Vamos Programar? – Introdução à Programação #1
O mundo está constantemente a evoluir: desde o mais pequeno inseto à espécie Humana. Evolução, mudança, futuro - são das palavras que mais são ouvidas atualmente.
A tecnologia tem revolucionado o mundo das mais diversas formas. Se quer entrar no mundo da tecnologia e deixar a sua marca, pode começar aqui.
Hoje nasce a rubrica “Vamos Programar?” no Pplware que tem como objetivo criar um “espaço” semanal no nosso site onde falamos sobre programação.
Como pode observar pelo título, a rubrica começou com uma saga chamada Introdução à Programação. Ora, é isso mesmo que iremos fazer.
Vamos começar do zero de forma a que todos possam acompanhar: não importa se é experiente ou se é iniciante - a partilha de conhecimento é fundamental.
Esta primeira saga será maioritariamente feita em vídeo. Hoje começamos com um tema simples mas muito importante: Algoritmos, Fluxogramas e Pseudocódigo.
Visualize este vídeo no YouTube
Para extender um pouco mais os conhecimentos, deixamos aqui uma versão em texto em que aumentamos um pouco o leque de informação.
Algoritmos
Antes de mais nada, vamos começar por falar de algoritmos pois, durante todo o nosso progresso na programação, iremos ter sempre contacto com algoritmos. Já vai ver porquê.
Algoritmos são quaisquer sequências de instruções bem definidas e finitas. Podem ser executados por computadores, sistemas automatizados ou mesmo humanos. Exemplo:
Como podem ver, um algoritmo pode ser qualquer sequência de instruções. A que podem ver acima, a confeção de um bolo, é realizada por um ser humano.
Fluxogramas
Os Algoritmos podem ser representados de várias formas. É aqui que entram os fluxogramas e pseudocódigo. Vamos começar por falar no primeiro.
Um Fluxograma é uma forma gráfica de represetar um algoritmo. Como assim? Podemos, através de símbolos, representar o fluxo de um algoritmo. Antes de mais nada, vamos começar por ver os símbolos que existem:
O exemplo seguinte é a representação em forma de fluxograma do algoritmo que falámos antes: a confeção de um bolo. Vamos ver.
Pseudocódigo
Como referimos acima, o pseudocódigo é uma outra forma de representar algoritmos. Esta já se aproxima mais das linguagens de programação que utilizamos.
Pseudocódigo é parecido à linguagem que utilizamos e “Portugol” é um exemplo muito conhecido para os programadores de língua portuguesa.
Exemplo referente aos exemplos anteriores:
INICIO LER (Receita); SE tenhoIngredientes == verdade ENTÃO FazerBolo(); SENÃO ComprarIngredientes(); FazerBolo(); FIM SE FIM |
Como podem ver, é fácil entender as expressões: LER, SE, SENÃO, ENTÃO... porque é muito parecido com a nossa língua materna. Dentro de poucas semanas começaremos a utilizar uma linguagem de programação e iremos começar a visualizar as diferenças existentes com pseudocódigo.
E foi assim o primeiro vídeo da nossa rubrica. Quando começarmos a incluir código fonte nos vídeos, deixaremos o mesmo incluído no artigo de forma a que seja mais fácil o acompanhamento do vídeo.
Esperamos que tenha gostado e gostaríamos de ouvir a sua opinião. Para mais tutoriais sobre programação pode aceder ao site COXPE - Code Experts através deste link.
Esta saga |
Henrique Dias |
|
Mais episódios: [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13][12] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] [21] [22] [23][24] |
>
Este artigo tem mais de um ano
Parabéns pela rubrica. Espero que esta tenha continuidade…
Obrigado pelo feedback. Já temos o plano das próximas semanas 🙂
Estava à espera que em comprar fizesses o
comprarfeito();
😀
Muito bom o tutorial, ansioso pelo próximo.
Hehe 🙂 Obrigado.
OBRIGADO E 10 EUROS PORQUE EU TO POBRE
OBRIGADO E 10 EUROS PORQUE EU TO POBRE
Bom trabalho.
Sugeriria apenas que desligasse o auto-foco da camera para evitar o que acontece no vídeo! Deixe a camera apenas focada no texto, que o problema acaba-se! 🙂
Bom dia Carlos,
Antes de mais nada, obrigado. Em relação ao foco, ando a ver isso. O problema é que eu foco no texto mas ao fim de pouco tempo, a câmara do Nexus volta ao foco automático. 🙁 Vou ver se consigo melhorar nesse aspeto 🙂
Muito boa ideia, continuem…
Obrigado. =D
O pplware é um orgulho nacional tenho dito, vejam só essa nova rubrica, aulas de programação grátis, continuem pplware.
