Quantcast
PplWare Mobile

Universal USB Installer – 1,2,3 e Linux numa PenUSB

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Stênio says:

    Desculpe a ingenuidade, mas esse processo só funciona em Pens vazias, ou se eu já tiver arquivos ele mantem meus arquivos?

    Sempre tive esta dúvida.

  2. The STK says:

    Muito porreiras estas ferramentas USB, linux on the move 🙂
    Serve para HDD externos em NTFS também?

  3. Ryan says:

    Ja uso ha alguns anos e recomendo. Dependendo da velocidade da flash drive… no geral sao lentas e quando se quer iniciar todo o processo e um massacre.. mas enfim..Para quem quer continuar a mexer em linux independente da maquina onde ta… vale a pena

  4. Tony Silva says:

    Existe alguma forma de por exemplo ter uma pen de 8GB que sirva para ter o linux Ubuntu lá instalado e quando me der na telha arranco pela pen e tenho a minha sessão aberta com os programas já instalados?

    • lmx says:

      boas,
      existir existe, mas uma pen usa flash que tem tal como os discos rigidos um numero de ciclos leitura/escrita definidos como tempo de vida util, se estiveres sempre a ler e escrever na pen constantemente vais acabar por danificar a pen e até perderes a info que la contens.
      Mas existe forma de o SO ler e escrever usando a ram e no final da tua sessão gravas tudo para a pen.
      No entanto o objectivo dos live SO’s é poderes correr um so, fazeres as alterações que queres e poderes usar sempre a pen ou cd sem alterar nada.

      cmps

  5. DoContra says:

    Excelente!

    Já agora, entre este e o UNetbootin há diferenças significativas?

    • lmx says:

      boas penso que as diferenças tal como é dito acima teem a ver com o facto de o poderes fazer em windows

      cmps

      • DoContra says:

        Não percebi. Quer o Universal USB Installer quer o UNetbootin funcionam em Windows. Tenho até ambos instalados embora ainda não tivesse oportunidade de os usar exaustivamente. Daí a pergunta, dirigida a quem tenha utilizado ambos. À primeira vista, as opções/funções parecem semelhantes…

  6. Bovidino says:

    Não me parece que o caso seja exatamente a economia de um CD, pois o mesmo é muitissimo mais barato que uma PEN.
    Talvez o motivo seja utilizar em máquinas que não possuem drive de CD. Ou não entendi a mensagem e estou comendo mosca?

    • Para mim a melhor vantagem em correr por USB é que é possível criar um ficheiro de persistência. Ou seja, é possível gravar as alterações feitas ao sistema, ficheiros sacados, etc…enquanto que num CD nada tem persistência e nada é gravado.

      • lmx says:

        boas..além disso é mais rápido numa pen, embora dependa da pen lol.
        quando não quiseres mais apagas da pen e experimentas outra coisa ou então nao…

        cmps

  7. Por mais que tente não consigo meter o meu Macbook Pro a arrancar pela pen com Ubuntu lá, por CD é bastante simples mas pen esqueçam lá isso.
    Para recuperação de sistema caso algo falhe em Mac uso Bootable Utilities no entanto. Mais info em http://dostuffright.com/BUI

    • semog says:

      os Mac’s não permitem arrancar por usb apenas por cd/dvd
      algo a ver com a EFI se não me engano. a solção é usares o cdtousb que basicamente é uma imagem que gravas num cd e “arrancas” por cd e esse cd dá ao pc/mac as instruções para ir arrancar pela pen…
      isto é muito util para mac’s ou pc’s antigos que não permitem boot por usb

      • Pois, eu já estive a seguir vários guias mas sem grande sorte. O que melhor funcionou foi um que usava o rEFIt para bootar uma pen que basicamente tinha mesmo partições e instalação. Se bem me lembro o Grub chegava a aparecer mas depois ao carregar o kernel aquilo pendurava.

        Vou espreitar isso do cdtousb, obrigado.

  8. Jonathan says:

    funciona em windows 7 tbm? por favor me responda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.