PplWare Mobile

Vários Sistemas Operativos numa PENUSB


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. ajs says:

    E nas BIOS sem suporte a boot por dispositivos USB?

  2. André Ferraz says:

    Qualquer bios moderna ja permite efectuar o boot por pen, mas caso não esteja indicado ha outra forma de ‘dar a volta’ a questão… a bios tem que suportar o boot por cdrom, precisas de uma imagem do plop (http://www.plop.at/en/bootmanager.html) ao fazer o boot por cd-rom, vai aparecer um menu, com novas posibilidades para o boot, cdrom, partições nos discos, usb…
    Se o computador nao posuir portas usb 2.0, tens que ir a ‘setup’ e ‘force usb 1.1 detection’ depois vais conseguir fazer o boot por usb normalmente

  3. AirCrack says:

    Mas que pérola, Amigo… excelente!

    Pergunta antecipada, antes de testar… será que se pode já aplicar numa PEN com Ubuntu (qq versão recente)?

    Alguém já testou? De repente claro…

  4. DoContra says:

    Pedro Pinto,

    Compreendo a sua preferência pelo Linux distribuído pela Canonical. Não me leve a mal (eu próprio sou um fã de Ubuntu), mas acho que o multiboot é algo mais abrangente que poder escolher entre Ubuntu, Kubuntu ou Xubuntu no arranque de uma máquina.

    E creio que uma pen de 1Gb é insuficiente para se ter, realmente, multiboot. Não estou a ver, assim de repente, podermos ter 3 ou 4 SO diferentes (nem que sejam outras distros para além do Ubuntu/Kububtu/Xubuntu) numa pen com tão pouca capacidade.

    E isso para não falar da impossibilidade de correr o Microsoft Windows, por exemplo, a partir de uma pen. Ou o Apple OSX…

    Mas isso, sim, seria verdadeiro multiboot a partir de (e dentro de) uma pen.

    IMHO…

    • Pedro Pinto says:

      @DoContra
      Tudo bem.
      Bem, não tenho preferência pelo Ubuntu mas é nessa distro que faço os testes.
      Quanto à PEN com 1 GB tem toda a razão, no entanto existem pequenas distribuições que ocupam muito pouco (ex. Damn Small Linux)..mas ainda há mas pequeno.
      Quando ao multiboot + diferentes sistemas operativos (Microsoft, Linux, Apple), a ver aparece algo nos comentários. Eu desconheço.

      Cumps e obg pelo feedback
      PPinto

    • André Ferraz says:

      acho que existe uma forma de instalar o xp numa pen, o problema reside no facto que ao alternarmos entre máquinas, o mesmo deixa de funcionar…

      • DoContra says:

        O problema é esse. Não me interessa *instalar* o SO, mas corre-lo “puro e duro” a partir da pen! Tal qual um live cd mas com a hipótese de se poder gravar alterações / actualizações / personalizações na própria pen e não no HD do PC. Ou seja, desligando-se o PC e retirando-se a pen tudo ficará exactamente na mesma (como estava antes do boot) no HD.

        Linux (várias distros) sei que dá na boa; WinXP (ou outros) e MacOS é que não é possível. Ou é?…

        É essa a minha dúvida.

  5. Ricardo says:

    Pelo que percebo o arranque do SO é sempre feito através do ISO, correcto? Neste caso estamos perante um “live cd” puro, que não guarda quaiqueres dados que tenham sido gerados/modificados durante a utilização do mesmo, ou de alguma forma estes dados são guardados?

    • Pedro Pisco says:

      @Ricardo

      Tratando-se de uma Pen USB, e desde que deixem espaço e que tenha a permissão de escrita, podem sempre guardar os dados na própria PEN.

      @Para quem pediu Windows

      Já li em alguns Blogues e Fóruns que há formas de arrancar SO de Windows (XP?) por Pen USB, talvez até aqui mesmo no pplware, mas agora não me lembro, é questão de procurar.
      O que pretendo dizer é que podem converter esses dados em ISO e copiar para o Multiboot, penso que poderá funcionar, ou então sempre podem utilizar o BartPE para isso.

      Cumprimentos,
      Pedro Pisco

  6. Bruno Magalhaes says:

    Boas,

    Para windows não existe um software parecido? Obrigado

    • Ivixx says:

      Existe uma maneira que eu conheço de carregares os sistemas operativos (um ou mais) tipo (xp, win 7, etc..) a partir da pen para o computador.. e penso que já foi comentado aqui np pplware.. (WINSETUPFROMUSB) o que vai acontecer é que este programa ao carregar os SO’s para a pen, irá criar tambem um boot que inicializará se a tua motherboard o permitir e depois só terás de escolher o S.Operativo a instalar.. funciona muito bem 😉

  7. Tiago Carvalho says:

    Seria interessante um programa do género que permitisse criar um multiboot com suporte para outras plataformas, isto é: windows xp e ubuntu por exemplo…

  8. ruben says:

    eu gosto destes posts mas ahco que podiam tambem postar alguns sobre outras distribuiçoes com o caixa magica/mandriva e outros

    • Pedro Pinto says:

      Boas Ruben,

      Sem dúvida que gostaríamos de dar realce a outras distribuições Linux, no entanto o tempo é escasso para andar a investir tempo noutras distribuições. No entanto deixo o repto, se alguém usar outras distribuições e pretender contribuir é só enviar para mim para eu publicar. A Caixa Mágica é sem duvida um projecto de louvar , pois é nacional. Bem, aceitam-se artigos sobre outras distros 🙂

  9. Nasp says:

    Muito interessante, vou experimentar 🙂

  10. João says:

    Não haverá algo semelhante mas para correr em Windows?
    E já agora, será que dá para fazer com MacOs, Linux e Windows?

  11. Hugo F. says:

    Após a chegada no Ubuntu 10.10 o MultiBoot-v3 passou a Multisystem.
    Para instalar no ubuntu 10.10:

    wget http://liveusb.info/multisystem/install-depot-multisystem.sh.tar.bz2

    tar -xvf install-depot-multisystem.sh.tar.bz2

    sudo ./install-depot-multisystem.sh

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.