Redes – Sabe o que são endereços físicos e endereços lógicos ?
No mundo das redes informáticas existem muitos termos e conceitos. Ao longo de alguns artigos que temos publicado no pplware, temos tentado explicar alguns desses termos/conceitos por forma a que os nossos leitores estejam mais contextualizados com a área das redes de dados.
Hoje o desafio é tentar explicar-vos o que são endereços físicos e o que são endereços lógicos.
Relativamente à questão colocada neste artigo, a resposta é bastante simples. No âmbito das redes informáticas, quando falamos em endereço físico estamo-nos a referir ao endereço MAC (associado por exemplo a uma placa de rede) e quando falamos em endereço lógico é o endereço IP (configurado na placa de rede).
Endereços físicos
O endereço MAC (Media Access Control) é definido como sendo um endereço físico de uma placa de rede, e é composto por 48 bits (12 caracteres hexadecimais). Os primeiros seis caracteres identificam o fabricante (ex. Intel, surecom, broadcom, etc) e os restantes seis identificam a placa em si. O endereço MAC é único no mundo para cada placa de rede (apesar de existirem ferramentas que possibilitam a alteração do mesmo), e é mantido na memória ROM , sendo posteriormente essa informação copiada para a memória RAM aquando da inicialização da placa. Há várias formas de representar um endereço MAC:
00-22-18-FB-7A-12 0022.18FB.7A12 00:22:18:FB:7A:12
Para poderem visualizar o MAC associado à vossa placa (no Windows) podem aceder às propriedades da mesma e conferirem o campo Physical Address
Para quem pretender observar o MAC Address através da linha de comandos do Windows pode escrever: ipconfig /all ou getmac.
Endereços lógicos
Quando falamos em endereços na área das redes, é normal associarmos de imediato ao endereço IP configurado numa placa de rede. O endereço IP (versão 4) é um endereço lógico definido por 32 bits (4 octetos) e identifica um dispositivo numa determinada rede. Os endereços lógicos IPv6 são constituídos por 128 bits, sendo apresentados em 8 grupos de 4 dígitos hexadecimais separados por ‘:’ (por ex. 1234:5678:90AB:CDEF:FEDC:BA09:8765:4321).
Relativamente a endereços IP existem os endereços públicos e os endereços privados. A maioria dos endereços IP são públicos, permitindo assim que as nossas redes (ou pelo menos o nosso router que faz fronteira entre a nossa rede e a Internet) estejam acessíveis publicamente através da Internet, a partir de qualquer lado. Os endereços IP representam-se da seguinte forma:
192.168.10.1 2.83.6.2 10.10.10.1
Para poderem visualizar o IP associado à vossa placa (no Windows) podem aceder às propriedades da mesma e conferirem o campo IPv4 Address ou já na versão 6 do protocolo IP IPv6 Address.
Para quem pretender observar o endereço IP através da linha de comandos do Windows pode escrever: ipconfig
O endereço IP funciona na camada 3 (camada de rede) no modelo OSI, enquanto o MacAddress funciona na camada 2 (camada de ligação), no modelo OSI. Para quem quiser saber mais sobre o modelo OSI pode dar uma vista de olhos no nosso artigo Sabe o que é o modelo OSI?
Em Resumo…
Aproveitando aquilo que já foi referido, quando falamos em endereços físicos estamo-nos a referir ao endereço MAC. Por outro lado, o endereço lógico é o endereço IP configurado numa placa de rede.
Há “relação” entre o endereço físico e o endereço lógico? Sim..vamos analisar essa questão num próximo artigo.
Aproveito para deixar um “repto” aos nossos leitores. Que mais temas gostariam de ver por aqui abordados no âmbito das redes informáticas?
Artigos relacionados
- Redes – Sabe o que é o modelo OSI?
- Macchanger – Mude o endereço Mac da placa de rede
- Endereços Públicos e Privados
- Port Forwarding no router da MEO – Thomson TG787
- Endereçamento IP – Quando configurar o gateway?
- Redes – Como funciona um HUB?
- Dica: Desactivar respostas a pings no Linux
- Sabe o que é NAT (Network Address Translation) ?
