PplWare Mobile

Redes – Sabe o que são endereços físicos e endereços lógicos ?


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Arturdocaracas says:

    Eu gostaria de ler um artigo em que o protocolo tcp-ip parecesse relativamente simples de entender.

    Um abc

  2. António Mendes says:

    Viva Pedro. Já que estás com a mão na massa, aproveita e explica o porque de os IPs de se representarem assim e quais os intervalos válidos.

    E também uma explicação da configuração básica de uma placa de rede: IP, máscara, gateway, DNS e as diferenças entre elas.

    Acredito que muitos leitores saibam configurar o IP do computador, mas quais ou porquê aqueles valores muitos não sabem.

  3. Nuno Santos says:

    Acho que pertinente seria Nat em Unix.

  4. Xmodpt says:

    ou tb seria bom uma reciclagem em routers CISCO XD (eu sei… é natal)

  5. Covus says:

    “O endereço IP é um endereço lógico definido por 32 bits (4 octetos) e identifica um dispositivo numa determinada rede.”

    Acho que falta aí a indicação que te referes a endereços IPv4, visto que mais abaixo referes de passagem o IPv6 e isso pode levar quem se está a iniciar a pensar que os endereços IPv6 também são constituidos dessa maneira.

    Já agora, e em jeito de complemento:

    Os endereços lógicos IPv6 são constituidos por 128 bits, sendo apresentados em 8 grupos de 4 digitos hexadecimais separados por ‘:’ (por ex. 1234:5678:90AB:CDEF:FEDC:BA09:8765:4321)

  6. Corvus says:

    Só um adicional para informar que o meu gato conseguiu apagar o “r” do nick no post anterior, devendo ser “Corvus” e não “Covus” xD
    (teclar com gatos alapados nos braços tem destas coisas)

  7. Antonio says:

    Could not bind to 127.0.0.1:9050: Address already in use. Is Tor already running?
    Failed to parse/validate config: Failed to bind one of the listener ports.

    Esta é a mensagem que obtenho quando executo o Tor pela linha de comandos. Uso o Ubuntu 10.10 e não consigo ter o Tor a funcionar. Esta é a minha proposta para um tema a abordar – Instalar (e pôr a funcionar) o Tor no Ubuntu. Um abraço.

  8. Luis Vieira says:

    Boas,

    Vai uma sugestão . . . Se partirmos do principio que grande parte dos leitores possuem net em casa e que provavelmente tb devem ser clientes de um dos isps(logo possuem um router), um bom tutorial era como estes podem criar/gerir/proteger o sua pequena rede domestica?
    Ou seja um mini tutorial de redes 😉

  9. LeVan says:

    Excelente post como sempre!

    Aproveito para deixar duas sugestões para posts futuros:
    – Explicação de como se definem sub-redes com os IP e o endereço de broadcast e companhia
    – Explicação de como se podem pôr dois routers wireless em comunicação gateway.

    Parabéns pelo bom trabalho

  10. José Dias says:

    Caros,

    Os esforços de aprendizagem devem ser orientados para o ipv6. Dentro em breve tudo será com base nesta norma.

  11. João says:

    “Há “relação” entre o endereço físico e o endereço lógico? Sim..vamos analisar essa questão num próximo artigo.”

    Não encontrei o artigo aqui no Pplwware a tratar esse assunto.

  12. Alexandre says:

    Gostei de eplanacão mais quero mais saber sobre o endereço lógico e físico
    Abraços a todos

  13. Artur Saul says:

    Gostei muito!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.