamente arrependido. Quem me dera recuar no tempo.
OFFtopic: alguem esta com problemas a iniciar o windows 8? aparece a imagem de boot, e quando chega ao suporto logonUI o ecrã fica todo preto e liga-desliga intermitentemente a iluminação do lcd, sendo possivel encerrar o pc normalmente quando se carrega no botao de energia (quem tenha config. para encerrar).
Em modo de segurança acontece o mesmo, so fazendo o restauro (mesmo que este falhe) é que se consegue iniciar o windows. O pc ficou assim do nada. Será que foi da patch tuesday?
Aqui (e no pc do trabalho) já foi feita essa atualização e continua tudo a funcionar 5 estrelas..
Fiquei com a ideia que as funções que estão em Acessibilidades são para quem precisa delas, de facto, e aprende a lidar com elas. Não são para mexericar para ver o que acontece. Algumas, depois de activadas, são difíceis de desactivar para quem não saiba como isso se faz. Por exemplo o voice over, em que a única forma simples de o desativar é através do iTunes. Como os comandos do iOS ficam alterados não se consegue voltar ao ecrã onde se activou (on) para passar para off.
O controlo de manípulos, que aparece com iOS 7, vai permitir joysticks e, em princípio, transformar o iPhone numa consola de jogos portátil (se a Nintendo estivesse virada para fazer uma dock era capaz de ser interessante).
Concordo contigo, certa vez liguei o voice over inadvertidamente e foi o cabo dos trabalhos para a desligar.
Cumprimentos
Algumas desconhecia. O VoiceOver desliga-se fácil, antes de activar verifica-se se o atalho dos 3 toques no home está activo. Desta forma desliga-se e liga-se facilmente.
Excelente post… aliás como de costume.
“Conhece ou já teve contacto com estas funcionalidades de Acessibilidade no iOS?
”
Sim.
Porque o user normal usa iOS7 não é?
Podiam ter feito isto com iOS6, visto ser a única versão oficial disponível ao publico.
A menos que não existam diferenças
Tenho que dizer que estou admirado como é que ainda não apareceram bots a dizer que a Apple copiou alguma coisa!
+1 Nunes 🙂
Óptimo artigo! Adorei a perspectiva da universalidade das funcionalidades de acessibilidade. Já agora, o VoiceOver também pode servir, por exemplo, para “tornar” livros em audiolivros. P.S. O VoiceOver é fácil de usar, a partir do momento que se saibam 2 ou 3 comandos e se conheça a sua lógica.
Olá
Uso o VoiceOver no iPhone e é realmente fantástico. No que diz respeito a acessibilidade a Apple está de parabéns 🙂