Este artigo tem mais de um ano
Eu gostaria de ler um artigo em que o protocolo tcp-ip parecesse relativamente simples de entender.
Um abc
Tens no wikipedia, informacao simples do protocolo TCP/IP sobre as camadas e os protocolos que cada uma engloba! =)
http://pt.wikipedia.org/wiki/TCP/IP
Vejam a 1ª frase na Wikipedia:
“O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede (também chamado de pila de protocolos TCP/IP).”
LOL
Viva Pedro. Já que estás com a mão na massa, aproveita e explica o porque de os IPs de se representarem assim e quais os intervalos válidos.
E também uma explicação da configuração básica de uma placa de rede: IP, máscara, gateway, DNS e as diferenças entre elas.
Acredito que muitos leitores saibam configurar o IP do computador, mas quais ou porquê aqueles valores muitos não sabem.
Acho que pertinente seria Nat em Unix.
mais pertinente seria as gamas do ipv6
ou tb seria bom uma reciclagem em routers CISCO XD (eu sei… é natal)
Isso é que era!!! 🙂 🙂
“O endereço IP é um endereço lógico definido por 32 bits (4 octetos) e identifica um dispositivo numa determinada rede.”
Acho que falta aí a indicação que te referes a endereços IPv4, visto que mais abaixo referes de passagem o IPv6 e isso pode levar quem se está a iniciar a pensar que os endereços IPv6 também são constituidos dessa maneira.
Já agora, e em jeito de complemento:
Os endereços lógicos IPv6 são constituidos por 128 bits, sendo apresentados em 8 grupos de 4 digitos hexadecimais separados por ‘:’ (por ex. 1234:5678:90AB:CDEF:FEDC:BA09:8765:4321)
Sim, tens razão. Vou complementar o post…ainda nos dias de hoje quando falamos em endereços IP continuamos a falar dos em IPv4…mas faz tudo o sentido a referência ao IPv6.
Só um adicional para informar que o meu gato conseguiu apagar o “r” do nick no post anterior, devendo ser “Corvus” e não “Covus” xD
(teclar com gatos alapados nos braços tem destas coisas)
Could not bind to 127.0.0.1:9050: Address already in use. Is Tor already running?
Failed to parse/validate config: Failed to bind one of the listener ports.
Esta é a mensagem que obtenho quando executo o Tor pela linha de comandos. Uso o Ubuntu 10.10 e não consigo ter o Tor a funcionar. Esta é a minha proposta para um tema a abordar – Instalar (e pôr a funcionar) o Tor no Ubuntu. Um abraço.
Experimenta o seguinte comando para ver o que possa estar a usar essa porta:
sudo netstat -apn4 | grep 9050
O nome do programa que está a utilizar essa porta aparece no fim da lista (pid/nome_do_programa)
Recebo esta mensagem
tcp 0 0 127.0.0.1:9050 0.0.0.0:* ESCUTA 1744/tor
Então realmente já tens o tor a correr. Ele não estará a arrancar automáticamente no boot?
Boas,
Vai uma sugestão . . . Se partirmos do principio que grande parte dos leitores possuem net em casa e que provavelmente tb devem ser clientes de um dos isps(logo possuem um router), um bom tutorial era como estes podem criar/gerir/proteger o sua pequena rede domestica?
Ou seja um mini tutorial de redes 😉
Excelente post como sempre!
Aproveito para deixar duas sugestões para posts futuros:
– Explicação de como se definem sub-redes com os IP e o endereço de broadcast e companhia
– Explicação de como se podem pôr dois routers wireless em comunicação gateway.
Parabéns pelo bom trabalho
Caros,
Os esforços de aprendizagem devem ser orientados para o ipv6. Dentro em breve tudo será com base nesta norma.
“Há “relação” entre o endereço físico e o endereço lógico? Sim..vamos analisar essa questão num próximo artigo.”
Não encontrei o artigo aqui no Pplwware a tratar esse assunto.
Isso tem a ver com o IPv6 🙂
Gostei de eplanacão mais quero mais saber sobre o endereço lógico e físico
Abraços a todos
Gostei muito!!