Obrigado. 🙂
Bom dia André!
Obrigado. As folhas que uso são folhas de cadernos que não acabei mas vou verificar o Esquoia. Parece ser muito interessante 🙂
Boa ideia pessoal.
Parabéns pela iniciativa e espero que dure muitas semanas.
Obrigado.
Olá Paulo!
Obrigado. Já temos plano de conteúdos para, pelo menos, 5 semanas. 🙂
Muito bom tutorial.
Uma questão, que linguagens vocês têm intenção de abordar?
Antes de mais nada, obrigado. Isso ainda não está 100% definido mas nesta saga, “Introdução à Programação” estamos a pensar em JavaScript ou Java para pequenos exemplos como laços, etc.
Mais tarde poderemos abordar outras linguagens. 🙂
Bom dia.
Eu sei que isto é um debate sem fim mas aqui vai uma opinião.
Melhor que python para a introdução à programação não conheço.
> simplicidade de sintaxe
> multiplataforma
> fiabilidade
> documentação
> a lista pode ter dezenas de linhas mas fico por aqui
Pior que java seja para o que for não conheço. Fiquei traumatizado a passar de C# para Java. Mas é o que o Android usa. Pois …
O javascript deve ser a linguagem de programação mais usada do momento mas para introdução à programação … desde que li sobre Herança Parasitica de Prototipos pensei em dedicar-me à culinária.
De resto, javascript = MEAN. Não é um mundo, é um universo.
Note-se que javascript implica HTML e CSS ou não se vê nada.
Parabéns pela iniciativa.
Porquê que dizes que Java é pior do que tudo o resto? Visual Basic e C# nunca me interessei muito pois são linguagens de uma plataforma só, mas já aprendi C, C++ e Java e das três, Java é a que tem a sintaxe mais semelhante ao Inglês, e não tens de te preocupar com coisas que para um iniciante são uma dor de cabeça, como destrutores, visto que o Garbage Collector faz isso por ti. E a JVM já está tão optimizada que chega a fazer algoritmos mais rapidamente que C++… Não estou a dizer que um é melhor que outro, são diferentes, Java tem os seus defeitos, e alguns bem grandes, mas não o considero pior nem melhor que outros, apenas diferente, para resolver problemas diferentes…
A minha relação com o Java é mais emocional que racional.
Falando racionalmente, é verboso, qualquer aplicação implica uma JVM pesada em execução, tem uma curva de aprendizagem íngreme, obriga a um ficheiro por classe. Claro que não posso discordas quando dizes que também tem grandes vantagens e que é a melhor ferramenta para vários tipos de problemas.
Emocionalmente, depois de anos de C# e VisualStudio, tanto a linguagem como as ferramentas para desenhar forms (Swing) pareceram-me francamente más. Fazer qualquer coisa como actualizar uma combobox a partir de uma base de dados construindo o sql a partir de uma selecção de radiobuttons … RRRRAAAAAAHHHHHHHHHH
Em C# é “cafézinho”.
Pode ser estranho mas acabo por achar HTML+CSS+JS mais fácil, mais lógico, mais rápido, mais … tudo.
É emocional.
Já aqui começaram com rubricas para Python e VBA, mas forma ambas abandonadas…
C++, java, c#, vb e tudo o resto é tudo igual, o que interessa é que a pessoa tenha bons conhecimentos de algoritmia que é aprendida através de raciocínios lógicos e estes através de muita prática. Tudo aliado a uma boa dose de imaginação e à experiência podem ser bombas de sucesso nos dias de hoje.
Carreguem, que agora a coisa ficou bem SÉRIA!!!
🙂
Hehe 🙂
Agora sim vou aprender a programar com motivação.
Com bons professores.
Já agora existe algum local onde colocar as duvidas à medida que as aulas forem sendo apresentadas?
Obrigado.
De momento não existe nenhum local específico mas pode sempre perguntar aqui, nos comentários.
Obrigado. 🙂
Parabéns pela iniciativa. Tenho certeza que irá ajudar muita gente. 😉
Obrigado 🙂 Os nossos objetivos são ajudar e partilhar conhecimento 🙂
Bom incentivo. 🙂
Obrigado 🙂
Grande Henrique…agora é sempre a bombar campeão
Obrigado =D Tem que ser.
