Operadoras de 5G vão atrasar a expansão do serviço por possíveis interferências na aviação
Há duas semanas as empresas Boeing e Airbus vieram alertar as autoridades norte-americanas para o impacto nefasto que as ligações 5G e a sua expansão, poderiam ter na indústria da aviação.
As operadoras de 5G vêm agora responder e garantem que vão atrasar a expansão do 5G de forma voluntária.
O atraso do 5G por preocupações com a aviação
Com o 5G a chegar a vários cantos do mundo, há preocupações que se vão levantando e as interferências com as comunicações na aviação são uma realidade. Há cerca de duas semanas, numa carta dirigida ao governo dos EUA, os chefes da Boeing e da Airbus alertaram que o 5G poderá ter um impacto muito negativo na indústria da aviação. Por isso, pediam que o lançamento de novos serviços telefónicos seja atrasado.
De referir que uma investigação levada a cabo pela Airlines for America refere que, se as regras relativamente ao 5G da Federal Aviation Administration (FAA) estivessem em vigor em 2019, cerca de 345.000 voos de passageiros e 5.400 voos de carga teriam sofrido atrasos, desvios ou cancelamentos.
As operadoras AT&T e Verizon já teriam adiado a implementação do 5G para adotar medidas de precaução que limitassem a interferência, e tudo estaria previsto, agora, para que a banda C das redes 5G começasse a ser implementada a 5 de janeiro. Mas a data volta a ser adiada.
As declarações
As autoridades voltaram a pedir às empresas mais tempo para investigar as preocupações em relação a uma possível interferência nos sistemas eletrónicos dos aviões e as duas empresas concordaram em atrasar a expansão do serviço por duas semanas.
A Verizon diz:
Concordamos com um atraso de duas semanas que promete a certeza de trazer a esta nação nossa rede 5G revolucionária em janeiro, fornecida pela melhor e mais confiável rede da América
Já a AT&T refere:
A pedido do secretário Buttigieg, concordamos voluntariamente com um atraso adicional de duas semanas da nossa implantação de serviços de banda C 5G. Também continuamos comprometidos com as mitigações da zona de proteção de seis meses que descrevemos na nossa carta. Sabemos que a segurança da aviação e o 5G podem coexistir e estamos confiantes de que mais colaboração e avaliação técnica resolverão quaisquer problemas.
Ao The Verge, a FAA disse que a segurança é o centro da missão da entidade e agradece à AT&T e à Verizon por concordarem com um atraso voluntário. Este tempo adicional deverá ser fundamental para reduzir as interrupções de voos associadas a esta implantação 5G, com mitigações similares às da Europa.
Este artigo tem mais de um ano
Deve responder bem este artigo a alguns “doentes” que se doeram quando falei em problemas do 5G.
Mas se souberem procurar, encontram (salvo o que é escondido e mesmo esse…)
Podem continuar a extrapolar para onde quiserem e por onde lhes der mais jeito.
Se não sabem pescar também não serei eu que os vou ensinar.
De nada vale ter um ferrari se não sabem conduzir, embora sejam encartados…
Por falar em encartados, parece que rendeu bem a ultima caça ao pato nas estradas no território…
Será que os novos radares das estradas tambem sofrem com o 5G ?
😉
Gelataria com com neurologia por baixo …. box, ja ninguem ouve.
😉
SAUDINHA !