Universal USB Installer – 1,2,3 e Linux numa PenUSB
Quantas vezes temos a necessidade de recorrer a uma distribuição Linux Live para tentar resolver problemas com o Windows ou MacOS (ex. Recuperar a password de Administrador, recuperar informação de uma partição, etc) ?
Nesse momento, e para não gastar CDs, nada melhor que colocar essa distribuição Linux numa PenUSB. Já apresentamos aqui no pplware algumas aplicações para o efeito (ver artigos relacionados), mas hoje vamos dar destaque ao Universal USB Installer.
Universal USB Installer é uma aplicação muito simples que permite colocar qualquer distribuição Linux numa PenUSB. Esta aplicação é muito simples de usar, sendo apenas necessário indicar qual o ficheiro .iso da distribuição e depois carregar em Create.
Realizei um teste com o Ubuntu 10.10 Beta, e o processo demorou aproximadamente 4 minutos.
Depois do processo de instalação ter sido realizado com sucesso, a nossa PEN USB está pronta a ser usada para os mais diversos fins.
Para arrancar com a PEN USB, não se esqueçam de definir na vossa motherboard a prioridade do boot. Para as motherboards que não suportam o arranque via dispositivos USB, podem sempre recorrer ao PLoP Boot Manager.
Por hoje ficamos por aqui. Amanha prometemos trazer um artigo com base no Universal USB Installer.
Artigos relacionados
- O seu computador não suporta arranque por dispositivos USB?
- Windows numa PEN-USB!
- Vários Sistemas Operativos numa PENUSB
- LILI USB Creator 2.6 – Meta um Linux numa PenUSB
- WinToFlash: Instale Windows pela pen USB sem complicações!
- Linux numa PEN USB em 5 min, via Windows
- uSbuntu Live Creator 1.4.3
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/7
Download: Universal-USB-Installer-1.8.0.0 [855 KB]
Homepage: PenDriveLinux
Este artigo tem mais de um ano
Desculpe a ingenuidade, mas esse processo só funciona em Pens vazias, ou se eu já tiver arquivos ele mantem meus arquivos?
Sempre tive esta dúvida.
Tem uma opção para formatar a PEN, como podes ver numa das imagens. Se escolheres essa opção, perdes tudo o que está na PEN.
tem siim
só vc guarda em um pasta com o nome…
chaveiro que presta
ja fiz no meu e prestou
Muito porreiras estas ferramentas USB, linux on the move 🙂
Serve para HDD externos em NTFS também?
Muito bom!
Ja uso ha alguns anos e recomendo. Dependendo da velocidade da flash drive… no geral sao lentas e quando se quer iniciar todo o processo e um massacre.. mas enfim..Para quem quer continuar a mexer em linux independente da maquina onde ta… vale a pena
é vdd vc ta errando no processo de afirmação o widiu é muito na moral
vc tem que fer o curos de capasitacão do ta vadp oq p
rir eé boom demais
Existe alguma forma de por exemplo ter uma pen de 8GB que sirva para ter o linux Ubuntu lá instalado e quando me der na telha arranco pela pen e tenho a minha sessão aberta com os programas já instalados?
boas,
existir existe, mas uma pen usa flash que tem tal como os discos rigidos um numero de ciclos leitura/escrita definidos como tempo de vida util, se estiveres sempre a ler e escrever na pen constantemente vais acabar por danificar a pen e até perderes a info que la contens.
Mas existe forma de o SO ler e escrever usando a ram e no final da tua sessão gravas tudo para a pen.
No entanto o objectivo dos live SO’s é poderes correr um so, fazeres as alterações que queres e poderes usar sempre a pen ou cd sem alterar nada.
cmps
Excelente!
Já agora, entre este e o UNetbootin há diferenças significativas?
boas penso que as diferenças tal como é dito acima teem a ver com o facto de o poderes fazer em windows
cmps
Não percebi. Quer o Universal USB Installer quer o UNetbootin funcionam em Windows. Tenho até ambos instalados embora ainda não tivesse oportunidade de os usar exaustivamente. Daí a pergunta, dirigida a quem tenha utilizado ambos. À primeira vista, as opções/funções parecem semelhantes…
Não me parece que o caso seja exatamente a economia de um CD, pois o mesmo é muitissimo mais barato que uma PEN.
Talvez o motivo seja utilizar em máquinas que não possuem drive de CD. Ou não entendi a mensagem e estou comendo mosca?
Para mim a melhor vantagem em correr por USB é que é possível criar um ficheiro de persistência. Ou seja, é possível gravar as alterações feitas ao sistema, ficheiros sacados, etc…enquanto que num CD nada tem persistência e nada é gravado.
boas..além disso é mais rápido numa pen, embora dependa da pen lol.
quando não quiseres mais apagas da pen e experimentas outra coisa ou então nao…
cmps
Por mais que tente não consigo meter o meu Macbook Pro a arrancar pela pen com Ubuntu lá, por CD é bastante simples mas pen esqueçam lá isso.
Para recuperação de sistema caso algo falhe em Mac uso Bootable Utilities no entanto. Mais info em http://dostuffright.com/BUI
os Mac’s não permitem arrancar por usb apenas por cd/dvd
algo a ver com a EFI se não me engano. a solção é usares o cdtousb que basicamente é uma imagem que gravas num cd e “arrancas” por cd e esse cd dá ao pc/mac as instruções para ir arrancar pela pen…
isto é muito util para mac’s ou pc’s antigos que não permitem boot por usb
Pois, eu já estive a seguir vários guias mas sem grande sorte. O que melhor funcionou foi um que usava o rEFIt para bootar uma pen que basicamente tinha mesmo partições e instalação. Se bem me lembro o Grub chegava a aparecer mas depois ao carregar o kernel aquilo pendurava.
Vou espreitar isso do cdtousb, obrigado.
funciona em windows 7 tbm? por favor me responda