Podem abordar VBA que é uma linguagem que gostaria de aprender
EXCELENTE ! sucesso garantido ! Mas tem que ser constante. Boa sorte !
Obrigado 🙂
Excelente iniciativa. Mas acho que podiam optar por fazer na próxima rubrica uma versão mais amiga do ambiente utilizando um apresentação powerpoint (por exemplo).
Olá Jaime!
A próxima já foi gravada mas vamos ponderar essa excelente opção 🙂
Boa malta, gostei muito. Fico aguardar com entusiasmo próximos artigos. Obrigado
Thanks 🙂
Muitos parabéns pela iniciativa.
Obrigado =D
Força Henrique para os próximos Posts 🙂
Vou acompanhar-los atentamente 🙂
Obrigado 🙂
Excelente rúbrica. Parabéns!!
Espero conseguir aprender algo.. Obrigado 😉
Obrigado 🙂 Esperamos que sim =D
Parabéns! Aluno número 1 aqui! 😉
Hehe 🙂
Parabéns ao autor e desejo que venha a ser um sucesso, pois java é uma linguagem bastante completa e adequada nesta Era dos smartphones e aplicações baseadas na rede Internet.
(Espero é que não seja como rubricas anteriores de programação que foram descontinuadas :-/)
Obrigado! Em relação aos parêntesis, esperamos que não =D
É com esperança que vejo um jovem com a tua idade a assumir projetos como o blog e o PllwareKids.
Parabéns pelo trabalho. Dá-lhe com força!!!
Obrigado =D
não há disso á venda em Portugal? Achei interessante 🙂
Parabéns Henrique, grande iniciativa… 🙂 abraço
Obrigado =D
É uma excelente ideia. Mas se tiverem oportunidade façam os tutoriais em formato digital. Não vale a pena gastar tanto papel, ainda para mais se estamos numa era digital e a demostrar conceitos informaticos.
O próximo irá ser “seco”, sem papel 🙂
Parabéns pela rubrica.
Mesmo sendo pouco ecológica, devido à quantidade de papel gasto 🙂
Fico à espera dos próximos capítulos.
Continuem com o excelente trabalho.
Obrigado e, como já referi, vamos começar a cortar no papel 🙂
Excelente ideia! Parabéns Henrique, que venham mais 😀
PS: Tenta desactivar o autofocus ou fazer recording ao ecrã dum tablet, o video deverá ficar com melhor aspecto 😉
Obrigado! Para a semana vai ser um pouco diferente pois não vai haver tanto papel =D
Excelente iniciativa,estou começando a(tentar)programar e é uma ótima ajuda para “nós” iniciantes. Abraços
Obrigado e força na aprendizagem 🙂
Muito obrigado, ppl do pplware por mais esta grande ideia.
Sempre muito à frente!!!
Hehe =D Obrigado. Os leitores são o miolo do pão Pplware.
Excelente inicativa. Espero que esta rubrica continue com mais videos (e não só). Na minha opinião um video por semana é pouco 😀
Olá Simão!
Obrigado pelo feedback. De momento vamos manter um vídeo por semana porque Aulas + Pplware Kids + COXPE + Esta rubrica é muita coisa 🙂
Talvez numa época de férias.
Estava a pensar fazer algo mais que jogar e redigir uns textos no PC, acho que conseguiram parece um tema fundamental nos dias de hoje Obrigada
Força 🙂
Boas, grande post, muito bom, espero que continuem.
Obrigado 🙂
Me parece bem interessante.
Eu aqui no Brasil acesso bastante o site de vocês.
Optima iniciativa, eu ando já há muito tempo para me iniciar neste tipo de programação, porque já tive umas “luzes” de programação em MAX/MSP na parte da música, mas esta iniciativa é óptima. Espero que tenha continuidade 😀
Ola bom dia, so hoje descobri a vossa rubrica sobre programação,mas o problema é q n consigo ver o video, sera problema meu???? ou ja n esta acessivel???
Olá bluecat,
Por aqui parece estar tudo OK. Ainda não consegue visualizar?
Olá, Bom dia, Já consegui ver, desculpem deve de ter sido algum probelma por aqui.
Obrigado na mesma.
Não faz mal 🙂
E eu que precisava de algo para fazer mas não queria separar me do meu lindo computador.
gostei dos outros comentários foram um lixo a próxima vez faz algo de jeito.